A França até pode estar arruinada mas mesmo arruinada tem uma divida publica menor que a dos EUA que não tendo gasto tanto em apoios publicos só posso depreender que a razão para estarem ainda mais endividados que um pais arruinado é porque gastaram enormidades num exército omnipotente.
Então por esta lógica ou despejamos dinheiro na Seg. Social e rebentamos com as finanças ou despejamos dinheiro num exército com dimensões imperiais para nos defendermos e rebentamos ainda mais espectacularmente com as finanças. Uma por outra as finanças arrebentadas estão.
Com mais calma e mais cabeça.
A Europa não está em risco de ter hiper inflações a la Argentina ou a la Venezuela. O Euro é estável há mais de duas decadas e essa de que a Seg. Social estar à beira do abismo já ouço há 40 anos. A nível militar à excepção destes últimos anos a Europa gastava 3 ou 4 vezes mais que a Russia em defesa todos os anos e estou convencido que se a UE carregasse com o pé no acelerador e metesse a "carne toda no assador" ganhava a guerra da Ucrânia mesmo sem os EUA. Se a Russia se borra toda nas calças para ganhar 2km no Donbass com apoio tépido do ocidente teria zero porcento de hipóteses de fazer frente a uma Europa toda unida. Pelo menos em termos "convencionais". A unica coisa no ar que deixa compreensivelmente os líderes europeus cautelosos e com o pé atrás é a ameaça nuclear.
Agora a única coisa que ninguém antecipou foi que para além de termos que ter um exército para nos defendermos da Russia teriamos que ter um ainda mais gigantesco para também defendermos países fora da UE e de punhaladas nas costas dos EUA. Para isso precisamos de facto de um exército megalómano de tamanho igual ou maior que aquele que os EUA têm e apetrecharmo-nos dum stock de ogivas nucleares na casa dos milhares como a Russia e os EUA têm. Queremos isso? Epá, eu querer querer não quero e fico triste se tivermos mesmo que ser obrigados a isso. Agora não aceito o discurso de que "a culpa é da Europa que não se armou até aos dentes". Desculpa mas a culpa é da Russia que decidiu andar a abocanhar território dos outros e dos EUA se decidirem nos apunhalar pelas costas.
É este fraco conhecimento de finanças que é preocupante ...
Eu não sou génio de finanças, mas quando tu descontas para ter uma pensão de um valor X e te dizem que daqui a 20 anos quando te reformares vais receber 40% dessa pensão tens um grave problema na segurança social ...
Quando indexam a idade da reforma a esperança média de vida ... se descobrirem a cura contra o Cancro (e espero que descubram ASAP) a idade da reforma aproxima-se dos 70 anos ... isso é GRAVE ... querem começar pagar a reforma quando estás com 1 pé apra a cova ...
Quando tens fortes penalizações por pre-reforma e ainda por cima são maiores do que para os funcionários públicos ... Estão a dizer que o esquema é trabalhares para sustentares o sistema mas esquece aproveitares a vida que trabalhas-te ...
O problema está identificado, é grave e problemático mas NENHUM governo se atreve a mexer nisso porque se o faz é derrubado e perde as eleições ... quem ganha as eleições são os reformados e Funcionários públicos ... mexes com estes e caem-te em cima ...
O que o Cotrim defende agora já foi proposta há 15 anos atrás ... mas como era o Passos Coelho era o diabo re-encarnado ...
3 componentes: descontas até X para a Segurança Social, descontas Y para um fundo de pensão que é do trabalhador e uma 3ª opcional depende do trabalhador e significa ter p.e um PPR associado
O estado não tem forma de garantir as pensões futuras, sobretudo com o envelhecimento da população ... É matemática pura e simples ... Não é preciso que ouças falar ...