Concordo no essencial mas faço um pequeno reparo. Há pessoas nos velhos tempos que começaram a trabalhar ainda crianças, aos 12 anos ou menos, e que quando se reformaram aos 50 e tal anos já tinham 40 anos ou mais a trabalhar, no duro muitas vezes.
Nem todas, é claro, mas algumas foi assim.
Posso dar um caso que conheço bem, o do meu pai, que mal acabou a escola primária foi trabalhar, por necessidade da família, andou vários anos criança e adolescente por trabalhos duros e mal remunerados, foi fazendo um curso comercial à noite e depois concorreu a um banco (na altura os bancos eram uma excelente saída profissional, muito melhor que agora), conseguiu colocação, e foi subindo ao longo dos anos à custa de muito esforço e dedicação e acabou por chegar a director bancário.
Embora concorde que em condições normais, as de hoje, as pessoas só devem ser reformadas com a idade normal de reforma, antigamente vinha-se de um passado salazarista com condições muito difíceis e pessoas que tinham começado de trabalhar ainda meninos chegavam aos 50 e poucos anos completamente esgotadas, e nesses casos acho que foi aceitável a reforma antecipada.
Nos dias de hoje, em que as pessoas entram no mercado de trabalho aos 20 e poucos anos e em que a esperança de vida aumentou muito, claro que a idade de reforma terá que se aproximar dos 70 anos, porque senão não há sistema de segurança social que aguente.