Crise na Venezuela

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
4,928
2,535
Conquistas
28
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
Aumentar a tributação aos lucros do capital parece-me excelente, mas não creio que na prática resolva grande coisa, primeiro porque são poucos multimilionários para demasiados pobres, e segundo porque o capital hoje é globalizado e conhece mil maneiras de fugir à tributação.
No meio disto tudo, quem se lixa sempre é o povo, a maioria, os trabeilhadores. Mas isso já sabíamos.
A tributacao tem que ser coordenada entre varios paises para impedir fugas.

maliano

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2022
6,402
14,293
Conquistas
3
Sentes medo?

"Eu sonho acordada sobre como seria a minha vida se tivesse nascido na Alemanha ou na Inglaterra. Eu também quero uma vida normal. Uma vida com esperança e aspirações, alegria, amor e risos. Eu anseio por uma vida normal. Não podemos continuar a viver sob o peso sombrio deste regime. Muitos da minha geração dizem que somos mortos-vivos. Então, se estamos mortos, o que temos a perder?"

14 Janeiro 2025
3,974
5,606
Quando a segurança social foi criada, na Alemanha no final do sec. XIX (só para alguns trabalhadores) ou no UK a partir da segunda guerra, a esperança média de vida andava pelos 65 anos, e foi por isso que se escolheu essa idade como a da reforma, que os políticos nunca foram tolos.
Em 1950, a maioria dos trabalhadores que lá chegavam gozavam uns 5-10 anos de reforma e depois quinavam. Hoje a esperança de vida anda quase nos 85 anos.
E ainda por cima cometeu-se o erro, no tempo das vacas gordas, de reformar trabalhadores com pouco mais de 50 anos (conheço muitos felizardos desses), que irão ficar 30 anos (!!!) a viver de vinte anos de trabalho (ou melhor, dos jovens que entrarem no mercado de trabalho)..
Faz sentido? Absolutamente nenhum.
Concordo no essencial mas faço um pequeno reparo. Há pessoas nos velhos tempos que começaram a trabalhar ainda crianças, aos 12 anos ou menos, e que quando se reformaram aos 50 e tal anos já tinham 40 anos ou mais a trabalhar, no duro muitas vezes.
Nem todas, é claro, mas algumas foi assim.
Posso dar um caso que conheço bem, o do meu pai, que mal acabou a escola primária foi trabalhar, por necessidade da família, andou vários anos criança e adolescente por trabalhos duros e mal remunerados, foi fazendo um curso comercial à noite e depois concorreu a um banco (na altura os bancos eram uma excelente saída profissional, muito melhor que agora), conseguiu colocação, e foi subindo ao longo dos anos à custa de muito esforço e dedicação e acabou por chegar a director bancário.
Embora concorde que em condições normais, as de hoje, as pessoas só devem ser reformadas com a idade normal de reforma, antigamente vinha-se de um passado salazarista com condições muito difíceis e pessoas que tinham começado de trabalhar ainda meninos chegavam aos 50 e poucos anos completamente esgotadas, e nesses casos acho que foi aceitável a reforma antecipada.
Nos dias de hoje, em que as pessoas entram no mercado de trabalho aos 20 e poucos anos e em que a esperança de vida aumentou muito, claro que a idade de reforma terá que se aproximar dos 70 anos, porque senão não há sistema de segurança social que aguente.

• Like
Reações: Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,975
8,678
Concordo no essencial mas faço um pequeno reparo. Há pessoas nos velhos tempos que começaram a trabalhar ainda crianças, aos 12 anos ou menos, e que quando se reformaram aos 50 e tal anos já tinham 40 anos ou mais a trabalhar, no duro muitas vezes.
Nem todas, é claro, mas algumas foi assim.
Posso dar um caso que conheço bem, o do meu pai, que mal acabou a escola primária foi trabalhar, por necessidade da família, andou vários anos criança e adolescente por trabalhos duros e mal remunerados, foi fazendo um curso comercial à noite e depois concorreu a um banco (na altura os bancos eram uma excelente saída profissional, muito melhor que agora), conseguiu colocação, e foi subindo ao longo dos anos à custa de muito esforço e dedicação e acabou por chegar a director bancário.
Embora concorde que em condições normais, as de hoje, as pessoas só devem ser reformadas com a idade normal de reforma, antigamente vinha-se de um passado salazarista com condições muito difíceis e pessoas que tinham começado de trabalhar ainda meninos chegavam aos 50 e poucos anos completamente esgotadas, e nesses casos acho que foi aceitável a reforma antecipada.
Nos dias de hoje, em que as pessoas entram no mercado de trabalho aos 20 e poucos anos e em que a esperança de vida aumentou muito, claro que a idade de reforma terá que se aproximar dos 70 anos, porque senão não há sistema de segurança social que aguente.
Os boomers portugueses, que é basicamente a geração dos meus país, não tiveram em geral muita sorte porque é como dizes, a maioria começou a trabalhar aos 12 anos ou antes. Mas trabalhar muitos anos não significa necessariamente chegar aos 55 de rastos, tudo depende do trabalho. Conheço muitos reformados, a começar pelos meus pais, que continuaram a trabalhar mesmo depois da reforma, até aos 75 ou mais. Não por necessidade, mas por distracção.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
4,928
2,535
Conquistas
28
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
Sentes medo?

"Eu sonho acordada sobre como seria a minha vida se tivesse nascido na Alemanha ou na Inglaterra. Eu também quero uma vida normal. Uma vida com esperança e aspirações, alegria, amor e risos. Eu anseio por uma vida normal. Não podemos continuar a viver sob o peso sombrio deste regime. Muitos da minha geração dizem que somos mortos-vivos. Então, se estamos mortos, o que temos a perder?"

A revolucao iraniana e' uma das mais absurdas de sempre. Nao so' foram colocar os mullas que nao percebem nada de economia a frente do regime como ainda comecaram a fazer ameacas a paises arabes e a invadir a embaixada Americana e ao contrario do Kim na Coreia do Norte, nem fazem a bomba atomica. E' o pior de todos os Mundos. Aquilo esta' completamente podre.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
89,352
158,862
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não por necessidade, mas por distracção.
Se não o fizerem acabam por desligar e muitos deixar-nos mais cedo.
Não sou eu que tendo perdido a minha mãe que ainda nem idade de reforma tinha (mais desde à 4 anos era reformada antecipada devido à doença grave e rara que a afectou, SCD ou Anemia Falciforme com Asplenia e que no fundo foi a causa das repetidas infecções respiratórias que a levaram) vou me opor ao meu pai continuar a trabalhar mesmo sendo agora um nº2 mais supervisor que outra coisa.
Uma pessoa que tenha trabalhado a vida toda tende a querer sentir-se útil e estar ligada a estas dinâmicas.
Algumas se lhes tiras isso elas desligam.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,133
88,647
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
A China tem que ir raptar a Presidente de Taiwan para na semana seguinte os gajos anunciarem que já não vão vender os micro ships aos eua.

Aprendam.
taiwan essa ditadura sanguinária...

uma das coisas que mais me irrita é que agora a malta anti ocidente, como tu e outros, usam o facto dos dementes que atualmente ocupam a casa branca serem como são, para virem com estas piadinhas.

como se os usa prenderem o maduro, torne a possível invasão de taiwan mais compreensível. como se fosse comparável.

mas sim, a culpa é do agente laranja.. ele é que faz as assistências para os vossos golos.. mesmo alguns sendo posteriormente anulados pelo var.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,133
88,647
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
já agora.. sabem que esta apetência dos agentes de autoridade ianques disparar a qualquer peido é anterior ao trump, não sabem?

ou era o trump o presidente nos riots de los angeles? ou quando asfixiaram aquele desgraçado com o joelho?

fui uma vez aos usa, andei pela california com um familiar que vive lá, e o momento mais aterrorizador da minha vida foi mesmo quando fomos mandados parar pelo xerife lá da zona só porque sim.. e o tipo era um clichê dos filmes mesmo autêntico, com a mão no coldre e os óculos de sol na mão a perguntar que nacionalidade eu era e que andava lá a fazer.

imagino os gajos de ice que são uns atrasados mentais aos quais dão uma arma e o distintivo.

tudo isto para dizer que a última coisa que me passaria pela cabeça era fugir desta gente.

Última edição:

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,079
5,486
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
A revolucao iraniana e' uma das mais absurdas de sempre. Nao so' foram colocar os mullas que nao percebem nada de economia a frente do regime como ainda comecaram a fazer ameacas a paises arabes e a invadir a embaixada Americana e ao contrario do Kim na Coreia do Norte, nem fazem a bomba atomica. E' o pior de todos os Mundos. Aquilo esta' completamente podre.
Claro, porque se tivessem colocado intelectuais estudiosos em vez de mullas à frente da economia, não tivessem ameaçado outros países árabes e tivessem começado a fazer a bomba atómica como a Coreia do Norte estava tudo ok, já íamos esquecer que as mulheres ali são tratadas como lixo e que aquela sociedade vive agarrada a valores de 1300 antes de Cristo.

Até quando é que se vai continuar a minimizar as ações destes regimes?

Última edição:

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
4,928
2,535
Conquistas
28
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
Claro, porque se tivessem colocado intelectuais estudiosos em vez de mullas à frente da economia, não tivessem ameaçado outros países árabes e tivessem começado a fazer a bomba atómica como a Coreia do Norte estava tudo ok, já íamos esquecer que as mulheres ali são tratadas como lixo e que aquela sociedade vive agarrada a valores de 1300 antes de Cristo.

Até quando é que se vai continuar a minimizar as ações destes regimes?
Onde e' que eu minimizei as acoes desse regime? 🤔

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,079
5,486
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Onde e' que eu minimizei as acoes desse regime? 🤔
Não minimizaste, mas referir que situações económicas, problemas com os restantes países árabes e bombas atómicas quando os principais motivos de uma tentativa de revolução no Irão são as condições humanas em que a população vive deixa um bocado a desejar.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,566
1,564
É este fraco conhecimento de finanças que é preocupante ...

Eu não sou génio de finanças, mas quando tu descontas para ter uma pensão de um valor X e te dizem que daqui a 20 anos quando te reformares vais receber 40% dessa pensão tens um grave problema na segurança social ...
Quando indexam a idade da reforma a esperança média de vida ... se descobrirem a cura contra o Cancro (e espero que descubram ASAP) a idade da reforma aproxima-se dos 70 anos ... isso é GRAVE ... querem começar pagar a reforma quando estás com 1 pé apra a cova ...
Quando tens fortes penalizações por pre-reforma e ainda por cima são maiores do que para os funcionários públicos ... Estão a dizer que o esquema é trabalhares para sustentares o sistema mas esquece aproveitares a vida que trabalhas-te ...

O problema está identificado, é grave e problemático mas NENHUM governo se atreve a mexer nisso porque se o faz é derrubado e perde as eleições ... quem ganha as eleições são os reformados e Funcionários públicos ... mexes com estes e caem-te em cima ...

O que o Cotrim defende agora já foi proposta há 15 anos atrás ... mas como era o Passos Coelho era o diabo re-encarnado ...

3 componentes: descontas até X para a Segurança Social, descontas Y para um fundo de pensão que é do trabalhador e uma 3ª opcional depende do trabalhador e significa ter p.e um PPR associado

O estado não tem forma de garantir as pensões futuras, sobretudo com o envelhecimento da população ... É matemática pura e simples ... Não é preciso que ouças falar ...
Taxem as grandes heranças mais e metam um tecto máximo para as reformas e esse problema de sustentabilidade da Seg. Social desaparece em 3 tempos.

Mas não, têm sempre que ser os mais pobres a "ajustarem-se".

• Like
Reações: TennantWho e Tails

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,079
5,486
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Taxem as grandes heranças mais e metam um tecto máximo para as reformas e esse problema de sustentabilidade da Seg. Social desaparece em 3 tempos.

Mas não, têm sempre que ser os mais pobres a "ajustarem-se".
Para ti grandes heranças é a partir de que valor? E estamos a falar de que percentagem de imposto? Apenas curiosidade...

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
4,928
2,535
Conquistas
28
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
Não minimizaste, mas referir que situações económicas, problemas com os restantes países árabes e bombas atómicas quando os principais motivos de uma tentativa de revolução no Irão são as condições humanas em que a população vive deixa um bocado a desejar.
Discordo da tua afirmacao. A revolucao islamica e' uma reaccao das massas organizadas pelos mulas contra as tentativas do Xa de liberalizar a sociedade do topo para baixo. A sociedade iraniana era muito mais conservadora a 40 anos atras que agora, com a diferenca que agora a liberalizacao esta a vir de baixo para cima.

• Haha
Reações: DeZ

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,079
5,486
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Discordo da tua afirmacao. A revolucao islamica e' uma reaccao das massas organizadas pelos mulas contra as tentativas do Xa de liberalizar a sociedade do topo para baixo. A sociedade iraniana era muito mais conservadora a 40 anos atras que agora, com a diferenca que agora a liberalizacao esta a vir de baixo para cima.
Eu acho que a revolução é essencialmente daquelas pessoas que sofrem na pele o não poder sair à rua, ou vestirem-se como lhes apetece. Conservadora? Vai ver vídeos do povo iraniano a meio do século passado, onde até as mulheres andavam de bikini...

Nós e a nossa tentativa de romantizar...