FC Viktoria Plzen
1
FC Porto
1
Jan 22, 2026 at 05:45 PM

Dragão do Portal

Tribuna Presidencial
19 Julho 2018
5,493
12,570
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
  • Cubillas
  • Madjer
Se no jogo que fizemos com eles em Nothingam eles tivessem falhado 1 penálti e metido a bola dentro da própria baliza no lance seguinte, como fizeram hoje em Braga, tínhamos empatado lá 1-1.
Hoje o Braga teve mais sorte que a que nós tivemos lá, a sorte e o azar também fazem parte do jogo.
E o Braga jogou em casa nós jogámos em Inglaterra.
Se é assim tão fácil ganharmos lá, porque será que nunca lá ganhámos nem com os nossos melhores treinadores e as nossas melhores equipas?
Não vale a pena discutir com paredes.

E aqui há muitas.

Mais vale ignorares.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
4,305
5,692
Se no jogo que fizemos com eles em Nothingam eles tivessem falhado 1 penálti e metido a bola dentro da própria baliza no lance seguinte, como fizeram hoje em Braga, tínhamos empatado lá 1-1.
Hoje o Braga teve mais sorte que a que nós tivemos lá, a sorte e o azar também fazem parte do jogo.
E o Braga jogou em casa nós jogámos em Inglaterra.
Se é assim tão fácil ganharmos lá, porque será que nunca lá ganhámos nem com os nossos melhores treinadores e as nossas melhores equipas?
Somos um colosso Europeu. Não podemos nos apequenar perante um Nottingham, desculpa, essa eu não compro

N.

Tribuna
20 Junho 2019
4,194
5,843
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Azia monumental!

Mas tivemos o resultado que merecemos. Uma exibição muito aquém, individual e colectiva. Valeu-nos o golo do Gul para a vergonha não ser maior, mas fica um sabor amargo pela exibição. Esta equipa tem mais qualidade do que demonstra. Um problema que se vem acumulando já há alguns jogos. Os adversários pressionam a nossa saída de bola e bloqueiam o nosso corredor central. Não conseguimos sair a jogar pelos laterais sequer. Perdemos muitos duelos a meio-campo. Os extremos estão numa fase péssima, todos sem excepção. Enfim, são vários sinais negativos para os quais teremos que encontrar soluções. A equipa hoje fez-me lembrar os meses com o Anselmi ao leme!

Falta um jogo em casa! Livrem-se de não ganhar!

Venha o Gil do Peixoto e um arroz de cabidela!

• Like
Reações: Emanujor
14 Janeiro 2025
4,211
5,892
Somos um colosso Europeu. Não podemos nos apequenar perante um Nottingham, desculpa, essa eu não compro
Estás enganado, não somos nem nunca fomos um colosso europeu.
Somos um clube médio europeu duma cidade pequena à escala europeia, que se transcendeu em alguns momentos da sua história e conseguiu feitos que em princípio só estão ao alcance de colossos europeus.
Colossos são o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern, o Liverpool, o MUnited e clubes assim, com massas adeptas muito maiores que a nossa e muito mais dinheiro e estatuto global.

• Like
Reações: Dagerman

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
21,020
14,726
Conquistas
9
  • Pinto da Costa
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Mais a frio.

Hoje mentalmente fomos do mais fraco que me lembro esta época. Entrámos bem, pressionantes, com vontade clara de decidir cedo, durou pouco… num lance caricato, um atraso mal medido, seguindo-se de um alívio à queima do Diogo, sofremos golo… seria importante o Diogo, por vez, também assumir as cagadas que faz, perde-se completamente do lance, mal posicionado sofre um golo de fora da área quase no meio da baliza…

a equipa sentiu muito o golpe, não soube reagir, ainda assim Borja podia e devia ter marcado num lance de 1 para 1 com o Gr e faz-lhe um passe… depois o penalti e a expulsão faziam prever uma segunda parte a resolver um problema que parecia estar a crescer demasiado, mas Samu a sentir ainda o falhanço da semana passada e a fazer ainda pior.

segunda parte começa com uma mexida que parecia lógica tendo em conta o jogo do Borja, mas creio que fomos pouco audazes, contra 10 e com 45’ devia ter metido mais tração à frente, Pepê entrou errático, não soube oferecer muito mais à equipa, Samu desapareceu do jogo e voltamos a entrar quando Gul entra para assumir as despesas… neste momento julgo que a linha de 3 não foi errada, mas tinha cagado no Varela e metia o Miranda a Ext Dto para dar virtuosismo e criação na ala… e bola para a área sempre a carregar com Samu e Gul lá dentro fosse na primeira fosse na segunda bola… está feito, mas não deixa de ser um resultado MUITO negativo principalmente tendo em conta o momento, a história do jogo e o desfecho que isto pode ter na época, com mais 2 jogos numa fase crítica.

• Like
Reações: Dagerman e Emanujor

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
4,514
9,891
Acredito que seja possível ficar nos oito primeiros até porque o ferencvaros vai a Nottingham. Mas só o facto de já não dependermos de nós dá me uma azia tremenda. Isto era perfeitamente escusado. E sinceramente ficar em 9º, passando o playoff, a seguir apanha logo ou Villa ou Lyon no emparelhamento das oitavas. Por isso ou se faz muito pela vida e se tem um bocado de sorte na última jornada ou mais vale pedir para cagar e sair.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
9,951
7,362
O que o aconteceu o ano passado é irrelevante. As equipas que estão à tua frente (e que ainda podes alcançar) vão todas jogar com adversários abaixo delas. Ou seja, existe a hipótese (provável até) de ganharem os respetivos jogos. E nesse caso ficas em nono na mesma. Não é palpite, é apenas matemática.
Hoje também foi com uma equipa abaixo e não deu mais que um empate. Se o futebol fosse certo era fácil mas não tinha piada.

njsilva84

Tribuna
10 Junho 2013
3,654
3,113
Há um momento em que o problema deixa de ser o resultado.
E passa a ser o caminho.
O empate de hoje não me irrita pelo ponto perdido. Irrita-me porque foi igual - para pior - aos últimos jogos. Um Porto sem sal. Estático. Previsível. Sempre à espera da “estrelinha” Mesmo em superioridade numérica, sem coragem para ir buscar a vitória. E quando isto se repete, já não estamos a falar de um jogo. Estamos a falar de identidade.
Eu não gosto de apontar o dedo por impulso. Nunca gostei, por isso, raramente escrevo depois dos jogos. Mas chega a uma altura em que é impossível ignorar: este Porto é prisioneiro da sua própria ideia de jogo. E isso é responsabilidade direta do treinador.
Farioli pode ter uma boa matriz. Pode ter princípios modernos. Pode ter uma ideia estruturada. E, sinceramente, parece-me uma boa pessoa. Nada disso está em causa, e tudo é valido.
Mas há uma verdade simples no futebol, talvez a mais antiga de todas: Uma táctica, por muito boa que seja, com jogadores errados transforma-se numa má táctica.
E é exatamente isso que eu estou a ver.
Temos um avançado com características raras no futebol europeu. Potência, presença, capacidade de choque, jogo de costas. Um jogador que pede bola na área, que pede cruzamentos, que pede profundidade curta e direta.
E obrigamo-lo a vir ao meio-campo fazer de pivô móvel. A participar em ligações longas. A pedir-lhe leveza, rapidez de execução e discernimento em espaços congestionados, precisamente onde o seu perfil não é otimizado.
O resultado?
Um avançado desgastado, longe da zona onde é letal.
Uma equipa sem referência na área.
E com isso sócios emotivos a olhar para números frios, sem perceber o que está a ser queimado ali.
Ao mesmo tempo, temos alas com capacidade de ir à linha, de ganhar profundidade, de meter bolas tensas na área, para esse mesmo avançado poder fazer uso das suas capacidades naturais… mas parecem proibidos de o fazer. Tudo é interiorizado. Tudo é jogado para dentro. Tudo é previsível. E assim anulamos, ao mesmo tempo, quem cruza… e quem devia finalizar.
Isto não é culpa dos jogadores.
Isto é uma ideia que não casa com o material humano disponível.
E aqui entra a parte mais delicada, mas necessária. Se o treinador acredita tanto nesta ideia que se recusa a adaptá-la aos jogadores que tem, então precisa de ter coragem para tomar decisões duras.
Ou muda o papel do avançado. Ou muda o perfil.
Se entende que Samu não encaixa no que pretende, e todos vimos que não, então que o coloque no banco. E que aposte num avançado mais móvel, como Deniz, que entrou hoje e, mesmo sem olhar apenas para o golo, deu outra dinâmica à equipa.
E se não vê Deniz como solução inicial, existem ainda outras possibilidades dentro do plantel. William ou Pepê podem perfeitamente interpretar um 9 móvel, com Moura a aparecer como segundo avançado. São variações que exploram melhor as características disponíveis e este estilo de jogo de “beirada de prato”.
O que não pode acontecer é insistir numa fórmula que está a retirar confiança coletiva à equipa.
Pior ainda: mesmo quando estamos a perder, mesmo quando temos mais um jogador, as substituições são sempre posição por posição. Não há plano B. Não há variação estrutural. Não há risco. Não há surpresa. PUT@ QUE P@RIU é um futebol chato para C@R@LH@
No início da época, aceitava-se: equipa nova, treinador novo, rigidez para criar base.
Mas esta fase já passou. E continuar igual agora já não é construção, é teimosia!
E a teimosia, no futebol, cobra sempre juros, juros esses que, nesta fase de restruturação do clube, nós não temos como pagar.
Já tivemos a dose de estrelinhas que o futebol por vezes oferece. Um ressalto aqui. Um golo caído do céu ali. Mas a sorte não é plano estratégico.
Se formos inteligentes, ajustamos agora, enquanto ainda estamos a tempo.
Se insistirmos no mesmo, a realidade vai bater à porta. E depois não adianta procurar culpados externos.
Porque identidade portista não é só raça. É também saber ler o momento. Adaptar. Ajustar. Crescer.
E hoje, mais do que nunca, é isso que está em falta.
BOF_Abraços
Ricardo Amorim
Como te atreves a dizer mal do Farioli.
Estamos a 7 pts dos lagartos e a 10 dos lampiões, defendemos muito bem e blá, blá, blá.
Eu tenho feito algumas críticas ao Farioli, principalmente depois do jogo contra o 5LB mas metade do fórum caiu-me em cima, usando os argumentos acima escritos e não olhando para o evidente, que tu descreveste na perfeição.

Hoje precisávamos de ganhar e colocamos o Varela, quando o problema não era no meio campo.
Temos um futebol previsível e se não fosse a estrelinha, não andávamos a cantar de galo.

Concordo com tudo o que dizes porque também acho que o Farioli arrisca zero e parece não querer ver que a sorte não vai durar para sempre.
A jogarmos assim contra os lagartos não vai ser bonito.
É que se há coisa que me chateia é ver treinadores teimosos e demasiado fiéis nos seus princípios de jogo, mesmo quando eles funcionam por milagre.
Espero estar errado mas prevejo que se nada mudar, daqui a um mês e meio estaremos aqui todos a coçar a cabeça.

Temos de ter plano B porque no início da primeira volta goleávamos a torto e a direito, sem tempo para a equipa ganhar entrosamento e agora que temos 5/6 meses a jogar juntos parece que andamos todos os jogos a rezar porque defender muito e bem não chega.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
4,305
5,692
Estás enganado, não somos nem nunca fomos um colosso europeu.
Somos um clube médio europeu duma cidade pequena à escala europeia, que se transcendeu em alguns momentos da sua história e conseguiu feitos que em princípio só estão ao alcance de colossos europeus.
Colossos são o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern, o Liverpool, o MUnited e clubes assim, com massas adeptas muito maiores que a nossa e muito mais dinheiro e estatuto global.
Somos um clube com participações na Champions ao nível desses todos que referiste. Não gosto de apequenar o clube para um patamar abaixo, mas compreendo o que dizes. Não fomos jogar exatamente com o Liverpool, foi o Nottingham, dava para ganhar. É esse o ponto foi um mau jogo e tendo em conta o calendário na altura não era trágico na altura nem o era agora. Não se diminui em nada a boa temporada por dizer que na Europa estamos mal das pernas. Acontece, vamos melhorar e evoluir.