#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.49

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.49 Performance da Época

Palu1893

Tribuna Presidencial
3 Julho 2023
12,821
19,258
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Anda aqui muita malta que fala de barriga cheia!!

Estamos ainda unicamente dependentes de nós para a passagem directa ao 16 da liga europa. Estamos em 1º (com apenas 1 empate) no campeonato, estamos nas meias da taça de portugal. Sinceramente, depois do ano passado, queriam isto tudo e ainda futebol champagne!?!

Reformulou-se a equipa praticamente toda em 2 anos, do ano passado, para este foi mais de metade. Sinergias entre os jogadores e compreender os momentos do jogo dentro da tactica de um novo treinador demora o seu tempo. Tenham um pouco de paciência, deixem-se destes dramas e sejam um pouco mais racionais na análise do momento.
Isso é tudo verdade, mas a verdade é que jogavas mais em outubro do que agora.
Agora não tens nada, a não ser uma defesa sólida, como explicas isso?

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
93,125
104,670
Conseguimos vencer em duas deslocações complicadas. Passamos esse ciclo. Agora Gil e Casa Pia, teoricamente mais fácil e depois dois jogos complicados novamente, scp e nacional, fora. Depois dois seguidos em casa.

MMCorreia

Arquibancada
19 Maio 2025
454
900
- Baixa de forma fisica em vários jogadores, como acontece em todas as equipas a meio e final da época, especialmente naqueles que não tem ninguém para rodar de forma eficaz (frodo e borja);
- Vários jogadores que estavam em optimo crescendo de forma, como o Moura, Alberto e Veiga, e que tiveram a infelicidade de terem lesões que lhes cortaram esse momento de forma e estão claramente ainda a recuperar esse momento.
- Uma táctica que os adversarios nacionais já tiveram tempo de estudar e analisar e portanto conseguem criar mais dificuldades no nosso processo de criação ofensiva. Criar novas dinâmicas de construção requer tempo, e sinceramente muito já foi feito em 6 meses, sendo que o treinador começou com o mais importante, que foi o processo defensivo. Fundamentalmente temos uma equipa nova, com um treinador novo, tudo isto precisa de tempo, tanto para os jogadores se habituarem ao que o treinador procura, como tambem para os jogadores cresecerem, pois estamos a falar de uma equipa extremamente jovem.

• Like
Reações: Dagerman

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,696
13,153
Explica-se porque variámos pouco a nossa forma de jogar e já sabem como nos podem parar ...
Acho que o nosso princicpal problema é a permanência de alguns jogadores que não são do estilo do Farioli ... Mora, Pepê, e outros que claramente não contam para Farioli Eustaquio e Zaidu ...
Os jogadores anteriores deveriam ter sido vendidos no verão ... abordava-se o mercado de outra forma para jogadores do estilo de jogo do Farioli ...

• Like
Reações: Palu1893

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,030
242,682
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Os jogadores ofensivos têm que subir o seu rendimento, coisa que acredito que irá acontecer o mais rápido possível

Temos cometido erros de passe e finalização um bocado básicos para o nível em que jogamos
E como não somos equipa de volume máximo, sente-se mais

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,998
14,711
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Conseguimos vencer em duas deslocações complicadas. Passamos esse ciclo. Agora Gil e Casa Pia, teoricamente mais fácil e depois dois jogos complicados novamente, scp e nacional, fora. Depois dois seguidos em casa.
Eu sei que o Gil não é nenhum colosso, e ficaram sem dois jogadores importantes, mas também convém não desvalorizar.

Na primeira volta tiraram pontos ao Braga e ao sporting, e só não tiraram pontos na luz por manifesto azar (deram um banho de bola).

Não estão em quarto por acaso.

Dito isto, somos logicamente favoritos e temos de ganhar, mas acessível não é.

• Like
Reações: ricardo.costa

Ruben1893

24 Julho 2019
100,030
242,682
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Eu sei que o Gil não é nenhum colosso, e ficaram sem dois jogadores importantes, mas também convém não desvalorizar.

Na primeira volta tiraram pontos ao Braga e ao sporting, e só não tiraram pontos na luz por manifesto azar (deram um banho de bola).

Não estão em quarto por acaso.

Dito isto, somos logicamente favoritos e temos de ganhar, mas acessível não é.
E é um clube com tendência para jogos estranhos no Dragão

A partir do momento que empataram cá a jogar 90 minutos com 10 😬

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,808
1,265
Começa a faltar qualquer coisa....

Aquele meio campo não "produz" futebol....

Tudo muito atabalhoado, muito forçado.

Vamos rezar para que melhor

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,145
6,949
As críticas são fundamentadas, mas já deviam ter começado antes, porque o Porto vem num decréscimo exibicional há mais tempo.

Não é porque se empata num jogo atípico na Chéquia que de repente se passa do 80 para 8.

Nunca estivemos no 80, nem agora estamos no 8.

É preciso mais racionalidade.
Ora, concordo contigo (quem diria!). De facto, nao é pelo jogo de ontem que se deve criar um tsunami nas hostes dragonianas.

Nao podia concordar mais com esse "decréscimo exibicional há mais tempo". É exactamente isso e que eu ja tinha referido nao num sentido destrutivo mas sim construtivo. É por demais evidente que ali mais ou menos desde o jogo contra os lampioes (campeonato) que a equipa entrou numa espiral duvidosa. Graças a Deus os resultados (que no final é o mais importante) vao sendo excelentes e sobretudo no campeonato estamos com uma pontuaçao acima do expectavel.

Agora, que estamos a ir no mau caminho isso parece-me obvio.

Farioli conseguiu criar um balneario coeso (mérito de AVB e de quem o rodeia tambem que souberam contratar bons homens e nao divas) e uma estrutura defensiva solida. Portanto, ha uma base muito interessante.

Agora, ofensivamente, a coisa começa a ficar menos doce. E se posso admitir que nao temos grandes cracalhoes na frente, nao é menos verdade que ha qualidade suficiente para fazermos muito mais.
Mais do que falta de qualidade ofensiva eu acho que ha falta de coragem do treinador. E é precisamente isso que eu ja referi ha muito tempo (mas caias/caiam em cima na mesma com as bocas do costume portanto nunca haveria hora boa para isso...).

Farioli é um treinador extremamente conservador, pragmatico ou como queiram chamar. A sua carreira nao deixa margem para duvidas com os grandes numeros defensivos que ja conseguiu atingir em mais que um clube. Mas do outro lado do campo sempre deixou muito a desejar, nao é surpresa. Alias, muitos adeptos do Ajax tiveram pena da sua saida (e com esta "linda" época que estao a fazer ainda mais certamente loles...) mas ao mesmo tempo nao se reviam no futebol dele que era tudo menos aquilo a que sempre foram habituados (com ou sem sucesso desportivo).

Depois ainda ha a questao da perda absurda do campeonato holandês na época passada que o pode ter tornado ainda mais conservador. Repara que marcava mais golos no Ajax mas tambem sofria mais (e nao era so no campeonato holandês).

Farioli pode tornar-se um treinador de topo se tirar um bocado de rigidez ao futebol das suas equipas. Principalmente quando joga contra adversarios muito inferiores. Nao pode ter medo de meter dois avançados (olha ontem fê-lo curiosamente embora já bem mais tarde do que devia) de vez em quando ou de meter toda a carne no assador. Isto é o tugao e a liga europa, nao é a PL e a Champions.
Nao quero ver uma equipa toda partda e jogar mais com o coraçao do que com a razao mas às vezes é preciso jogar com mais coraçao que cabeça e arriscar ser feliz.

Pessoalmente tenho a sensaçao que libertar a equipa da rigidez (futebolistica) excessiva que foi imposta poderia trazer grandes beneficios e outra confiança.
Nao é preciso passarmos a ser uns loucos nem perder a nossa virtude defensiva, apenas é preciso um bocado mais de audacia. Aceitar que pode haver uma ou outra transiçao do adversario por arriscarmos mais. Faz parte e uma transiçao nao é golo automatico.

A nossa pontuaçao no campeonato dá alguma confiança mas isto está muito muito longe de estar ganho. Pela maneira como andamos a jogar a perda de pontos pode acontecer a qualquer momento porque fica a sensaçao que basta um adversario marcar um golo para poder sacar algo.
A verdade é que temos tido estrelinha em varios jogos (nao tem mal admiti-lo) mas nao podemos contar com penaltys perto do fim ou prendas do GR adversario em todos os jogos.

A taça agora tem de ser para ganhar naturalmente.

Na liga europa e por muito que me custe ja tirei da cabeça o "sonho" de a ganhar. A obsessao (compreensivel) com o campeonato nao vai permitir grande alarido europeu quando o calendario apertar (e ainda por cima estamos apostados em ficar fora do top 8 - sim eu sei que ainda é possivel mas já podia estar quase resolvido). O que é uma pena porque nunca apanhamos uma competiçao com uma concorrencia tao mediana.

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
4,572
3,149
35
Lisboa
agasta-me um pouco é o discurso. É sempre o mesmo. Não jogamos a ponta dum corno, ganhamos jogos às 3 pancadas. Passamos nos Açores e Guimarães sem ler nem escrever, mas a conversa é sempre:
- não concedemos nada, criamos algumas oportunidades para ter um resultado diferente....
Isso não dá esperanças, não parece auto-critica nem que haja sinal de procurar melhorias.

Ruben1893

24 Julho 2019
100,030
242,682
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
agasta-me um pouco é o discurso. É sempre o mesmo. Não jogamos a ponta dum corno, ganhamos jogos às 3 pancadas. Passamos nos Açores e Guimarães sem ler nem escrever, mas a conversa é sempre:
- não concedemos nada, criamos algumas oportunidades para ter um resultado diferente....
Isso não dá esperanças, não parece auto-critica nem que haja sinal de procurar melhorias.
Ele não tem que dizer para os jornalistas o que diz para os jogadores

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
4,572
3,149
35
Lisboa
Ele não tem que dizer para os jornalistas o que diz para os jogadores
neste caso não foi para os jornalistas, foi para mim adepto que espero ver uma reação forte e vejo sempre a mesma lenga-lenga. Enquanto adepto não me dá esperanças nenhumas e fico agastado. um treinador numa flash ou numa conferência, mais que falar para os jornalistas, fala para os adeptos, são estes que lhe vão cobrar a seguir, não o jornalista bacoco que faz sempre as mesmas perguntas de merda

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
6,414
8,272
Começa a faltar qualquer coisa....

Aquele meio campo não "produz" futebol....

Tudo muito atabalhoado, muito forçado.

Vamos rezar para que melhor
Há um problema em relação ao meio campo na transição ofensiva e defensiva.
Se repararem no momento ofensivo quando a bola está nos centrais e o 6 (rosário/Varela) esta naquele meio para fazer a triangulação com o lateral, os médios 8 e 10 estão muito longe, quase colados ao samu. Quando não dá para meter no 6 é que um deles baixa para receber o passe e devolver. No momento da transição defensiva, quando perdemos a bola, o 8 e 10 estão muito subidos e o 6 tem a ordem para juntar nos centrais dando uma clareira no meio. Algo tem que ser melhorado neste aspeto.
Na minha opinião e se eu fosse o treinador, no momento de saída de bola, o 8 tem que ir á lateral, baixando o 10, o extremo do outro lado ir para o meio e o lateral dar a largura.

• Like
Reações: Psantos123

Ruben1893

24 Julho 2019
100,030
242,682
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
neste caso não foi para os jornalistas, foi para mim adepto que espero ver uma reação forte e vejo sempre a mesma lenga-lenga. Enquanto adepto não me dá esperanças nenhumas e fico agastado.
Então falaste com o Farioli? Sendo assim, se calhar devia ter dito outra coisa

Pensava que tinha sido nas declarações aos jornalistas