As críticas são fundamentadas, mas já deviam ter começado antes, porque o Porto vem num decréscimo exibicional há mais tempo.
Não é porque se empata num jogo atípico na Chéquia que de repente se passa do 80 para 8.
Nunca estivemos no 80, nem agora estamos no 8.
É preciso mais racionalidade.
Ora, concordo contigo (quem diria!). De facto, nao é pelo jogo de ontem que se deve criar um tsunami nas hostes dragonianas.
Nao podia concordar mais com esse "decréscimo exibicional há mais tempo". É exactamente isso e que eu ja tinha referido nao num sentido destrutivo mas sim construtivo. É por demais evidente que ali mais ou menos desde o jogo contra os lampioes (campeonato) que a equipa entrou numa espiral duvidosa. Graças a Deus os resultados (que no final é o mais importante) vao sendo excelentes e sobretudo no campeonato estamos com uma pontuaçao acima do expectavel.
Agora, que estamos a ir no mau caminho isso parece-me obvio.
Farioli conseguiu criar um balneario coeso (mérito de AVB e de quem o rodeia tambem que souberam contratar bons homens e nao divas) e uma estrutura defensiva solida. Portanto, ha uma base muito interessante.
Agora, ofensivamente, a coisa começa a ficar menos doce. E se posso admitir que nao temos grandes cracalhoes na frente, nao é menos verdade que ha qualidade suficiente para fazermos muito mais.
Mais do que falta de qualidade ofensiva eu acho que ha falta de coragem do treinador. E é precisamente isso que eu ja referi ha muito tempo (mas caias/caiam em cima na mesma com as bocas do costume portanto nunca haveria hora boa para isso...).
Farioli é um treinador extremamente conservador, pragmatico ou como queiram chamar. A sua carreira nao deixa margem para duvidas com os grandes numeros defensivos que ja conseguiu atingir em mais que um clube. Mas do outro lado do campo sempre deixou muito a desejar, nao é surpresa. Alias, muitos adeptos do Ajax tiveram pena da sua saida (e com esta "linda" época que estao a fazer ainda mais certamente loles...) mas ao mesmo tempo nao se reviam no futebol dele que era tudo menos aquilo a que sempre foram habituados (com ou sem sucesso desportivo).
Depois ainda ha a questao da perda absurda do campeonato holandês na época passada que o pode ter tornado ainda mais conservador. Repara que marcava mais golos no Ajax mas tambem sofria mais (e nao era so no campeonato holandês).
Farioli pode tornar-se um treinador de topo se tirar um bocado de rigidez ao futebol das suas equipas. Principalmente quando joga contra adversarios muito inferiores. Nao pode ter medo de meter dois avançados (olha ontem fê-lo curiosamente embora já bem mais tarde do que devia) de vez em quando ou de meter toda a carne no assador. Isto é o tugao e a liga europa, nao é a PL e a Champions.
Nao quero ver uma equipa toda partda e jogar mais com o coraçao do que com a razao mas às vezes é preciso jogar com mais coraçao que cabeça e arriscar ser feliz.
Pessoalmente tenho a sensaçao que libertar a equipa da rigidez (futebolistica) excessiva que foi imposta poderia trazer grandes beneficios e outra confiança.
Nao é preciso passarmos a ser uns loucos nem perder a nossa virtude defensiva, apenas é preciso um bocado mais de audacia. Aceitar que pode haver uma ou outra transiçao do adversario por arriscarmos mais. Faz parte e uma transiçao nao é golo automatico.
A nossa pontuaçao no campeonato dá alguma confiança mas isto está muito muito longe de estar ganho. Pela maneira como andamos a jogar a perda de pontos pode acontecer a qualquer momento porque fica a sensaçao que basta um adversario marcar um golo para poder sacar algo.
A verdade é que temos tido estrelinha em varios jogos (nao tem mal admiti-lo) mas nao podemos contar com penaltys perto do fim ou prendas do GR adversario em todos os jogos.
A taça agora tem de ser para ganhar naturalmente.
Na liga europa e por muito que me custe ja tirei da cabeça o "sonho" de a ganhar. A obsessao (compreensivel) com o campeonato nao vai permitir grande alarido europeu quando o calendario apertar (e ainda por cima estamos apostados em ficar fora do top 8 - sim eu sei que ainda é possivel mas já podia estar quase resolvido). O que é uma pena porque nunca apanhamos uma competiçao com uma concorrencia tao mediana.