FC Viktoria Plzen
1
FC Porto
1
Jan 22, 2026 at 05:45 PM

porto4ever

Arquibancada
7 Abril 2018
469
220
1. o jogo ontem foi mau !
2. comprova que chegam à LE e desligam !
3. jogo contra o Gil tem de se dar resposta à altura e ganhar. Aceito o 1-0, mas ao menos que seja a dominar todos os 90 minutos.
4. a nivel ofensivo está a haver um desparecimento geral nos últimos 3/4 jogos que me assusta. Só marcámos um golo por jogo. Borja, Pepe, Samu, Gabri, Mora, William muito apagados. Parece que ficaram em 2025!
5. é nestas alturas que temos de demonstrar apoio. Segunda tem de haver muito apoio no dragão. tenho pena de não ir ao estadio senão era mais um !

força rapazes! 💙

• Like
Reações: falcom e apocalypto

BlueDragon

Tribuna
16 Março 2012
3,047
3,291
Óptimo post, concordo com tudo. Só não percebo onde entra aí a qualidade que mostrámos no início e que com o tempo desapareceu. Custa-me a crer que seja só cansaço.
o colega @Liberis completou de forma brilhante com o post que podes ver aqui:

Das coisas mais acertadas que já li aqui.

A interpretação do nosso jogo atual, desde o início da época até agora, tem muito que se lhe diga.

No início da época, o nosso pivô do meio campo era o Varela. Todo o jogo passava pelos pés dele, desde as tabelas com os outros médios ou roturas nos alas abertos. O Frodholdt tratava de ser cão de caça e dava o músculo e o Veiga tratava do último passe ou o arrastar de marcações. O Samu, por protocolo, andava a galgar a fazer pressão ao redes ou aos centrais.

Destaparam-nos a carapuça, começaram a cobrir o Varela com 2 jogadores. Com o raio de ação limitado, perdeu espaço para o Rosário, que ganhou o lugar. O problema é que o Rosário (e tinha de ver o heatmap deste jogo) passa a vida colado aos centrais.

Mudas então a tática, desces a equipa no terreno e passa o Samu para pivô. Passas de tabelar no meio campo para ter o Diogo a bombear bolas para o Samu, que:
  • Ou recebe a bola.
  • Ou sofre falta (adorava ver as estatísticas de quantas faltas sofreu o Samu no meio campo desde Novembro para cá).
  • Ou perde a bola na terra de ninguém e dás a bola ao adversário.
Isto era tudo muito bonito com um ponta com as características do Jackson (que era um fora de série de costas para a baliza), mas pedir isto ao Samu é pedir a um sapo para bater as asas. Perdes presença na área, perdes pressão avançada e andas a matar o Froholdt em correrias a apagar incêndios quando se perde a bola.

Podemos depois somar a quebra de rendimento de vários jogadores (Veiga, Borja, Alberto), mais a invenção do Mora a 10 e dá para perceber o que está aqui a passar.

Quando a malta aqui fala na qualidade de jogo do início da época para agora, é só irem ver quando é que foi alterado o nosso sistema. Têm aí a vossa resposta.

O Farioli vai ter de se adaptar, mais uma vez.

West

Tribuna
9 Janeiro 2019
4,322
8,861
Conquistas
4
33
Invicta
  • Kostadinov
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • André Villas-Boas
Sofremos um golo depois de um ataque de pânico da nossa defesa. Golo esse que o gajo que o marcou nunca mais o volta a fazer na puta da vida. O Plzen depois disso pouco mais se viu.

Irrita-me a cerimónia que fazemos para rematar à baliza e isto é uma coisa que vem dos tempos do Anselmi e do Sérgio.

Ganhar ao Rangers e fingir que esta exibição nunca aconteceu.

• Like
Reações: Edgar Siska

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,698
13,161
Óptimo post, concordo com tudo. Só não percebo onde entra aí a qualidade que mostrámos no início e que com o tempo desapareceu. Custa-me a crer que seja só cansaço.
Claro que não é só isso ...
Um jogador em baixo de forma não quer dizer que esteja só cansado ...
Gabri Veija foi pai este Natal, é óbvonque isso pode interferir um pouco ...

Mas para mim o principal factor é que não jogámos sozinhos ... as outras equipas já perceberam como nos podem desmontar e apesar de havernovas dinâmicas a variabilidade não é suficiente para termos a nota artística que se deseja ...

Aliado a isso temos a baixa de forma em simultâneo de vários jogadores ... Alberto nunca voltou a mesma forma depois da lesão ... Samu está em baixo de forma e as coisas não lhe correm bem tendo falhado2 penalties ... é bom que marque e bote isso para trás ...
Borja e Froholdt acredito que seja um pouco pelo cansaço ... jogaram practicamente quase todos os jogos ...
Pepê voltou ao mesmo ou se calhar nunca saiu do registo ...
William após bons pormenores NUNCA mais mostrou aquilo que sabe ... tem que mostrar outras formas de fintar ...

Adiciona TUDO isto ao memso tempo e e normal as equipas passarem por estes momentos menos bons ...

Thiago Silva, Zaidu, Moura e Oskar vão dar maior possibilidade de rodar jogadores ... e descansar alguns nesta fase ... Esperemos que Froholdt não seja grave ...

Proximo jogo ia com

Diogo, Alberto, Thiago, Bed, Moura, Varela, Rosario, Mora, Oskar, Pepê Samu

2º parte entram Martim, Zaidu, Gabri, William, Gul por Alberto, Moura, Rosario, Pepê e Samu ...

Na 5ª feira temos que estar na máxima força ...

• Like
Reações: matias

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
18,068
20,532
Ontem dei por mim a pensar que não estamos minimamente preparados para a Champions. Claro que a equipa foi totalmente remodelada e com um treinador novo, pelo que se justifica esta situação.
Se conseguirmos ir à Champions no próximo ano, vamos ter que melhorar a equipa a diversos níveis, nomeadamente com alguns jogadores de qualidade e experiência.
Noto que a equipa ainda está muito verde e tem jogadores que não estão lá a fazer nada.
Não se pode tirar estas conclusões . Não podes comparar a motivação de jogar contra Utrecht e Plzen com jogos da Champions.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
18,068
20,532
Claro que não é só isso ...
Um jogador em baixo de forma não quer dizer que esteja só cansado ...
Gabri Veija foi pai este Natal, é óbvonque isso pode interferir um pouco ...

Mas para mim o principal factor é que não jogámos sozinhos ... as outras equipas já perceberam como nos podem desmontar e apesar de havernovas dinâmicas a variabilidade não é suficiente para termos a nota artística que se deseja ...

Aliado a isso temos a baixa de forma em simultâneo de vários jogadores ... Alberto nunca voltou a mesma forma depois da lesão ... Samu está em baixo de forma e as coisas não lhe correm bem tendo falhado2 penalties ... é bom que marque e bote isso para trás ...
Borja e Froholdt acredito que seja um pouco pelo cansaço ... jogaram practicamente quase todos os jogos ...
Pepê voltou ao mesmo ou se calhar nunca saiu do registo ...
William após bons pormenores NUNCA mais mostrou aquilo que sabe ... tem que mostrar outras formas de fintar ...

Adiciona TUDO isto ao memso tempo e e normal as equipas passarem por estes momentos menos bons ...

Thiago Silva, Zaidu, Moura e Oskar vão dar maior possibilidade de rodar jogadores ... e descansar alguns nesta fase ... Esperemos que Froholdt não seja grave ...

Proximo jogo ia com

Diogo, Alberto, Thiago, Bed, Moura, Varela, Rosario, Mora, Oskar, Pepê Samu

2º parte entram Martim, Zaidu, Gabri, William, Gul por Alberto, Moura, Rosario, Pepê e Samu ...

Na 5ª feira temos que estar na máxima força ...
Não percebo como num jogo em casa contra o Gil Vicente se pretende entrar em campo com um meio campo com Varela e Rosário …

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,698
13,161
Não percebo como num jogo em casa contra o Gil Vicente se pretende entrar em campo com um meio campo com Varela e Rosário …
4-2-3-1 libertando o Mora mais das tarefas defensivas ...
Colocas quem para o lugar do Froholdt? Eustaquio? Gabri? e Depois quando aos 70min estiverem todos estourados metes quem?
Eu estou a dar o jogo todo ao Mora para não jogar na 5ª feira contra o Rangers que vai ser um jogo de duelos físicos ... E estou a gerir o plantel ...
Mas hey dá a tua sugestão para jogarmos contra o 4º classificado ...

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
18,068
20,532
4-2-3-1 libertando o Mora mais das tarefas defensivas ...
Colocas quem para o lugar do Froholdt? Eustaquio? Gabri? e Depois quando aos 70min estiverem todos estourados metes quem?
Eu estou a dar o jogo todo ao Mora para não jogar na 5ª feira contra o Rangers que vai ser um jogo de duelos físicos ... E estou a gerir o plantel ...
Mas hey dá a tua sugestão para jogarmos contra o 4º classificado ...
Para mim o jogo não começa aos 70 mns . Entraria com Varela , Gabri e Mora .. O objetivo talvez seja que aos 70 mns o jogo esteja mais do que resolvido …

• Like
Reações: JRSB e arichard

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,998
14,719
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
  • Like
Reações: Flames e DeZ

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
10,454
9,132
45
Lisboa
Esta é exactamente a questão. Jogamos sempre da mesma forma e ao que parece não conhecemos outra. Cmo dizia o borrado do Mourinho, somos demasiado previsiveis e faceis de ler. Amarrados a este futebol previsivel que já todos conhecem!
Temos estado com bons números...mas algumas exibições ultimamente tem sido menos conseguidas.
O importante é vencer....seja por 1 ou mais... O Mou que se fod@ com o seu chorar...
Agora podemos opinar quando achamos que andamos a perder algum fulgor.
Se virmos bem, ultimamente nas conferências do Farioli, ele próprio tem dito muito, que não tivemos tão bem neste ou naquele jogo.
Não podemos desculpar com cansaço, pois se deixamos cair o caneco da liga para não termos tantos jogos, agora não podemos usar isso como desculpa.
Acho que o nosso "problema" é o tipo de jogo ser sempre o mesmo e os adversários já o conhecem e se apanhamos um treinador ou equipa que saiba o que faz, coloca-nos dificuldades extra.
Percebo porque o faz, mas não gosto muito de troca de bola junto a baliza para começar as jogadas, fico sempre com receio de se perder a bola ali e não gosto de se abusar nas bolas atiradas para Samu, com ele a receber de costas para baliza, muitas bolas se perdem aí.
Gosto mais do Samu atacar de frente a baliza
Gosto de ver os extremos atacarem pelas laterais, seja a cruzar seja a criar lances para o interior... Mas tenho visto pouco trabalho dos extremos nos nossos ataques.
Nosso jogo é quase sempre o mesmo, pelo meio e quando apanhamos autocarros, temos dificuldades em entrar.
Também falhamos demasiados golos. Ontem Borja isolado, passa ao GR...etc...
Devíamos atacar tanto pelo meio como pelas laterais. Agora ter sempre Samu a receber no meio de costas para baliza, perde-se muitas bolas, bastando ter um central minimamente bom a marcar ele.

finz

Bancada lateral
19 Julho 2006
893
383
Toda aquela maravilhosa dinâmica ofensiva desapareceu após, os vermelhos em casa.

Desde ai, tem sido exactamente como descreves.

Muito curto..
Acho que desde que descobriram a marcação ao varela e ao frodholt e agora ainda mais evidente com mais marcações homem / homem. E é estranho pq supostamente os jogadores foram escolhidos para ganhar duelos. Mas a verdade neste ultimo jogo perdiamos tudo o que era duelos.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,618
1,662
Há um momento em que o problema deixa de ser o resultado.
E passa a ser o caminho.
O empate de hoje não me irrita pelo ponto perdido. Irrita-me porque foi igual - para pior - aos últimos jogos. Um Porto sem sal. Estático. Previsível. Sempre à espera da “estrelinha” Mesmo em superioridade numérica, sem coragem para ir buscar a vitória. E quando isto se repete, já não estamos a falar de um jogo. Estamos a falar de identidade.
Eu não gosto de apontar o dedo por impulso. Nunca gostei, por isso, raramente escrevo depois dos jogos. Mas chega a uma altura em que é impossível ignorar: este Porto é prisioneiro da sua própria ideia de jogo. E isso é responsabilidade direta do treinador.
Farioli pode ter uma boa matriz. Pode ter princípios modernos. Pode ter uma ideia estruturada. E, sinceramente, parece-me uma boa pessoa. Nada disso está em causa, e tudo é valido.
Mas há uma verdade simples no futebol, talvez a mais antiga de todas: Uma táctica, por muito boa que seja, com jogadores errados transforma-se numa má táctica.
E é exatamente isso que eu estou a ver.
Temos um avançado com características raras no futebol europeu. Potência, presença, capacidade de choque, jogo de costas. Um jogador que pede bola na área, que pede cruzamentos, que pede profundidade curta e direta.
E obrigamo-lo a vir ao meio-campo fazer de pivô móvel. A participar em ligações longas. A pedir-lhe leveza, rapidez de execução e discernimento em espaços congestionados, precisamente onde o seu perfil não é otimizado.
O resultado?
Um avançado desgastado, longe da zona onde é letal.
Uma equipa sem referência na área.
E com isso sócios emotivos a olhar para números frios, sem perceber o que está a ser queimado ali.
Ao mesmo tempo, temos alas com capacidade de ir à linha, de ganhar profundidade, de meter bolas tensas na área, para esse mesmo avançado poder fazer uso das suas capacidades naturais… mas parecem proibidos de o fazer. Tudo é interiorizado. Tudo é jogado para dentro. Tudo é previsível. E assim anulamos, ao mesmo tempo, quem cruza… e quem devia finalizar.
Isto não é culpa dos jogadores.
Isto é uma ideia que não casa com o material humano disponível.
E aqui entra a parte mais delicada, mas necessária. Se o treinador acredita tanto nesta ideia que se recusa a adaptá-la aos jogadores que tem, então precisa de ter coragem para tomar decisões duras.
Ou muda o papel do avançado. Ou muda o perfil.
Se entende que Samu não encaixa no que pretende, e todos vimos que não, então que o coloque no banco. E que aposte num avançado mais móvel, como Deniz, que entrou hoje e, mesmo sem olhar apenas para o golo, deu outra dinâmica à equipa.
E se não vê Deniz como solução inicial, existem ainda outras possibilidades dentro do plantel. William ou Pepê podem perfeitamente interpretar um 9 móvel, com Moura a aparecer como segundo avançado. São variações que exploram melhor as características disponíveis e este estilo de jogo de “beirada de prato”.
O que não pode acontecer é insistir numa fórmula que está a retirar confiança coletiva à equipa.
Pior ainda: mesmo quando estamos a perder, mesmo quando temos mais um jogador, as substituições são sempre posição por posição. Não há plano B. Não há variação estrutural. Não há risco. Não há surpresa. PUT@ QUE P@RIU é um futebol chato para C@R@LH@
No início da época, aceitava-se: equipa nova, treinador novo, rigidez para criar base.
Mas esta fase já passou. E continuar igual agora já não é construção, é teimosia!
E a teimosia, no futebol, cobra sempre juros, juros esses que, nesta fase de restruturação do clube, nós não temos como pagar.
Já tivemos a dose de estrelinhas que o futebol por vezes oferece. Um ressalto aqui. Um golo caído do céu ali. Mas a sorte não é plano estratégico.
Se formos inteligentes, ajustamos agora, enquanto ainda estamos a tempo.
Se insistirmos no mesmo, a realidade vai bater à porta. E depois não adianta procurar culpados externos.
Porque identidade portista não é só raça. É também saber ler o momento. Adaptar. Ajustar. Crescer.
E hoje, mais do que nunca, é isso que está em falta.
BOF_Abraços
Ricardo Amorim
Há um ponto ou outro que eu não discordo mas caramba... há muita coisa do que foi aqui escrito em que vejo as coisas literalmente ao contrário.

Eu também não gosto de algumas coisa do nosso processo ofensivo mas não vejo que o Samu seja o epicentro desse problema. Nem considero que o facto do Samu uma vez por outra descer para jogar de costas e fazer uma tabela seja instantaneamente sinónimo de que nunca está dentro de área para finalizar. Sim, jogadores como o Mora beneficiariam dum sistema que inclui um segundo avançado mas caramba... a jogar em 433 temos 17 vitórias em 18. Por muito "não resultadista" que eu possa ser eu não estaria disposto a mudar o que está a funcionar para potenciar um e um só jogador e não, os nossos extremos não são o clássico Drulovic de ir à linha e centrar para a tola do Jardel. O Pepê é um médio interior adaptado a extremo e o Borja por mais vertical que seja joga com o pé direito do lado esquerdo.

E por fim, se há alguma coisa que transforma o nosso processo ofensivo em "chato" é a dificuldade em interiorizar que se notava na clara dificuldade de Bednarek e Varela em articular algum tipo de progressão pelo meio e não "interiorizarmos" demais. A haver alguma mudança seria o Gabri ou o Frodo apoiarem mais no meio o Varela do que ver o Frodo a receber a bola na linha e não saber o que lhe fazer em alguns momentos de jogo. E num tom muito pessoal. Se há coisa horrível dum ponto de vista estético é lateralizar para fazer um tipo de jogo baseado no "chuveirinho". E deus nos livre de termos outro treinador que gostava de reforçar as alas e jogar com Martim e João Mário como o Anselmi gostava.