#EquipaB Liga Portugal Meu Super, 19ª J.: FC Porto B-FC Vizela 1-0

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
89,987
159,879
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Atenção que fazer análises simplistas à equipa B normalmente erra se muito.
Nem tudo se resume aos jogadores, nem ao treinador nem o ambiente da equipa.
Senão vejamos:
O FCP B já foi campeão da 2a liga mas nem aproveitamos nenhum para a equipa principal e quase nenhum fez carreira em 1o escalão.
Agora analisando os últimos 5 gerações (nascidos em 2003 até 2007) nós só ainda conseguimos colocar na A o Martim( que nem pela B passou ) e o Mora.
Mas depois comparando com SLB que nestes 5 anos ficou a nossa frente tb colocou apenas o Antonio Silva(2003) e João Neves( 2004)
Para acrescentar ainda mais caos, o SCP B teve a equipa B no 3o escalão durante esses 5 anos e colocou na equipa A Quenda, João Simões( ambos de 2007) e tem o Mateus Fernandes ( 2004 West Ham 2004) e o Essugo( 2005/ Las Palmas)
Se recuarmos aos 5 anos anteriores, em termos de classificaçao da B tivemos atrás do SLB mas tivemos 2 geraçoes altamente dominantes ( 99 e 2000).
Conclusão: As coisas não são tão lógicas e automáticas quanto possam parecer
Da equipa do Porto B campeão aproveitamos o André Silva basicamente.
Fizeram carreira na 1ª os nigerianos Chidozie e Mikel, o Jorge Fernandes, Rafa Soares, Bruno Costa, Chico Ramos, Graça.
O grtande mistério vai para o Ismael Diáz, era um touro e a grande promessa dizia-se...teve uma lesão e desapareceu anos da bola, 2 anos perdido sem um único jogo no magnífico Tanque Sisley do Uruguai e em Viseu, regresso ao Panamá e anda há uns anos pelo México.

Valtec

Arquibancada
7 Março 2019
363
235
Jogo bastante consistente perante uma das melhores equipas nesta segunda liga.Magnifico e importante resultado para as nossas aspirações.
Grande jogo do Brás, não é só bater no rapaz.
O Bras quando chegou á B, cascavam no Romain, Zé Pedro, estavam a tapar o Gabi.
Agora cascam no Gabi e no Felipe tapam o lugar ao Luis Gomes, mais um ou dois anos estao a cascar no Luis está outro á espera... fds ainda nao repararam que o que nao joga é sempre o melhor.

DragaoDesdeDia1

Bancada lateral
17 Agosto 2025
974
515
Agora cascam no Gabi e no Felipe tapam o lugar ao Luis Gomes, mais um ou dois anos estao a cascar no Luis está outro á espera... fds ainda nao repararam que o que nao joga é sempre o melhor.
O Luis ja tem nivel de primeira liga. Os ultimos 2 ou 3 jogos que fez deu para perceber isso

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,890
6,911
Bonito é andar aflito pela manutenção todos os anos.
Esta direção e o brandao tem 1 época a frente do clube.

Lutamos pela manutenção o ano passado mas a primeira volta foi praticamente feita com miudos. O Anha Candé era o nosso PL. Este ano 80% da segunda liga está a lutar pela manutenção e pelo top 5 ao mesmo tempo mas acho que estamos numa posição mais confortável (a todos os níveis) que o ano passado. Esta, até ver, está a ser uma época normal.

• Like
Reações: Rio Douro

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,945
2,354
26
Barcelos
Atenção que fazer análises simplistas à equipa B normalmente erra se muito.
Nem tudo se resume aos jogadores, nem ao treinador nem o ambiente da equipa.
Senão vejamos:
O FCP B já foi campeão da 2a liga mas nem aproveitamos nenhum para a equipa principal e quase nenhum fez carreira em 1o escalão.
Agora analisando os últimos 5 gerações (nascidos em 2003 até 2007) nós só ainda conseguimos colocar na A o Martim( que nem pela B passou ) e o Mora.
Mas depois comparando com SLB que nestes 5 anos ficou a nossa frente tb colocou apenas o Antonio Silva(2003) e João Neves( 2004)
Para acrescentar ainda mais caos, o SCP B teve a equipa B no 3o escalão durante esses 5 anos e colocou na equipa A Quenda, João Simões( ambos de 2007) e tem o Mateus Fernandes ( 2004 West Ham 2004) e o Essugo( 2005/ Las Palmas)
Se recuarmos aos 5 anos anteriores, em termos de classificaçao da B tivemos atrás do SLB mas tivemos 2 geraçoes altamente dominantes ( 99 e 2000).
Conclusão: As coisas não são tão lógicas e automáticas quanto possam parecer
O Martim não passou pela B? Really?

Não há muito que explicar. Depois das gerações de 99 e 00 tivemos pouca qualidade nas gerações seguintes (01/05). O ideal seria não acontecer mas isso acontece em praticamente todas as academias do mundo. Mesmo assim conseguimos colocar jogadores dessas gerações na equipa principal e posteriormente vender.
A partir da geração de 06 já temos inúmeros projetos de jogadores de enorme potencial. Resta saber se esta direção desportiva e equipa técnica da equipa A vai continuar a aposta feita anteriormente 🤷‍♂️

• Like
Reações: DragaoDesdeDia1

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,945
2,354
26
Barcelos
Mas não achas que o Luis Gomes devia jogar sempre ?

Ou se bem me lembro tu não és daqueles que vê grande potencial no Luís ?

Sei que havia alguém que via mais qualidade e possibilidade de chegar à A no Ribeiro que no Luís, não me lembro agora quem era..
Eu não vou voltar a repetir o que disse no início da época. Brás/Felipe um está a mais. Domingos/Kauê um está a mais.
....

Sim eu não vejo o potencial que a maioria vê no Luís. Em abono da verdade a maioria que diz que ele tem potencial viu 5 ou menos jogos dele🤷‍♂️.
Mas reconheço que nos jogos que fez esta época esteve em muito bom plano.
Mas mantenho a convicção de que o Martim Schelmik deveria ser o titular desta equipa B.

• Like
Reações: TennantWho

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,945
2,354
26
Barcelos
Crl... eu sou do tempo em que o Bernardo Folha era junior e estava integrado na B mas mal jogava com o Luis Castro e aqui a malta batia no treinador🤷‍♂️
Estes casos são o reflexo da falta de conhecimento e de inteligência da massa adepta portista. Como eu já venho alertando há vários anos, este é um dos principais problemas do clube que vai agudizar-se com o passar dos anos

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
23,057
15,247
O Martim não passou pela B? Really?

Não há muito que explicar. Depois das gerações de 99 e 00 tivemos pouca qualidade nas gerações seguintes (01/05). O ideal seria não acontecer mas isso acontece em praticamente todas as academias do mundo. Mesmo assim conseguimos colocar jogadores dessas gerações na equipa principal e posteriormente vender.
A partir da geração de 06 já temos inúmeros projetos de jogadores de enorme potencial. Resta saber se esta direção desportiva e equipa técnica da equipa A vai continuar a aposta feita anteriormente 🤷‍♂️
Nada disso, muito já vão dizer que o Sérgio não apostava nos miúdos. Garantido que o Farioli não vai apostar em nenhum e o AVB ta-se pouco importando.

• Like

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,411
29,761
Gaia
Crl... eu sou do tempo em que o Bernardo Folha era junior e estava integrado na B mas mal jogava com o Luis Castro e aqui a malta batia no treinador🤷‍♂️
Estes casos são o reflexo da falta de conhecimento e de inteligência da massa adepta portista. Como eu já venho alertando há vários anos, este é um dos principais problemas do clube que vai agudizar-se com o passar dos anos
---------------------

Por falar em falta de conhecimento e de inteligência da massa adepta Portista, explica lá como é que isso aconteceu porque Luís Castro sai do clube em 2016/17 e nessa altura o Bernardo Folha tinha 14 a 15 anos e era júnior C.

Eu que sou um mero ignorante adepto do FC do Porto arrisco a dizer que o Folha filho nunca foi treinado pelo Luís Castro e digo mais, não me lembro do Castro ser criticado e nem de lembro dos adeptos ansiaram por ver jogar o Bernardo Folha cuja carreira é aquilo que vemos, um rotundo zero.

Realmente o problema do clube são os adeptos.

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,810
1,266
---------------------

Por falar em falta de conhecimento e de inteligência da massa adepta Portista, explica lá como é que isso aconteceu porque Luís Castro sai do clube em 2016/17 e nessa altura o Bernardo Folha tinha 14 a 15 anos e era júnior C.

Eu que sou um mero ignorante adepto do FC do Porto arrisco a dizer que o Folha filho nunca foi treinado pelo Luís Castro e digo mais, não me lembro do Castro ser criticado e nem de lembro dos adeptos ansiaram por ver jogar o Bernardo Folha cuja carreira é aquilo que vemos, um rotundo zero.

Tem paciência....

Há malta que gosta de inventar um bocado....

• Like
Reações: grandeporto

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,945
2,354
26
Barcelos
---------------------

Foi apenas um pequeno lapso meu que queria escrever Rui Barros e escrevi Luis Castro. Peço desculpa🙏.
Tudo o resto é verdade. É só ir procurar.

Sim, realmente o problema do clube são adeptos como tu que se vendem a quem paga mais para fazer o trabalho sujo por eles😉

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,411
29,761
Gaia
Foi apenas um pequeno lapso meu que queria escrever Rui Barros e escrevi Luis Castro. Peço desculpa🙏.
Tudo o resto é verdade. É só ir procurar.

Sim, realmente o problema do clube são adeptos como tu que se vendem a quem paga mais para fazer o trabalho sujo por eles😉
----------------

Os lapsos acontecem e perdoam-se, mas a malcriadez repete-se sem perdão. Segue a tua vida.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
26,450
22,477
Vila Nova de Gaia, 1975
E eu do tempo em que o Edu era o novo Moutinho e era uma vergonha vão ser chamado à A...

E o Tozé?...

• Like
Reações: supra04

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
23,057
15,247
E eu do tempo em que o Edu era o novo Moutinho e era uma vergonha vão ser chamado à A...

E o Tozé?...
Na altura jogadores da formação eram fraquinhos, mas havia vitórias como muitos gostam.

Agora há qualidade e menos vitórias.

dragon1893

Arquibancada
6 Outubro 2012
494
508
Eu até gostei do jogo. Falta algo no ataque, mas não temos uma defesa frágil como há uns meses atrás. Eu também quero a equipa nos primeiros lugares, mas ainda é preciso ter um pouco de paciência.

• Like