Foi preciso estes anos todos para alguém se lembrar de tentar resolver o problema da acústica na bancada visitante do Dragão?
|
|
FC Porto 1 |
Sporting CP 1 |
|
| Feb 09, 2026 at 08:45 PM | |||
os deles que estão numa forma do crl, aparecem aos soluços ao minuto 95Não sei de onde é que os nossos golos vão aparecer quando todos os jogadores da frente estão numa forma miserável
A quase 5 horas do jogo "ui perto da hora"...Está nevoeiro. Mas nada de mais.
Apenas o Record a criar chouriços...
Ainda no Domingo estive a ver o jogo do Nacional e estava um tempo bom.era engraçado o jogo de hoje ser adiado por causa do nevoeiro e jogarmos no domingo na madeira com um sol deslumbrante..
era tugão a ser tugão
E se for no espaço?Seja com chuva
Seja com nuvoeiro
Seja com sol
Seja com neve
Seja no relvado
Seja num pelado
Seja numa piscina
É para mata-los e meter uma mão no que é nosso , no título de campeão nacional
E é com cortinas que se resolve?Foi preciso estes anos todos para alguém se lembrar de tentar resolver o problema da acústica na bancada visitante do Dragão?
De acordo com o chatgpt, olha que sim.E é com cortinas que se resolve?
Mais um delírio dos atrasadinhos lá de baixo.
Acredito bem mais na questão da segurança do que para abafar o que seja.De acordo com o chatgpt, olha que sim.
E eu nem lhe meti essa ideia na cabeça, mandei uma foto das cortinas e perguntei qual o propósito, ao que ele respondeu isto:
Boa pergunta — e não, não é estética
Essas cortinas pretas no topo do setor visitante do Estádio do Dragão têm uma função muito concreta:
controlo acústico + segurança + gestão de visibilidade
1) Abafar o som (principal motivo)
O setor visitante fica numa zona estruturalmente “oca”, tipo caixa de ressonância (metal + cobertura).
Sem aquilo, o som dos adeptos visitantes:
- ecoa
- amplifica
- projeta-se para o resto do estádio
Ou seja: 500 visitantes pareciam 5.000.
As cortinas são material acústico pesado → absorvem frequências médias/agudas (cânticos, megafones, tambores).
Resultado:
o barulho fica mais contido naquele canto e deixa de “viajar” pelo estádio.
2) Tirar referência visual (efeito psicológico)
Repara que elas tapam o fundo preto por trás do setor.
Sem cortinas:
- vê-se o vazio atrás
- dá sensação de profundidade
- aumenta impacto visual do grupo visitante
Com cortinas:
É literalmente design comportamental de estádio.
- fundo neutro
- perde destaque
- a claque parece mais pequena
3) Segurança e objetos
Também evita:
- arremesso de objetos para zonas técnicas/cablagem
- escaladas para zonas estruturais
- contacto visual direto com corredores técnicos atrás
Digo já que eu acho muito bem.
Aliás, o meu lugar é na lateral nascente debaixo do setor visitante, e estou cansado de só ouvir os visitantes quando vou ao estádio.
O som é uma ciência engraçada.Acredito bem mais na questão da segurança do que para abafar o que seja.
É um dos problemas lá na frente que não temos sido capazes de resolver nos últimos anos.hoje vai ter golo de livre direto!
ontem depois do golo do Szoboszlai fiquei a pensar quando foi a última vez que marcamos um golo de livre direto, e só me lembro do Sérgio Oliveira em 2021 contra a Juventus, estão quase a fazer 5 anos! Lembram-se de outro mais recente?
Eeeee perdi o interesse.De acordo com o chatgpt
Isso não faz sentido nenhum, até porque a IA utiliza informação que consta da internet, após análise de um batalhão de dados.Eeeee perdi o interesse.
Futre, Inácio, Jaime Pacheco.Faltam muitos jogadores nessa lista, inclusive alguns dos melhores. Sousa, Oliveira e Eurico, só para dizer três.