Iniciados (Sub 15) - 2025/2026

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,814
1,230
Esta equipa ja tem feito bons jogos mas, das equipas de formação que disputam os nacionais, é talvez a menos forte coletivamente . Mas tem, talvez, o jogador com maior potencial de todos os escalões formação, o Tiago Portugal.

Provavelmente vai fazer a proxima época nos sub 17 (A).

• Like
Reações: Dragão_1977

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
30,417
48,582
Conquistas
7
110
Nós a Lisboa preferimos ir buscar o Eduardo Ferreira 😬

Ter uma equipa só com motas nas alas, centrais grandes e bater na frente não é formação
sim, mas não pode ser 8 ou 80.

não ir buscar putos pretos porque são mais altos e fortes e isso é uma vantagem na formação também não é argumento...

porque normalmente se diz:" ah e tal eles na formação são os maiores e depois chegam a seniores e não valem nada".
ok, mas a questão é que isso não é verdade com todos. alguns são bons na formação e depois também são bons nos seniores.
tal como os brancos, já agora...

como a grande maioria de descendentes de PALOP vive na AML, é preciso competir com os melancia e ir lá buscar alguns.

caso contrário ficam com todos e acho que nem é preciso fazer aqui a lista de bons jogadores 'pretos' que a selecção tem e teve ao longo do tempo...

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
104,876
253,826
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
sim, mas não pode ser 8 ou 80.

não ir buscar putos pretos porque são mais altos e fortes e isso é uma vantagem na formação também não é argumento...

porque normalmente se diz:" ah e tal eles na formação são os maiores e depois chegam a seniores e não valem nada".
ok, mas a questão é que isso não é verdade com todos. alguns são bons na formação e depois também são bons nos seniores.
tal como os brancos, já agora...

como a grande maioria de descendentes de PALOP vive na AML, é preciso competir com os melancia e ir lá buscar alguns.

caso contrário ficam com todos e acho que nem é preciso fazer aqui a lista de bons jogadores 'pretos' que a selecção tem e teve ao longo do tempo...
Não é verdade com todos mas com quase todos

Nós temos que ir buscar quem achamos que pode ser uma mais valia a médio prazo
Imagina ter 2 ou 3 gajos na frente que pudessem dar mais que o Lourenço Moutinho ou o Seca neste campeonato mas que daqui a 3 anos mal tocam na bola

• Like
Reações: DragaoDesdeDia1

numbness

Arquibancada
3 Abril 2025
492
508
O que me chamou a atenção foi aquela menina que estava a apanha bolas e vibrava a correr atras dos nossos miúdos, é um orgulho ser Portista e sentir este Grande Clube desde pequenina.

Reparei nisso e foi o único motivo que pensei que os nossos miúdos mereciam uns cachaços por a ignorarem, mas depois pelo menos um deles lá a cumprimentou

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
30,417
48,582
Conquistas
7
110
Não é verdade com todos mas com quase todos

Nós temos que ir buscar quem achamos que pode ser uma mais valia a médio prazo
Imagina ter 2 ou 3 gajos na frente que pudessem dar mais que o Lourenço Moutinho ou o Seca neste campeonato mas que daqui a 3 anos mal tocam na bola
mas não se pode cair no estereótipo e não ir buscar um puto por ser grande e/ou preto.

os bons também passaram na formação.
se calhar quando eram putos também se dizia que eram catanado e cepos...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,619
35,227
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Não vou entrar na polémica sobre a idade dos atletas dos lagartos. Se estão ali a competir é porque têm documentos que o permite...

Eu também joguei alguns anos, com colegas negros e contra adversários negros... Não tenho dados que o comprovem, é apenas a minha experiência a falar... mas creio que os atletas negros deverão atingir um estado de pré-adolescência mais cedo ou algo do género. Conseguem ter um desenvolvimento físico precoce, e nos primeiros escalões de base isso nota-se imenso. Lembro-me que quando comecei a competir, com uns 9 anos, era um franguinho e tive de me bater com adversários mais fortes, mais agressivos e mais rápidos. Nessas idades a capacidade técnica nem faz grande diferença, porque os jogadores conseguem meter a bola na frente e ganhar na velocidade ou até com um encosto de corpo tiram-te da disputa.
Aos 17/18 anos essas diferenças já não se notam e os rapazes que sempre se superiorizaram pelo porte e valias físicas, acabam por ficar para trás porque nunca se deram ao trabalho de aprimorar a vertente técnica. Nunca precisaram de ser tecnicamente bons, nunca se importaram com isso. Até um dia em que precisam de melhorar mas já é tarde demais.

No meu caso lembro-me bem de ter imensas dificuldades nos sub13/15 com um adversário que defrontava todos os anos... Quando jogava com aquela equipa já sabia o que me esperava. E depois quando fui para o liceu acabamos até por ser colegas de escola, e nos sub17/19 já não tinha problemas nenhuns com ele porque eu também já tinha dado o salto físico, e quando consegues ter velocidade para acompanhar (ou perto disso) e robustez física, não lhes sobra grande coisa.

É um erro as equipas fazerem plantéis unicamente baseados na capacidade física. É também um erro que estes jogadores não tentem aprimorar a capacidade técnica ao longo do anos. Isto é especialmente visível nos PL, e nós temos o caso do Anhá ou tivemos o Sambu (e os rivais também tiveram vários)... São jogadores possantes, fortes, com capacidade física acima da média faziam 30 ou 40 golos a cagar nos esclões de base. Mas não evoluem tecnicamente e depois não conseguem dar o salto dos sub17 para os sub19 ou para os campeonatos profissionais.

DragaoDesdeDia1

Bancada central
17 Agosto 2025
1,356
808
Esta equipa ja tem feito bons jogos mas, das equipas de formação que disputam os nacionais, é talvez a menos forte coletivamente . Mas tem, talvez, o jogador com maior potencial de todos os escalões formação, o Tiago Portugal.

Provavelmente vai fazer a proxima época nos sub 17 (A).
O Martim por exemplo saltou logo para os sub-19. Não ficava surpreendido se aparecer nos nomes de jogadores a fazer pre-epoca nos sub-19 na proxima epoca