Economia Nacional

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
30,468
48,692
Conquistas
7
110
Acho péssimas todas essas modificações.
O Novo Valor de todas as alíneas devia ser Zero.
A partir do zero, tudo fiscalizado pelo TDC.
Grão a grão enche a galinha o papo, perdão, enche o corruptor activo/passivo a conta bancária.
mas haver fiscalização não tem impedido corrupção.

mas tem acrescentado anos e anos aos projectos.

e este país tem um grande problema de lentidão e de coisas na gaveta, talvez seja até o maior problema.
tudo na política, desde o estado central, aos tribunais, à aprovação de leis, aos ministérios, à junta de freguesia, demora demasiado tempo.
acho que isto devia ser consensual e algo a resolver, desde o PCP ao Chega.

ir para o TdC só serve para perder imenso tempo para fazer qualquer coisa.

concursos internacionais para comprar 6 litros de água do luso é outra estupidez.

têm que conseguir fiscalizar sem bloquear tudo durante meses ou anos.

• Like
Reações: Blue_Velvet

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,647
3,120
a maioria dos contratos não precisar de aprovação do TdC - acho bem.

aumento do teto do valor de ajustes directos, também acho bem.

reforma laboral acho uma merda e é de uma mentalidade de anos 90 e ideologia pura e cega.
Não acho nada bem o aumento do valor dos ajustes directos...

Já temos tantas ilegalidades cometidas com os valores atuais, fará com um valor 5x superior em alguns casos...

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
30,468
48,692
Conquistas
7
110
Não acho nada bem o aumento do valor dos ajustes directos...

Já temos tantas ilegalidades cometidas com os valores atuais, fará com um valor 5x superior em alguns casos...
todas as entidades publicas têm que registrar os ajustes directos online.
a partir de 5000€ é obrigatório, e acho que até costumam registar valores inferiores, mesmo não sendo obrigatório.

e qualquer pessoa pode consultar.

prefiro assim, tudo a andar (muito) mais depressa faxavor.

é basicamente retirar uma fase do processo que consumia muito tempo e poupava pouco ou nada.

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,647
3,120
todas as entidades publicas têm que registrar os ajustes directos online.
a partir de 5000€ é obrigatório, e acho que até costumam registar valores inferiores, mesmo não sendo obrigatório.

e qualquer pessoa pode consultar.

prefiro assim, tudo a andar (muito) mais depressa faxavor.

é basicamente retirar uma fase do processo que consumia muito tempo e poupava pouco ou nada.
Até podes andar a consultar (como eu consulto), mas o Portal não é nada acessível para o cidadão comum, além de a publicidade aos ajustes directos não interferir em nada nas marocas, eles fazem àsclaras.

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,647
3,120
Uma breve demonstração do génio político do António Costa.

Acho que ninguém com a totalidade das faculdades mentais recusa o rótulo de animal político ao Costa - não tendo a oratória e a capacidade persuasiva de um Sócrates, no que toca à política de bastidores, é capaz de ser melhor do que o seu antigo líder.

O problema é que, sendo um político extraordinário, foi um governante medíocre (a meu ver até mau), estagnando este país, e piorando-o bastante em determinadas áreas (a da saúde a mais flagrante).

Só daqui a uma década nos vamos aperceber que os quase 9 anos de Costa e os primeiros anos de Montenegro foram um período crucial para Portugal sair da cepa torta, alcançando os padrões europeus mais altos. Período esse que, como é óbvio, não aproveitámos devidamente.

No fundo, o Costa representou a passagem dos altos quadros políticos para a mediocridade absurda quanto aos nossos líderes.

Recorrendo ao mesmo exemplo dos vinhos, Costa e Montenegro são da mesma safra: com diferenças aqui e ali, no essencial possuem a mesma filosofia, o "deixar andar", "gerir o dia-a-dia", "ocupar o espaço mediático com fait divers".

Gostam mais de joguinhos políticos do que de políticas públicas; prosperam na mediocridade e recusam qualquer espírito reformista; não se preocupam que o país retroceda em certos setores se isso lhes conceder créditos políticos.

• Like
Reações: Yggyfcp