A regra não tem nada de estúpido, desculpa lá. A posição do Neves, e poderia ser o Vitinha, que é para não entrarmos nesse erro, é de alguém que pensa que vai levar com um balázio na cara e tem um movimento natural de proteção.
Ah, mas apanhou-o com os braços esticados, sim; essa parte ainda é mais para perceber que o lance é totalmente aleatório e de reação a um alivio do próprio colega.
Marcar pênalti num lance em que não tiras benefício nenhum de ter tal acto?
Eu não estou a criticar o Neves por ser lampião, acho que foi uma reação sem noção.
Desculpa lá, mas se, como tu dizes, é um movimento natural do corpo, qual a razão para esticar os braços DEPOIS do Vitinha chutar a bola? O lance pode ser aleatório e ele obviamente não quer tocar com a mão nem com o braço, mas é o que acontece.
Uma pessoa normal poderia ter três reações: colocar as mãos à frente da cara; colocar os braços à frente da cara; ou virar as costas com os braços juntos ao corpo, colados ou não.
O que o Neves faz é de facto virar as costas, mas ele abre os braços, eles ficam notoriamente à frente do corpo, como se tivesse em posição de combate.
Repara que eu não estou a dizer que ele fez de propósito - ele fez isso para se desviar da bola. Nisso concordamos.
Mas é uma reação negligente, e mesmo as condutas negligentes têm punição. É negligente porque, embora seja uma reação natural, não é uma reação comum, se colocares o homem médio naquela posição, ele não vai abrir assim os braços.
Pá, se eu vou disputar uma bola, pretendo tocar na bola, mas acabo por pisar o pé do adversário, eu sou expulso provavelmente. Não há dolo, mas há negligência. Não foi de propósito, mas a ação não pode sair impune.
Portanto, para mim, a regra tal como está feita, é estúpida. Não pode haver uma regra que se aplica a todos os casos; deve existir um princípio geral, que deve ser aferido perante as circunstâncias do lance.
É a minha opinião. A decisão do Pinheiro foi correcta, mas sou incapaz de concordar com a regra, e acho que, idealmente, esse lance do Neves devia ser assinalado.