125 anos de história

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,107
1,096
Pessoal, sendo que hoje são os 125 anos do nosso clube lembrei-me de abrir um tópico para discutirmos qual o momento mais importante da nossa história.

Eu estou indeciso entre dois, ambos não presenciados por mim (demasiado novo) mas que acho são essenciais no que é o nosso Porto.

a) Campeonato de 1977-1978, depois de 19 anos sem ganhar mostrámos as garras ao país e nunca mais desaparecemos

b) Final da Taça das Taças em 1984 (aqui já era nascido mas tinha 2 anos) - passámos de clube nacional para clube Europeu, mostrámo-nos à Europa do futebol.

E para vocês, qual o momento chave da nossa história? A eleição de PdC? Os 8-0 ao Benfica em 1933 (o meu avô viu esse jogo, falava-me sempre dele)?

Falemos de coisas boas!
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Tenho 52 anos e claramente o momento mais impactante foi ter assistido ao campeonato de 1977/78 onde acabamos com o jejum de 19 anos e eu vi finalmente meu clube ser campeão já tinha tinha 12 anos ou melhor ía fazer,o resto veio como consequência.

Fonseca - Gabriel-Simões-Freitas e Murça / Rodolfo - Octávio - Ademir e Oliveira - Duda e Gomes

Mais utilizados
Rui - Teixeira - Celso - Séninho - Vital
 

sqkizoo

Bancada central
4 Junho 2014
1,188
35
Maia
Todos os momentos vividos com o meu F.C.P. foram de uma forma diferente, intensa, especial.
O momento que mais vibrei foi com a final em Sevilha, onde ganhamos a já extinta taça UEFA. Vibrei mais, do que a conquista da Champions
(mantendo as devidas distâncias na importância  que  cada  uma tem) apenas porque foi a primeira final europeia nossa que vi (em carne e osso) e que felizmente vencemos.

125 anos a fazer história, um presente a fazer futuro.

Parabéns meu Porto.
 

jfilipepereira

Arquibancada
17 Maio 2016
345
95
Conquistas
3
37
Porto
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
  • Lucho González
Tenho 32 anos por isso já só vi o nosso Porto gigante, mas acredito que os momentos mais importantes tenham sido a eleição de PdC ou a nossa vitória em Viena pelo menos daquilo que me conta o meu pai, se hoje em dia ser portista é complicado neste país imagino como seria antes da década de 80. Quanto aos momentos que assistí vou dizer sem dúvida a nossa Taça UEFA de 2003, o meu primeiro título europeu (já era nascido em 87 mas tinha apenas 1 ano), inesquecível.

Seja como for parabéns a todos nós Portistas.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
jfilipepereira disse:
Tenho 32 anos por isso já só vi o nosso Porto gigante, mas acredito que os momentos mais importantes tenham sido a eleição de PdC ou a nossa vitória em Viena pelo menos daquilo que me conta o meu pai, se hoje em dia ser portista é complicado neste país imagino como seria antes da década de 80. Quanto aos momentos que assistí vou dizer sem dúvida a nossa Taça UEFA de 2003, o meu primeiro título europeu (já era nascido em 87 mas tinha apenas 1 ano), inesquecível.

Seja como for parabéns a todos nós Portistas.
O que eu vou dizer apenas se refere às minhas sensações.Até essa conquista de 77/78 a sensação e era clara é que não éramos levados a sério apenas eramos um clube digamos da provincia que ameaçava mas sempre morria na praia.
Verdade seja dita também que nossa clube digamos era algo amador a vários níveis entravamos no campeonato para fazer o melhor possível e a pouco mais éramos obrigados,isso muda totalmente com Pinto da Costa na diracção de nosso futebol profissional.
É verdade que éramos prejudicados por arbitragens manhosas mas isso ainda somos mas na época não contavamos para o totobola.
Embora não seja propriamente a mesma coisa é um pouco a mesma percepção que temos hoje em dia do Sporting pois poucos acreditam que possam ganhar algo,eu com toda a sinceridade penso que têm vagas esperanças de o conseguir.
Nunca me senti rejeitado por ser portista mas reconheço e pelo que disse atrás no fundo pensavam que eu apenas visse o Porto campeão aos 11 anos mas talvez pelos 20 anos ou nem isso.
Mesmo nada ganhando de uma coisa sempre vi e constatei éramos um gigante adormecido que felizmente acordou.
 

Gomes

Tribuna
8 Maio 2016
2,607
2,208
Conquistas
3
Valadares
  • Jardel
  • Lucho González
  • Fernando "Bibota" Gomes
Largos dias têm 125 anos, momentos de glória temos muitos, mas o interregno de 19anos a ver navios foi o despertar de um Porto universal, que desde essa data arrancou para uma história de títulos, a chegada à primeira final europeia e o seu moralismo para uma década de sonho, a reconquista em 1994 dos títulos perdidos e seguintes anos que nos levou a um inédito penta, a chegada de uma mentalidade nova e desafios tácticos com mourinho, os seus/nossos títulos internacionais e futebol espectáculo, o dragão e a extinção do lendário "estádio da antas", um tetra que não foi de novo penta pois um senhor decidiu castigar os melhores jogadores, a vinda do adepto/treinador e futebol demolidor de mais uma conquista europeia, o museu, a quebra de mais um ciclo que se queria criar via email.. Enfim tudo vivido com muita alegria, felicidade, sofrimento, nostalgia, amor por algo que não se explica, sente-se. "já nasci assim, Porto até ao fim".

Não esquecer uma pessoa que nos ajudou a ter este clube como o conhecemos, NGP.


Parabéns meu Porto.

Enviado do meu U20 Plus através do Tapatalk

 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
11,918
15,361
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Uma vida dedicada ao Porto pelo menos em pensamento , do qual não me arrependo.

Momentos que me fizeram ter um orgasmo sem ejacular:

4-1 do Postiga contra a lazio ,meia final da Uefa.
3-2 do Derlei na final da Uefa.
2-0 do Deco na final da champions.
5-0 do Hulk na humilhação ao lampião.
Jogo contra o vilarreal na meia final da Europa league , sendo este  o orgasmo mais longo,todo o jogo foi um abuso de futebol.
Momento Kelvin , apesar de a partir desse momento o slbosta achou que valia tudo para nos tirar a hegemonia.

Depois há outros pequenos momentos que me fizeram muito feliz.Mas que tive uma enorme felicidade ao escolher este clube,tive.

Te amo Porto!
 

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
570
68
47
Como estou a 1 mês de completar 42 anos, não me lembro de nada da década de 70.
As minhas primeiras memórias do Porto são os jogos contra lagartos e lamps em lisboa no inicio da década de 80, algures por 82 ou 83.

Por isso para mim, o momento maior, aquele que ficou gravado para sempre (e tenho a certeza que se alguma demência me atacar, deste momento jamais me esquecerei) foi a vitória em Viena de Áustria, a 27 de Maio de 1987.

Porque foi a primeira (a vitória contra o Mónaco não teve - para mim - um décimo do impacto que aquela teve); porque foi contra o Bayern Munique (não suporto jogar contra alemães);
porque éramos considerados os bombos da festa (só lá iamos cumprir calendário);
porque jogámos na 2ª parte um futebol de sonho;
porque o Madjer decidiu eternizar a vitória com um golo de calcanhar, jamais visto numa final de uma competição tão importante;
Porque o Madjer decidiu, exactamente 2m30 segundos depois, eternizar também os rins do Winklhofer ou do Nachtweih (já não me lembro) e cruzar para um dos golos mais fáceis do Juary;
Porque nesse dia, a seguir ao 2º golo, aprendi que também se chora de felicidade;
Porque era um puto com 10 anos na capital do império e nessa noite saí de casa sozinho,após a entrega da taça e gritei durante horas "PORTO!!! PORTO!!! PORTO!!!";
Porque o meu pai era um tripeiro a trabalhar em lisboa e no dia 28 foi trabalhar de cachecol Azul e Branco e só o tirou quando voltou a casa.
Porque ainda hoje sei o relato de cor dos 2 golos de Viena.
Porque ainda hoje me arrepio todo ao ver as imagens ou a ouvir os relatos do golo.

Por tudo isto, o dia 27 de Maio de 1987 ficará para mim como o maior dia de sempre do nosso clube (e um dos da minha vida).
 
27 Maio 2016
3,652
1
28
Faro, Algarve
Em 2003 tinha oito anos. Até essa data, raramente tinha brincado com uma bola ou visto, pelo menos com interesse, um jogo de futebol... Era criança de brincar mais com máquinas, camiões, carros! A bola nunca foi algo que se seduziu até essa altura.

Na taça Uefa desse ano, assisti à meia- final... O meu pai, que estava a ver o jogo e também é Portista, pediu-me que me sentasse perto dele a ver o jogo! Bem a cada golo era um grito maior que o outro, e aquela alegria seduziu-me...
Foi nesse mesmo jogo que começei a gostar de futebol, a achar graça àquilo... Os passes, remates, a alegria nas bancadas e de uma pessoa mesmo ali ao lado, tocou-me!

Na final ainda maior o interesse e a alegria... Seguidamente ganhámos, o meu pai felicíssimo e depois na TV a ver milhares e milhares de pessoas a festejar, aquilo para mim era algo de impressionante! Virei portista e, por arrasto, um amante do futebol.

No ano seguinte, com 9 anos, já passei a tentar perceber de futebol, a ter noção do futebol em si... O que era realmente uma falta, um fora-de-jogo, as diferenças dos jogadores nos vários sectores do campo! Passei a ver, com rara excepções, todos os jogos do FC Porto no ano seguinte!

A final da Champions em 2004, tendo já uma noção algo delineada do que era o futebol e da importância da competição, deu-me uma alegria enorme... Reconheço que, por exemplo, a taça dos campeões europeus de 87 tenha tido maior importância, é claro!  Contudo, pessoalmente somente, aquela Champions de 2004 foi algo de surreal no que à alegria diz respeito!!

Destacando também a EUFA EUROPA LEAGUE em 2011 e até o campeonato no ano passado que teve uma importância gigantesca! Tanto para o clube como para a moral da massa adepta que há 4 anos que vivia de barriga totalmente vazia...

Hoje sou Portista, como sempre fui! De não ligar alguma coisa a futebol, a uma bola... Virei amante deste desporto, por culpa e devido ao FC PORTO!

Embora reconheça importância a todas as outras modalidades que o clube tem, não me cabe falar delas! Primeiro porque não as acompanho com a pontualidade necessária, depois porque os desportos em si não me seduzem!

Contudo, ver o FC PORTO ganhar, nem que seja ao berlinde é para mim uma gigante Alegria!

VIVA O FC PORTO.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,939
7,439
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
o momento FCP mais importante da minha vida foi - e ha de ser para sempre - a final de Sevilha. Por ter sido o primeiro titulo Europeu da "minha" geracao, por ter estado la no Estadio de la Cartuja, e tambem pelo jogo inacreditavel e cheio de emocao que foi. Ate hoje, acho que o minuto mais feliz da minha vida (futebol ou nao) tera sido o minuto que se seguiu ao 2 golo do Derlei.

Mas nao contem a minha mulher.

Em termos gerais, diria que provavelmente o campeonato de 77/78 (ainda nao era nascido) e a vitoria em Viena (tinha 6 aninhos) terao sido os momentos chave da historia do Clube.

Foda-se Porto, es o maior <3
Parabens, e que sejas eterno!
 

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,107
1,096
psychopiu disse:
Como estou a 1 mês de completar 42 anos, não me lembro de nada da década de 70.
As minhas primeiras memórias do Porto são os jogos contra lagartos e lamps em lisboa no inicio da década de 80, algures por 82 ou 83.

Por isso para mim, o momento maior, aquele que ficou gravado para sempre (e tenho a certeza que se alguma demência me atacar, deste momento jamais me esquecerei) foi a vitória em Viena de Áustria, a 27 de Maio de 1987.

Porque foi a primeira (a vitória contra o Mónaco não teve - para mim - um décimo do impacto que aquela teve); porque foi contra o Bayern Munique (não suporto jogar contra alemães);
porque éramos considerados os bombos da festa (só lá iamos cumprir calendário);
porque jogámos na 2ª parte um futebol de sonho;
porque o Madjer decidiu eternizar a vitória com um golo de calcanhar, jamais visto numa final de uma competição tão importante;
Porque o Madjer decidiu, exactamente 2m30 segundos depois, eternizar também os rins do Winklhofer ou do Nachtweih (já não me lembro) e cruzar para um dos golos mais fáceis do Juary;
Porque nesse dia, a seguir ao 2º golo, aprendi que também se chora de felicidade;
Porque era um puto com 10 anos na capital do império e nessa noite saí de casa sozinho,após a entrega da taça e gritei durante horas "PORTO!!! PORTO!!! PORTO!!!";
Porque o meu pai era um tripeiro a trabalhar em lisboa e no dia 28 foi trabalhar de cachecol Azul e Branco e só o tirou quando voltou a casa.
Porque ainda hoje sei o relato de cor dos 2 golos de Viena.
Porque ainda hoje me arrepio todo ao ver as imagens ou a ouvir os relatos do golo.

Por tudo isto, o dia 27 de Maio de 1987 ficará para mim como o maior dia de sempre do nosso clube (e um dos da minha vida).
Arrepiante. Eu era novo demais para me lembrar (5 anos) mas o meu pai deve ter estado tão orgulhoso nesse dia, também um portista e portuense em Lisboa
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,432
2,442
Está o NGC de parabéns e estamos nós também, por termos tido o bom gosto (ou a sorte) de ser portistas.

Momentos altos e figuras memoráveis da minha vida de portista:

o supergoleador Gomes,
o meu conterrâneo e grande capitão João Pinto,
o calcanhar de Madjer,
as corridas de Rui Barros contra o Ajax,
Madjer na neve,
os 0-5 na luz para a supertaça em 96
o Sr. Vítor Baía
o supergoleador Jardel e o penta,
Sevilha,
Deco e Gelsenkirchen,
a sociedade Hulk & Falcão nos 5-0 ao toupeirense
o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Morais disse:
Tenho 52 anos e claramente o momento mais impactante foi ter assistido ao campeonato de 1977/78 onde acabamos com o jejum de 19 anos e eu vi finalmente meu clube ser campeão já tinha tinha 12 anos ou melhor ía fazer,o resto veio como consequência.

Fonseca - Gabriel-Simões-Freitas e Murça / Rodolfo - Octávio - Ademir e Oliveira - Duda e Gomes

Mais utilizados
Rui - Teixeira - Celso - Séninho - Vital
Eu fiz 51 há poucos dias e SEI MUITO BEM do que falas!!!
No entanto, a vitória em Viena frente a um dos meus clubes preferidos de sempre foi algo INIMAGINÁVEL e de difícil explicação.

Eu elejo este, a primeira Champions! :)

Ah, e Parabéns Futebol Clube do Porto1
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
K92 disse:
Eu fiz 51 há poucos dias e SEI MUITO BEM do que falas!!!
No entanto, a vitória em Viena frente a um dos meus clubes preferidos de sempre foi algo INIMAGINÁVEL e de difícil explicação.

Eu elejo este, a primeira Champions! :)
Eu concordo que Viena foi a nossa página mais épica até por tudo que a envolve,mas sem ganharmos em 1977/78 talvez Viena não existisse,para mim claramente a partir dali a malta acreditou que era possível virar a página.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Morais disse:
Eu concordo que Viena foi a nossa página mais épica até por tudo que a envolve,mas sem ganharmos em 1977/78 talvez Viena não existisse,para mim claramente a partir dali a malta acreditou que era possível virar a página.
Concordo contigo, em absoluto!!!
 

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,107
1,096
Posso adicionar um jogo que marcou muito. Uma vitória contra o AC Milan, em Milão, por 2-3 em 1996. Não foi uma final mas aquela luta, aquela garra, marcaram-me muito quando tinha 13 ou 14 anos