3ª Clássica da Arrábida (1.2)

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,154
2,044
Porto
A edição de 2019 da Clássica da Arrábida vai ligar o Largo de S. João, Palmela, ao Castelo de Sesimbra, através de um itinerário de 182,3 quilómetros, que mantém a impressão digital desta competição: subidas curtas e exigentes e troços de terra-batida.

A partida será dada às 11h40, prevendo-se a chegada cerca das 16h00, na terceira passagem pelo Alto da Serra/Castelo de Sesimbra. Pelo caminho, os corredores vão encontrar quatro prémios de montanha: Palmela (km 98,5), Arrábida (km 133) e Alto da Serra (km 151,5 e 167,7). Os setores de “sterrato” somam 2,5 quilómetros. O mais exigente tem 1400 metros, na Subida da Cobra, na aproximação ao prémio de montanha de Palmela, local onde se espera a primeira seleção de valores.

Mais Informações sobre a Prova:
http://www.classicadaarrabida.com/pt/inicio/
https://www.facebook.com/classicadaarrabida/

Lista de equipas participantes (23):

Continental Profissional:
. Caja Rural-Seguros RGA (Espanha)
. Euskadi Basque Country-Murias (Espanha)
. W52-FC Porto

Continental:
. Aviludo-Louletano
. BAI - Sicasal - Petro de Luanda (Angola)
. Efapel
. LA Alumínios-LA Sport
. Lokosphinx (Rússia)
. Miranda-Mortágua
. Rádio Popular-Boavista
. Sporting-Tavira
. Swiss Racing Academy (Suíça)
. Team Diffedange-GeBa (Luxemburgo)
. Team Wiggins Lecol (Reino Unido)
. UD Oliveirense-InOutBuild
. Uno-X Norwegian Development Team (Noruega)
. Vito-Feirense-PNB

Equipas de Clube:
. ACDC Trofa/Trofense
. Crédito Agrícola/Jorbi/Almodôvar
. Fortunna/Maia
. JV Perfis - Gondomar Cultural
. Jorbi/Team José Maria Nicolau
. Sicasal/Constantinos

Perfil: Palmela - Sesimbra 182,3 Km

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,503
2,565
Conquistas
2
54
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Bem já começo a entrar numa fase em que os resultados terão de ser mais airosos e de acordo com a equipa que temos.A pré-época terminou e vamos dar ao pedal.
Confesso que os resultados até aqui não são nada empolgantes ,mas até entendo.Não é uma critica no mau sentido mas penso ser oportuna.

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,064
185
Morais disse:
Bem já começo a entrar numa fase em que os resultados terão de ser mais airosos e de acordo com a equipa que temos.A pré-época terminou e vamos dar ao pedal.
Confesso que os resultados até aqui não são nada empolgantes ,mas até entendo.Não é uma critica no mau sentido mas penso ser oportuna.
Eu também desejo vitórias e acredito que aparecerão.
Em 2018 foram poucas se comparado com 2017, a ver se este ano retomamos um ciclo mais vitorioso.
Eu acredito que sim dado o potencial da equipa mas também temos que contar com muita oposição, felizmente.
Tens o caso da Póvoa, este fim de semana, em que o Martingil foi mais forte e nós ficámos com o Francisco em 4º. Não se pode dizer que seja um grande resultado mas foi bastante positivo para o rapaz.
Claro que seria mais importante ter o Daniel Mestre a mostrar serviço... vamos lá ver se este regressa aos bons resultados...

Já não concordo quanto aos resultados da época. Na Valenciana estivemos em destaque com presença importante nas fugas, uma das quais esteve prestes a ter sucesso e no Algarve estivemos muito bem com presença no Top10 individual e o 7º por equipas.

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,064
185
Muita expectativa para esta Clássica, era bom poder segui-la mas isso é pedir o impossível.
Nem um resumo no Desporto da 2 deverá ter... não há meios...

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,503
2,565
Conquistas
2
54
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
K92 disse:
Em 2018 foram poucas se comparado com 2017, a ver se este ano retomamos um ciclo mais vitorioso.
Eu acredito que sim dado o potencial da equipa mas também temos que contar com muita oposição, felizmente.
Tens o caso da Póvoa, este fim de semana, em que o Martingil foi mais forte e nós ficámos com o Francisco em 4º. Não se pode dizer que seja um grande resultado mas foi bastante positivo para o rapaz.
Claro que seria mais importante ter o Daniel Mestre a mostrar serviço... vamos lá ver se este regressa aos bons resultados...

Já não concordo quanto aos resultados da época. Na Valenciana estivemos em destaque com presença importante nas fugas, uma das quais esteve prestes a ter sucesso e no Algarve estivemos muito bem com presença no Top10 individual e o 7º por equipas.
Dois pontos a ter em conta quando disse que os resultados nao eram empolgantes de certa forma em estarmos ainda em pré-temporada essa Clássica da Primavera é uma prova de uma etapa e pode dar tudo.
A nível internacional levo em consideração que o nível e muito mais elevado e acrescido dessas equipas já apresentarem outro andamento pois comearam mais cedo e isso é normal o que quis dizer é que já temos mais estrada nas pernas e estou certo que os resultados sejam mais atrevidos.
Não falei em tom de crítica apenas podemos e devemos melhorar muito e isso nao passa necessáriamente por ganharmos alguma prova no circuito internacional.

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,064
185
Morais disse:
Dois pontos a ter em conta quando disse que os resultados nao eram empolgantes de certa forma em estarmos ainda em pré-temporada essa Clássica da Primavera é uma prova de uma etapa e pode dar tudo.
A nível internacional levo em consideração que o nível e muito mais elevado e acrescido dessas equipas já apresentarem outro andamento pois comearam mais cedo e isso é normal o que quis dizer é que já temos mais estrada nas pernas e estou certo que os resultados sejam mais atrevidos.
Não falei em tom de crítica apenas podemos e devemos melhorar muito e isso nao passa necessáriamente por ganharmos alguma prova no circuito internacional.
Concordo, apenas quis ressalvar que a nossa prestação até aqui foi promissora e perspectiva uma boa temporada.
Pode começar já na Arrábida mas eu gostaria muito de vencermos a Alentejana.

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,154
2,044
Porto
K92 disse:
Muita expectativa para esta Clássica, era bom poder segui-la mas isso é pedir o impossível.
Nem um resumo no Desporto da 2 deverá ter... não há meios...
Se houver um acompanhamento em directo no site da prova já era bom. Vamos ver se eles fazem isso.

Se as equipas fizessem umas actualizações nas redes sociais durante a prova também era interessante.

Durante a Clássica da Primavera, a nossa equipa fez alguns directos no FB.

Ainda assim, creio que o site da prova tem programado fazer um relato da prova. 

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,154
2,044
Porto
K92 disse:

Eu por acaso estava à espera de um desempenho mais interessante em Valência, estava à espera de algo mais do que andar em fugas. No Algarve já nos apresentamos a um nível interessante e a nossa prestação correspondeu às expectativas.

No Domingo o Francisco Campos teve um problema mecânico a 200/300 metros da meta, e não conseguiu sprintar a 100%. Com isto não estou a querer afirmar que fosse vencer, mas de certo que tinha dado luta ao rivais mais diretos.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,511
0
27
Porto
As clássicas aqui do burgo têm percursos bem interessantes.

Quanto aos resultados, espero que no périplo já se veja algo de diferente. A Algarvia foi muito positiva, Valencia foi a primeira prova é normal haver ainda ferrugem e estas provas menores de cá não interessam ao menino Jesus. Não dão pontos para o ranking e não são as mais favoráveis para as características dos nossos corredores

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,064
185
Pedrix77 disse:
Eu por acaso estava à espera de um desempenho mais interessante em Valência, estava à espera de algo mais do que andar em fugas. No Algarve já nos apresentamos a um nível interessante e a nossa prestação correspondeu às expectativas.

No Domingo o Francisco Campos teve um problema mecânico a 200/300 metros da meta, e não conseguiu sprintar a 100%. Com isto não estou a querer afirmar que fosse vencer, mas de certo que tinha dado luta ao rivais mais diretos.
Poderia ter sido, sim, mas ainda assim conseguimos mostrar-nos. Se aquela fuga tivesse sido bem sucedida...esteve perto...

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,064
185
Pedro R. disse:

Quanto aos resultados, espero que no périplo já se veja algo de diferente. A Algarvia foi muito positiva, Valencia foi a primeira prova é normal haver ainda ferrugem e estas provas menores de cá não interessam ao menino Jesus. Não dão pontos para o ranking e não são as mais favoráveis para as características dos nossos corredores
Esta Clássica apesar de bastante recente parece ser top.
E conta com concorrência mais forte. Para além da Caja Rural e Euskadi, os ingleses trazem nomes fortes e que já mostraram serviço aqui em 2018 e os noruegueses trazem alguns ciclistas que podem marcar a prova também.

tfernandes

Arquibancada
27 Outubro 2017
107
1
Pedro R. disse:

Esta prova é UCI, pode dar poucos pontos por ser .2 mas dá pontos. As que não dão pontos são as nacionais como a clássica da primavera no último fim de semana. Por isso tudo o que for provas UCI acho que interessam à equipa

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,154
2,044
Porto
K92 disse:
Poderia ter sido, sim, mas ainda assim conseguimos mostrar-nos. Se aquela fuga tivesse sido bem sucedida...esteve perto...
Claramente. Ainda assim o facto de ter sido a primeira prova atenua um bocado as coisas.

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,154
2,044
Porto
tfernandes disse:
Esta prova é UCI, pode dar poucos pontos por ser .2 mas dá pontos. As que não dão pontos são as nacionais como a clássica da primavera no último fim de semana. Por isso tudo o que for provas UCI acho que interessam à equipa

Basicamente, em relação ao pontos da UCI o que vier à rede é peixe

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,511
0
27
Porto
K92 disse:
Esta Clássica apesar de bastante recente parece ser top.
E conta com concorrência mais forte. Para além da Caja Rural e Euskadi, os ingleses trazem nomes fortes e que já mostraram serviço aqui em 2018 e os noruegueses trazem alguns ciclistas que podem marcar a prova também.
Tanto esta como a das Aldeias do Xisto têm excelentes percursos. Por terem excelentes percursos, também mereciam outro tipo de visibilidade e inclusive tratamento por parte da organização. Um exemplo gritante é a altimetria que fizeram para esta prova. Vês o gráfico e parece que acaba numa subida com alguma extensão e no pormenor dos últimos 3km vê-se que essa subida deve ter uns 400m. Acho também absurdo um sector de sterrato de 100m

tfernandes disse:
Sim. Eu no que me referi em termos de clássicas são as anteriores, cujos os resultados foram aqui alvo de escrutínio. Esta e a Clássica Aldeias do Xisto é outra loiça, pois são provas do Europe Tour da UCI e dão pontos para o ranking.

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,154
2,044
Porto
Na Clássica da Arrábida já existiram algumas tentativas de fuga, entretanto anuladas.

Neste momento vai uma fuga de 16 ciclistas na frente e estamos representados com o João Rodrigues.

A fuga leva 2:30 sobre o pelotão. Faltam 100 km para o fim