81ª Volta a Portugal Santander (2.1)

Quem é o favorito a vencer a Volta a Portugal?

• Total de eleitores
    85
  • Votação fechada .

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,163
2,073
Porto
Entre os dias 31 de Julho e 11 de Agosto vai disputar-se a 81ª Volta a Portugal Santander.
A 81ª Volta a Portugal Santander está inscrita no calendário da UCI na classe 2.1.

Mais Informações sobre a Prova:
https://www.volta-portugal.com/
https://twitter.com/VoltaPortugal
https://www.facebook.com/voltaaportugal/
https://www.instagram.com/voltaportugal/
https://www.youtube.com/user/voltaportugal/videos

Lista de equipas participantes (19):

Profissional Continental:
. Caja Rural - Seguros RGA (Espanha)
. Euskadi Basque Country-Murias (Espanha)
. Israel Cycling Academy (Israel)
. Team Arkéa Samsic (França)
. W52/FC Porto

Continental:
. Amore & Vita - Prodir (Letónia)
. Aviludo - Louletano
. BAI-Sicasal-Petro de Luanda (Angola)
. Efapel
. Equipo Euskadi (Espanha)
. LA Alumínios - LA Sport
. Medellin (Colômbia)
. Miranda - Mortágua
. Protouch (África do Sul)
. Rádio Popular - Boavista
. Sporting - Tavira
. Swiss Racing Academy (Suíça)
. UD Oliveirense - InOutBuild
. Vito - Feirense - PNB

Etapas:

Prólogo: Viseu > Viseu 5,93 Km

1ª Etapa: Miranda do Corvo > Leiria 180,60 Km

2ª Etapa: Marinha Grande > Loures (Stº António dos Cavaleiros) 204,93 Km

3ª Etapa: Santarém > Castelo Branco 199,71 Km

4ª Etapa: Pampilhosa da Serra > Covilhã (Torre) 147,35 Km

5ª Etapa: Oliveira do Hospital > Guarda 160,46 Km

6ª Etapa: Torre de Moncorvo > Bragança 194,20 Km

7ª Etapa: Bragança > Montalegre (Serra do Larouco) 160,01 Km

8ª Etapa: Viana do Castelo > Felgueiras (Santa Quitéria) 162,71 Km

9ª Etapa: Fafe > Mondim de Basto (Sra. da Graça) 137,60 Km

10ª Etapa: CRI Vila Nova de Gaia > Porto 19,5 Km

Perfis das Etapas: https://www.la-flamme-rouge.eu/

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,163
2,073
Porto
Northside disse:
Martingil não vai à Volta ? Pareceu me não constar aí na lista de pré inscritos ...
Sim, tens razão.

O Martingil não está na lista de pré inscritos, mas vamos ver depois na lista final.

No Tavira acho que o Nocentini não vai à Volta e se tal acontecer abre-se uma vaga para o Martingil...

Northside

Arquibancada
16 Agosto 2017
423
19
Pelo que vi @Pedrix77 vai ser uma
Volta discutida pelas equipas portuguesas , e a ti que te parece? Dessa listagem pelo menos . Melhor ainda para nós , nesse caso ...

jferreira20

Bancada lateral
30 Junho 2017
858
172
Northside disse:
Volta discutida pelas equipas portuguesas , e a ti que te parece? Dessa listagem pelo menos . Melhor ainda para nós , nesse caso ...
É o habitual.

As equipas portuguesas vivem para a Volta. As outras não.

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,163
2,073
Porto
Northside disse:
Sim, tudo indica que a geral da Volta vai ser discutida pelas equipas Portuguesas, como tem acontecido nos últimos anos. Isto ainda é uma lista provisória, mas a lista final não deve ser muito diferente desta.

Para a geral, para além das equipas portuguesas, diria que só a Medellin apresenta uma equipa com trepadores, mas que a meu ver não tem hipóteses de discutir a geral. Podem discutir etapas, mas a geral acho difícil. Estes ciclistas que eles vão apresentar são os mesmos que nesta altura estão a participar no Tour of Qinghai Lake (prova onde nós também estamos), mas vão chegar aqui na véspera da Volta e vão chegar muito cansados da competição e com uma longa viagem pelo meio. Podem discutir algumas etapas mas sem hipóteses de geral. Para a geral acho que vai ser entre as portuguesas. Para além dos colombianos reconheço capacidades na montanha para o Pierpaolo Ficara da Amore & Vita - Prodir, mas o ano passado já cá esteve e nas etapas da Serra da Estrela e da Senhora da Graça levou 10m no lombo em cada uma das etapas. Tem qualidade, mas dizer que vai fazer top 10 é incerto.

Em relação ao sprint aqui as formações estrangeiras já apresentam nomes com valor e que podem perfeitamente vencer etapas. Assim sem analisar muito a lista apresento aqui alguns nomes a ter em conta: Bram Welten, Clément Russo e Maxime Daniel da Arkea Samsic; Nelson Andrés Soto e Matteo Malucelli da Caja Rural - Seguros RGA; o Edwin Ávila da Israel Cycling Academy; o Marco Tizza da Amore & Vita - Prodir; o Mikel Aristi da Euskadi Basque Country - Murias; na Swiss Racing Academy vejo o Lukas Ruegg com alguma capacidade e na ProTouch o Clint Hendricks.

Em relação ao resto das equipas estrangeiras, a BAI - Sicasal - Petro de Luanda tudo o que seja não levar 10m no lombo em cada etapa já é bom. Os portugueses tem alguma capacidade para aguentar a Volta, mas o resto da equipa vai passar mal. A equipo Euskadi é toda muito jovem, mas é uma equipa com qualidade. Devem procurar fugas e tentar vencer uma etapa desta forma. São nomes com qualidade mas fruto da juventude pode ser difícil aguentar tantos dias de competição com os melhores constantemente. Aqui os ciclistas a ter em atenção são o Unai Cuadrado, que tem boas classificações gerais em provas duras como a Volta a Aragão ou a "Volta da Paz" e o Txomin Juaristi, que fez 6º no Alentejo.

As equipas estrangeiras vão lutar por etapas, em especial ao sprint e às vezes numa possível fuga. Para a geral dificilmente algum se vai intrometer pelos primeiros lugares.

Mas isto é uma lista provisória. Se houver adição de algum nome interessante depois posso-te dizer se este paradigma se pode alterar ou não.

Northside

Arquibancada
16 Agosto 2017
423
19
Pedrix77 disse:
Sim, tudo indica que a geral da Volta vai ser discutida pelas equipas Portuguesas, como tem acontecido nos últimos anos. Isto ainda é uma lista provisória, mas a lista final não deve ser muito diferente desta.

Para a geral, para além das equipas portuguesas, diria que só a Medellin apresenta uma equipa com trepadores, mas que a meu ver não tem hipóteses de discutir a geral. Podem discutir etapas, mas a geral acho difícil. Estes ciclistas que eles vão apresentar são os mesmos que nesta altura estão a participar no Tour of Qinghai Lake (prova onde nós também estamos), mas vão chegar aqui na véspera da Volta e vão chegar muito cansados da competição e com uma longa viagem pelo meio. Podem discutir algumas etapas mas sem hipóteses de geral. Para a geral acho que vai ser entre as portuguesas. Para além dos colombianos reconheço capacidades na montanha para o Pierpaolo Ficara da Amore & Vita - Prodir, mas o ano passado já cá esteve e nas etapas da Serra da Estrela e da Senhora da Graça levou 10m no lombo em cada uma das etapas. Tem qualidade, mas dizer que vai fazer top 10 é incerto.

Em relação ao sprint aqui as formações estrangeiras já apresentam nomes com valor e que podem perfeitamente vencer etapas. Assim sem analisar muito a lista apresento aqui alguns nomes a ter em conta: Bram Welten, Clément Russo e Maxime Daniel da Arkea Samsic; Nelson Andrés Soto e Matteo Malucelli da Caja Rural - Seguros RGA; o Edwin Ávila da Israel Cycling Academy; o Marco Tizza da Amore & Vita - Prodir; o Mikel Aristi da Euskadi Basque Country - Murias; na Swiss Racing Academy vejo o Lukas Ruegg com alguma capacidade e na ProTouch o Clint Hendricks.

Em relação ao resto das equipas estrangeiras, a BAI - Sicasal - Petro de Luanda tudo o que seja não levar 10m no lombo em cada etapa já é bom. Os portugueses tem alguma capacidade para aguentar a Volta, mas o resto da equipa vai passar mal. A equipo Euskadi é toda muito jovem, mas é uma equipa com qualidade. Devem procurar fugas e tentar vencer uma etapa desta forma. São nomes com qualidade mas fruto da juventude pode ser difícil aguentar tantos dias de competição com os melhores constantemente. Aqui os ciclistas a ter em atenção são o Unai Cuadrado, que tem boas classificações gerais em provas duras como a Volta a Aragão ou a "Volta da Paz" e o Txomin Juaristi, que fez 6º no Alentejo.

As equipas estrangeiras vão lutar por etapas, em especial ao sprint e às vezes numa possível fuga. Para a geral dificilmente algum se vai intrometer pelos primeiros lugares.

Mas isto é uma lista provisória. Se houver adição de algum nome interessante depois posso-te dizer se este paradigma se pode alterar ou não.
Nem o melhor blogue de ciclismo faz uma coisa tão completa !! Venha a Grandíssima com o Alarcon de preferência , senão teremos que ganhar sem ele ...

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
14,351
681
Conquistas
1
  • Setembro/16
O grande candidato é o Joni.

Se não estiver doente, claro.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,511
0
27
Porto
Dos estrangeiros, faço referência ao Pierpaolo Ficara. Tem andado bem e pode ser o melhor ciclista de equipas estrangeiras no final.

A Medellín se não tivesse duas semanas na China, e chegasse cá na véspera seria um perigo para a geral.

jpgm97

Bancada central
1 Julho 2016
1,279
77
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Gosto do percurso. Podia ter um CR, mas como acaba aqui no Porto deixo passar.

Já os sprinters devem odiar o percurso. A única hipótese que estou ver para eles é na chegada a Bragança, mas mesmo assim parece dura para os sprinters puros. É capaz de ser uma boa chegada para o Daniel.

Goldkeeper

Bancada lateral
19 Outubro 2015
846
51
Northside disse:
A Medelin está a fazer um Tour of Qinghai Lake muito forte. e vem com as trutas todas para cá. sinceramente penso que nos podem colocar grandes problemas. e nunca é de deixar de fora a caja rural ou a Euskadi, pode haver sempre uma futura estrela espanhola :) mas estes ultimos não acredito tanto.

Estou muito confiante no nosso João Rodrigues. sinceramente penso que se o Alarcon não for. vai ser o nosso melhor homem

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,511
0
27
Porto
jpgm97 disse:

Já os sprinters devem odiar o percurso. A única hipótese que estou ver para eles é na chegada a Bragança, mas mesmo assim parece dura para os sprinters puros. É capaz de ser uma boa chegada para o Daniel.
A etapa entre Gaia e Porto é um CR. 19km

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,163
2,073
Porto
jpgm97 disse:

Eu vejo mais opções para os sprinters para além de Bragança.

Na chegada a Leiria, apesar da passagem pela Serra da Lousã vejo uma chegada ao sprint. Nenhuma equipa se vai por a endurecer o ritmo na contagem de montanha, uma vez que depois ainda faltam 130 Km para o fim. Alguns podem é chegar mais desgastados que outros.

A chegada a St António dos Cavaleiros já pode provocar algumas diferenças, mas vejo alguns homens rápidos como o Avila por exemplo a poder discutir a etapa.

A chegada a Castelo Branco também deve dar sprint se bem que algumas equipas poderão querer endurecer o ritmo na última contagem de montanha, de modo a deixar alguns velocistas em dificuldade, mas acho que as equipas da geral não se vão intrometer nestas lutas...

A etapa de Bragança acho que vai ser mais difícil do que parece. Quem conhece Trás os Montes sabe bem o calor que se costuma sentir nesta região em Agosto e o terreno não vai ser tão plano como mostra o gráfico. Ainda assim dá para o sprint mas alguns devem chegar à meta "com a corda no pescoço"...

Mas claro que isto que eu estou a dizer vai depender sempre do ritmo que vai ser imposto pelo pelotão. Se forem à morte muitos vão passar mal, mas se for um ritmo moderado, vejo 4 etapas para o sprint.

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,163
2,073
Porto
Goldkeeper disse:
A Medelin está a fazer um Tour of Qinghai Lake muito forte. e vem com as trutas todas para cá. sinceramente penso que nos podem colocar grandes problemas. e nunca é de deixar de fora a caja rural ou a Euskadi, pode haver sempre uma futura estrela espanhola :) mas estes ultimos não acredito tanto.

Estou muito confiante no nosso João Rodrigues. sinceramente penso que se o Alarcon não for. vai ser o nosso melhor homem
Não acho que vá ser assim, e explico-te porquê: 1º na china estão quase sempre acima dos 2000 metros de altitude, e com zonas acima de 3000m, quase a trocar os 4000 mil metros, e aqui vão apanhar uma altitude complemente diferente.

Em 2º isto de estar na altitude é benéfico, os ciclistas fazem estágios em altitude e tudo, mas quem vai discutir a Volta nesta fase já deve estar a regressar á base, e no caso dos Colombianos, só chegam a Portugal na véspera do inicio da VP.

Por outro lado eles não estão só a estagiar em altitude, estão a competir, ou seja, o esforço despendido é maior, ainda para mais eles vão terminar a competição dia 27 de Julho, uma competição com 13 etapas, ou seja mais longa que a Volta a Portugal, por isso vão acumular demasiados km em competição com pouco tempo de descanso pelo meio.

Se o fim do Tour of Qinghai Lake tivesse pelo menos 15 dias de intervalo entre o início da Volta a Portugal, diria que o perigo para a geral era maior...