A "fantástica" adesão ao ciclismo

jcc21

Arquibancada
6 Dezembro 2015
393
119
admin disse:
...
E nós? vamos esperar pela Volta para animar a coisa?

Quantos é que estarão no domingo nos Aliados para receber a nossa equipa no final de uma prova tão prestigiante como o GP Jornal de Notícias?
...
Vamos vibrar e ser grandes, ou continuar nesta "clandestinidade" envergonhada?
Vou estar no domingo nos Aliados, como estive domingo passado em Viseu e apenas não estive ontem em Valongo por questões profissionais.

No entanto há aqui algumas questões. Ciclismo não é futebol! Quem vai às ruas apoiar tem de ir para apoiar todos os ciclistas sem excepção, naturalmente com preferências por uns ou por outros mas sempre a apoiar todos, quer o homem da nossa equipa, quer o homem de uma equipa amadora de um lado qualquer que ali vem para a surpresa. Tem de apoiar o espectáculo, a modalidade, o ciclismo de ataque, não tem de tornar isto numa guerra futebolística. Quem vai para a estrada para o fazer então que fique em casa.

Fazendo uma simples comparação entre modalidades, ver ciclismo tem de ser como ver rally: ir pelo espectáculo, pela admiração, não ir para tornar aquilo numa guerra entre os volkswagen ou os hyundai.

Se pensarmos nas clássicas belgas, onde temos o melhor espectáculo do mundo, vemos os adeptos a vibrarem com a prova, com a bicicleta, com os ataques, com a aceleração da equipa a e a resposta da b, com o ciclista que chega a 20min depois de ter caído etc.etc. não os vemos a torcer por x ou por y, até porque o mais provável é o x ou y passar no meio do pelotão e se calhar nem se consegue ver onde ele vai.

Se prefiro que a nossa equipa ganhe? Claro. Mas se no domingo quem chegar aos Aliados em primeiro for o Joni ou o Fonte ou alguém do Sporting, tudo bem na mesma. Retirem o prazer da modalidade e esqueçam essas guerras de outra modalidades e de quem anda atrás do vil metal

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,511
3
28
Porto
jcc21 disse:
Vou estar no domingo nos Aliados, como estive domingo passado em Viseu e apenas não estive ontem em Valongo por questões profissionais.

No entanto há aqui algumas questões. Ciclismo não é futebol! Quem vai às ruas apoiar tem de ir para apoiar todos os ciclistas sem excepção, naturalmente com preferências por uns ou por outros mas sempre a apoiar todos, quer o homem da nossa equipa, quer o homem de uma equipa amadora de um lado qualquer que ali vem para a surpresa. Tem de apoiar o espectáculo, a modalidade, o ciclismo de ataque, não tem de tornar isto numa guerra futebolística. Quem vai para a estrada para o fazer então que fique em casa.

Fazendo uma simples comparação entre modalidades, ver ciclismo tem de ser como ver rally: ir pelo espectáculo, pela admiração, não ir para tornar aquilo numa guerra entre os volkswagen ou os hyundai.

Se pensarmos nas clássicas belgas, onde temos o melhor espectáculo do mundo, vemos os adeptos a vibrarem com a prova, com a bicicleta, com os ataques, com a aceleração da equipa a e a resposta da b, com o ciclista que chega a 20min depois de ter caído etc.etc. não os vemos a torcer por x ou por y, até porque o mais provável é o x ou y passar no meio do pelotão e se calhar nem se consegue ver onde ele vai.

Se prefiro que a nossa equipa ganhe? Claro. Mas se no domingo quem chegar aos Aliados em primeiro for o Joni ou o Fonte ou alguém do Sporting, tudo bem na mesma. Retirem o prazer da modalidade e esqueçam essas guerras de outra modalidades e de quem anda atrás do vil metal
Tão isto

Walter White

Tribuna
16 Junho 2015
2,778
1
Tudo para a estrada... Domingo é dia da consagração dos nossos atletas em pleno coração da cidade.

Eu vou lá estar? E tu?

S

sinal

Guest
Walter White disse:
Tudo para a estrada... Domingo é dia da consagração dos nossos atletas em pleno coração da cidade.

Eu vou lá estar? E tu?
A Ivete Sangalo também. lol

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
3
32
Porto
Eu posso falar como o Pombal falou. Acompanho sempre o que vem aqui sendo escrito por acaso , mas não me meto porque não percebo nada de Ciclismo. Gosto de ver de longe a longe mas com aqueles olhos de ver e não entendido na matéria , por isso prefiro nem sequer comentar. Obviamente que comento mais no futebol porque percebo mais , mas no hoquei e no andebol também comento e percebo ( não como grande entendido mas percebo bem , já joguei andebol e já segui muito hoquei).  No Basquet e no Ciclismo como não percebo patavina , nem sequer comento.

Mas acho que é normal o pessoal não seguir muito o ciclismo nem "movimentar muitas massas". Primeiro porque é uma modalidade vista como secundária e não é das principais modalidades no país. E depois porque só este ano é que regressamos ao ciclismo , é normal que muita gente ainda "esteja às aranhas". Não acho que seja um grande drama. Mas também concordo como alguém disse aqui que o próprio FCPorto não faz por isso. Não há muita interacção com os adeptos nem comunicação em relação à nova modalidade.

S

sinal

Guest
A verdade é que o ciclismo sofre o que as outras modalidades sofrem. O país vive obcecado pelo futebol, não há volta a dar.

O nosso pavilhão apenas enche nos jogos grandes, nos restantes não enche e nem sequer é um pavilhão com uma capacidade por aí além. O mesmo acontece no galinheiro por exemplo.

Curiosamente a RTP2 tem as melhores audiências no Tour e a Eurosport tem também as melhores audiências no ciclismo.

Não há cultura desportiva neste país, depois de 4 em 4 anos, a tugalhada tem a lata de pedir medalhas aos atletas olímpicos, quando andaram 4 anos a c*gar para eles, o tuga é assim mesmo.

Sobre a questão do clube poder fazer mais em termos de divulgação, concordo, mas já me dou contente por ter uma página de facebook actualizada, só peço Twitter, que é aí que a comunidade do ciclismo mais se movimenta.

pauletaoaz

Tribuna
13 Julho 2015
2,962
1,260
Conquistas
3
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Acompanho ciclismo diariamente, até sou capaz de diariamente perder mais tempo a ver noticias e acompanhar este modalidade do que o futebol. No entanto como já alguém comentou anteriormente, não é a paixão por uma equipa que me leva a ver ciclismo, claro que desde que há Porto na estrada prefiro que ganhem os atletas do Porto, mas se ganharem de outra equipa é me igual, acompanho o desporto por toda a componente táctica, por toda a dureza e espectacularidade que faz parte dele. A juntar a isto e talvez o desporto mais imprevisível que há, de um momento para o outro tudo pode mudar, como ainda aconteceu na recente edição do Giro.
Para concluir não é tão fácil acompanhar ao vivo este desporto como o futebol, ou uma modalidade de pavilhão, primeiro porque tirando a Volta as provas portuguesas não têm transmissão televisiva, segundo os horários da modalidade tornam praticamente impossível acompanhar as provas ao vivo, excepto aos fins de semana, por último o próprio clube não faz nada para promover a modalidade, raramente dando destaque às vitórias que temos tido ao longo do ano que já foram algumas.  Acredito que na Volta a Portugal, vamos ver muitos portistas e muito apoio ao Porto pelas estradas, principalmente nas etapas a Norte, porque no fundo essa é a prova que move o ciclismo no país e tem um mediatismo completamente à parte quando comparado com as outras, mesmo com a Volta ao Algarve que muitas estrelas do ciclismo mundial.

Walter White

Tribuna
16 Junho 2015
2,778
1
sinal disse:
A verdade é que o ciclismo sofre o que as outras modalidades sofrem. O país vive obcecado pelo futebol, não há volta a dar.

O nosso pavilhão apenas enche nos jogos grandes, nos restantes não enche e nem sequer é um pavilhão com uma capacidade por aí além. O mesmo acontece no galinheiro por exemplo.

Curiosamente a RTP2 tem as melhores audiências no Tour e a Eurosport tem também as melhores audiências no ciclismo.

Não há cultura desportiva neste país, depois de 4 em 4 anos, a tugalhada tem a lata de pedir medalhas aos atletas olímpicos, quando andaram 4 anos a c*gar para eles, o tuga é assim mesmo.
Liguei o computador para vir escrever exactamente isto que acabaste de escrever.

Não há cultura desportiva em Portugal. Nenhuma. Até mesmo futebolística tenho as minhas dúvidas.
Aqui só se vê o clube que por quem se torce a jogar. Isto no futebol porque nas modalidades é como dizes: só nos grandes jogos e nas grandes decisões.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
17,688
3,953
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
O Ciclismo a nível de clubes grandes já teve o seu tempo, provas de pista com 10.000 a 20.000 pessoas nos antigos estádios das Antas e Alvalade. Depois acabaram com as pistas e foi antes de 1980 creio. A nível de provas por etapas era grande a rivalidade entre Porto, Benfica e Sporting e num tempo que a televisão não dava em direto e havia apenas um canal a rádio era o meio certo para estar informado - estava na praia em Julho e Agosto e não podia faltar o rádio para saber se um dos nossos ganhava a etapa ou mantinha ou conquistava a amarela.
Podia estar aqui muito tempo a falar de uma modalidade que naquela seca de 19 anos no futebol era a alegria dos portistas. Mas esse tempo não voltará porque nada volta a ser o que já foi porque as pessoas são outras, as motivações outras e o longo interregno em que deixamos de ter criou uma barreira dificil ou impossivel de ultrapassar para quem nunca viveu aquilo e mesmo eu que vivi.......foi há mais de 35 anos bolas - tinha 25 e hoje tenho 62.
Perguntem aos benfiquistas que tiveram recentemente ciclismo se a maioria ligava - não perguntei a nenhum mas creio que a maioria não ligava.
O que vai ser o futuro do ciclismo no FCP? Não sei e espero que tenha algum sucesso e que dê para meter umas taças no Museu porque das antigas e foram milhares não vi nenhuma ou quase no Museu. Mas aí entraria num ponto que me custa imenso "entrar" - onde param grande parte das taças que o FCP conquistou em muitas modalidades inclusive futebol?

lmcs19

Arquibancada
9 Abril 2016
450
148
Gosto muito de ciclismo, embora nos ultimos anos nao o tenha acompanhado a nivel nacional. Com a criaçao da nossa equipa voltei a prestar atençao. Domingo vou estar nos aliados, melhor sitio para consagrar os nossos corredores é impossivel !!