André Villas-Boas

Estado
Não está aberto para novas respostas.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,689
2,591
Conquistas
1
  • Bobby Robson
O presidente da AG é sempre alguém com idade. Se o PdC tivesse juízo, até podia ser o presidente da AG do AVB.

Mas o António Tavares fala muito bem ainda assim. O Angelino concordo que está a perder capacidades, viu-se até pelo discurso. Mas vai ser importante porque conhece as coisas muito bem por dentro e do ponto de vista empresarial. Aquela da aposta no intangível foi muito bem metida, quanto a mim.
Não concordo que o Angelino esteja a perder qualidades, acho é que sendo um homem de números não está habituado a falar em público. Pareceu-me mais nervosismo do que questões de idade.
 

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,124
4,389
O Dr. Angelino não tem o "dom" da palavra para falar para audiências, porque tal como ele o refere, é um Homem de números e estas Pessoas são muito isto, racionais.
Se tiver que apresentar um powerpoint com números, uma demonstração de resultados, falarem de custo, empréstimos obtidos, financiamentos, etc, funciona tudo lindamente porque o seu discurso está assente neste suporte, em números, em factos e a linguagem é universal até porque, tipicamente quando estas pessoas discursam, têm sempre uma bom audiência de gente desse "mundo". Ali não foi o caso, o publico em geral foi um publico recetivo à emoção, que quer ver o NGC a sair deste fosso e entrar novamente no rumo da vitoria e do sucesso.
Acho que pelo o seu historial, experiencia na função, conhecimento profundo do FCPorto, é um elemento extraordinário da equipa de Andre Villas Boas.
 
Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,500
7,000
Esmoriz
Sobre o teu 1.º paragrafo, quando falei em insidismo era para te situar relativamente ao meu nivel de conhecimento e não para insinuar que o que aqui escreveste é porque tinhas acesso a informação privilegiada.

Li o post do fridolsberg que recupera, atualiza e complementa um post antigo do Esquerdinha. Tem vários argumentos que eu considero válidos e certeiros que apontam erros da atual administração. Espero que o AVB centre a campanha em alguns deles porque ganhe quem ganhar isso seria benéfico para o clube.

Infelizmente julgo que ele tentará ser o Capitão roby do portismo que sempre foi. Se puder misturar essa figura mitológica com a do Salgueiro Maia do FCP é o que fará. Se vencer as eleições com base nesse cocktail não tenhas duvidas que quando a poeira assentar será esse o estilo de liderança que teremos.

Eu já não odeio o AVB. Quando ele foi para o Chelsea queria que perdesse todos os jogos, até festejava as derrotas do "Judas" como todos lhe chamávamos.
O tempo tratou de suavizar e adormecer esse ódio apesar da minha visão do sucedido não se ter alterado. Não construí novas narrativas sobre a saída do AVB para forçar as pazes que desejava fazer com ele. O que ele fez e disse, está dito, está escrito, pode ser consultado.

É um individuo extremamente inteligente e essa é uma característica que considero essencial para se ser Presidente do clube. Por isso, em determinadas circunstâncias (que não são tão inverosímeis como se possa pensar) era capaz de me focar nessa qualidade e votar nele. Já em 2024.

Não tenho ódio pelo Pinto da Costa. E dificilmente terei, mesmo que o Porto fique em 4.º lugar este ano e passe por uma situação estilo benfica pós Jorge de Brito ou Sporting nas décadas que vivi.

Mesmo que ele venha a falir o clube será, daqui a 100 anos, o portista mais importante da nossa história. Eu até apostava nisso, mas temo não estar cá para que me pagues a aposta.

É graças principalmente a ele que em 1/3 da esperança média de vida dum sportinguista ou benfiquista consegui viver o triplo das alegrias desportivas que eles irão viver juntos se morrerem com 150 anos.

Isto é a constatação dum facto. Não é gratidão. É graças à gestão errática, mais intuitiva que racional, mais imediatista do que estrutural que o Porto chegou onde chegou.

Ao contrário de muitos eu olho para Pinto da Costa hoje e na génese vejo as mesmas qualidade e os mesmos defeitos que sempre teve. O mesmo primado pelas decisões dos homens do futebol, a mesma desvalorização do poder que homens como o FG (FPF), Angelino, FG actual ou Kohler deveriam ter.

A gravidade dessa conduta está no ano em que vivemos. A escala é assustadoramente gigante e uma krasnodarada será um tiro no porta aviões.

No que respeita à gestão desportiva (da equipa de futebol no caso), contesto alguma decisões, mas se eu fosse presidente do Porto e tivesse que contratar um director para mandar no futebol era o Pinto da Costa com 60, 64 ou 86 anos que queria.

O balanço de tudo o que tem feito (mesmo num passado recente) é positivo. Claro que hoje estás muito preocupado com um central e amanhã será o apocalipse quando se vender o Diogo Costa para "alimentar os mamões", mas reconheço-lhe competência, inteligência emocional, zero umbiguismo não se importando de ser humilhado e vexado pelo seu próprio treinador e engolir os sapos necessários se achar que isso é o melhor para a época desportiva do FCP.

A nível de gestão financeira confesso que me revejo em boa parte das criticas.
A parte da gestão desportiva que impacta na gestão financeira de amanhã e nos resultados desportivos de depois de amanhã também me merece vários reparos ao ponto de eu achar possível votar contra PdC (ainda que a mão me tremesse).
Na parte da gestão desportiva que impacta nos resultados desportivos de amanhã, ele é o melhor que temos e que provavelmente teremos.

Nessa componente, o Pinto da Costa é o tipo de homem que se eu tiver no lado do pendura a fazer um percurso que sei de cor e salteado me faz duvidar do melhor caminho.

Virei à esquerda 1000 vezes e naquela viagem se ele me diz para eu virar à direita eu posso achar ridículo porque sempre virei à esquerda como toda a gente sempre fez, mas sigo o seu conselho. Não por simpatia ou gratidão. Porque tenho a noção que sabe mais do que eu e, por isso, merece o beneficio da duvida.

Misturo criticas e elogios e sou capaz de votar em PdC ou contra PdC.
No AVB também sou capaz, mas contra PdC é praticamente impossivel.

Eu só confio na inteligência.
Acho-o um manipulador (o que até poderia ser uma qualidade), mas acho que ele usa essa habilidade mais para ter sucesso no que está a fazer no momento.
Preciso de ir por aqui para chegar ali. Ok? Isso é bom. É bom se o destino final não for sempre o sucesso individual, o concretizar dum objetivo pessoal.

Não acredito na autenticidade comovente do portismo (teve varias oportunidades para regressar como técnico e não quis), não me lembro de nada que ele tenha feito, dito ou demonstrado na vida associativa do clube pré vontade de se candidatar.

Também não acredito que ele tenha vontade de passar pelas agruras de ser Presidente do FCP. A nivel de imagem em Portugal o presidente do FCP que faça o que tem que ser feito para combater o benfica e o regime vive mais períodos de saúde do que de doença.

É preciso sacrifício de vida pessoal se se quiser ser um Presidente presente (como PdC sempre tem sido seja num pavilhão de Matosinhos a ver o voleibol feminino ou em Mafra numa 2ª à noite de chuva) e estomago para passar pelo enxovalho diário externo e interno (basta passar pelo tópico do actual presidente em dias de empate).

O Capitão Roby vai mesmo querer viver o Porto 24 horas por dia e passar por isso?

Faz a tua análise. Um bom principio é perderes umas 10 horas do teu tempo e ler este tópico desde a página 1.
Vais perceber que os mais encarniçados indefetíveis do AVB hoje são os que o abandonarão amanhã sem dó nem piedade porque o que os mobiliza é o ódio pelo empate no domingo passado e a revolta porque é dia de 19 e o benfica apresentou o Rollheiser e onde é que anda o central ?
Também acompanharás a "linearidade" entre o que ele foi dizendo e fazendo na última década (já bem depois de ter saído da 1ª cadeira de sonho que teve)

Eu vejo o AVB como a Alice. Preparadíssimo para viver o sonho no país das maravilhas.

Quando se fala em votos há sempre aquela velha pergunta: "A quem compravas um carro em 2ª mão?" - procura-se honestidade acima de tudo.

Neste caso, eu simulo que o FCP é a nossa filha e pergunto: "Com quem casavas a tua filha?" - procura-se autenticidade e grau de vinculo do afeto de hoje.

Ser Presidente implica estar lá na "saúde" e na "doença". Não deve ser "até que a morte os separe" mas casar uma filha com o Capitão Roby é sempre de desconfiar.
É engraçado que prefiras casar uma filha com alguém como o PdC (que já vai no quinto casamento, e que já fez o combo casar duas vezes com a mesma mulher, casar com uma ex-prostituta, e casar com uma mulher mais nova que conheceu nas férias e que é mais nova do que os filhos) do que com um gajo que está com a mesma mulher há anos.

Mas isso é um pormenor.
A autenticidade comovente do portismo do AVB é apenas uma forma de chegar ao coração dos sócios, é um embrulho para as suas propostas. Mas curiosamente foi uma coisa que se falava muito na altura em que era treinador cá, como tinha um discurso capaz de galvanizar a equipa, que apelava ao sentimento, à revolta, à capacidade de corrigir as injustiças. Prefiro isso à conversa batida e inconsequente do centralismo lisboeta e dos inimigos externos.

mas a verdade é que o futebol não tem muitos segredos e passa muito por:
- valorizar jovens atletas formados no clube
- ter uma rede de scouting alargada e capacidade negocial para chegar lá mais cedo que a concorrência
- ter um conjunto de treinadores competentes, capazes de identificar e valorizar talento e corrigir deficiências
- manter boas relações com boas equipas europeias para promover vendas e um ou outro empréstimo, estilo o que já tivemos com o Madrid
- capaz de ter influência no centros de decisão e promover roturas, caso não haja alternativa
- perceber a importância das redes sociais em 2024. exemplo: o marcos leonardo tinha acabado de chegar ao fefic e já se lia na sport bible que era o novo Darwin. um gajo qualquer da equipa B joga em Milão contra o Inter e o Romano já está a fazer um tweet sobre os duelos ganhos por esse jogador.

Tirando isto, futsal, futebol feminino, mais uma ou outra modalidade são nice to haves, que não fazem ninguém ganhar eleições.

O problema é que um gajo que nunca foi presidente do clube não tem maneira de dizer "vamos fazer isto melhor do que os anteriores" sem dizer "acreditem em mim quando digo que vamos fazer isto melhor do que os anteriores" e daí a necessidade de apelar ao sentimento.

No fundo, o que vai decidir as eleições, numa altura em que o clube está financeiramente numa posição critica , é se :
1 - prefiro um gajo novo, com um discurso contemporâneo e uma equipa competente, capaz de transformar e modernizar o clube ao mesmo tempo que mantêm as suas caracteristicas únicas
2 - acho que isso vai ser feito por uma pessoa de 86 anos, rodeado de vira-casacas e yes-mans e cuja estratégia é ir à champs, comprar jogadores ao Famalicão, Braga e Portimonense e vendê-los ao mercado que estiver a dar mais dinheiro na altura, que foi exactamente o que nos trouxe a este estado
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
17,860
14,470
O Dr. Angelino não tem o "dom" da palavra para falar para audiências, porque tal como ele o refere, é um Homem de números e estas Pessoas são muito isto, racionais.
Se tiver que apresentar um powerpoint com números, uma demonstração de resultados, falarem de custo, empréstimos obtidos, financiamentos, etc, funciona tudo lindamente porque o seu discurso está assente neste suporte, em números, em factos e a linguagem é universal até porque, tipicamente quando estas pessoas discursam, têm sempre uma bom audiência de gente desse "mundo". Ali não foi o caso, o publico em geral foi um publico recetivo à emoção, que ver o NGC a sair deste fosso e entrar novamente no rumo da vitoria e do sucesso.
Acho que pelo o seu historial, experiencia na função, conhecimento profundo do FCPorto, é um elemento extraordinário da equipa de Andre Villas Boas.
espero que não se deixe é passar a ideia de que foi ele no cargo que levou o Porto ao fairplay financeiro. Isso é uma mentira que só mesmo um dejecto como Otávio é que viria lançar na televisão.
Há muitas formas De provar que isso é treta e de mostrar que o Angelino sai do Porto por discurdar da mudança de gestão da SAD!
 

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,124
4,389
espero que não se deixe é passar a ideia de que foi ele no cargo que levou o Porto ao fairplay financeiro. Isso é uma mentira que só mesmo um dejecto como Otávio é que viria lançar na televisão.
Há muitas formas De provar que isso é treta e de mostrar que o Angelino sai do Porto por discurdar da mudança de gestão da SAD!
Pois, também espero que tal situação não aconteça.
AVB está a fazer uma campanha positiva, pela positiva, mas correr imensos riscos também, por já se percebeu que vale e valerá tudo para estes que pretendem se manter no poder, portanto as narrativas estão fortes e surgem de todos os lados, por parte de PC e companhia.
Acredito que AVB se vai salvaguardar destas situações, quero acreditar que sim, até porque, também quero acreditar que muitos associados e adeptos do NGC também sabem ver, ler e pensar por si, portanto compreendem o momento e toda a evolução negativa que o CLube tem sofrido ao longos de muitos anos a esta parte, sem o apoio do Dr. Angelino.
Mas ajudará muito que esta candidatura de AVB que está a ser feita com muita etica, com coragem, com muito positivismo e de proximidade, va dando respostas no momento certo.
Para a semana o diretor financeiro será apresentado/conhecido portanto acredito que sem se focar em nomes e nos passado dirá de sua justiça.
Isto vai ser um sufoco...
 
Última edição:
  • Like
Reações: Fernando Resende

administrador

Administrator
Staff
6 Junho 2016
2,422
2,108
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20

Passamos a concentrar a discussão sobre o André Villas-Boas, no tópico mais acima. Este tópico ficará encerrado até que as eleições terminem. Se terminarem com a vitória de AVB, este tópico será transferido para a nova secção e desbloqueado. Não sendo eleito, voltaremos a re-abrir este.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.