António Folha - Treinador

fgomes

A história não é benevolente em quem não votar AVB
26 Maio 2014
18,548
34,367
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
A equipa B, em meu entender, deve ser o "forno" para aquecer os jogadores para a A.
Não ter medo de apostar em miúdos diferenciados, de escalões inferiores aos sub-19 e potencia-los quão breve quanto possível, dar-lhes rotinas idênticas às do plantel principal.
Pô-los a a jogar e a acreditar num sistema tático que facilite a entrada na equipa principal.
O que pergunto é:
Com Folha isso está a acontecer?
Havia jogadores com potencial que foram aproveitados e maximizados?
Havia coerência tática e de aposta nos jogadores utilizados?
Alguém saiu valorizado desta época?
Chegamos ao fim de mais um campeonato e a porta que se abre é a novas negociatas prá B?
Não sei se Folha é bom treinador.
Sei que não serve.
Gostei do post, sinceramente, penso da mesma maneira, mas… As vezes alguém corta a luz ao forno.
 

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
24,783
14,358
Depois de anunciada a renovação, Folha:
“É sempre especial e é dar continuidade ao trabalho que temos feito. Agradeço a confiança que continuam a depositar em mim. Esta renovação nunca esteve em causa, ao contrário do que se andou por aí a dizer, porque se há pessoa que tem palavra, é o nosso presidente. No pior momento da minha vida, numa conversa que tive com ele pelo telefone, sem saber como eu iria ficar, disse-me que o nosso casamento era para a vida. Por isso, se a minha continuidade dependesse de mim, nunca estaria em causa, pois nunca cuspo no prato em que como. Sou muito grato a este clube e estou muito feliz por estar aqui. Agradeço a todos por esta confiança e, da minha parte, vou dar o meu máximo, juntamente com a minha equipa técnica, para continuarmos a fazer um bom trabalho no FC Porto B”
...
A renovação foi um prêmio pelo quê!?
Renova-se pelo bom trabalho desenvolvido que não aconteceu (e nao pode ser avaliado com bom a meu ver), ou pela promessa a um amigo do clube!? Uma equipa B de um colosso europeu precisa de um treinador diferente e com outras valências.
 

JoseDragao

Tribuna
15 Agosto 2021
4,584
5,065
Meu, uma coisa seria estarmos aqui a esgrimir argumentos sobre as qualidade do Folha como treinador, o que percebe, o que não percebe, a sua comunicação antiquada, o futebol demasiado conservador e para o ponto que obsta a uma concreta evolução qualitativa dos jovens etc.

Agora tu não desistes se pisar constantemente a dignidade de um homem que tem se calhar mais anos de FC Porto que muitos de nós de vida, o Folha pode ser fraco como treinador, a equipa B precisar de outro tipo de comando etc. Agora não se admite, o Folha é um portista enorme, esteve cá muitas vezes com opções melhores, aceitou voltar ao clube depois de dispensado, para um papel de alternativa quando era um ídolo no Standard.
Aqui cospe-se com facilidade na dignidade das pessoas.
E isso é fraco, é de fraca rês.
Mais anos a ser pago pelo clube faz dele mais portista do que nós porquê?

Já falei vezes demais sobre o Folha e do porquê de não o considerar honesto. Até chegou a meter o filho a ala...
 

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
11,679
17,872
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
dia triste para quem acompanha a equipa B.
Treinador que para além de limitado anda a jogar com sistemas e a preparar consequentemente os jogadores para sistemas onde nunca vão jogar na equipa principal, futebol fraco e pouca voz de comando.
Mais um ano na luta por ficar em 14º
 

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
18,354
7,920
No futebol como na política há prêmios para incompetência.
Assim é o caso do Folha, deve ter renovado e sido premiado por ter evitado a descida de divisão. Só pode.
 

JoseDragao

Tribuna
15 Agosto 2021
4,584
5,065
Voltando ao tópico do treinador da equipa B. Não nos podemos esquecer do, na minha, opinião brilhante trabalho que o António Folha realizou na sua primeira passagem pelo FCP. Tanto nos escalões de formação como na equipa B. Damos muito mérito ao Luis Castro pela conquista da segunda liga mas esquecemo-nos do trabalho que o Folha realizou nos juniores com alguns desses jovens. Uma quantidade significativa desses jovens nunca voltaram a demonstrar o futebol que apresentaram sobre o comando do António Folha tanto nos juniores como na equipa B.
Os títulos na formação não são o principal objetivo mas não deixam de ser importantes e muito dificilmente (como já foi referido aqui) veremos outro treinador como o Folha a nivel de títulos na formação.
Quanto à primeira passagem do Folha pela equipa B, acho que foi extremamente positiva. Tanto a nivel de resultados como a nivel de projeção de jogadores não só para a equipa A como "alimentar" equipas mais modestas do nosso campeonato e de divisões estrangeiras.
Quanto ao futebol jogado (que sempre foi de grande qualidade desde os tempos dos juniores) o que salta à vista é a primeira metade da época 17/18. Porventura o melhor futebol praticado pela nossa equipa B desde a sua reimplementação. Não fosse ter perdido a espinha dorsal da equipa em Janeiro, assim de repente lembro-me do Dalot (equipa A), Jorge Fernandes (Tondela), André Pereira (Setúbal), Galeno e Fede Varela (Portimonense) e Rui Pires (lesão grave), e muito provavelmente teríamos sido campeões. No entanto isso não é o mais importante e o objetivo da equipa B foi atingido (assim como esta época mas já lá vamos) projetando vários jogadores para a primeira liga não só em Janeiro como no final da época.
No Portimonense, ao contrário do que se diz, realizou um excelente trabalho enquanto lhe deram condições para isso. Mas não vou aprofundar mais porque não nos diz respeito a nós portistas.
Neste regresso à equipa B, na minha opinião, o Folha tem feito o trabalho possível.
Se analisarmos a nossa formação por gerações acho que é consensual que as gerações de 2001 e de 2002 são as mais parcas em talento. Gerações que em teoria deveriam neste momento ser a base da equipa B. Torna-se ainda mais preocupante esta situação visto que alguns dos jogadores mais talentosos destas gerações saíram para outros patamares (Fábio Silva, Francisco Conceição) e a SAD falhou redondamente em acrescentar reais opções a uma equipa já de si fraca (não podemos ter medo das palavras) e desfalcada das suas melhores individualidades. Posto isto, e não tirando culpas ao Folha porque ele também teve culpas por certas opções tomadas, não vejo como alguém poderia fazer substancialmente melhor tendo em conta as limitações do plantel. Talvez isto ajude a explicar o estilo de jogo pragmático adotado pelo treinador em grande parte da época contrastando com o que mostrou na sua primeira passagem no clube.
No entanto, não podemos dizer que o objetivo da equipa B esta época não foi cumprido visto que foram vários os jogadores chamados à equipa A e alguns até foram utilizados. Na próxima pré época da equipa A certamente também estarão presentes 2/3 jogadores que pontificaram esta época na equipa B.
Posto isto, sinceramente não percebo inúmeras criticas que fazem ao António Folha. Muitas delas desrespeitosas até. Não fez um trabalho brilhante mas fez um trabalho competente dentro das enormes limitações.
Vamos lá conversar com calma.

Concordo com a primeira metade do teu comentário. Faz um bom trabalho na primeira passagem por cá.

Não concordo com a segunda. Tem plantel para melhores resultados e, principalmente, para melhores exibições. Podemos ir posição por posição mas acho que não vale a pena.

A mim o que me faz mais confusão é a aposta no Bernardo. Eu até acho que o miúdo não tem culpa mas fez exibições horríveis umas atrás de outras e joga sempre. Jogou a 6,a 8, a 10 e até a ala.

Sabes quais as as principais causas de problemas nas empresas em que se trabalha em equipa : sensação de injustiça e falta de reconhecimento. E isso foi claro no caso dos Folha.
 

Bleu

Bancada central
12 Agosto 2020
1,068
978
Embora admire o Homem António Folha, creio que como treinador é fraco para liderar a nossa equipa B, como tal preferiria que fossem buscar o Ricardo Sousa ao Mafra.
Também concordo... ganhou 2 Premier League International Cup mas na B, como no Portimonense, não se vê as equipas a fazer grandes jogos... Mas também aceito que a nossa equipa B vai perdendo qualidade de época para época.
 

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
3,430
1,674
33
Lisboa
Também concordo... ganhou 2 Premier League International Cup mas na B, como no Portimonense, não se vê as equipas a fazer grandes jogos... Mas também aceito que a nossa equipa B vai perdendo qualidade de época para época.
com tanta contratação não se compreende :rolleyes:
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,729
1,272
24
Barcelos
Tenho a sensação que a esmagadora maioria que na época passada vilipendiava o Folha aqui vai ter que engolir um enorme sapo. Vou ansiosamente esperar pelos próximos capítulos
 
  • Wow
Reações: vitor oliveira

fgomes

A história não é benevolente em quem não votar AVB
26 Maio 2014
18,548
34,367
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
A equipa B, tradicionalmente, é o quartel general do clube das chupetas, é só contratações que valha me Deus nossa senhora, limpeza precisa-se, a fundo.