Estou honestamente a gostar do troca de ideias deste tópico. Deixo mais uma ideia sem nomes porque parece-me que por uma questão de gratidão não querem ver o óbvio.
A Sad do FcPorto não é uma loja de um aglomerado é um todo.
Tal como uma cadeia de lojas tem um chefe de compras, e um presidente. Este chefe pode negociar contactos com uma marca de cerveja. Fica com a marca mas leva com as águas, a cola, os sumos todos da mesma marca. É um pacote. Depois paga comissão por cada produto vendido, por vezes paga se não vender produtos acessórios.
Os negócios da Sad FcPorto foram assim. Compravam quase em pacote pq os fundos seriam o cash. Levávamos o bom é o mau. Por vezes o mau, algum que ainda aí anda saia bom e era uma alegria - lucro con chissoko por ex... Por vezes o suposto bom saia mau e era uma desgraça. Temos p.ex. O Quintero.
Mas foi dando títulos e lucro. E o que nos interessa a curto prazo são títulos.
O que falhou foi não cimentar este lucro numa base sólida - falhou a aposta em activos próprios. Falhou a formação e o scouting fora destes negócios. O produto barato que vira moda. Os angry birds.
Ou seja, as lojas venderam muito mas não criaram um produto próprio logo ficaram sempre dependentes da moda e da qualidade do produto do mercado a que acendiam ao preço imposto. Aos poucos o sistema cristalizou.
Mas depois apareceram outros fulanos a querer colocar os seus produtos o que fizeram contra o monopólio que existia e gastando recurso. Era como ter cola e Pepsi para a mesma loja e quem decidia quem colocar era o presidente que indicava o fulano que geria a loja - treinador. É diferente ter um produto à altura dos olhos que na prateleira de baixo. Claro que o chefe de compras fica lixado porque perde negócios, perde comissões, perde a face e o clube começa a ter de pagar mais pelo produto. Acumulam-se os activos tóxicos e chega-se a um ponto em que tens o armazém cheio de água com gás para fornecer o "Maior" em S. roque de vinho da casa.
Se queriam mudar de rumo assumiam. Este foi o erro. Deixar ficar as duas opções até destruir todo um modelo fez implodir o negócio.
O culpado é toda a administração. A mudança do chefe de compras ou já devia ter sucedido ou então mantinham a via que traziam e mandavam passear os concorrentes.
Já agora. Pdc é quase octogenário. Vive num tempo que não é o nosso e acredito que tem poucos conselheiros desinteressados. A sua perspicácia não impediu três traições mediáticas que muito mal fizeram ao clube: do kadaffi que lhe copiou o jogo; do filho que lhe vendeu a intimidade e da puta do Zé dos cães que o arrastou na lama.
Pior do que isso Antero não conseguirá fazer.