Super Dragões

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Esses teus argumentos só me dão razão!

Até agora falaste em terrorismo, bêbados num café, a seguir falas que é melhor fechar as escolas porque lá existe bullies.

O único argumento é essa tua última frase e não é argumento nenhum.

A única situação parecida com terrorismo em Portugal foi causada por uma claque.

Tu não viveste, nem eu, mas um primo meu que agora está no Luxemburgo, vivia os SM e fez parte daqueles arrastões muito interessantes nas estações de serviço. Gabava-se do terror que causavam nas funcionárias cada vez que lá iam. Felizmente e após umas boas correadas do pai, aprendeu e hoje é um rapaz tranquilo e com uma família e um grande Portista!

As claques já mataram gente em Portugal, caso não saibam... O rapaz no Jamor. Aquele que quase ficou sem a cabeça ao lado do galinheiro.

Os inúmeros ataques que os bárbaros do Vitória fazem aos adeptos, não claques, dos adeptos adversários.

Só neste país da República das bananas é que se permite gente desta que está acima da lei.

Quem se junta a eles, desculpem-me ou são incautos, ou precisam de fazer parte de algo na vida para se sentirem vivos ou andam tentar mamar algo.
Portanto, todas as claques são más?
Enfim, vá-se lá entender estes pensamentos.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Sim são.
As suas vantagens são arrasadas pelas desvantagens.
Por isso sim, é mau.
Eu faço parte de uma claque de hóquei em patins e não há problemas nenhuns. E a maioria dos que fazem parte de claques igual. Pessoas com decência. Tu pegas numa pequena parte (que também existem em ruas, em shoppings, porque eles não existem só no estádio) e generalizas.
Uma claque é algo positivo, é uma forma diferente de ver desporto, conheces pessoas e crias amizades. Confusões há sempre e no distrital, certamente viste isso várias vezes (e com pessoas mais velhas e "mais educadas").
Portanto, para mim, claques deveriam sempre existir. E de preferência, sem a estupidez deste cartão de censura.
 

karaya75

Arquibancada
4 Março 2019
237
357
os super mamões já não são uma claque, são um grupo de pessoas lideradas por gente que coloca os seus interesses acima do clube, os lideres do sm e os membros da sad já parasitam o clube há demasiado tempo.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,998
Gaia
É assim que eu vejo no Estadio o apoio à equipa:
-anos 70 e até meados dos 80 nas Antas, ambiente dominado pelo chamado Tribunal (Superior Sul) SEM Claques organizadas (a sentir se mais efeitos só após 1986), muito apoio em jogos decisivos, mas quando a equipa jogava mal havia vaias monumentais e jogadores mal tratados como Semedo, Jairo e outros.
-anos 90 até meados de 00 as claques começam a dominar, mas quase sempre em consonancia com o resto da massa associativa
-cerca de 2008 até agora ambiente dominado pelos SD, em dissonancia com o resto da massa associativa e publico, que se tem demitido de apoiar a equipa em muitos jogos, havendo um cada vez mais sentimento de apoio pipoqueiro

Síntese: As claques tiveram um relevo histórico nos anos 80 de implantação, uma vez que serviram como escudo de defesa do clube em muitos campos onde até a nossa camioneta saia com os vidros todos partidos (nós adeptos eramos uns herois em campos como Portimão, Faro, Alvalade, braga, etc). Curiosamente em setubal e na luz não tinha medo de ir.
Atualmente as claques têm o efeito preverso de sentirem que devem apoiar sempre a equipa, raramente vaiam e ANULAM o resto do publico que deixa para eles a obrigação de apoiar. Em casa é URGENTE que o publico e massa associativa em geral volte a apoiar como se fossemos as unicas vozes.
 
  • Like
Reações: Dragon G

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,518
3,592
É assim que eu vejo no Estadio o apoio à equipa:
-anos 70 e até meados dos 80 nas Antas, ambiente dominado pelo chamado Tribunal (Superior Sul) SEM Claques organizadas (a sentir se mais efeitos só após 1986), muito apoio em jogos decisivos, mas quando a equipa jogava mal havia vaias monumentais e jogadores mal tratados como Semedo, Jairo e outros.
-anos 90 até meados de 00 as claques começam a dominar, mas quase sempre em consonancia com o resto da massa associativa
-cerca de 2008 até agora ambiente dominado pelos SD, em dissonancia com o resto da massa associativa e publico, que se tem demitido de apoiar a equipa em muitos jogos, havendo um cada vez mais sentimento de apoio pipoqueiro

Síntese: As claques tiveram um relevo histórico nos anos 80 de implantação, uma vez que serviram como escudo de defesa do clube em muitos campos onde até a nossa camioneta saia com os vidros todos partidos (nós adeptos eramos uns herois em campos como Portimão, Faro, Alvalade, braga, etc). Curiosamente em setubal e na luz não tinha medo de ir.
Atualmente as claques têm o efeito preverso de sentirem que devem apoiar sempre a equipa, raramente vaiam e ANULAM o resto do publico que deixa para eles a obrigação de apoiar. Em casa é URGENTE que o publico e massa associativa em geral volte a apoiar como se fossemos as unicas vozes.

Belo post onde destaco o ultimo paragrafo pois está lá o retrato real da actualidade.
Já agora porque na altura Setúbal e Luz não te deixavam com medo ao contrario das outras? Nos anos 80 inicio dos anos 90 em Portimão e Faro os nossos autocarros eram sistematicamente apedrejados.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,626
64,632
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Eu faço parte de uma claque de hóquei em patins e não há problemas nenhuns. E a maioria dos que fazem parte de claques igual. Pessoas com decência. Tu pegas numa pequena parte (que também existem em ruas, em shoppings, porque eles não existem só no estádio) e generalizas.
Uma claque é algo positivo, é uma forma diferente de ver desporto, conheces pessoas e crias amizades. Confusões há sempre e no distrital, certamente viste isso várias vezes (e com pessoas mais velhas e "mais educadas").
Portanto, para mim, claques deveriam sempre existir. E de preferência, sem a estupidez deste cartão de censura.
O cartão é algo positivo, na medida em que dificulta a entrada desta gente nos estádios .
Espero um governo com coragem para as proibir de vez.

No Amares também existe claque, com meia dúzia de artolas munidos de bombos e gaitas...

Mesmo assim já arranjaram problemas em S Eulália, Torcato e etc, tendo que ser os !jogadores! do próprio clube a acalmar as coisas.
 

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,078
2,443
Nunca conheci um SM decente na minha vida.
Conheço gente, aliás amigos meus, que gosta dos SM mas nunca se juntaram a eles.

Eu sei bem a que é que os C95 ( apesar de ser contra a sua existência ) são leais... Os SM duvido muitíssimo!
Sou grande crítico do que se tornou a claque! E manifesto isso, mesmo nos jogos fora em que perdemos e cantam na mesma! O que deves estar chateado é de serem pagos pela Sad para fazerem de guarda costas, de terem benesses enriquecer! E apesar de não dizeres que existem menbros da claque decentes, mencionas isso em relação às pessoas que conheces e ninguém pode te contrariar porque nós não sabemos quem conheces! Mas posso te dizer que existe gente decente e de bem na claque! Mas que a claque deveria de acabar ? Sim! Quanto ao C95, é diferente, mas também tem gente muito boa e gente má! Eu conheço ambos! Também deviam de acabar! Ou pelo menos mudar totalmente os moldes das mesmas. E principalmente defenderem o clube e não os seus interesses, no caso dos seus responsáveis!
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
O cartão é algo positivo, na medida em que dificulta a entrada desta gente nos estádios .
Espero um governo com coragem para as proibir de vez.

No Amares também existe claque, com meia dúzia de artolas munidos de bombos e gaitas...

Mesmo assim já arranjaram problemas em S Eulália, Torcato e etc, tendo que ser os !jogadores! do próprio clube a acalmar as coisas.
Mas também dificulta a entrada para essas zonas de pessoas decentes que gostam de ver os jogos a cantar. Pessoas como o @nuno queiros, por exemplo. Pessoas que não podem ser acompanhadas pelos filhos. Isto é obviamente censura e uma medida discriminatória.
Isso aconteceria mesmo que não se juntassem. Em Riba d'Ave, na Oliveirense, sempre houve confusão (o meu avô chegou a andar bastantes vezes nessas confusões) e não havia claques lá. Resumindo, o problema está nas pessoas sempre, a forma como estão organizadas acaba por ser pouco mais do que indiferente.
 

IDS

Superior
30 Março 2016
96
97
O cartão é algo positivo, na medida em que dificulta a entrada desta gente nos estádios .
Espero um governo com coragem para as proibir de vez.

No Amares também existe claque, com meia dúzia de artolas munidos de bombos e gaitas...

Mesmo assim já arranjaram problemas em S Eulália, Torcato e etc, tendo que ser os !jogadores! do próprio clube a acalmar as coisas.
Vieira saí de Amares e vê o mundo, ou então vai para padre!
Com que então as claques são o que de mais abominável há no mundo, os seus membros são autênticos animais irracionais só porque gostam de se manifestar no apoio à equipa em vez de ver o jogo sentado, num universo de milhares de super dragões não ha pessoas decentes segundo o que tu dizes, olha la se um dia ficas doente e precisas que algum membro de uma claque te cure ou tome conta de ti, ou se algum dia precisas de um arquitecto ou um engenheiro ou até de um trolha que faça parte de uma claque, ou um polícia que também os ha e nos SD! saí de casa vieira vê o mundo, em casa também se tropeça e bate se com a cabeça!

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,626
64,632
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Mas também dificulta a entrada para essas zonas de pessoas decentes que gostam de ver os jogos a cantar. Pessoas como o @nuno queiros, por exemplo. Pessoas que não podem ser acompanhadas pelos filhos. Isto é obviamente censura e uma medida discriminatória.
Isso aconteceria mesmo que não se juntassem. Em Riba d'Ave, na Oliveirense, sempre houve confusão (o meu avô chegou a andar bastantes vezes nessas confusões) e não havia claques lá. Resumindo, o problema está nas pessoas sempre, a forma como estão organizadas acaba por ser pouco mais do que indiferente.
Completamente diferente.
Uma coisa é ires com um grupo de amigos e alguém arranjar confusão contigo e haver oa naturais confrontos devido aos laços...

Outra diferente é claques que no seu cerne está a provocação barata, a criminalidade, a droga, o braço armado da direcção, a intimidação muitas vezes a adeptos do mesmo clube...

Já fui com um grupo de amigos Portistas ao galinheiro, fiquei na central deles ( coisa que pelo menos uma vez na vida todo o Portista deve experimentar ), estávamos identificados com alguns adereços do FCP, festejamos os golos ( Zé Luís e Moussa ) e apesar de alguma tensão e olhares cortantes não nos aconteceu nadinha e ainda tive no fim um lampião a pagar imperiais ao grupo ( 4 ).

Se fosse para o meio dos símios dos NN hoje não estava cá para contar a história.

A mesma coisa para o resto das claques.

Vejo grupos de adeptos dos lamps fora da jaula no Dragão e são raras as vezes em que existe vias de facto... Já nos SM saíam de lá para a morgue. Sabes porquê?
Porque nos outros locais não existe uma predisposição para a violência e para o confronto físico.

Uma pessoa decente no meio daqueles babuínos acaba contagiada pelo resto.

Levar uma criança para o meio das claques?

Por amor de Deus, a criança devia de ser imediatamente retirada aos pais! Imediatamente!
 
  • Like
Reações: CentralDoDragão

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,626
64,632
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Vieira saí de Amares e vê o mundo, ou então vai para padre!
Com que então as claques são o que de mais abominável há no mundo, os seus membros são autênticos animais irracionais só porque gostam de se manifestar no apoio à equipa em vez de ver o jogo sentado, num universo de milhares de super dragões não ha pessoas decentes segundo o que tu dizes, olha la se um dia ficas doente e precisas que algum membro de uma claque te cure ou tome conta de ti, ou se algum dia precisas de um arquitecto ou um engenheiro ou até de um trolha que faça parte de uma claque, ou um polícia que também os ha e nos SD! saí de casa vieira vê o mundo, em casa também se tropeça e bate se com a cabeça!

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk
O Super Dragão viajante...
Já acumulou milhas em jaulas do aeroporto ao estádio e do estádio ao aeroporto.

E claro, em estações de serviço...
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Completamente diferente.
Uma coisa é ires com um grupo de amigos e alguém arranjar confusão contigo e haver oa naturais confrontos devido aos laços...

Outra diferente é claques que no seu cerne está a provocação barata, a criminalidade, a droga, o braço armado da direcção, a intimidação muitas vezes a adeptos do mesmo clube...

Já fui com um grupo de amigos Portistas ao galinheiro, fiquei na central deles ( coisa que pelo menos uma vez na vida todo o Portista deve experimentar ), estávamos identificados com alguns adereços do FCP, festejamos os golos ( Zé Luís e Moussa ) e apesar de alguma tensão e olhares cortantes não nos aconteceu nadinha e ainda tive no fim um lampião a pagar imperiais ao grupo ( 4 ).

Se fosse para o meio dos símios dos NN hoje não estava cá para contar a história.

A mesma coisa para o resto das claques.

Vejo grupos de adeptos dos lamps fora da jaula no Dragão e são raras as vezes em que existe vias de facto... Já nos SM saíam de lá para a morgue. Sabes porquê?
Porque nos outros locais não existe uma predisposição para a violência e para o confronto físico.

Uma pessoa decente no meio daqueles babuínos acaba contagiada pelo resto.

Levar uma criança para o meio das claques?

Por amor de Deus, a criança devia de ser imediatamente retirada aos pais! Imediatamente!
Faço-te um convite: vai para o meio dos adeptos normais em Riba d'Ave gritar golo dos adversários e vês o que te acontece. Não estou a falar de claque, falo mesmo de adeptos normais. Ou sais de lá a bem ou a mal, mas sais, de certeza.
Sabes que a bancada não é totalmente o grupo do Macaco, não sabes? Podes gostar de estar lá a cantar, com o teu filho. Qual é o problema mesmo?
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,626
64,632
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Faço-te um convite: vai para o meio dos adeptos normais em Riba d'Ave gritar golo dos adversários e vês o que te acontece. Não estou a falar de claque, falo mesmo de adeptos normais. Ou sais de lá a bem ou a mal, mas sais, de certeza.
Sabes que a bancada não é totalmente o grupo do Macaco, não sabes? Podes gostar de estar lá a cantar, com o teu filho. Qual é o problema mesmo?
De certeza que saio lá melhor do que se gritar golo do slb no meio dos SM.

Se tu não vês problema, e já tens mais idade do que eu penso, então não sou eu que to vou explicar.

Cada vez existe menos crianças nos estádios, por algum motivo é.
 

IDS

Superior
30 Março 2016
96
97
O Super Dragão viajante...
Já acumulou milhas em jaulas do aeroporto ao estádio e do estádio ao aeroporto.

E claro, em estações de serviço...
Jaulas tens tu nessa mentalidade tão pequenina ó supra sumo da decência!

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
De certeza que saio lá melhor do que se gritar golo do slb no meio dos SM.

Se tu não vês problema, e já tens mais idade do que eu penso, então não sou eu que to vou explicar.

Cada vez existe menos crianças nos estádios, por algum motivo é.
O problema é que só vês uma parte da questão (a negativa). E como não gostas, deviam acabar.
Sou mais novo que tu, mas isso nada diz.
Mas lanço-te uma pergunta: desmantelar a claque ia fazer com os grunhos não arranjassem mais problemas? A resposta é óbvia e é não. O problema não está no conceito de claque.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,626
64,632
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Para terminar a questão e porque ninguém muda a minha opinião e eu também não quero mudar a de ninguém, acho que o cartão de adepto é finalmente uma medida para vencer as claques pelo cansaço... Como em tudo no tuga faz-se as coisas pela metade.

Eu vou a Barcelos ver o Porto, vou ficar no meio dos adeptos do Gil sem problema nenhum, não preciso de cartão de adepto para nada. A mim dá-me igual.

E quando me dão o exemplo de Itália, um país onde as claques se matam aos magotes, onde caem pontes, onde tem a cidade mais badalhoca, perigosa, desorganizada da Europa ( Nápoles e não estive lá num cortejo durante um dia ) eu fico feliz por viver em Portugal porque parece, reafirmo parece, um país decente e ocidental.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,626
64,632
Conquistas
8
  • Dezembro/20
O problema é que só vês uma parte da questão (a negativa). E como não gostas, deviam acabar.
Sou mais novo que tu, mas isso nada diz.
Mas lanço-te uma pergunta: desmantelar a claque ia fazer com os grunhos não arranjassem mais problemas? A resposta é óbvia e é não. O problema não está no conceito de claque.
Acho que diminui bastante o problema.
Espalhas os grunhos e eles tendem a comportar-se. Fora do estádio não é problema do clube.
 

sangueazul

O Porto precisa de uma revolução
12 Julho 2016
6,869
10,874
O problema é que só vês uma parte da questão (a negativa). E como não gostas, deviam acabar.
Sou mais novo que tu, mas isso nada diz.
Mas lanço-te uma pergunta: desmantelar a claque ia fazer com os grunhos não arranjassem mais problemas? A resposta é óbvia e é não. O problema não está no conceito de claque.
O que devem ser desmantelados são os podres permitidos à claque. As negociatas com bilhetes e o poder que os dirigentes lhe deram no acesso à equipa. A claque nao pode der o guarda-costas dos dirigentes. Nao lhes pode ser permitida a coacção sobre outros adeptos.
O fantastico apoio dentro do estadio nao pode ser uma especie de licensa para tudo o resto que fazem, mais que impunemente, com o olhar cumplice de quem manda.
 
  • Like
Reações: Dragon G