Caminho de Santiago / Pedestrianismo

dragao da ervilha

Arquibancada
18 Janeiro 2019
129
39
Sendo assim, em 5/6 dias nunca terás hipótese de sair do Porto, terás sempre que sair de outro lugar.

Se for o primeiro Caminho, aconselhava-te a sair de Valença e a fazer o Caminho Central Português. Dá para fazer em 5 dias mas se quiseres ir na boa, com tempo para poderes dar uma volta nos sítios onde ficares, e até teres tempo para veres coisas pelo Caminho, faz em 6.

Isto são quilometragens aproximadas mas podes fazer as seguintes etapas:

  • Valença - Porriño - 21 kms
  • Porriño - Redondela - 16,5 kms
  • Redondela - Pontevedra - 20 kms
  • Pontevedra - Caldas de Reis 24 kms
  • Caldas de Reis - Padrón - 20 kms
  • Padrón - Santiago de Compostela - 26 kms
Isto tudo é ajustável mas as etapas normalmente são estas. E estas paragens têm mais serviços como albergues, restaurantes, etc, para que possar programar. Há também quem saia de Tuy e vá directo para Redondela, fazendo assim em 5 dias.

Eram estas as quilometragens que tinhas em mente ou mais altas? Eu ajudo-te naquilo que precisares, se tiveres dúvidas ou queiras outras recomendações pergunta à vontade.
Sim, tinha essas distancias em mente! Parece me bem fazer em 6 dias para ter tempo para descansar e beber uns copos.

Principais dúvidas:

Equipamento? (Sou mesmo um novato nisto)

Onde dormir? (Quero ter algum conforto portanto queria perceber se há albergues com quartos individuais)

Parece te razoável fazer isto sozinho ?
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Sim, tinha essas distancias em mente! Parece me bem fazer em 6 dias para ter tempo para descansar e beber uns copos.

Principais dúvidas:

Equipamento? (Sou mesmo um novato nisto)

Onde dormir? (Quero ter algum conforto portanto queria perceber se há albergues com quartos individuais)

Parece te razoável fazer isto sozinho ?
Se é dentro deste tipo de distância faz em 6 então. E se a tua ideia, que foi o que eu fiz, é de poderes dar umas voltas também com este tipo de distância dá-te a oportunidade de caminhares de manhã e princípio de tarde e depois poderes estar grande parte da tarde à vontade.

Trocando a ordem das tuas duvidas: onde dormir? Respondo a esta primeiro porque tem a ver com o que disse acima, do teres tempo. Eu reservo sempre os alojamentos antes de ir. Os puritanos acham que se deve ficar nos albergues públicos mas o reservar o alojamento permite, pelo menos, duas coisas: o poderes estar à vontade no tempo que demoras a caminhar porque tens a certeza que tens sitio para dormir à tua espera (o que não acontece nos públicos porque a entrada é por ordem de chegada, tendo os que vão a pé prioridade sobre os que vão de bicicleta) e permite também que não tenhas que começar a caminhar às 5 ou às 6 da manhã para garantir cama. Agora a questão de quereres quarto particular é que não te recomendava, se ficares nos albergues privados também aproveitas bastante o espirito do caminho e tens privacidade na mesma no teu "buraco". Agora, claro, isto vai de cada um e se quiseres quartos particulares já terás que ir para hotéis ou pensões que serão mais caras. Os albergues privados devem andar entre os 12€ e os 20€, depende.

Equipamento: para mim, o mais importante, é a saúde dos pés e dos ombros, é por aí que o Caminho se pode tornar um "pesadelo". Umas boas sapatilhas ou botas, nunca novas. Se tiveres aí umas sapatilhas de corrida que sejam confortáveis, servem perfeitamente. E uma coisa importante que se costuma negligenciar, as meias. Faz toda a diferença levares umas meias próprias, que podes adquirir na Decathlon ou assim. Eu uso da Lurbel porque faço mais caminhadas mas são caras. Uma mochila que seja confortável nos ombros, muito importante. Uma de 40 litros chega perfeitamente, lembra-te que não vais andar em nenhum deserto por isso medicamentos, por exemplo, podes sempre comprar pelo caminho. Depois a roupa que seja confortavel, se vais em Agosto que seja fresca. A partir daqui, que acho ser o mais importante, vai do teu gosto pessoal do que achas que precisas. Credencial, claro!

Quanto ao fazer sozinho, não tenhas qualquer problema. O Caminho Central é um caminho sempre com gente, vais ver outros peregrinos que te ajudarão no que for preciso por isso, num sentido, nunca estarás sozinho.

Eu conforme me for lembrando de mais coisas também adiciono mas vai chutando dúvidas sempre que as tiveres.
 

dragao da ervilha

Arquibancada
18 Janeiro 2019
129
39
Se é dentro deste tipo de distância faz em 6 então. E se a tua ideia, que foi o que eu fiz, é de poderes dar umas voltas também com este tipo de distância dá-te a oportunidade de caminhares de manhã e princípio de tarde e depois poderes estar grande parte da tarde à vontade.

Trocando a ordem das tuas duvidas: onde dormir? Respondo a esta primeiro porque tem a ver com o que disse acima, do teres tempo. Eu reservo sempre os alojamentos antes de ir. Os puritanos acham que se deve ficar nos albergues públicos mas o reservar o alojamento permite, pelo menos, duas coisas: o poderes estar à vontade no tempo que demoras a caminhar porque tens a certeza que tens sitio para dormir à tua espera (o que não acontece nos públicos porque a entrada é por ordem de chegada, tendo os que vão a pé prioridade sobre os que vão de bicicleta) e permite também que não tenhas que começar a caminhar às 5 ou às 6 da manhã para garantir cama. Agora a questão de quereres quarto particular é que não te recomendava, se ficares nos albergues privados também aproveitas bastante o espirito do caminho e tens privacidade na mesma no teu "buraco". Agora, claro, isto vai de cada um e se quiseres quartos particulares já terás que ir para hotéis ou pensões que serão mais caras. Os albergues privados devem andar entre os 12€ e os 20€, depende.

Equipamento: para mim, o mais importante, é a saúde dos pés e dos ombros, é por aí que o Caminho se pode tornar um "pesadelo". Umas boas sapatilhas ou botas, nunca novas. Se tiveres aí umas sapatilhas de corrida que sejam confortáveis, servem perfeitamente. E uma coisa importante que se costuma negligenciar, as meias. Faz toda a diferença levares umas meias próprias, que podes adquirir na Decathlon ou assim. Eu uso da Lurbel porque faço mais caminhadas mas são caras. Uma mochila que seja confortável nos ombros, muito importante. Uma de 40 litros chega perfeitamente, lembra-te que não vais andar em nenhum deserto por isso medicamentos, por exemplo, podes sempre comprar pelo caminho. Depois a roupa que seja confortavel, se vais em Agosto que seja fresca. A partir daqui, que acho ser o mais importante, vai do teu gosto pessoal do que achas que precisas. Credencial, claro!

Quanto ao fazer sozinho, não tenhas qualquer problema. O Caminho Central é um caminho sempre com gente, vais ver outros peregrinos que te ajudarão no que for preciso por isso, num sentido, nunca estarás sozinho.

Eu conforme me for lembrando de mais coisas também adiciono mas vai chutando dúvidas sempre que as tiveres.
Muito obrigado, excelentes respostas.

Tens links de alguns desses albergues orivados que conhecas ?
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Muito obrigado, excelentes respostas.

Tens links de alguns desses albergues orivados que conhecas ?
Tive que puxar um bocado pela cabeça, tenho memória de peixe. Tens aí os de Porriño, de Redondela (não foi o que fiquei da primeira vez mas fiquei lá o ano passado, quando fiz o Caminho da Costa, e é melhor), o de Pontevedra e o de Padrón. O de Caldas de Reis não encontrei, se calhar já fechou. Podes reservar via booking que corre tudo bem mas aconselho-te a entrar em contacto directo com os albergues que pode ser que o preço seja mais barato. Não garanto que o seja mas não custa tentar.





Estes foram aqueles que fiquei, correu tudo bem e recomendo. Claro que se calhar já abriram coisas mais modernas, não perdes nada em dar uma vista de olhos no Booking e ver que opções existem para as datas que pretendes.

Outra "muleta" que podes levar é a aplicação Camino Ninja, dá um jeitaço.

 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,573
1,533
De ferias em Burgos, cruzei me agora com pessoal que vai de btt de St Jean Pied de Port ao Porto.

A vontade fazer o caminho renasce...
 
  • Like
Reações: Hulk27

André Farinha

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
29,776
12,129
NATIONAL GEOGRAPHIC VIAGENS

Está nas bancas uma nova Edição Especial de Viagens. Dedicámo-la ao Caminho Português de Santiago. Na realidade, há múltiplos caminhos. Alguns inscrevem-se numa história com um milénio, enraizados no solo e na tradição; outros constituem propostas mais recentes, que procuram tirar partido do culto popular de Santiago no Interior de Portugal.
De Faro a Compostela, há múltiplas propostas. Caminhe connosco e boas leituras!


Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

 
  • Like
Reações: Portista Azul

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,565
6,456
NATIONAL GEOGRAPHIC VIAGENS

Está nas bancas uma nova Edição Especial de Viagens. Dedicámo-la ao Caminho Português de Santiago. Na realidade, há múltiplos caminhos. Alguns inscrevem-se numa história com um milénio, enraizados no solo e na tradição; outros constituem propostas mais recentes, que procuram tirar partido do culto popular de Santiago no Interior de Portugal.
De Faro a Compostela, há múltiplas propostas. Caminhe connosco e boas leituras!


Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto
Vou ver se arranjo, excelente edição.
 
  • Like
Reações: André Farinha

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,396
6,546
44
Lisboa
Para o ano estou a pensar em fazer com um grupo de amigos, o caminho espiritual Vigo>Santiago.
Já alguém fez?
Sabem se existe algum site que ajude no planeamento, caminho, sítios onde ficar, etc?