Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,423
21,099
Gaia
Acabadinho de chegar do Dragão e da entrega das Rosetas de prata que uma das minhas filhas recebeu. Seus infieis roiam-se de inveja.

PS: Pinto da Costa não esteve hoje presente, ao contrario de ontem, foi substituído por Lourenço Pinto que justificou a ausência com outros afazeres.
Portanto hoje não houve diplomacia saloia, a minha filha já estava trabalhada para AVB.
Presentes também Varela, Capucho e Baía. De realçar o grande discurso de Lourenço Pinto. Tenho de confessar que o homem deixa toda a gente embaraçada porque parece mumificado e depois levanta se e do nada faz um discurso empolgante.
RosetaFCP.jpg
 
Última edição:

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,993
9,348
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Li o programa no site da candidatura e na parte do futebol feminino esqueceram de mencionar que existe uma equipa de sub-11.
Mas já que se fala neste assunto, acho que é uma boa altura para perguntar ao Pinto da Costa o porquê das equipas femininas de formação terem sido fechadas em 2017? Ou se há dois anos, quando reactivaram as equipas de formação, foi por natural iniciativa e visão estratégica do clube ou apenas para cumprir com o regulamento de competições da UEFA?

Já agora as equipas femininas de formação do FC Porto estão todas a disputar a fase final de cada respectivo escalão na AF Porto, e estão colocadas em último lugar no campeonato de sub-11 com dois pontos, em último lugar no campeonato de sub-13 com zero pontos e também em último lugar no campeonato de sub-15 com 2 pontos. Não existem equipas do FC Porto nos restantes escalões.

Futsal? É uma ironia do destino que seja exactamente em 2024 que descobriram que o futsal é a modalidade de pavilhão que mais cresceu em Portugal, seja a nível de atletas inscritos seja ao nível de exposição mediática que a modalidade tem, em virtude das várias conquistas internacionais que Portugal conseguiu. É caso para dizer que a teimosia foi vergada perante a evidência dos factos.

Surf? Por favor, se é para gastar dinheiro só para ter uma modalidade mais alternativa e vocacionada para uma franja mais jovem de adeptos, então que olhem para a actual equipa FIFA de esports do clube e trabalhem para que ela tenha mais visibilidade/mediatismo do que actualmente (pouco) tem.
Os e-sports foi bem lembrado. Montando um projeto como deve ser, com representação não só nos jogos de desporto como o FIFA mas também nos RTSs e MOBAs por exemplo, permitirá levar o nosso nome a todo o planeta, principalmente na Asia onde em alguns países o mediatismo deste fenómeno já ultrapassa os desportos tradicionais. O PSG já o fez há uns anos atrás numa parceria com a multi gaming chinesa dos LGD.

Era lindo ver estádios de 50000 pessoas na Coreia do Sul a cantar o nome do FC Porto.

E estamos a falar duma actividade que não acarreta tantos custos assim, considerando as plataformas que já temos actualmente.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,010
106,930
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Acabadinho de chegar do Dragão e da entrega das Rosetas de prata que uma das minhas filhas recebeu. Seus infieis roiam-se de inveja.

PS: Pinto da Costa não esteve hoje presente, ao contrario de ontem, foi substituído por Lourenço Pinto que justificou a ausência com outros afazeres.
Portanto hoje não houve diplomacia saloia, a minha filha já estava trabalhada para AVB.
Visualizar anexo 25523
Muito bonito o cachecol.
 
  • Like
Reações: grandeporto

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
8,932
22,111
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto

Mr. Mister

Bancada central
3 Junho 2019
1,483
2,516
39
Aveiro
Então o velho era contra a criação do Futsal e agora já é a favor?!
Sabe que a concorrência de AVB é fortíssima e vai andar a prometer mentiras, para aqueles sócios tapadinhos que só vêem Pinto da Costa.
 
  • Like
Reações: vitor oliveira

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,198
9,444
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
___________________




O que não percebeste ainda na parte que o texto é meu?

Se não fosse da minha autoria, evidentemente daria o crédito ao seu autor.

Como é da minha autoria, repliquei-o por aqui.

Qual é mesmo o problema ou a dúvida?
Se és o Rogério Paulo Almeida, peço desculpa e agradeço imenso o texto. É uma clarificação brutal sobre o estado actual do clube e fiz questão de a partilhar no Facebook para que toda a gente possa ter acesso à mesma.
 
J

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,425
3,673
1- Artur Jorge saiu como o Mourinho saiu ou o AVB saiu.

O que é certo é que até ao SC, o treinador que tinha ficado mais tempo tinha ficado 4 anos. E só foi um - Jesualdo Ferreira. Que tinha sido tricampeão e, mesmo assim, só ficou um quarto ano porque aquele enorme jogo em Manchester fez PdC mudar de planos...

Se algum teria ficado 7 anos? Não me parece porque se tivessem muito sucesso teriam saído como saíram e quando não tivessem sucesso teriam saído como todos os outros saíram. Alguns mesmo sendo bicampeões como o CAS.

2- Todos os treinadores "contrataram" jogadores. Nenhum teve 6 anos com tamanho poder na política de plantel. Contratações, renovações, saídas a custo zero. Porque achas que o AVB o chamou de "comandante das operações"? É outro campeonato...

3- A diferença para o regime era um abismo...mas ganhamos 8 dos 10 campeonatos da década. Algo não bate certo. Também hoje não pagas nada sem os empréstimos obrigacionistas ou as operações de factoring a adiantar o dinheiro. Com a agravante da situação líquida do clube ser incomparavelmente pior.

4- Infraestruturas.
Devolvo-te a pergunta. Em que é que estamos igual ou melhor que os nossos rivais? No Estádio Dragão que até está a precisar urgentemente de obras (no último jogo que fui pingava num dia meus lugares anuais...) e que pouco ou nada mudou desde que foi construído? No Olival? Terá melhores condições que o Seixal ou Alcochete? E no resto? Não anda a formação sistematicamente com a casa às costas? As modalidades também?

Marketing.
O que temos feito para promover o clube junto dos sócios? Políticas ativas de angariação e retenção de sócios? Temos aumentado o número e a dispersão dos sócios? E em termos de ocupação do estádio? Quer relativamente à venda de bilhetes, que da reutilização de lugares anuais vazios??? Merchandising? Está bem explorado o mercado de venda de produtos aos sócios e apoiantes? E lá fora? A marca está devidamente explorada? Faz sentido aos dias de hoje não participar em torneios internacionais? Ter os jogos de pré época à porta fechada? A apresentação da equipa aos sócios ser o que tem sido?

Gestão Desportiva
A gestão do plantel é adequada ao nosso modelo de negócio? Há planeamento a médio longo prazo? A interligação com a B está bem explorada de forma a potenciar e projetar os jovens talentos na equipa A?

Comunicação
Os adeptos estão satisfeitos com a comunicação do clube? Sentem-se informados ou sabem as coisas pela comunicação social? Acham que o clube se faz ouvir nas diversas instâncias e no espaço mediático por exemplo quanto à arbitragem, negociação dos direitos televisivos ou outros assuntos de grande importância?
1. Creio que nos estamos a desfocar! É um facto que nenhum treinador ficou mais do que o SC! O meu ponto é que, em alguns casos (não em todos...), a saída desses treinadores se deveu, exclusivamente, a decisões dos próprios, muito mais do que opções estratégicas de quem lidera! Naturalmente, não foi o caso do CAS ou do JF (ou do Ivic, antes deles, por exemplo, ou do VP, depois deles)! E, até aqui, fica evidente (pelo menos, para mim), a permeabilidade histórica de PdC às vontades dos sócios (e, sempre, com maus resultados...)!
Claro que não existe contraditório, e, naturalmente, Artur Jorge e Robson (sobretudo, Robson), tinham um relacionamento muito especial com PdC, o primeiro, e, também, com os sócios, o segundo! Porém, na minha visão subjectiva, só uma conjugação catastrófica, teria levado algum deles a sair!

2. Admito que está entre os mais poderosos! Como o VP estaria no pólo oposto! Mas, outros tiverem um poder enorme! Já falei no Robson, poderia falar no JL! Na minha opinião, a relação de PdC com os treinadores, sempre, foi de esticar a corda! Claro que com o SC não tem margem para isso e com o VP tinha a margem toda! A vitória no campeonato, depois dos 4 anos, ajudou a consolidar a posição do SC! Ainda assim, não me parece um out-lier por aí além!

3. Não me fiz entender! Falava na primeira metade da década de 90: AJ, CAS e Ivic/Robson... 4 ou 5 épocas... em que dividimos os campeonatos, note-se... sofrer 11 golos em 34 jornadas, explica como foi feito... agora, comparar a gravidade não é um exercício fácil... atenção, que, nessa altura, nem impostos se pagavam... tinha-se o estádio penhorado... uma piscina olímpica que só enchia com a água da chuva... não eram tempos fáceis...

4.
a) Não sou um conhecedor profundo do estádio dos nossos rivais! Mas, recentemente, fui à luz e vi um estádio, infinitamente, pior conservado do que o Dragão! Pode ser azar por ter passado pelos piores sítios! Mas, verdadeiramente, temos dados suficientes que nos permitam ter uma percepção válida sobre a manutenção do estádio? Para a equipa profissional, o Olival tem piores condições do que os nossos rivais? Meio a brincar, conhecendo o SC, se assim fosse, já ele tinha vindo dizer que o slb tem isto e ele não tem... Nas modalidades, o FCP tem um pavilhão, o scp tem um e o slb tem 2! Desconheço como funciona a formação do scp e do slb, mas, com mais modalidades, o scp, certamente, terá a casa "mais às costas" do que o FCP! Até fui confirmar e o slb, tem a formação do andebol numa escola eb! Sobre a ausência de academia, é irrefutável!
Em resumo, com a excepção da academia, não vejo em que estejamos piores do que os nossos rivais! Poderemos estar piores nisto, como estaremos melhores naquilo!

b) O que temos feito para promover o clube junto dos sócios? Políticas ativas de angariação e retenção de sócios? Temos aumentado o número e a dispersão dos sócios? Mas, o clube precisa de se promover junto dos sócios? Acho que já aqui o escrevi e esta é uma discussão estruturante em que se misturam conceitos! O FCP tem sócios e tem adeptos! Os sócios, lamento, não podem precisar de promoções e políticas de retenção! Os sócios têm de estar alicerçados na paixão do clube, no orgulho de pertencer e nas alegrias e tristezas do fim-de-semana! Estes são os sócios!
Sobre a angariação de sócios, há uns tempos fiz este exercício:
E em termos de ocupação do estádio? Quer relativamente à venda de bilhetes, que da reutilização de lugares anuais vazios??? O FCP tem a segunda maior ocupação do estádio, no 3º lugar do campeonato! Na Champions, será ainda maior! É um problema, verdadeiramente, significativo?
Merchandising? Está bem explorado o mercado de venda de produtos aos sócios e apoiantes? Há diferenças materiais entre FCP e slb? Do que vejo, creio que não!
E lá fora? A marca está devidamente explorada? Não faço ideia se a marca está bem ou mal explorada! Como o nosso termo de comparação é o slb, só posso presumir que não estejamos assim tão mal! Posso estar errado! Porém, acredito que nós tenhamos uma percepção muito hiperbolizada do FCP no mundo! Sendo certo que o FCP tem uma presença (e até um respeito desportivo) maior no estrangeiro do que o(s) nosso(s) rival(is), não é comparável com um Atlético de Madrid, por exemplo, ou com um Milan ou com um Inter! E isto, porque nem vale a pena meter Real Madrid (ou Manchester United) na conversa! O único sítio onde a marca FCP poderia ter uma base para crescer era nos PALOP e, aí, suspeito que não pague o investimento! No resto do mundo, o interesse por um FCP-arouca é tão grande como por um Ajax-vitesse... ou seja, nulo...
Faz sentido aos dias de hoje não participar em torneios internacionais? Ter os jogos de pré época à porta fechada? A apresentação da equipa aos sócios ser o que tem sido? Mas este é um tema relevante? A sério que estamos a colocar em cima da mesa se o FCP joga à porta fechada em julho ou se faz um jogo de apresentação? Quando o FCP ia em digressões de início de época, lá vinham os treinadores queixarem-se que o início de época era mau por causa disso, agora, a reclamação é oposta! Eu, suspeito, que seja o treinador a opor-se, mas, existirão convites atractivos?

c) A gestão do plantel é adequada ao nosso modelo de negócio? Nesta época, temos 3 jovens aquisições (Nico, Varela, Chico) que se assumem como mais-valias seguras; adicionas um outro que, apesar de cedo, parece juntar-se a esse grupo (Otávio) e ainda tens um dos melhores do campeonato 2022/23 fora 3 grandes (Jaime), todos sub-23! Mesmo na época passada, Veron e Carmo (demasiado caro), têm o perfil certo!
Há planeamento a médio longo prazo? Nesta época, tens 3 jogadores na selecção do Brasil e um outro a bater à porta (Evanilson)! Em 3 desses, tens 3 vendas potencialmente lucrativas, de jogadores que deram retorno dentro do campo e que estão a cumprir, no mínimo, a terceira época no FCP!
A interligação com a B está bem explorada de forma a potenciar e projetar os jovens talentos na equipa A? Não creio! É talvez a maior falha! Porém, não é uma gestão fácil e, sobretudo, difícil de integrar com o SC! Ainda assim, tens, no plantel, 6/7 jogadores que passaram pela equipa B! Não é boa, mas não é terrível!

d) Os adeptos estão satisfeitos com a comunicação do clube? Sentem-se informados ou sabem as coisas pela comunicação social? Sou demasiado velho! Sou do tempo em que se festejavam black-outs, porque eram murros na mesa! Hoje, os adeptos acham-se no direito de querer saber tudo e um par de botas! Os adeptos não têm que saber tudo, como um acionista não tem que saber tudo o que se passa na empresa! Para isso é que é eleita uma administração! E, quando não estiverem satisfeitos com esta, escolhem outra! Mas, é relevante saber se um miúdo da formação está lesionado ou deixa de estar? O miúdo não terá direito a alguma privacidade? É relevante saber se o jogador a ganha 10 ou 20? Como é que o jogador se sentirá quanto a isso? Não tarda, vamos ter os adeptos a reclamar saber se os jogadores treinaram penalties e quantos treinaram! Lamento, mas discordo! Por um lado, temos o slb a defender em tribunal o segredo do negócio, por outro, temos os adeptos do FCP a defender full disclosure! Estranho...
Acham que o clube se faz ouvir nas diversas instâncias e no espaço mediático por exemplo quanto à arbitragem, negociação dos direitos televisivos ou outros assuntos de grande importância? Sobre a parte mediática, é, para mim, irrelevante! Na minha opinião, não se ganham campeonatos nos media! Sobre a negociação dos direitos de tv, o FCP tem um contrato "idêntico" ao do slb. Para a centralização, pelo visto, até tem um ponta-de-lança metido nesta questão! Na superliga, foi convidado e, aparentemente, mantém-se em cima do muro, como será melhor, nesta fase! Na arbitragem, e, aí ganham-se campeonatos, foi o FCP que deitou/tentou deitar abaixo o polvo! Depois, o resto, creio que se faz por trás das cortinas! Desconheço se estamos a trabalhar nisso ou não! Arregimentar os outros clubes implica dinheiro que é algo que o FCP não tem! Falhanço, foi não o ter feito há 10/15 anos, mas, aí, havia outra prioridade...

Em resumo, porque já vai demasiado extenso, deixo apenas 5 conclusões muito simples:
A. PdC é o mesmo de sempre, o que mudou foi a percepção dos sócios sobre ele!
B. Em 40 anos, e até esta eleição, PdC não tem culpa de só ter tido 3 opositores eleitorais (dos quais, poucos se lembrarão o nome daqui a 40 anos) e apenas um, verdadeiro, opositor ao longo de 30 desses 40 anos!
C. O clube tem problemas financeiros (que têm causas e geram consequências), inequivocamente, muito graves (para mim, historicamente, mas admito, perfeitamente, outra visão) que ameaçam o seu futuro!
D. O clube tem um atraso competitivo, inequívoco, na questão da academia!
E. Em (quase) todos os outros temas, simplisticamente, não encontro matéria de facto em questões materiais!
 
  • Like
Reações: Kerouac

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Isto é tão bom que parece escrito. O homem escreveu num comunicado oficial que falou com o Pinho e com o Koehler sobre os terrenos e a academia.

Isto não tem explicação. Isto é o filho do Vieira de Carvalho???

Depois mete o Porto Canal ao barulho? Ajudou o PSD a ganhar a Maia???

Estas eleições dão para tudo.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.