Criação da Rádio do FCPorto

SérgioFCP

Superior
2 Janeiro 2017
6
0
O Futebol Clube do Porto, como grande clube de Portugal, precisa ter uma Rádio própria, neste país centralista, pois as principais Rádios existentes que relatam os jogos, Tsf, antena1 e rádio renascença, são rádios centralistas, de Lisboa e 'defensoras' dos dois maiores clubes da cidade, do regime.(a Tsf ainda 'se aproveita') Mas que Portista não se questionou já como gostaria de ouvir relatos independentes! Programas de rádio sobre o clube, a cidade e o Norte de Portugal, tal como o canal 'Porto Canal' mas em formato radiofrequência para poder ouvir num simples mas sempre poderoso Rádio. O FCP tem dimensão mais que justificável, tanto a nível nacional como internacional, para ter em qualquer lugar em Portugal e no estrangeiro um acompanhamento dum meio de comunicação eficaz e isento a relatar os jogos das diversas modalidades do clube, que são muitas. É conhecida a dificuldade de criar uma Rádio fora da capital! ainda pra mais pra emitir em longa frequência, ou seja, uma Rádio com transmissão/cobertura para todo o país..É preciso mudar este centralismo retrógrado, este atraso cultural. Que dizem á ideia? colegas Portistas, comentem, critiquem nomes para a Rádio, (construtivamente). Que tal meus ex: •Porto Canal RádioFM• ? •FCPortoRádio•? •RádioFCP•?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
20,583
1,188
Gaia
Completamente de acordo.

Eu sou do tempo em que no cantinho do Radio analogico procurava na onda média o 1600 para ouviu a Radio Norte e ouvir os relatos do Gomes Amaro.

PO

Tribuna
24 Novembro 2013
4,619
1,168
Eu não concordo com a necessidade de rádio própria para transmitir 2 horas de programação por semana (4h quando houver competições europeias). Seria mais útil aprofundar relações com rádios como a Rádio 5.

Luigi Mesquita

Superior
3 Abril 2017
10
0
Ao longo desta época, a Rádio Portuense em parceria com Portal dos Dragões acompanhou TODOS os jogos da equipa principal de futebol, alguns jogos da equipa B e formação.
Acompanha também sempre que possivel todos os jogos no Dragão Caixa (mais nenhuma rádio o faz). Para quem acompanha jogos após jogo nas transmissões da RP, já percebeu que é uma rádio que nunca se vergará ao centralismo da comunicação social e que ao longo da época ja partilhou grandes momentos de emoção com os seus ouvintes através dos jogos do FC Porto.
Como portista e o narrador dos jogos do FC Porto, tenho orgulho em ser o primeiro e único em direto a permitir aos ouvintes portistas participarem em direto através das redes sociais e fazer parte da toda a emoção do clube do seu coração. Acima de tudo, tenho orgulho de ao longo desta época, ter construído uma nação portista, o que eu considero o MAR AZUL DIGITAL, em redor das transmissões da Rádio Portuense. Basta fazer uma pequena pesquisa para perceber que a Alma, Orgulho e Sotaque tripeiro vive-se e sente-se na Voz da Invicta.
Para quem quiser conhecer a rádio mais tripeira do Mundo podem ver a reportagem do Porto Canal neste link
https://www.facebook.com/radioportuenseonline/videos/1279702865495681/

mifisarte

Tribuna
19 Abril 2018
3,377
1,548
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
PO disse:
Eu não concordo com a necessidade de rádio própria para transmitir 2 horas de programação por semana (4h quando houver competições europeias). Seria mais útil aprofundar relações com rádios como a Rádio 5.
O Porto Canal começou dessa forma, com uma parceria.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,384
0
Conquistas
1
  • Novembro/17
sou totalmente favorável à criação de uma Rádio do FC Porto. uma rádio em emissão permanente sobre o Universo FC Porto e Portismo.

com uma boa transmissão nacional. não seria má ideia procurar adquirir uma rádio já estabelecida a nível nacional e ir fazendo a transição.

uma rádio como a Nossa Rádio Portuense ou a Rádio 5, acrescida do carimbo FC Porto.

quantas vezes vou em viagem e me apetecia era ouvir programas exclusivamente Portistas..

TiagoV

Tribuna Presidencial
1 Março 2016
5,780
67
Invicta
Ouço pelo menos 4 horas diárias de rádio, não tenho TV. Adoraria que existisse a rádio FC Porto.

PO

Tribuna
24 Novembro 2013
4,619
1,168
Teófilo Cubillas disse:
Radio 5 para os relatos, de resto ninguém ouve - digo eu.
É a rádio que mais toca no meu carro. Só passa música portuguesa e não passa pimbalhadas...

Luigi Mesquita

Superior
3 Abril 2017
10
0
Teófilo Cubillas disse:
Radio 5 para os relatos, de resto ninguém ouve - digo eu.
Se tirares a média de 45mil que ouvem os relatos do FCP via facebook na Rádio Portuense, num mundo onde o foco é cada vez mais a via digital, de facto mais ninguém ouve outra rádio para além da Rádio 5. ;)

MP

Bancada central
12 Julho 2016
1,265
1
Parte da programação do Porto Canal poderia ser adaptada para formato rádio sem dificuldades. Tipo, mesmo quando estou no PC com a NOSTV a ouvir os directos do Porto Canal ou da Eurosport, estou só a ouvir enquanto faço outras coisas tirando quando há alguma coisa que peça total atenção. Como quando ouvia "vou ler um email".

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
5,270
676
Porto
Sinceramente eu nao vejo qualquer necessidade de uma radio do FCPorto... Podiamos como falaram a cima, promover relacoes com alguma radio e tirar partido disso, tal como oferecer por exemplo publicidade a essa radio...

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
551
61
Eu gosto imenso de rádio, e acho uma excelente ideia uma eventual parceria com a radio 5 (?)
a seguir, se compatível, adquirir emissão nacional, ou descentralizada.

25 Maio 2013
3,041
41
Trofa
Luigi Mesquita disse:
Se tirares a média de 45mil que ouvem os relatos do FCP via facebook na Rádio Portuense, num mundo onde o foco é cada vez mais a via digital, de facto mais ninguém ouve outra rádio para além da Rádio 5. ;)
O que estava a dizer é que em relação ao clube a rádio serve para os relatos apenas. Criar uma rádio para relatos não é sustentável.

Já a ideia da parceria, tipo Porto Canal, pode fazer sentido.

SérgioFCP

Superior
2 Janeiro 2017
6
0
PO disse:
colega 'PO', o FCP tem cerca de 12 modalidades desportivas, além do futebol, sabia? e com as competições jovens perfaz outra 'dúzia' de jogos e competições para acompanhamento.. Uma rádio não é feita apenas de transmissões, há inúmeras matérias, peças, programas sobre as diferentes modalidades, e uma rádio do FCP, tal como o Porto Canal, tem também outros assuntos, além do clube, para desenvolver, como a cidade do Porto, obviamente, e também sobre o Norte de Portugal. Provavelmente até tínhamos 24 horas de programação contínua!

PO

Tribuna
24 Novembro 2013
4,619
1,168
SérgioFCP disse:
colega 'PO', o FCP tem cerca de 12 modalidades desportivas, além do futebol, sabia? e com as competições jovens perfaz outra 'dúzia' de jogos e competições para acompanhamento.. Uma rádio não é feita apenas de transmissões, há inúmeras matérias, peças, programas sobre as diferentes modalidades, e uma rádio do FCP, tal como o Porto Canal, tem também outros assuntos, além do clube, para desenvolver, como a cidade do Porto, obviamente, e também sobre o Norte de Portugal. Provavelmente até tínhamos 24 horas de programação contínua!
O Porto sempre defendeu que não tinha conteúdos que justificassem uma televisão só do clube. E aí poderias sempre transmitir repetição de jogos. O que se transmitiria todos os dias da semana das 7 da manhã às 7 da noite? Só programas de opinião? Vais passar música? Tens que contratar uma equipa só para isso. Faz mais sentido pegar numa rádio existente e fazer uma parceria para fazer transmissão de jogos, programas informativos etc...

apocalypto

Moderator
28 Novembro 2006
57,075
4,337
36
Braga
SérgioFCP disse:
12, só? O scp tem mais de 50...

SérgioFCP

Superior
2 Janeiro 2017
6
0
Luigi Mesquita disse:
Ao longo desta época, a Rádio Portuense em parceria com Portal dos Dragões acompanhou TODOS os jogos da equipa principal de futebol, alguns jogos da equipa B e formação.
Acompanha também sempre que possivel todos os jogos no Dragão Caixa (mais nenhuma rádio o faz). Para quem acompanha jogos após jogo nas transmissões da RP, já percebeu que é uma rádio que nunca se vergará ao centralismo da comunicação social e que ao longo da época ja partilhou grandes momentos de emoção com os seus ouvintes através dos jogos do FC Porto.
Como portista e o narrador dos jogos do FC Porto, tenho orgulho em ser o primeiro e único em direto a permitir aos ouvintes portistas participarem em direto através das redes sociais e fazer parte da toda a emoção do clube do seu coração. Acima de tudo, tenho orgulho de ao longo desta época, ter construído uma nação portista, o que eu considero o MAR AZUL DIGITAL, em redor das transmissões da Rádio Portuense. Basta fazer uma pequena pesquisa para perceber que a Alma, Orgulho e Sotaque tripeiro vive-se e sente-se na Voz da Invicta.
Para quem quiser conhecer a rádio mais tripeira do Mundo podem ver a reportagem do Porto Canal neste link
https://www.facebook.com/radioportuenseonline/videos/1279702865495681/
A Rádio Portuense é um orgulho do 'universo Fcporto', mérito merecido e justo, como Portista agradeço o vosso excelente trabalho. Mas a RP é uma web rádio, e não uma rádio para acompanhar em qualquer rádio-frequência, sem a obrigação de ter uma ligação de Internet.. cumprimentos e continuação desse bom trabalho na Invicta

SérgioFCP

Superior
2 Janeiro 2017
6
0
MP disse:
Parte da programação do Porto Canal poderia ser adaptada para formato rádio sem dificuldades. Tipo, mesmo quando estou no PC com a NOSTV a ouvir os directos do Porto Canal ou da Eurosport, estou só a ouvir enquanto faço outras coisas tirando quando há alguma coisa que peça total atenção. Como quando ouvia "vou ler um email".
É a ideia geral deste tópico, mesmo! O canal 'Porto Canal', transposto para formato Rádio.

MP

Bancada central
12 Julho 2016
1,265
1
Eu se fosse ao Porto Canal começava por fazer um arquivo em formato podcast das entrevistas de carreira. É capaz de ser o melhor programa da grelha (não havia um mail dos orcs a dizer que deviam copiar o formato na BTV?) é dada a estrutura do programa, é o mais indicado para tal.

Se a coisa colasse, então pensaria em partir para o passo seguinte, que era mesmo ver se haveria receptividade de um dos canais de rádio locais para uma parceria ou aquisição.