Pavilhão Dragão Arena

T

Tripeirofcp

Guest
Dragão Caixa já faz um ano

Nem só de conquistas desportivas se faz um clube. No caso do FC Porto são vários os exemplos. Desde o rebaixamento do Estádio das Antas, em 1996, à melhoria significativa do campo da Constituição, onde treinam os escalões de formação do futebol, outros exemplos poderiam ser dados, como o mais emblemático de todos, a construção do Estádio do Dragão, inaugurado a 15 de Setembro de 2003. Mas, para que essa obra pudesse arrancar, outra teve de ir abaixo. Foi em Janeiro de 2001 que o Pavilhão Américo de Sá foi demolido. Oito anos depois, a 23 de Abril de 2009, era inaugurado o Dragão Caixa, o novo pavilhão do FC Porto, fazendo com que andebol, basquetebol e hóquei em patins regressassem a casa após passagens por Póvoa de Varzim e Santo Tirso (andebol), Matosinhos (basquetebol) e Fânzeres (hóquei em patins). O novo recinto, que festeja hoje um ano sempre com excelentes \"casas\", passou a ser mais um exemplo do enriquecimento do património dos azuis e brancos.

Os velhos hábitos ainda não estarão totalmente de regresso, como os fins-de-semana desportivos das Antas, em que até jogos de juniores os adeptos viam, entre as traseiras do estádio e o Pavilhão Américo de Sá, mas a verdade é que o novo recinto das modalidades tem tido excelentes assistências, tendo já passado, pelas suas bancadas, 45 362 adeptos em 43 jogos (são 46, mas os três jogos do Troféu António Pratas, no basquetebol, foram de entrada livre), numa média de 1055 por jogo. Tendo uma capacidade máxima de 2209 espectadores, revela uma taxa de ocupação de 48%. O futebol tem números totalmente distintos quanto a espectadores, mas estádios com bancadas igualmente compostas apenas cinco clubes da Liga Sagres apresentam: FC Porto (70%), Benfica (69%), Sporting (54%), Braga (49%) e Guimarães (48%).

O Dragãozinho, que teve um custo total de 11 722 926 euros, levou 545 dias a construir, num espaço em que muito poucos acreditavam pudesse existir um recinto desportivo. Mas no dia 23 de Abril do ano passado foram 2000 os convidados a testemunhar o seu nascimento. \"Quando, em 2001, assisti à demolição do pavilhão Américo de Sá, jurei a mim mesmo que iríamos construir outro pavilhão\", disse na altura Pinto da Costa.

Filipe Mota, central da equipa de andebol do FC Porto, foi o primeiro jogador a fazer funcionar o marcador do Dragão Caixa, no jogo inaugural, realizado a 7 de Maio, frente ao Madeira SAD, com 1910 espectadores. A 3 de Junho, a equipa sagrava-se campeã nacional, frente ao Benfica, perante a maior enchente até hoje: 2183 pessoas. O hóquei em patins pode já amanhã somar outro título nacional, para depois festejar no Dragão Caixa.

in \"O JOGO\"
 
A

Antilamp

Guest
Devo ter faltado a, no máximo, 5 jogos dos 46 aí contabilizados.
 
J

JV

Guest
> Antilamp Comentou:

> Devo ter faltado a, no máximo, 5 jogos dos 46 aí contabilizados.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Hum.... Cada falta tua vale por duas logo...
 
H

hast

Guest
> Daniel Rodriguez Comentou:

> (...).

Quanto ao Dragãozinho, penso que um ano depois estará mais do que provado que a \"limitada\" lotação do pavilhão chega e sobra para a procura...


* * * * *

Obviamente, caro Daniel, está mais do que comprovado. E se há alguém que pode testemunhar isso, é quem, como vós (Tribunal), marca presença em todos os jogos. Chega perfeitamente.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
Tudo o que escreveste está correcto. Agora tb não sei se temos gente com entusiasmo para encher \"Rosa Motas\". Eu passo-me com o Portismo de 70/80% do estádio do Dragão. A maior parte desses adeptos ignora os nomes dos jogadores das modalidades, ignora os resultados, estão completamente a leste. O quanto isso me entristece. Aliás basta ver a quantidade de users aqui neste fórum q passam a vida a falar de coisas inúteis e sempre sobre futebol. Este Portismo é muito diferente do meu. Não me quero comparar com ninguém, mas como diz o poeta, \"Eu sei que não vou por aí\".

É triste ver 200 espectadores num jogo de andebol quando a equipa é constituída por gente excepcional. Por eles (pelas equipas das modalidades) eu faço todos os esforços. E só quero vê-los sorrir.

abraço
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
Só mais uma coisa.

A mulher passa a vida a \"melgar\" com o tempo que dedico ao PORTO. E tem razão. Absoluta. É um exagero. Mas que querem? É doença:)
Já reflecti no assunto e decidi que a partir da próxima época deixo de ter lugar anual no Estádio. Continuo sócio para sempre, no entanto. E o mais importante de tudo, é que não abdicarei nunca do lugar anual no pavilhão. Esse não abandono nunca.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
Não foram 43 jogos oficiais, mas sim 42. Houve 2 jogos de hóquei que se jogaram em Fânzeres e 1 de andebol em Resende (2009/10).

Dos 42 jogos oficiais (até hoje 23 abril 2010) do Dragãozinho, 6 são da época anterior e 36 da actual temporada. Os da APP e T.Pratas não considero.

Tenho tudo em excel:)

Estive presente em 34 desses 42 jogos (16 de andebol, 9 de basket e 9 de hóquei).
Falhei 8 jogos (1 andebol, 3 de basket e 4 de hóquei).
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
Na contabilidade de \"OJOGO\" falam em 43 jogos oficiais. Eu afirmo que são 42.
Refere o jornalista (que até aprecio, diga-se) que nesses 43 jogos oficiais temos 35 vitórias 2 empates e 6 derrotas. Na verdade temos 35 vitórias, 2 empates e APENAS 5 derrotas (porque são 42 e não 43 jogos). Desafio toda a gente para ver se alguém consegue DESCOBRIR ESSA MISTERIOSA 6ª DERROTA. Perdemos apenas 5 vezes, 1 no andebol com o xico, 1 no hp com o Valdagno e 3 no basket (duas com o slb na época passada e uma esta época com o guimarães).


O texto tem mais 2 gralhas, o rebaixamento das Antas foi em 86 e não em 96 e a data inauguração do dragão foi 16/11/03 e não 15/9/03.
 
T

Tripeirofcp

Guest
> Daniel Rodriguez Comentou:

> Não sabia era que o Dragão tinha sido inaugurado em Setembro.

---------------------------

Está errado, foi inaugurado no dia 16/11/2003.
 
J

JV

Guest
Sempre atentos!

Relembro que uma falta aos jogos do Antilamp vale por duas ....
 
A

Antilamp

Guest
As que foram por estar a apoiar outra modalidade estão justificadas.
 
K

kilkus

Guest
Eu estreei-me no pavilhão no passado fim de semana e gostei bastante. Um pavilhão muito simples, mas eficaz para o apoio.
 

kruG

Tribuna
24 Maio 2007
2,625
1
Lisboa
Ontem anunciaram 2383 adeptos, alguém sabe se voltaram a aumentar entretanto?

Nos jogos de basket bem que podiam por mais umas cadeiras até perto do campo como na nba para levarem com os jogadores em cima :)
 
J

JV

Guest
Não houve aumento da lotação, o que se passou foi que as claques colocaram gente a mais dentro do pavilhão. Onde é feita a filmagem(lado contrário ás bancadas) estão lá colocadas as cadeiras tipo NBA e aí não dá para aumentar mais. Mas o Dragão Caixa,durante o ano todo ,chega e sobra para os nossos adeptos.
 

kruG

Tribuna
24 Maio 2007
2,625
1
Lisboa
Os 2200 lugares já incluem essa bancada, como diz no tópico. Se não puseram mais cadeiras puseram mais bilhetes, o certo e\' que estavam mais 183 do que a capacidade diz. E o que fizeram desse lado com a bancada próxima do campo também podiam fazer nos outros.
 
A

Antilamp

Guest
Não ia ser bonito ter gente como o Fred muito perto do campo. Podia até ser perigoso. :)