Emblema do FC Porto

J

JuanQuintero10

Guest
bom dia, gostaria que me esclarecessem esta pergunta:

Em que ano foi alterado o emblema do NGC?

Ou seja, passou de este:

http://1.bp.blogspot.com/_NiMw5WlhOzk/TEylVgmsM9I/AAAAAAAAArI/KzKETJRfkxo/s320/emblema-do-fc-porto.jpg

para este:


http://4.bp.blogspot.com/-iNGkf2LZsrU/TsWbj3u5f8I/AAAAAAAAAXw/Sb3AY4_yPnM/s320/logofcpcurvo_1280x1024.jpg


A diferença é que tem um ar mais moderno e vivo, com aquela mudança de azul claro no lado direito, o que eu acho simplesmente lindo, principalmente no emblema de este ano...



Pergunto isto pois não me lembro de ler nenhuma noticia acerca disto, e seria bastante interessante saber qual foi a mente brilhante por detrás desta inovação.


Obrigado desde já
 
J

JuanQuintero10

Guest
Peço desculpa mas pelos vistos o forum não aceitou os links que meti...

Mas basicamente o antigo emblema seria o de 2003 (por ex.) e o novo seria o deste ano (que já vem a ser usado desde a época de AVB penso eu)

e a diferença como já referi no primeiro post, será aquela diferença de tonalidade do azul, de mais escuro para mais claro, dando um aspecto lindo ao emblema
 

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,034
445
JuanQuintero10 disse:
Obrigado pela resposta mas aparece-me esta mensagem quando carrego nesse link:

Ocorreu um erro!
O tópico ou quadro que você procura parece não existir.
Só está à vista para membros definitivos.
 
J

JuanQuintero10

Guest
nuno queiros disse:
Essa mudança que referes já tem uns anos...
Eu referi que já tinha sido alterado na época de AVB, antes disso não me recordo... não há algo oficial fora do fórum ao qual pudesse aceder?

e obrigado pelas respostas
 
J

JuanQuintero10

Guest
Aquela diferença de tonalidades de azul não foi alterada até 2010 pelo menos, porque fiz uma simples pesquisa acerca do bruno alves, que jogou até esse ano e o emblema ainda tinha o mesmo tom de azul na sua totalidade..

Talvez não me esteja a explicar bem LOL, a diferença que eu quero fazer ver é aquele "clarão" que há na zona lateral direita do emblema actual, mudando de um azul escuro para um azul claro.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Acho que é dessa alteração do azul no lado direito da bola que estamos todos a falar...e acho que é anterior a 2010, eu pelo menos fui a Dublin com um casaco emprestado da nike salvo erro de 2009 e o simbolo já tinha essa parte mais clara.
 
J

JuanQuintero10

Guest
ok, então penso que a alteração nas camisolas veio mais tarde, visto que vi agora uma foto com o simbolo do tetracampeonato na qual o emblema ainda permanecia o mesmo.


De qualquer dos modos, confirma-se então que esta alteração não foi muito publicitada na altura?
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,489
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Não houve alteração nenhuma de emblema, a tonalidade depende do "gosto" ou "estupidez" do fabricante em alguns artigos. O emblema mantém-se inalterável desde 1920 e tal a altura em que para além da bola passou a ter as armas da Cidade (com o dragão que a Cidade perdeu depois por uma diretiva de Salazar que quis uniformizar os brasões e após o 25 de Abril não voltou ao mesmo por inépcia dos autarcas de merda que temos tido e vamos continuar a ter ganhe a lista que ganhar a 29 de Setembro).
Para haver uma alteração do emblema ela teria que ser decidida em ASSEMBLEIA GERAL com alteração do estatuto referente a ele.
O Benfica aparece nas camisolas com 3 estrelas e aquilo é uma aberração porque para alterarem teriam que ir também a uma AG e nunca o fizeram. Aliás se aquele emblema com 3 estrelas fosse oficial o antigo desaparecia nos impressos e continua lá e o outro é uma...coisa para animar a malta deles!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,489
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Uma adenda;

Sabem quantos pins, emblemas de lapela tenho eu com variantes desde 1925?!
Aí uns 60 diferentes depende do gosto ou estrabismo do fabricante!!!!!
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Caro Devenish, não acho que a alteração feita às cores do emblema tenha que ir a assembleia geral...vou ver se me consigo explicar (às vezes por palavras num forum é difícil).

O emblema continua a ter a bola azul, o certo é que o azul do lado direito ficou mais brilhante por assim dizer...por outras palavras ficou com um azul mais moderno.

Pode parecer estranho, mas com o aparecimento de programas como o photoshop, as cores tornaram-se mais vivas, mais nitidas, mais bonitas ao olho humano...foi o que aconteceu ao simbolo do Porto.

Mas como não deixou de ser azul, e a bola de futebol não deixou de ser uma bola, não foi preciso nenhuma assembleia geral, nem sequer precisou de ser difundida pelo clube (acho eu), foi um passo normal do avanço dos tempos.

Esse pormenor, se calhar nem é muito perceptivel aos portistas em geral, só aqueles que ligam aos pormenores é que repararam...mas que o azul mudou, ai isso mudou, pois pode-se ver nas camisolas.
 
C

ColossalPorto

Guest
Devenish disse:
Não houve alteração nenhuma de emblema, a tonalidade depende do "gosto" ou "estupidez" do fabricante em alguns artigos. O emblema mantém-se inalterável desde 1920 e tal a altura em que para além da bola passou a ter as armas da Cidade (com o dragão que a Cidade perdeu depois por uma diretiva de Salazar que quis uniformizar os brasões e após o 25 de Abril não voltou ao mesmo por inépcia dos autarcas de merda que temos tido e vamos continuar a ter ganhe a lista que ganhar a 29 de Setembro).
Para haver uma alteração do emblema ela teria que ser decidida em ASSEMBLEIA GERAL com alteração do estatuto referente a ele.
O Benfica aparece nas camisolas com 3 estrelas e aquilo é uma aberração porque para alterarem teriam que ir também a uma AG e nunca o fizeram. Aliás se aquele emblema com 3 estrelas fosse oficial o antigo desaparecia nos impressos e continua lá e o outro é uma...coisa para animar a malta deles!
O emblema mudou. Ligeiramente mas mudou. Sofreu um facelift, o que não deixa de ser uma mudança.
http://www.fcporto.ws/index.php?topic=15490.0 -> isto não é mudar?
 
C

ColossalPorto

Guest
nuno queiros disse:
Caro Devenish, não acho que a alteração feita às cores do emblema tenha que ir a assembleia geral...vou ver se me consigo explicar (às vezes por palavras num forum é difícil).

O emblema continua a ter a bola azul, o certo é que o azul do lado direito ficou mais brilhante por assim dizer...por outras palavras ficou com um azul mais moderno.

Pode parecer estranho, mas com o aparecimento de programas como o photoshop, as cores tornaram-se mais vivas, mais nitidas, mais bonitas ao olho humano...foi o que aconteceu ao simbolo do Porto.

Mas como não deixou de ser azul, e a bola de futebol não deixou de ser uma bola, não foi preciso nenhuma assembleia geral, nem sequer precisou de ser difundida pelo clube (acho eu), foi um passo normal do avanço dos tempos.

Esse pormenor, se calhar nem é muito perceptivel aos portistas em geral, só aqueles que ligam aos pormenores é que repararam...mas que o azul mudou, ai isso mudou, pois pode-se ver nas camisolas.
Tudo dito. Vinha aqui explicar isto. Além da mudança explicitada no tópico que abri(http://www.fcporto.ws/index.php?topic=15490.0), já percebi a dúvida do user que abriu este tópico. Tal como o ''nuno queiros'' refere e bem, houve uma alteração da tonalidade do emblema. E já esse emblema é um facelift do anterior, e que por isso passou despercebido à maioria dos adeptos.

Para dissipar todas as dúvidas aqui fica um resumo visual:


Primeiro logótipo, a famosa bola com ''FCP''.


Neste fez-se a famosa incorporação do escudo de armas da cidade, por parte do Simplício, em 1922.


No início da década de 40 foi resedenhado e ficou assim até à época de 2005-2006.


Abomino este emblema e besta que o fez. Ainda hoje me pasmo por saber que continua a ser amplamente difundido. Um emblema ''rasca'' que apareceu vindo não sei de onde e que teima a não desaparecer.





Agora, a partir daqui responde-se às dúvidas do user que abriu este tópico. Entra em jogo a mudança ocorrida após a época 2004-2005. Houve mais um redesenho.


Percursor do emblema actual. Não sei até que ponto é ''oficial'', mas num primeiro instante foi bastante usado pelo clube (site oficial, bem como todo o tipo de artigos)


Actual emblema. Como podem verificar, existe a tal melhoria gráfica entre um e outro, principalmente em termos de brilho.


Eu só gostava que a nosso direcção vincasse de uma vez por todas que este último é o nosso emblema, e presentemente, o ÚNICO. Até em termos de ''branding'' seria benéfico, mas continua-se a ver os emblemas todos a serem associados a nós pelos media.
Nem a direcção deve saber disto. Ou sabe e não faz nada. Para dar um exemplo sucinto, nos comunicados à CMVM(última vez que reparei foi na contratação do Quintero) aparece o emblema antigo, no entanto, no site e em ''tudo'' o resto já aparece o actual. Convinha que TUDO o que concerne o clube de forma oficial passasse a usar o emblema actual, o que não acontece. Depois a ''confusão'' sai cá para fora. Os próprios adeptos não os conseguem distinguir. Alguns até ostentam aquele emblema que chega ao cúmulo de ter o dragão castanho. Nem sei se a culpa é da direcção por não saber educar, se dos media e adeptos que não conseguem distinguir...
 
J

JuanQuintero10

Guest
Obrigado a todos pelas respostas! Só hoje pude vir aqui.

Nota-se exactamente na ultima imagem que o ColossalPorto colocou a diferença de tonalidades, apesar de ao vivo notar-se muito mais.


Eu sou lisboeta portanto não tinha um grande conhecimento acerca do brasão da cidade e tudo o que rodeia o mesmo, mas algo que sei é que a introdução desta última alteração, principalmente a tal "melhoria gráfica" faz uma grande diferença e para melhor. Na minha opinião, torna o emblema mais "vivo". Pensei que houvesse mais pessoal ( público geral) que tivesse gostado dessa melhoria e foi por isso que perguntei o porquê de não ter sido publicitada a conclusão do nosso actual emblema. De qualquer dos modos já fiquei esclarecido com as vossas respostas portanto obrigado!
cumprimentos
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,489
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
A alteração à tonalidade do azul não é uma alteração na minha opinião. Aliás várias variantes que aqui postaram demonstra isso e faltam outras que tenho em emblemas/distintivos/pins que possuo e que não são "fakes" foram mandados fazer ao longo da história pelo Clube.
Hoje em dia com novas técnicas de fotografia é possível apresentar variantes mas impossíveis de representar em modelos em metal esmaltados por motivos técnicos daí o aparecimento cada vez maior de pins com cobertura plástica em que uma foto é implantada no metal. O problema é que devido ao plástico e não esmaltagem o tempo de duração desse material é curto deteriora-se em 3,4 anos.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,334
1,008
Lisboa
o primeiro símbolo é espetacular

porque não fazer uma camisola comemorativa com esse simbolo e os jogadores jogarem um época com esse simbolo

é muito cool
 
C

ColossalPorto

Guest
Kerouac disse:
o primeiro símbolo é espetacular

porque não fazer uma camisola comemorativa com esse simbolo e os jogadores jogarem um época com esse simbolo

é muito cool
X2. Era uma excelente iniciativa. Já há polos à venda com essa símbolo, mas tinha piada que figurasse na camisola ''fora'' ou ''alternativa'', em jogos oficiais.