Equipas de Bilhar e Pool Masculino e Feminino do FC Porto

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Bilharista sul-coreano dos Dragões, de 18 anos, conquistou o título no Egipto

Cho Myung, de apenas 18 anos e recentemente inscrito pelo FC Porto na Federação Portuguesa de Bilhar, sagrou-se este sábado campeão mundial de juniores de bilhar às três tabelas, em Hurghada, no Egipto. Na final da competição, o jovem sul-coreano bateu o compatriota Shin Ju, por 35-9 (21 entradas).

Cho Myung, mais uma jovem aposta do FC Porto, como em tempos já foi Daniel Sánchez, é natural da Coreia do Sul, país no qual se estima que existam 20.000 clubes e seis milhões de praticantes de bilhar às três tabelas. Cho Myung jogará ao lado de Daniel Sánchez e Torbjorn Blomdhal ao longe desta temporada.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

DANIEL SÁNCHEZ VENCE A SUPERTAÇA MUNDIAL E É ELEITO O MELHOR DO ANO

Bilharista espanhol ultrapassou Dick Jaspers numa final decidida nas grandes penalidades

O espanhol Daniel Sánchez venceu no último sábado a Supertaça Mundial de bilhar às três tabelas, derrotando na final o holandês e também portista Dick Jaspers, primeiro jogador da hierarquia mundial. Numa partida que foi disputada na cidade belga de Antuérpia, Sánchez venceu o decisivo encontro após ter ganho os primeiros três parciais (7-5, 7-5 e 7-0) e perdido os seguintes três (7-1, 7-2 e 7-2).

No sétimo e decisivo verificou-se uma igualdade a sete, com a decisão do vencedor a fazer-se nas grandes penalidades. Neste particular, o espanhol superiorizou-se ao holandês por 2-1, vencendo assim uma final 100 por cento azul e branca.

No mesmo dia procedeu-se à eleição de melhor jogador do ano, distinção que foi atribuída a Daniel Sánchez, com espanhol a conseguir 165 pontos, contra os 141 do belga Frédéric Caudron e os 133 de Jaspers. É a quarta vez que o portista é distinguido como melhor do ano, tornando-se assim um recordista neste particular.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

TIAGO TEIXEIRA VENCE 6.º OPEN FEDERATIVO DE SNOOKER

Jovem jogador venceu na final Mário Maravilhas, por 3-1

O portista Tiago Teixeira, de apenas 14 anos, venceu na passada sexta-feira o 6.º Open Federativo de snooker, no qual competem jogadores dos distritos do Porto, Braga e Aveiro, derrotando na decisiva partida o atleta do Leixões Mário Maravilhas, por 3-1.

No percurso até à final, a jovem promessa, há dois anos nos quadros azuis e brancos, deixou pelo caminho nos quartos de final Tiago Silva (3-1) e na meia-final Luís Alves (3-1).
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

AMÁLIA MATAS SAGRA-SE CAMPEÃ DA EUROPA DE POOL BOLA 10

Portista derrotou na final a eslovena Ana Gradisnik

A bilharista do FC Porto Amália Matas sagrou-se na noite de quarta-feira campeã da Europa na variante de Pool Bola 10, após vencer no jogo decisivo a eslovena Ana Gradisnik, por 7-1. No caminho para o título, a portista, que é também tricampeã nacional por equipas, venceu na meia-final a ucraniana Kateryna Polovinchuk, por 7-2.

O torneio (Pool Dynamic Europe) decorre entre os dias 18 e 26 de março em Albufeira, sob a tutela da Federação Portuguesa de Bilhar.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

SNOOKER: DRAGÕES REVALIDAM TÍTULO DE CAMPEÕES NACIONAIS

Equipa do FC Porto bateu na final a Académica de Coimbra, por 3-1

A equipa de Snooker do FC Porto, constituída por Nuno Miguel Santos, Henrique Correia, Pedro France e Tiago Teixeira sagrou-se na tarde deste sábado campeã nacional de Snooker, após vencer no jogo decisivo a formação da Académica de Coimbra, por 3-1, revalidando assim o título que já lhe pertencia.

No caminho para a final, disputada no Fórum Viseu, os Dragões deixaram pelo caminho o Cue Action 2 (quartos de final) e o Cue Action 1 (meia-final), vencendo ambos os confrontos por 3-1.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

SNOOKER: NUNO SANTOS VENCEU A TAÇA DE PORTUGAL INDIVIDUAL

Bilharista do FC Porto derrotou Diogo Bordalo na final da prova disputada em Viseu

O atleta do FC Porto Nuno Santos conquistou a Taça de Portugal individual de Snooker, que se realizou no domingo passado no Fórum Viseu, ao vencer na final Diogo Badalo por 3-0.

Na prova a eliminar Nuno Santos derrotou Simão Santos por 3-1 e nas meias -finais o colega de equipa Henrique Correia por 3-2.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

O CAMPEÃO QUE OUVE JAZZ E IGNORA O TELEMÓVEL ANTES DA COMPETIÇÃO

Em maio, João Ferreira disse à “Dragões” que só lhe faltava o título europeu. Agora já não falta

Por Inês Geraldes

João Ferreira começou a jogar bilhar aos sete anos para acompanhar o avô e hoje, aos 23, é uma das maiores promessas do FC Porto. Tem no Dragão de Ouro a sua maior conquista e para ficar completo diz que só lhe falta ser campeão europeu de azul e branco. Ouve jazz e música clássica, entre outros estilos, elege a série “Breaking Bad”, da estação norte-americana AMC, como a melhor de sempre, acompanha a NBA e derrete-se na presença de qualquer prato de cozinha italiana: pasta ou pizza, não faz diferença. Verdadeiramente relevante é evitar o cansaço e o tédio nas horas que precedem a competição, porque “o estado de espírito do jogador reflete-se na mesa” de jogo, explica.

“Não houve ninguém que me introduzisse ao bilhar. Comecei a jogar aos 7 anos porque o meu pai comprou uma mesa de bilhar lá para casa. Embora não fosse um jogo muito normal para uma criança da minha idade, comecei a interessar-me e a querer jogar com os adultos.”

“Passava tardes inteiras a jogar bilhar com o meu avô. Sempre disse aos meus pais que queria e gostava de jogar bilhar, mas eles só me levaram a sério quando comecei a ganhar torneios a pessoas mais velhas do que eu. Ainda com 7 anos, num parque de campismo em Espanha onde passávamos férias, ganhei torneios com participantes de 15 anos. Os meus pais encorajaram-me e também perceberam que era um bom desporto para que pudesse desenvolver as minhas capacidades cognitivas.”

“Perco a cabeça com comida italiana. Adoro todo o tipo de massas, pizzas, lasanhas... Mas também não digo que não a uma francesinha.”

“A conquista mais marcante até hoje foi, sem dúvida, o Dragão de Ouro. Já ganhei vários torneios e obtive excelentes representações internacionais para Portugal, mas não há nada como ser reconhecido pelo FC Porto.”

“O FC Porto é o clube do meu coração, do qual faço parte há cerca de 15 anos. Cheguei ainda criança e foi o FC Porto que me fez crescer, amadurecer e a tornar-me no homem que hoje sou. Sempre senti um carinho especial e o apoio incondicional do clube.”

“Inception e Interstellar são os meus filmes preferidos. Breaking Bad é, para mim, a melhor série de sempre. Como já tenho muito que ler para a faculdade, prefiro algo mais audiovisual para ocupar os tempos livres.”

“Não consigo eleger um estilo musical. Gosto de boa música, seja de que estilo for. Ouço rock, reggae, clássica, jazz, pop… Depende do estado de espírito.”

“Adoro futebol, basquetebol e voleibol. Até cheguei a ser campeão nacional de voleibol com 12 anos pelo Castêlo da Maia, mas acabei por optar pelo bilhar, porque, além de sentir que esse é o meu talento, gosto de desafios e da elevada dificuldade do desporto. O meu carácter e personalidade parecem adaptar-se melhor a esta modalidade do que a qualquer outra. Mas o futebol desperta-me um grande interesse e, sempre que posso, vou ao estádio apoiar o FC Porto.”

“Antes de competir, dado o esforço mental que o bilhar requer, tento não fazer atividades que me cansem muito. Por exemplo, evito estar muito tempo a olhar para o telemóvel, para o computador ou para a televisão. No bilhar, o estado de espírito do jogador reflete-se na mesa, pelo que tento fazer e comer o que me apetece nas horas que precedem os jogos, para levantar um pouco a moral e o estado de espírito.”

“Acho que o facto de ser tão novo num desporto em que é habitual ver praticantes mais velhos pode incentivar os mais jovens a praticar a modalidade e a acabar com a ideia de que o bilhar é só para adultos. Nesse aspeto, o FC Porto tem feito um excelente trabalho e fico contente por ver que temos um bom grupo de jovens e que muitas vezes olham para mim como uma referência.”

“O conselho que dou àqueles que, como eu, querem praticar um desporto pouco reconhecido é que continuem a tentar e a acreditar, porque, embora o resultado possa não aparecer tão rápido quanto gostaríamos, cada dia de esforço e dedicação é mais um passo na caminhada para os conseguir.”

“Aqueles que dizem que o bilhar não é desporto não compreendem por completo o seu conceito e nunca viram nem viveram competições de bilhar a sério. Por vezes, o bilhar é visto como um desporto de café e por isso fica a ideia de que não existe alta competição.”

“Tenho como principal objetivo ser campeão europeu pelo FC Porto, pois é o único título que nos falta.”

“Nos tempos livres gosto muito de ver séries, filmes e jogos da NBA, fazer desporto e ir ao Dragão ver o FC Porto. Quando os tempos livres são maiores, adoro viajar e conhecer novos lugares e novas culturas.”

Texto publicado na rubrica “Passe de Letra” da edição de maio de 2017 da “Dragões”, a revista oficial do FC Porto, a que pode aceder aqui.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,514
27,661
Parabéns a todos desta secção, em especial ao Sr. Alipio Jorge, pela grande época que fizeram. Quando se tem e trabalha com gosto e qualidade, as coisas tornam-se possiveis.

Campeões da Europa!
Bicampeões de Portugal! 

O que se segue?
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

RUI MANUEL COSTA É TETRACAMPEÃO NACIONAL DE BILHAR ÀS TRÊS TABELAS

Portista venceu o colega de equipa João Ferreira na jornada (50-40)

O bilharista do FC Porto Rui Manuel Costa sagrou-se na tarde deste domingo tetracampeão nacional de bilhar às três tabelas, após vencer o também portista João Ferreira na final da prova que decorreu durante o fim de semana no salão do Leixões FC.

Naquele que foi o seu sétimo título nacional a nível individual, o terceiro conseguido frente a João Ferreira, Rui Manuel Costa ultrapassou o jovem companheiro por 50-40 (em 38 entradas), vencendo a fase final da prova que contou com quatro jogadores do FC Porto, três do Benfica e um do Sporting.

Com este título individual, Rui Manuel Costa soma mais um a uma época que, por equipas, já tinha ganho, tal como João Ferreira, a Taça dos Campeões Europeus, o campeonato e a Taça de Portugal.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

SÁNCHEZ DE OURO NOS MUNDIAS DE BILHAR ÀS TRÊS TABELAS

Bilharista do FC Porto venceu na final o italiano Marco Zanetti

O bilharista do FC Porto Daniel Sánchez venceu na tarde deste domingo os Jogos Mundiais de bilhar às três tabelas, cuja edição de 2017 se realizou na cidade de de Wroclav, na Polónia. O jogador espanhol ultrapassou no jogo decisivo o italiano Marco Zanetti, por 40-33, fechando assim com chave de ouro uma época memorável na sua já recheada carreira: foi considerado o melhor jogador de 2017, ano que termina como numero um da hierarquia mundial. Ao serviço do FC Porto venceu o campeonato, a Supertaça, a Taça de Portugal e a Taça dos Campeões Europeus.

Também este domingo, mas na categoria esperanças, outro portista deu nas vistas ao vencer o Campeonato Nacional de Esperanças. Na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, Luís Almeida, do Dragon Force, derrotou na final o colega de equipa de 13 anos, Luís Pinto, por 3-1.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,514
27,661
Os nossos bilharistas estão de parabéns. A quantidade de vitórias destes nesta época, quer nacionais quer internacionais, é impressionante.

E pelos vistos o futuro está assegurado, com os jovens da Academia DF a mostrar que querem seguir as pisadas e as conquistas dos mais velhos.

 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

BILHAR: SUPERTAÇA DE POOL FEMININO É AZUL E BRANCA

FC Porto venceu a Académica de Coimbra por 2-1 na final disputada na Academia de Bilhar do Dragão

A equipa feminina de pool do FC Porto, tricampeã nacional, entrou com a mão direita na nova temporada, ao conquistar a Supertaça, depois de bater a Académica de Coimbra por 2-1, na final disputada este sábado na Academia de Bilhar do Dragão.

Nos resultados parciais, a portista Vânia Franco bateu Ana Oliveira (6-1), ao contrário da colega de equipa Inês Silva que perdeu diante de Sara Rocha por (7-3). Nos pares, a dupla azul e branca,? composta por Vânia Franco e Marta Tavares, levou a melhor sobre as duas bilharistas da equipa de Coimbra (5-2), garantindo assim a vitória na prova que marca o arranque oficial da nova época.

Neste sábado, no Academia do Dragão teve também lugar o primeiro jogo de pré-temporada da equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto. Os campeões nacionais e europeus bateram o Leça por 3-1, graças aos triunfos de Rui Manuel Costa sobre João Gomes (40-28), de Manuel Oliveira sobre José Escudero (40-20) e de Alípio Jorge sobre Pedro Pais (40-20). O leceiro Vítor Fernandes levou a melhor sobre o portista Fernando Cunha (40-19).
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

TORBJÖRN BLOMDAHL VENCE TAÇA DO MUNDO DE LA BAULE
Bilharista dos Dragões brilhou em França, mas Cho Myung-Woo também chegou ao pódio

O sueco Torbjörn Blomdahl, atleta do FC Porto, venceu a Taça do Mundo de bilhar às três tabelas de La Baule, em França, depois de bater o belga Frédéric Caudron na final da prova, por 40-25 (em 17 entradas).

No caminho para a final, Blomdahl levou a melhor sobre o também Dragão e campeão mundial Daniel Sánchez, nos quartos de final, e sobre o vietnamita Ma Xuan Cuong, nas meias-finais.

Cho Myung-Woo, jovem sul-coreano do FC Porto, de apenas 19 anos, também obteve um lugar no pódio, continuando assim a afirmar-se a nível internacional. Seguem-se o Campeonato do Mundo, na Bolívia, e mais uma Taça do Mundo, em Hurgada (Egito).
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

DICK JASPERS VENCE LAUSANNE BILLARD MASTERS 2017
Bilharista do FC Porto bateu o belga Frédéric Caudron na final da competição que se disputou na Suíça

O holandês Dick Jaspers, atleta do FC Porto, venceu o Lausanne Billard Masters 2017, um prestigiado torneio de bilhar às três tabeles que decorreu durante este fim de semana na Suiça.

Na final da competição, Dick Jaspers levou a melhor sobre o belga Frédéric Caudron, por 40-24 (em 16 entradas). Os Dragões Daniel Sánchez (terceiro), que venceu em 2016, e Torbjörn Blomdahl (quinto) terminaram entre os cinco primeiros.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

DICK JASPERS FIXA NOVO RECORDE MUNDIAL NO BILHAR DE CARAMBOLA
Bilharista holandês do FC Porto venceu um jogo por 40-0, em apenas quatro entradas


Dick Jaspers teve este domingo, em Magdburgo, na Alemanha, um dia de ouro na carreira. O bilharista holandês do FC Porto fixou um novo recorde mundial no bilhar às três tabelas, ao derrotar o austríaco Andreas Eflerde por 40-0, em apenas quatro entradas (5+11+2+22), num jogo relativo ao campeonato alemão. O máximo anterior era de seis entradas.

Recentemente, outro atleta do plantel do FC Porto também obteve um resultado assinalável: o sul-coreano Myung Woo Cho realizou uma série de 27 carambolas ficando a apenas uma do recorde mundial, que pertence ao belga Frédéric Caudron.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

DICK JASPERS VENCE TAÇA DO MUNDO DE BILHAR
Atleta do FC Porto derrotou o turco Semih Sayginer (40-33) na final da etapa realizada na Bélgica


Dick Jaspers subiu ao primeiro lugar do pódio da etapa da Bélgica da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas. O jogador do FC Porto venceu o turco Semih Sayginer, por 40-33, na final disputada este domingo, na cidade de Blankenberge.

Na meia-final, o bilharista holandês derrotou o belga Eddy Merckx (40-23) com duas séries de 16 na primeira entrada e 14 para fechar a partida.

A Taça do Mundo segue agora para o Porto e para o Dragão Caixa, que será palco da próxima etapa, entre 2 e 8 de julho