Estádio das Antas

RuiGaita

Bancada lateral
18 Janeiro 2018
891
0
44
Moscavide
Minha 1ª ida ao saudoso estádio das Antas, não me lembro o ano.

Fui com o meu falecido Avô (benfiquista) ver um Porto vs braga. Ganhámos 2-0 com golos de Domingos e Vlk

 

Big

Arquibancada
27 Abril 2015
181
55
Tenho tantas e tantas histórias sobre o o estádio das Antas e as minhas idas ao futebol ver o clube do coração que demoraria muito tempo a descrever neste fórum. Só vos posso dizer que havia qualquer coisa de especial quando se entrava naquele estádio. Sentia-se...não dá para descrever....
Muito diferente do Dragão, não vale a pena comparar até porque os tempos são outros e de facto o Dragão é um estádio espetacular. Mas as Antas...sei lá...não se explica. Tinha de ser sentido...
Deixo-vos aqui um pequeno “recuerdo”.
Conheci um senhor, que na altura já devia ter uns 60 anos, era cobrador de quotas. Sim, porque nesse tempo havia os cobradores de quotas.
Numa das minhas visitas ao museu, entrei no estádio para dar uma olhada, como sempre fazia e quando havia oportunidade. Era domingo, o nosso Porto não jogava em casa.
O senhor de que falo estava sentado na bancada, a ler o jornal, muito tranquilo.
Eu era um garoto, devia ter uns 12 anos, meti conversa com o senhor. Era muito simpático.
Depois de alguma conversa, virou-se para mim e disse-me: - A minha esposa deve estar a chegar, já é quase hora de almoço.
Entretanto chegou a senhora, trazia um saco bem cheio. Sentou-se ao nosso lado e de pronto o marido me apresentou.
Quando me dei conta, começou a tirar o tacho, toalha, copos, talheres, etc.
Percebi na altura que iam almoçar nas bancadas, mas fiquei um pouco sem jeito.
Perguntaram-me se queria alguma coisa.
Agradeci, mas disse que não queria e que estava à espera que me viessem buscar.
Entretanto a senhora disse-me: - O menino não estranhe. Fazemos isto de 15 em 15 dias, sempre que o Porto não joga em casa e o tempo permite.
O marido já a preparar-se para um belo repasto, comentou: - É aqui que me sinto bem. Por isso a minha esposa almoça aqui comigo. É um anjo. Sabe menino, um dia vai perceber.
Bem, ainda hoje, me lembro daquele momento e acho que de alguma forma também ele se tornou especial para mim.
Um abraço a todos.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Uma das situações mais hilariantes que vivi no antigo estádio das Antas e foram algumas mas recordo esta pela tremenda furada que enfiamos.
O Porto já na era pedrotiana em nosso clube e pós Boavista de vez em quando apareciam uns jogadores do Brasil pouco ou nada conhecidos para ver se davam certo,são exemplos disso o Toninho Metralha,Beca,Cabral (destes vi a estreia) ou um Bife que foi até razoável,mas a situação que quero partilhar foi com a estreia do Toninho Metralha embora não me lembre contra quem foi.
Pois bem,começa o jogo e estava eu com meu pai no superior norte como de costume e tinha um adepto atrás de nós que não parava de elogiar as façanhas do Toninho Metralha,dizia ele que viu os treinos e vociferava aos quatro ventos que o homem tinha até furado as redes das balizas e lá foi falando,até que meu pai e porque o jogo pedia algo por não estar a correr bem,também disse "mete o homem" nessa altura até já se comunicavam e meu pai impressionado com tantos elogios,pois bem,o Pedroto o coloca em campo,aquelas ovações naturais de quem chega,um entusiasmo fora do normal e ....aí é que a coisa não correu nada bem,Toninho Metralha em sua primeira aparição recebe a bola não me lembro de quem e com toda a sinceridade nem consigo descrever o que ele conseguiu fazer,sei que virou do avesso e caiu de cú no relvado de uma forma para lá de anedótica e prontos assim o encanto foi logo quebrado,nunca mais o vi jogar e na época seguinte foi emprestado ao Marítimo.Voltando atrás o homem que estava com tantos elogios enigmaticamente desapareceu e jamais foi visto assim como o intrépido Toninho Metralha.
 

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
661
250
Morais disse:
Uma das situações mais hilariantes que vivi no antigo estádio das Antas e foram algumas mas recordo esta pela tremenda furada que enfiamos.
O Porto já na era pedrotiana em nosso clube e pós Boavista de vez em quando apareciam uns jogadores do Brasil pouco ou nada conhecidos para ver se davam certo,são exemplos disso o Toninho Metralha,Beca,Cabral (destes vi a estreia) ou um Bife que foi até razoável,mas a situação que quero partilhar foi com a estreia do Toninho Metralha embora não me lembre contra quem foi.
Pois bem,começa o jogo e estava eu com meu pai no superior norte como de costume e tinha um adepto atrás de nós que não parava de elogiar as façanhas do Toninho Metralha,dizia ele que viu os treinos e vociferava aos quatro ventos que o homem tinha até furado as redes das balizas e lá foi falando,até que meu pai e porque o jogo pedia algo por não estar a correr bem,também disse "mete o homem" nessa altura até já se comunicavam e meu pai impressionado com tantos elogios,pois bem,o Pedroto o coloca em campo,aquelas ovações naturais de quem chega,um entusiasmo fora do normal e ....aí é que a coisa não correu nada bem,Toninho Metralha em sua primeira aparição recebe a bola não me lembro de quem e com toda a sinceridade nem consigo descrever o que ele conseguiu fazer,sei que virou do avesso e caiu de cú no relvado de uma forma para lá de anedótica e prontos assim o encanto foi logo quebrado,nunca mais o vi jogar e na época seguinte foi emprestado ao Marítimo.Voltando atrás o homem que estava com tantos elogios enigmaticamente desapareceu e jamais foi visto assim como o intrépido Toninho Metralha.
às tantas era parente dele, ou empresário....
:)
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
pauloans disse:
às tantas era parente dele, ou empresário....
:)
Pouco provável é comum vermos esse tipo de personagens pelos estádios mas todos têm uma coisa em comum,são famosos por pouco tempo.
 
4 Maio 2018
2,205
2,289
Conquistas
2
37
Cascais
  • Deco
  • Ricardo Quaresma
Saudades deste estádio!

Tenho 31 anos e fui mais vezes ao estádio das antas com idade de puto, que dum adolescente.

Talvez o jogo com melhor recordação que tenho seja os 4-1 ao Sporting de lisboa após a derrota com o Milan para a supertaça.

O jogo com má memória foi um Porto-Rosenborg, ganhamos, mas foi a muito custo pois o Pena falhou golos atrás de golos e o meu Pai ficou com menos 50€ no bolso, pois foi multado à saida do estádio, por ter deixado o carro mal estacionado..

 

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
8,628
3,463
Invicta
Fui a primeira vez com 4 anos e não fui só uma vez com essa idade. Naquela altura era perigoso ir com essa idade devido à segurança que os velhos estádios tinham, hoje também é mas antes era mais.
 

Sérgio Paiva Jr

Superior
23 Maio 2018
2
0
Boa noite! Espero não fugir às regras e estar a publicar no sítio certo. :)

Tenho para venda uma réplica do Estádio das Antas em prata maciça, criada pela Armada Collections e distribuída pelo Montepio Geral. Lançamento coincidente com a época de 2003/2004, quando se realizaram os últimos jogos no Estádio das Antas e os primeiros no Estádio do Dragão, numa época em que o Futebol Clube do Porto acabou por se sagrar vencedor da Liga dos Campeões.

Réplica 123 de 999

Criação: Armada Collections
Emissão: exclusiva, numerada e personalizada
Escultura: Manuel Dias
Metal: prata pura maciça (999,9/1000)
Colecção: composta por 1 réplica, 1 estojo em madeira nobre de mogno, 1 livro "Lembrar para sempre"
Peso total da réplica: peso mínimo de 500 gramas de prata pura maciça
Preço de compra em 2003: €850 (a prata triplicou de valor desde aí)





Caso tenham interesse, enviem por favor mensagem privada. Obrigado!
 

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
569
67
47
Por viver em lisboa ia poucas vezes às Antas. Aproveitava as férias grandes e as da Páscoa para ir ao Porto e ver alguns jogos.

Por sorte, consegui ver alguns contra os lagartos e lampiões. Ia para a central nascente, a acompanhar algum adulto da família. Havia jogos que não cabia ali nem mais um adepto.

Adorava o colorido do estádio, as bandeiras e as gaitas/cornetas que se usavam nos anos 80, que hoje são proibidas de entrar no estádio. Era uma festa.

Desses tempos recordo-me de um Porto contra os lamps em que partiram a tibia e o perónio ao Eurico (?), mesmo à minha frente. Todos diziam que se ouviu no estádio a perna a partir. Na altura também dizia que sim, que fez Crack!!, mas não ouvi nada :)

Lembro-me de ver no Tribunal, no final de Abril (21 ou 28 de Abril de 1986) o Porto Vs Sp. Covilhã. Se ganhassemos eramos Bi-campeões, depois de ultrapassarmos os lamps na penúltima jornada. Estivemos a perder 2-1, mas lá demos a volta.

Estive lá no jogo do Penta, contra o Estrela da Amadora. Que festa. Estádio cheio, só com uma cor: azul e branco. Dali descemos todos para a baixa para festejar o que ainda hoje é inédito.

As melhores lembranças das Antas são de 2003. Porto Vs Lázio. Saio de lisboa às 3h debaixo de chuva. Chego às Antas e choviscava. Pensei "ok tranquilo. Se for sempre assim não será mau". Lembro-me do estádio ter festejado um penalti falhado pelo celtic, contra os da Rotunda, na outra meia final. Começa o jogo. Golo deles. "Foda-se"!!
chove. Muito.

Chuta o Maniche, GOLAÇO!!! Pouco depois reviravolta no marcador. Chovia. Intervalo. "2-1 é mau, mas estamos a jogar muito. Já falhámos muito, crl".
Começa a 2ª parte. Chove como nunca. Saraivada das antigas, ouve-se um burburinho no estádio da malta a queixar-se das pedras. "Deco, não chutes daí que é muito longe!! GOOLLOO!! Vai Postiga, chuta crl! GOOLLLOOO!!!"
Melhor jogo nas competições europeias que me lembro de ver (igual talvez só a 2ª parte contra o Villareal em 2011).
Cheguei a lisboa às 5 da manha, encharcado até aos ossos. Hoje quando espirro acho que ainda tem a ver com a molha desse jogo.

Na madrugada de 21 para 22 de Maio estive lá, nas Antas a receber os heróis de Sevilha. 4 da manha e estádio com 30k pessoas. Inolvidável.
No domingo a seguir, estive lá contra os lagartos e a despedir-me do Paulinho Santos. Para variar, chovia outra vez copiosamente :)

Já ganhamos muito no Dragão, mas as Antas será sempre especial. É como o primeiro amor, nunca se esquece.
É a nossa história, foi ali que crescemos e nos tornámos no que somos. Foi ali o jogo do nevoeiro, contra os lagartos. Foi ali que caiu o Pavão, cujo o local ficava iluminado sempre por um holofote. Foi ali que quebrámos o enguiço daqueles anos todos sem ganhar.

Bom tópico, saudades das Antas. Foi ali que cresci como Portista :)




 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
dragaolux disse:
https://twitter.com/90sfootball/status/1024308704957607936
Que saudade.Vi esse estádio ainda com pista de cinza para ciclismo,depois peão, logo após  a construção da arquibancada,depois o afundamento e já não existe mais.Estou velho.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,393
20,961
Gaia
Morais disse:
Que saudade.Vi esse estádio ainda com pista de cinza para ciclismo,depois peão, logo após  a construção da arquibancada,depois o afundamento e já não existe mais.Estou velho.
--------------------

Também vi lá a pista de ciclismo e chegadas com o Joaquim leite a ganhar.

De certeza que estou naquela foto, eu não falhava nada.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
grandeporto disse:
--------------------

Também vi lá a pista de ciclismo e chegadas com o Joaquim leite a ganhar.

De certeza que estou naquela foto, eu não falhava nada.
Pois,isso dos nomes não te sei dizer pois era muito criança,mas nos intervalos dos jogos ainda vi algumas provas de ciclismo de pista o que era espetacular diga-se.
Depois acabaram com ela para fazerem o peão e mais tarde as outras inovações.
Se tens uma foto disso além do valor sentimental acrescenta a extrema procura que deva existir.
 

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,148
1,183
Morais disse:
Pois,isso dos nomes não te sei dizer pois era muito criança,mas nos intervalos dos jogos ainda vi algumas provas de ciclismo de pista o que era espetacular diga-se.
Depois acabaram com ela para fazerem o peão e mais tarde as outras inovações.
Se tens uma foto disso além do valor sentimental acrescenta a extrema procura que deva existir.
O peão - com sectores nos topos Norte e Sul - sempre lá esteve, desde a inauguração do Estádio.
Foi a construção da pista de ciclismo que os tapou. A utilização da pista era curta: festival de abertura da Volta a Portugal e chegada de uma etapa de linha, desafiavam a realidade económica, se contrapostos à venda de milhares de bilhetes de entrada durante toda a época futebolística. Daí que tenha sido eu, na segunda gerência do dr. Américo de Sá, o grande advogado da reabertura do peão. E a Direcção acabou por aprovar, ainda que com algum choro e ranger de dentes...
Tomada a decisão, a obra foi fácil: foi só escavar, limpar o entulho e reabrir as portas correspondentes que já lá estavam, inúteis, nos topos Norte e Sul.
E assim ficou o Estádio até às obras de rebaixamento levadas a cabo na primeira gerência de  Pinto da Costa, com a supervisão do então vice-presidente, Alexandre Magalhães.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
antas disse:
O peão - com sectores nos topos Norte e Sul - sempre lá esteve, desde a inauguração do Estádio.
Foi a construção da pista de ciclismo que os tapou. A utilização da pista era curta: festival de abertura da Volta a Portugal e chegada de uma etapa de linha, desafiavam a realidade económica, se contrapostos à venda de milhares de bilhetes de entrada durante toda a época futebolística. Daí que tenha sido eu, na segunda gerência do dr. Américo de Sá, o grande advogado da reabertura do peão. E a Direcção acabou por aprovar, ainda que com algum choro e ranger de dentes...
Tomada a decisão, a obra foi fácil: foi só escavar, limpar o entulho e reabrir as portas correspondentes que já lá estavam, inúteis, nos topos Norte e Sul.
E assim ficou o Estádio até às obras de rebaixamento levadas a cabo na primeira gerência de  Pinto da Costa, com a supervisão do então vice-presidente, Alexandre Magalhães.
Entendo.Como deves calcular eu não conheci o estádio das Antas desde sua inauguração começei a frequentar por volta de 1971 ou 1972 e lembro-me que existia essa tal pista e vi provas ou desfiles nela ,ciclistas a correrem tinha mas eu era muito criança tinha uns 6 anos por aí.
Sim ela depois virou o peão e depois veio a arquibancada e depois o afundamento.
 

Rivas

Arquibancada
11 Abril 2012
393
42
37
Marco de Canaveses
Como muitos outros, também eu tenho saudades das antas! Normalmente ia para a arquibancada! O jogo que mais gozo me deu a ver foi um 2-1 contra os corruptos, penso que em 2002-2003. Os fdp, por causa das obras do dragão, traziam uns capacetes das obras na cabeça. Lembro-me de ver uns paralelos a voar por causa disso!

Antes do jogo começar, uma chuvada a sério. Na altura estavam la os gajos da optimus a dar umas capas de chuva cor de laranja, razão que fez com que parte do estádio estivesse dessa cor.

Eles começam a ganhar ao min 3 com um golo do Tiago. Nós fomos para cima deles, mas sem jogar bem, lembro-me que houve muita porradinha de parte a parte - o jogo deve ter tido umas 60 faltas.
Perto da meia hora, um autogolo deles a meias com o Jorge Costa a dar o empate. 1-1. Acho que a partir daí já não tinha voz. Ainda antes do intervalo, o bicho é expulso. Estávamos prai nos 40 min. Um jogo muito disputado e com menos um, as coisas não se afiguravam faceis. Ainda antes do intervalo, o Deco manda a bola à trave. A afinar a pontaria para o segundo tempo!

Na segunda parte, tudo muda. O Porto foi emocionalmente mais capaz, fazia menos faltas e circulava melhor a bola. Eles praticamente nao jogavam. Até parecia que nós estávamos em vantagem! Depois de o Postiga falhar um golo, e mais ou menos a meio da segunda parte, livre para o Deco, perto da linha lateral e expulsão para o benfas. Eu estava na arquibancada, do lado da baliza do benfas, e no lado oposto ao que o Deco ia marcar. O meu tio diz-me "olha que o Deco vai manda-la para a baliza" e foi mesmo assim. Em chapéu, com a bola a sobrevoar o Moreira e a bater na rede lateral. 2-1. Os corruptos sabiam que tinha acabado ali.

O Maniche e o Postiga ainda podiam ter marcado e acho que há mais uma expulsão, nem me lembro bem para que lado. Acaba o jogo e o pessoal abraça-se, canta e vai malhar uns finos, sem voz e encharcados.

Pela provocação dos corruptos com os capacetes das obras, por entrarmos a perder e ficarmos com menos um ainda na primeira parte e por causa da chuva que não parava, é o jogo que me ficará para sempre. Saudades das antas.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,011
7,650
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Rivas disse:
Como muitos outros, também eu tenho saudades das antas! Normalmente ia para a arquibancada! O jogo que mais gozo me deu a ver foi um 2-1 contra os corruptos, penso que em 2002-2003. Os fdp, por causa das obras do dragão, traziam uns capacetes das obras na cabeça. Lembro-me de ver uns paralelos a voar por causa disso!

Antes do jogo começar, uma chuvada a sério. Na altura estavam la os gajos da optimus a dar umas capas de chuva cor de laranja, razão que fez com que parte do estádio estivesse dessa cor.

Eles começam a ganhar ao min 3 com um golo do Tiago. Nós fomos para cima deles, mas sem jogar bem, lembro-me que houve muita porradinha de parte a parte - o jogo deve ter tido umas 60 faltas.
Perto da meia hora, um autogolo deles a meias com o Jorge Costa a dar o empate. 1-1. Acho que a partir daí já não tinha voz. Ainda antes do intervalo, o bicho é expulso. Estávamos prai nos 40 min. Um jogo muito disputado e com menos um, as coisas não se afiguravam faceis. Ainda antes do intervalo, o Deco manda a bola à trave. A afinar a pontaria para o segundo tempo!

Na segunda parte, tudo muda. O Porto foi emocionalmente mais capaz, fazia menos faltas e circulava melhor a bola. Eles praticamente nao jogavam. Até parecia que nós estávamos em vantagem! Depois de o Postiga falhar um golo, e mais ou menos a meio da segunda parte, livre para o Deco, perto da linha lateral e expulsão para o benfas. Eu estava na arquibancada, do lado da baliza do benfas, e no lado oposto ao que o Deco ia marcar. O meu tio diz-me "olha que o Deco vai manda-la para a baliza" e foi mesmo assim. Em chapéu, com a bola a sobrevoar o Moreira e a bater na rede lateral. 2-1. Os corruptos sabiam que tinha acabado ali.

O Maniche e o Postiga ainda podiam ter marcado e acho que há mais uma expulsão, nem me lembro bem para que lado. Acaba o jogo e o pessoal abraça-se, canta e vai malhar uns finos, sem voz e encharcados.

Pela provocação dos corruptos com os capacetes das obras, por entrarmos a perder e ficarmos com menos um ainda na primeira parte e por causa da chuva que não parava, é o jogo que me ficará para sempre. Saudades das antas.
Porra, lembro-me bem do ambiente nesse jogo. Fantastico. A ferro e fogo!
Os classicos eram TAO melhores nas Antas.
Grande ambiente naquele classico do chapeu do Capucho ao Enke tambem, ou no 2-2 contra os lagartos quando o JVP saca 2 penalties gamados e o Jardel (do lado dos verdes) falha um - defesa do Baia.

O Dragao funciona melhor para os jogos comuns do campeonato...mas nos classicos nao havia Pai para as Antas  <3
 

Rivas

Arquibancada
11 Abril 2012
393
42
37
Marco de Canaveses
Y_Chippo disse:
Porra, lembro-me bem do ambiente nesse jogo. Fantastico. A ferro e fogo!
Os classicos eram TAO melhores nas Antas.
Grande ambiente naquele classico do chapeu do Capucho ao Enke tambem, ou no 2-2 contra os lagartos quando o JVP saca 2 penalties gamados e o Jardel (do lado dos verdes) falha um - defesa do Baia.

O Dragao funciona melhor para os jogos comuns do campeonato...mas nos classicos nao havia Pai para as Antas  <3
Era mais intimidativo para os adversários, sem duvida. Penso que é o Chiquinho Conde que uma vez disse que quando estavam no túnel das Antas e começavam a ouvir os adeptos, só pensavam em quantos é que iam encaixar! Havia medo em vir jogar às Antas!
 

dragaolux

Tribuna
10 Outubro 2016
4,514
745
capasdofcporto.blogspot.com
Rivas disse:
Como muitos outros, também eu tenho saudades das antas! Normalmente ia para a arquibancada! O jogo que mais gozo me deu a ver foi um 2-1 contra os corruptos, penso que em 2002-2003. Os fdp, por causa das obras do dragão, traziam uns capacetes das obras na cabeça. Lembro-me de ver uns paralelos a voar por causa disso!

Antes do jogo começar, uma chuvada a sério. Na altura estavam la os gajos da optimus a dar umas capas de chuva cor de laranja, razão que fez com que parte do estádio estivesse dessa cor.

Eles começam a ganhar ao min 3 com um golo do Tiago. Nós fomos para cima deles, mas sem jogar bem, lembro-me que houve muita porradinha de parte a parte - o jogo deve ter tido umas 60 faltas.
Perto da meia hora, um autogolo deles a meias com o Jorge Costa a dar o empate. 1-1. Acho que a partir daí já não tinha voz. Ainda antes do intervalo, o bicho é expulso. Estávamos prai nos 40 min. Um jogo muito disputado e com menos um, as coisas não se afiguravam faceis. Ainda antes do intervalo, o Deco manda a bola à trave. A afinar a pontaria para o segundo tempo!

Na segunda parte, tudo muda. O Porto foi emocionalmente mais capaz, fazia menos faltas e circulava melhor a bola. Eles praticamente nao jogavam. Até parecia que nós estávamos em vantagem! Depois de o Postiga falhar um golo, e mais ou menos a meio da segunda parte, livre para o Deco, perto da linha lateral e expulsão para o benfas. Eu estava na arquibancada, do lado da baliza do benfas, e no lado oposto ao que o Deco ia marcar. O meu tio diz-me "olha que o Deco vai manda-la para a baliza" e foi mesmo assim. Em chapéu, com a bola a sobrevoar o Moreira e a bater na rede lateral. 2-1. Os corruptos sabiam que tinha acabado ali.

O Maniche e o Postiga ainda podiam ter marcado e acho que há mais uma expulsão, nem me lembro bem para que lado. Acaba o jogo e o pessoal abraça-se, canta e vai malhar uns finos, sem voz e encharcados.

Pela provocação dos corruptos com os capacetes das obras, por entrarmos a perder e ficarmos com menos um ainda na primeira parte e por causa da chuva que não parava, é o jogo que me ficará para sempre. Saudades das antas.
Deve de ser este o jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=enmhWPxgMVs