Estádio do Dragão

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
pessoalmente gostei da experiência. e tb me agrada saber que temos e "outros" ainda não.

gostava, no entanto, que a experiência fosse um bocadinho mais longe...

no Constant Van den Stock (Anderlecht), consegue-se entrar dentro, a partir do acesso ao relvado..e ver duas ou três salas. está bem fixe.

http://rsca.be/fr/fans-tickets/tickets-abonnements
peguem no boneco e coloquem-no no centro do relvado.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Penso que o helicóptero que opera em Massarelos, também faz vôos sobre o estádio. 

À uns meses atrás julgo que li que a DouroAzul planeava um protocolo com o FCP para que os autocarros turísticos passassem no Dragão, mas não sei se já operam isso ou não...
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Bancada Super Bock...desde miúdo que me habituei a ver a bola atrás da baliza sul. Com a passagem para o Dragão foi-nos atribuída a bancada SBock, mas desloquei-me ligeiramente para a direita da baliza...coisas para deixar de fumar, assim levo com menos fumo ;)

Ao ver futebol nas bancadas centrais parece que tou a ver tenis, sempre a virar a cabeça dum lado po outro, não gosto. 
 

Gold

Bancada central
23 Abril 2012
1,722
8
Eu ao contrario do nuno queirós, só gosto de ver o jogo na central para ter uma boa visão do jogo, atras da baliza não consigo ter uma noção real quando a bola esta na outra linha de fundo.
Este ano tenho o meu lugar anual ao lado dos colectivo mas na parte central, apesar de antes estar mesmo na central mas por questões monetárias mudei de sitio.
 

Nuno Pereira

Arquibancada
1 Julho 2013
467
0
42
Maia
nuno queiros disse:
Continuo sem perceber, vão distribuir óculos aos espectadores do Dragão e depois o que se faz com eles??
Devolves..  Eheh

Custam mais de 200€, logo, é melhor comprar a alternativa de que falei (cardbox), que com jeitinho se arranja por 10/15€...(comprei a minha por 7€,mas foi promo). Convém é ter um telemóvel bonzinho, que Samsungs de 100€ não servem para isto...
 

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,192
1,242
Segundo o Pedro Sousa neste momento o Porto/Dragão tem a maior taxa de ocupação do país, acima de 80%.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Nuno Pereira disse:
Devolves..  Eheh

Custam mais de 200€, logo, é melhor comprar a alternativa de que falei (cardbox), que com jeitinho se arranja por 10/15€...(comprei a minha por 7€,mas foi promo). Convém é ter um telemóvel bonzinho, que Samsungs de 100€ não servem para isto...
...lol... não percebeste, o que eu quis perguntar foi, temos que nos deslocar a algum sitio específico ou do nosso lugar os óculos vão fazer coisas...é que ainda não percebi que tecnologia é essa que permite ver futebol como se estivéssemos no relvado...desconfio que deve ser um grande barrete onde o markting está a dar a entender uma coisa e depois vai sair outra...
 

Queirós_8

Bancada central
1 Setembro 2012
1,794
5
32
Felgueiras
Não vão distribuír óculos no estádio. Não faz sentido usar os óculos para quem já está dentro do estádio. No entanto, pelo que me apercebi, irão haver alguns locais fora do estádio onde serão feitas demonstrações do produto. 
O produto visa permitir às pessoas que não podem ir ao estádio assistir os jogos como se lá estivessem. Os óculos cobrem todo o ângulo de visão e, rodando a cabeça é possível ver o jogo num ângulo de 360º, bem como ouvir o som ambiente no local em que estão instaladas as câmaras. Deve ser uma experiência fantástica, embora não seja certamente melhor do que ver o jogo no estádio :) Tem havido uma grande evolução deste tipo de produtos nos últimos tempos, portanto não será certamente barrete nenhum :)

Talvez no futuro venham a existir óculos especiais para os espectadores nas bancadas, mas de realidade aumentada. Ao género dos Google Glass. Com uns gráficos e cursores em cima dos jogadores ao género do PES/Fifa :)
 

Nuno Pereira

Arquibancada
1 Julho 2013
467
0
42
Maia
nuno queiros disse:
...lol... não percebeste, o que eu quis perguntar foi, temos que nos deslocar a algum sitio específico ou do nosso lugar os óculos vão fazer coisas...é que ainda não percebi que tecnologia é essa que permite ver futebol como se estivéssemos no relvado...desconfio que deve ser um grande barrete onde o markting está a dar a entender uma coisa e depois vai sair outra...
Sim, a informação é pouco clara...

Acredito que hajam "kiosks" nos pontos mencionados, onde distribuem os gear vr, e respectivo telemóvel configurado para a transmissão.


Não sei como vai funcionar a nível de logística, mas acredito que seja algo do género: meia dúzia de kiosks, com 5 gear vr cada um, onde qualquer pessoa pode experimentar durante 5 ou 10 minutos o equipamento.
A nível de localização, o que me parece logico é que haja uma câmara 3d montada em cada lado do estádio, e uma quinta montada onde anda aquela dos grandes planos (aquela suspensa, que corre por cima dos jogadores).


O que quer que seja que venham a fazer com isto, tem tudo para ser já experiência inigualável, isso posso apostar. (e isto não tem nada a ver com a competência ou falta de competência do nosso departamento de marketing, pois é coisa para ser organizada exclusivamente pela Samsung).
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
Mesmo para quem não é fã de futebol, ver um jogo com a possibilidade de "saltar" entre diferentes perspetivas, numa visão intimista dos bancos das equipas, das balizas ou da bancadas, garante mais emoção. Mas corre o risco de perder as principais jogadas.

Os óculos de realidade virtual da Samsung, os Gear VR, são o acessório indispensável, e a instalação da aplicação IM 360 o passo necessário para ter acesso às imagens transmitidas em direto, via streaming, a partir das cinco câmaras instaladas no Estádio do Dragão. Mas foi preciso adicionar outros acessórios.

Uma visão direta das bancadas, perspetivas por detrás da Baliza Sul e Baliza Norte, e dos bancos do FC Porto e SL Benfica, foram disponibilizadas ainda antes do jogo começar, embora não todas em simultâneo, e a imersão criada pelos óculos de realidade virtual ajuda a criar a sensação de que "realmente" estamos no local, embora a qualidade de imagem esteja ainda longe da que é conseguida na TV e apesar dos "soluços" que o streaming sofre em algumas fases do jogo.

As distrações são porém muitas, e é fácil qualquer pessoa perder-se e não ouvir até o apito inicial do árbitro. Entre as muitas cores e movimento do estádio todos os "experimentadores" tiveram a tentação de dirigir o olhar para outros pontos focais fora do relvado. Até porque visto das bancadas o que se percebe realmente no relvado são algumas figuras (que são distinguidas pelas cores dos equipamentos) a correr atrás da bola. E mesmo nas câmaras mais próximas da baliza não se reconhecem rostos dos jogadores nem números.

Logo de início recorremos por isso à ajuda do relato na rádio e das imagens na televisão para completar as perspetivas da realidade virtual. Até porque os óculos têm de ser usados à vez e havia muitos interessados em experimentar.

Terminada uma primeira parte sem grande história, pelo menos de golos, o acompanhamento dos preparativos do relvado não captou tanta atenção, libertando os óculos durante alguns momentos. Da minha parte uma convicção: é impossível escrever e ver o jogo ao mesmo tempo, ao contrário do que acontece no estádio, na bancada de imprensa, ou mesmo à frente da TV. E por isso rapidamente passei a espectadora dos espectadores de realidade virtual, acompanhando os comentários feitos enquanto escrevo este texto.

O entusiasmo acabou por ir esmorecendo à medida que o próprio jogo se prolongava sem golos e sem grandes casos polémicos.  A transmissão na TV e mesmo os relatos na rádio dão mais emoção, ainda que sem a sensação de estar lá. E o hábito de ver os jogos em ecrã, partilhando a mesma emoção de outras pessoas no mesmo espaço e com mais qualidade da imagem e do zoom, acabou por vencer a novidade dos óculos.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
cont:

Apesar da experiência fantástica, da possibilidade de ver os vários ângulos e olhar à volta como se estivessemos no estádio, há ainda algum desconforto com a utilização prolongada. Os óculos são pesados, tornam-se quentes, e os ajustes necessários para passar de rosto em rosto (ou de cabeça em cabeça) não se torna simpática entre uma audiência alargada. É mais uma experiência solitária. Há ainda que adicionar algum atraso que ainda existe na transmissão e do tempo que demora a mudar entre as várias câmaras.

E pior: o que se temia aconteceu. A menos de 10 minutos do fim faltou a bateria no telemóvel. enquanto recarregava o Samsung S6, que dá o "coração" aos óculos, André André do FCPorto marcou o único golo, a 4 minutos do fim. No meio do desalento, e da comemoração (sim, havia adeptos de ambos os lados), correr a ligar outra vez o telemóvel nos óculos já não foi suficiente para ainda ver o golo. Até porque aqui não há "replay".

Depois do apito final, os festejos ainda são transmitidos pelas câmaras instaladas no Estádio do Dragão, por isso podemos acompanhar ainda os abraços e cumprimentos até à saida dos jogadores do relvado, em direção aos balneários, decidindo nós qual a perspetiva a aplicar e deixando de estar dependentes das escolhas de um realizador. Do lado do banco do Benfica o cenário era de desalento e a saída do campo foi mais rápida.

A experiência foi interessante e não falta por aqui quem gostasse de repetir. Mas ficam também algumas notas: nestes jogos os pequenos atrasos na transmissão acabam por ser penalizadores e os fãs mais ferrenhos tendem a abandonar a experiência com a realidade virtual em favor de meios mais "rápidos" em mostrar as imagens. E faz falta um contador de tempo mais presente, assim como a possibilidade de rever as jogadas mais importantes das várias perspetivas, que seria enriquecedora. Claro que a qualidade de imagem é ainda limitada e este é um dos pontos onde era bom investir-se, sobretudo numa altura em que estamos habituados a imagens HD.

A experiência que a Samsung garante ser pioneira no Mundo foi também disponibilizada na Bancada presidencial do Estádio do Dragão e na loja da Samsung no Fórum Almada, assim como nos cinemas NOS do Colombo.

Texto de Fatima Cacador que publicou no SapoTEK

Nota: Texto foi editado por limite de caracteres
 

Nuno Pereira

Arquibancada
1 Julho 2013
467
0
42
Maia
Bem, para primeira vez (no desporto), não está nada mau... As queixas são as expectáveis, e o futuro parece risonho :)

Um aparte: a minha cardbox foi comprada numa promoção de uma marca de telemóveis (OnePlus) que foi pioneira na apresentação de um dispositivo através de uma experiência VR tal como esta. (quem se interessar pelo tema, pesquise um pouco que vale a pena..)
Infelizmente, por motivos de força maior, não pude nem ver em "directo" nem em diferido (só continuou disponível 48h), por isso ainda sou "virgem" nestas andanças.. :)
 
F

Fátima Araújo

Guest
Quero manifestar o meu desagrado com o local aonde destinaram que ficasse a claque das equipas visitantes.
Em primeiro lugar porque sou de opinião que a nível de segurança é muito pior;
Em segundo lugar torna-se impossível  ouvir as nossas claques e o nosso apoio quando são equipas que trazem muito apoio, para não falar nos insultos e outras coisas que somos obrigados a presenciar. Na passada época quando foram os espanhóis quase que nos empurraram para fora dos nosso lugares e esta terça feira no jogo para a Liga dos Campeões, por questões de segurança, também deixaram várias filas vazias privando os sócios dos seus lugares por causa da perigosidade.
 

MustangFCP

Bancada central
17 Abril 2015
1,770
0
Porto
É, também não gostei lá muito, mas essa alteração teve que ser feita devido à criação da área jovem e família.