F. C. Porto volta a ser o clube com mais espectadores em casa

H

hast

Guest
Terminada a Liga, os números não mentem: tal como na época passada, o F. C. Porto teve a média de espectadores mais elevada e foi o único, entre os três grandes, que subiu a afluência de público em relação à temporada anterior.

Para além do título conquistado nos relvados, o quarto seguido na Liga, o F. C. Porto tem razões para festejar também ao nível do que se passou durante o ano nas bancadas dos estádios. Segundo números oficiais, o clube azul e branco teve cerca de 581 mil espectadores nos 15 jogos realizados no Dragão, o que significa uma média de 38.762 por partida, e também neste capítulo supera largamente os rivais Benfica (535 mil espectadores e uma média de 35.698 por jogo) e Sporting (397 mil espectadores e uma média de 26.519 por jogo).

Entre os três grandes, os portistas foram os únicos que subiram os números registados no campeonato da temporada passada. Em 2007/08, o F. C. Porto atraiu 579 mil pessoas ao Dragão, enquanto o Benfica teve 563 mil adeptos na Luz (quase mais 30 mil do que nesta época), ao passo que o Sporting recebeu 440 mil espectadores em Alvalade (mais de 40 mil em comparação com a presente temporada).

Na lista de jogos mais vistos nos estádios na época que agora está a terminar, os tetracampeões também dominam, com cinco partidas no \"top-ten\". Os clássicos realizados na Luz (Benfica-Sporting, com 60.022 espectadores, e Benfica-F. C. Porto, com 53.435 pessoas) lideram o ranking, o que se pode explicar pelo facto de o estádio das águias ter uma lotação superior aos de dragões e leões.

Seguem-se quatro jogos realizados no recinto do F. C. Porto, diante de Nacional, Benfica, Braga e Sporting, todos acima de 48 mil espectadores. Recorde-se que a partida com o Nacional foi a que permitiu à equipa de Jesualdo Ferreira selar a conquista do quarto título consecutivo, enquanto a de anteontem com o Braga assinalou a festa de consagração do tetra, o que justifica a presença maciça de adeptos portistas nas bancadas do Estádio do Dragão.

Como curiosidade, refira-se que este último jogo com a equipa bracarense permitiu, igualmente, ao F. C. Porto ultrapassar o Benfica no número de espectadores presentes nos respectivos estádios nas duas competições organizadas pela Liga (campeonato e Taça da Liga), com um total de 611 174 adeptos, contra os 594 519 atraídos pelo clube lisboeta ao Estádio da Luz.

Conforme o esperado, o Vitória de Guimarães é, depois dos três grandes, a equipa que mais espectadores tem nos jogos em casa (248 684 nas 15 jornadas, com uma média de 16 579 por jogo no D. Afonso Henriques), superiorizando-se por uma margem assinalável ao rival Braga (158 278 nos 15 jogos, com uma média de 10 551 adeptos no Estádio AXA)
«JN»

D

Dragão do Sul

Guest
A média do clube dos Viscondes Falidos é inacreditável... estão claramente a caminho dos pasteis de Belém... Quanto a nós: É o crescimento claro e notório do clube. Continuo a sonhar com médias superiores a 45k e a manter-se um crescimento de 3k por ano já não falta muito.

A

Antilamp

Guest
O clube do projecto ou também conhecidos por Calimeros, têm esta brilhante média de espectadores e ainda ponderam aumentar a capacidade do estádio, tirando o fosso entre as bancadas e o relvado.

apocalypto

Moderator
28 Novembro 2006
57,475
5,701
36
Braga
Já seria excelente se tivéssemos uma média de 42.000 pessoas por jogo. Acho que é um número perfeitamente alcançável.

K

Kostadi9

Guest
> Aper66 Comentou:

> Eu sou da opinião de que, se os preços dos bilhetes fossem mais acessíveis, teríamos 45 mil por jogo.
..............................

Olha que não sei...há bastantes sócios com lugar anual que faltam a jogos. Neste caso não tem a ver com os preços dos bilhetes, que já estão pagos desde o início da época.

apocalypto

Moderator
28 Novembro 2006
57,475
5,701
36
Braga
> Kostadi9 Comentou:

Olha que não sei...há bastantes sócios com lugar anual que faltam a jogos. Neste caso não tem a ver com os preços dos bilhetes, que já estão pagos desde o início da época.
---------------------------------------

Concordo. Muitos dos adeptos que têm lugar anual, não vão a muitos jogos.

F

fcporto87

Guest
> Aper66 Comentou:

> Eu sou da opinião de que, se os preços dos bilhetes fossem mais acessíveis, teríamos 45 mil por jogo.

-----------------------------------------------

Concordo.

B

bosscosta

Guest
será que o maisfutebol vai colocar uma noticia a dizer que o sporting é o clube campeão da média de \"adeptos sportinguistas\" no estádio no campeonato?

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,706
35
boa notícia mas podemos sempre fazer melhor. ~
e eu sou da opinião que o principal factor/entrave é o horário e data dos jogos. mais jogos ao sabado, domingo à tarde...

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
11,291
0
Lisboa
desculpem lá mas os preços dos bilhetes têm de aumentar não baixar.

de resto mais um ano em que ficamos à frente do glorioso. excelente. então se eliminarmos o efeito da capacidade que a luz tem a mais a diferença é abismal. grande porto

é um estádio espectacular.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
46,912
6,477
Conquistas
1
  • Abril/19
> Kerouac Comentou:

> desculpem lá mas os preços dos bilhetes têm de aumentar não baixar.

de resto mais um ano em que ficamos à frente do glorioso. excelente. então se eliminarmos o efeito da capacidade que a luz tem a mais a diferença é abismal. grande porto

é um estádio espectacular.
--------------------------------

a vida está cara, e as pessoas não vão deixar de comer para ir ao estadio digo eu.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,376
513
42
Porto
Até acho que os bilhetes não são muito caros, acho que o principal problema é mesmo o horário de certos jogos... eu falo por mim, jogos à sexta e à segunda é para esquecer, e ao fim de semana aquelas horas tardias tipo 21.30 também não ajudam... tenho que contar a história de dormir à minha filhota:), mas o pessoal que é de longe e que não tenha filhos deve pensar o mesmo que eu, mas por outras razões.

Paulo S.

Bancada central
23 Maio 2007
1,010
0
Sta Maria da Feira, 1971
> nuno queiros Comentou:

> Até acho que os bilhetes não são muito caros, acho que o principal problema é mesmo o horário de certos jogos... eu falo por mim, jogos à sexta e à segunda é para esquecer, e ao fim de semana aquelas horas tardias tipo 21.30 também não ajudam... tenho que contar a história de dormir à minha filhota:), mas o pessoal que é de longe e que não tenha filhos deve pensar o mesmo que eu, mas por outras razões.
-----------------------------------

Tenho exactamente o mesmo \"problema\". E não posso dar a desculpa, aos meus filhotes, que vou ver o PORTO, pois ainda associam o PORTO à ausência do pai... e sabe-se lá os efeitos futuros que isso poderá ter. :)
O ideal são os jogos à tarde ou ao final da tarde. Nestes casos nunca falho.

FCPORTO, sempre FCPORTO

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,376
513
42
Porto
Tipo às 18h, para mim é excelente, a seguir ao jogo vamos jantar... e em 99% dos casos, com muito mais apetite:)

Paulo S.

Bancada central
23 Maio 2007
1,010
0
Sta Maria da Feira, 1971
> nuno queiros Comentou:

> Tipo às 18h, para mim é excelente, a seguir ao jogo vamos jantar... e em 99% dos casos, com muito mais apetite:)
----------------------------------------

Vamos fazer uma \"Associação de pais PORTISTAS\" para pressionarmos o clube neste sentido. LOL

kruG

Tribuna
24 Maio 2007
2,625
1
Lisboa
Pois mas aí não temos muito a dizer, podemos propor uma hora mas aí é a televisão que tem sempre a ultima palavra. Também já ouvi o presidente da liga dizer que vai reduzir a duração das jornadas para 3 dias, só falta mesmo os horários.

Sobre a possibilidade do Sporting aumentar o estádio, nós também podíamos ter deixado um espaço par isso. Se viermos a aumentar de certeza que é para tapar os topos e isso era a pior coisa que podiam fazer, se este estádio é único é por isso mesmo.