FIFA - Eleições 2015

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
A organização internacional mais polémica do mundo, constantemente envolvida em casos de corrupção, tráfico de influências e outras coisas bonitas, vai a votos para eleger o seu presidente no final de maio de 2015.

Blatter, atual presidente, Michael Van Praag, presidente da Federação holandesa, o antigo vice-secretário-geral da FIFA Jerome Champagne, o príncipe da Jordânia, Ali Bin Al-Hussein, o antigo internacional francês David Ginola e - surpresa - Luís Figo, são os candidatos.

Confesso que esperava outros candidatos para fazer frente a Blatter - Platini desde logo - e acho que vai ser um passeio para o suíço.

A curiosidade para mim vai para Figo - não estamos habituados a ver ex futebolistas portugueses a desempenharem ou pelo menos a candidatarem-se a cargos institucionais no futebol, muito menos com a dimensão da presidência da FIFA.

Não sei se foi Veiga que o obrigou a assinar o contrato de candidatura (!), mas confesso que ainda é um pouco difícil de acreditar que Figo tenha dado este passo.
Não o estou a ver, naturalmente, a ganhar isto, mas gostava de saber os reais objetivos desta candidatura, sobretudo de algumas pessoas que estão por trás dela, como Fernando Gomes.
 

Azul

Tribuna Presidencial
3 Dezembro 2013
13,933
42
Luís Figo desiste da corrida à presidência

Luís Figo desistiu, esta quinta-feira, da corrida à presidência da FIFA.

O ex-internacional português publicou na sua conta oficial do Facebook as razões da renuncia ao cargo, onde se pode ler que «após ter refletido de forma individual e partilhando opiniões com dois outros candidatos neste processo, entendo que o que vai acontecer dia 29 de Maio em Zurique não é um ato eleitoral normal. E não sendo, não contam comigo.»

Leia o comunicado na íntegra

A minha candidatura à Presidência da FIFA resultou de uma decisão individual, depois de ouvir muita gente relevante no universo do futebol internacional.
Reuni os apoios necessários para me candidatar, formalizei a minha candidatura e as reações do mundo do futebol foram em tamanha dimensão – quer públicas quer privadas – que ainda com mais consciência fiquei de que a minha decisão foi correta.
O universo de um desporto que me deu tudo o que sou e a quem me predispus a devolver agora, fora de campo, está sedento de mudança. A FIFA precisa de uma mudança e eu entendo que essa mudança é urgente.
Guiado por essa vontade, pelos apoios formais recolhidos e pela impressionante onda de apoios de atletas, ex-atletas, treinadores, árbitros e dirigentes do futebol, idealizei e apresentei um programa de ação, o meu manifesto eleitoral para a Presidência da FIFA.
Viajei e conheci gente extraordinária, que reconhecendo o valor de muitas das coisas que foram feitas, também se identifica com esta necessidade de mudança, que limpe a FIFA do selo de organização obscura e tantas vezes olhada como espaço de corrupção.
Mas nestes meses não assisti apenas a esta vontade, assisti a episódios consecutivos, em diversos pontos do planeta, que devem envergonhar quem deseja um futebol livre, limpo e democrático.
Vi eu presidentes de federação que num dia comparavam os líderes da FIFA ao Diabo e no outro subiam ao palco a comparar as mesmas pessoas a Jesus Cristo. Ninguém me contou. Fui eu que presenciei.
Os candidatos foram impedidos de se dirigir às federações em congressos enquanto um dos candidatos discursava sempre sozinho do alto de uma tribuna. Não houve um único debate público sobre os programas de cada um.
Haverá alguém que ache normal uma eleição para uma das mais relevantes organizações do planeta decorrer sem um debate público? Haverá alguém que ache normal que um candidato não apresente sequer um programa eleitoral para ser sufragado no dia 29 de Maio? Não deveria ser obrigatória a apresentação desse programa para que os presidentes de federações conheçam aquilo que vão votar?
Seria normal, mas este processo eleitoral é tudo menos isso, uma eleição.
Este processo é um plebiscito de entrega do poder absoluto a um só homem – algo que me recuso a caucionar.
É por isso que, após ter refletido de forma individual e partilhando opiniões com dois outros candidatos neste processo, entendo que o que vai acontecer dia 29 de Maio em Zurique não é um ato eleitoral normal.
E não sendo, não contam comigo.
Que fique claro, tenho um profundo respeito por todo o universo do futebol mundial, desde África, onde tanto incentivo recebi, à Ásia, onde tenho e manterei grandes relações, passando pela América do Sul, onde uma nova geração ganha espaço e pela América Central e do Norte, onde tantos foram calados quando queriam falar, e à Oceânia, cujo desenvolvimento devia ser olhado de outro modo por todos. E finalmente à Europa, onde senti espaço para debate normal e democrático, graças ao impulso do Presidente Platini.
A todos agradeço calorosamente, porque desejo deixar claro que não são eles a comissão eleitoral e não são eles quem deseja uma FIFA cada vez menos forte.
Eu, de minha parte, continuo comprometido com as ideias que deixo escritas e divulgadas, mantenho a minha vontade de participar ativamente numa regeneração para a FIFA e estarei disponível para ela sempre que me demonstrem que não vivemos em ditadura.
Não receio eleições, antes não pactuo nem cauciono um processo que se concluirá dia 29 de Maio e do qual o futebol não sairá a ganhar.
A minha decisão está tomada, não disputarei aquilo a que chamaram ato eleitoral para a Presidência da FIFA.
Agradeço profundamente a todos os que me apoiaram e peço que mantenham a vontade regeneradora que pode tardar, mas chegará.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
Descobriu agora que o próximo Presidente da FIFA estava escolhido à muito. É óbvio que ele sabia que a FIFA era e é uma instituição corrupta completamente dominada por Blatter. A questão aqui é que se isso é verdade também é verdade que esta candidatura de Luís Figo à Presidência da FIFA foi desde sempre uma farsa.

Isso foi visível a partir do momento em que Luís Figo diz que "Platini está a fazer um bom trabalho na UEFA" ao que o francês respondeu que "Luís Figo é o melhor candidato à presidência da FIFA". Isto tem especial significado quando sabemos bem que nas próximas eleições Platini vai concorrer à presidência da FIFA.

Luís Figo era apenas um peão de Michel Platini.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Philipp disse:
Descobriu agora que o próximo Presidente da FIFA estava escolhido à muito. É óbvio que ele sabia que a FIFA era e é uma instituição corrupta completamente dominada por Blatter. A questão aqui é que se isso é verdade também é verdade que esta candidatura de Luís Figo à Presidência da FIFA foi desde sempre uma farsa.

Isso foi visível a partir do momento em que Luís Figo diz que "Platini está a fazer um bom trabalho na UEFA" ao que o francês respondeu que "Luís Figo é o melhor candidato à presidência da FIFA". Isto tem especial significado quando sabemos bem que nas próximas eleições Platini vai concorrer à presidência da FIFA.

Luís Figo era apenas um peão de Michel Platini.
Absolutamente patético o comunicado de desistência. Mas com estas figuras tristes, já se colocou na rampa de lançamento para um cargo institucional qualquer.
 
S

sinal

Guest
Ora bem, 6 dirigentes da FIFA detidos por corrupção. Que maravilha, vai ser bonito vai, começa a queda de Blatter e companhia.
 

MustangFCP

Bancada central
17 Abril 2015
1,770
0
Porto
O maior corrupto ainda está a solta... Blatter.
É como nos casos de tráfico de droga, prenderam os "dealers" mas o chefe do tráfico tá a solta.
 
S

sinal

Guest
MustangFCP disse:
O maior corrupto ainda está a solta... Blatter.
É como nos casos de tráfico de droga, prenderam os "dealers" mas o chefe do tráfico tá a solta.
O Blatter corrupto?!
Não pode ser, ele é Nórdico e as pessoas do norte da europa não são corruptas, são totalmente honestas e de uma integridade à prova de míssil. Troca corrupto por 'lobbista', o pessoal do norte da europa não cometem corrupção, são apenas lobbies, além do mais é mais retro-chic-trend.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
Barrigana disse:
Absolutamente patético o comunicado de desistência. Mas com estas figuras tristes, já se colocou na rampa de lançamento para um cargo institucional qualquer.
Para mim Luis Figo vai ser o Presidente da UEFA quando Platini saltar desse tacho para a FIFA.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Philipp disse:
Para mim Luis Figo vai ser o Presidente da UEFA quando Platini saltar desse tacho para a FIFA.
Ainda é cedo, precisa de experiência num cargo qq ou na UEFA ou na FIFA. Parece-me é que ele serviu de peão para alguns entre os quais F. Gomes que é um aliado de Platini. Gomes é que parece-me bem lançado... para o quê exatamente, veremos.

Mas estas detenções fizeram maravilhas pela imagem de Figo. Ainda vai ser vendido como o candidato anti-corrupção, o candidato dos adeptos.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
MustangFCP disse:
O maior corrupto ainda está a solta... Blatter.
É como nos casos de tráfico de droga, prenderam os "dealers" mas o chefe do tráfico tá a solta.
Este não desgruda. Mas acho que isto foi /está a ser um bombardeamento demasiado forte até para ele.
Não esquecer também que o "sistema" já vem de muito antes de Blatter, ainda do tempo de Havelange de quem Blatter era o vice.
 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,867
109
Uma vergonha a FIFA.

Desde sempre a promover a corrupção, lobbies e troca de favores. Dá  NOJO.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
sinal disse:
O Blatter corrupto?!
Não pode ser, ele é Nórdico e as pessoas do norte da europa não são corruptas, são totalmente honestas e de uma integridade à prova de míssil. Troca corrupto por 'lobbista', o pessoal do norte da europa não cometem corrupção, são apenas lobbies, além do mais é mais retro-chic-trend.

Ahahahahahahaha
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
sinal disse:
O Blatter corrupto?!
Não pode ser, ele é Nórdico e as pessoas do norte da europa não são corruptas, são totalmente honestas e de uma integridade à prova de míssil. Troca corrupto por 'lobbista', o pessoal do norte da europa não cometem corrupção, são apenas lobbies, além do mais é mais retro-chic-trend.
a brincar, a brincar, os dirigentes presos vêm todos de "países em desenvolvimento".
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Barrigana disse:
a brincar, a brincar, os dirigentes presos vêm todos de "países em desenvolvimento".
Em vias de desenvolvimento! Atenção! Porque se já  estivessem no processo de desenvolvimento, estavam mais perto dos nórdicos!

ISULDUR!
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
O Blatter é parecido com o Cornelius Fudge e com o Horace Slughorn.