Para quando um centro de Formação no FC Porto?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,344
20,776
Gaia
Vlk disse:
Mas se isso é que fosse o factor diferenciador bastava construir uma residência, não era preciso um centro de formação.
---------------------

Por aí já vez, que se calhar, ou melhor de certeza que a diferenciação é por um somatório de várias coisas.
 

Ivo Amaral

Arquibancada
14 Dezembro 2017
479
292
43
Porto
O centro de formação do Manchester City custou 250 milhões de euros... Se gastarmos 30 milhões no novo centro de estágio, já fico todo contente... Tem é que ser muito superior ao das galinhas e lagartos...Não custa sonhar.
 
15 Março 2012
4,423
3,388
Ivo Amaral disse:
O centro de formação do Manchester City custou 250 milhões de euros... Se gastarmos 30 milhões no novo centro de estágio, já fico todo contente... Tem é que ser muito superior ao das galinhas e lagartos...Não custa sonhar.
250 milhões é o dobro que custou o estádio do Dragão. Um centro de formação por esse preço, mesmo para um clube que tem fundos inesgotáveis do Dubai, é um completo absurdo. Se calhar deve ter um conjunto de complexos associados no terreno que não estão directamente ligados ao próprio centro de formação em si.

Já o centro de formação do Bayern, que custou 70 milhões, engloba todos os escalões de formação, equipas femininas até às seniores, um mini-estádio para todas essas equipas jogarem, e um pavilhão para os treinos das equipas de andebol e basquetebol do clube.

São mundos à parte.

No entanto mais em linha de conta para a nossa realidade será olhar para o At. Madrid que irá construir uma academia por 17 milhões de euros ou para o Celta de Vigo que construirá por 13 milhões. Por esse montante, e se calhar até por um pouco mais até aos 20 milhões no máximo, podemos perfeitamente ter um centro de formação equipado com as melhores condições.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,604
69,856
39
Ivo Amaral disse:
O centro de formação do Manchester City custou 250 milhões de euros... Se gastarmos 30 milhões no novo centro de estágio, já fico todo contente... Tem é que ser muito superior ao das galinhas e lagartos...Não custa sonhar.
Quem me dera que seja igual ao do regime, já não pedia mais. Mas duvido...

Mas tendo em conta que os outros já estão feitos, temos obrigação, no mínimo de os igualar. Relativamente ao do scp, superar claramente.
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
9,911
6,761
apocalypto disse:
Quem me dera que seja igual ao do regime, já não pedia mais. Mas duvido...

Mas tendo em conta que os outros já estão feitos, temos obrigação, no mínimo de os igualar. Relativamente ao do scp, superar claramente.
Nem tudo tem que ser uma competição. O que vier é um upgrade em relação ao que temos, e se mesmo a condições temos formado com qualidade iremos melhorar de certeza.

Eu aqui o que avalio é quanto a jogadores e a qualidade dos que chegam a A. De nada vale ganhar títulos, ter grandes condições se os jogadores não chegarem à A.

Como adeptos também temos que começar a olhar para os jogadores da formação como solução é não considerar que reforços são só os que vêm de fora.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,604
69,856
39
lpmacedo disse:
Nem tudo tem que ser uma competição. O que vier é um upgrade em relação ao que temos, e se mesmo a condições temos formado com qualidade iremos melhorar de certeza.

Eu aqui o que avalio é quanto a jogadores e a qualidade dos que chegam a A. De nada vale ganhar títulos, ter grandes condições se os jogadores não chegarem à A.

Como adeptos também temos que começar a olhar para os jogadores da formação como solução é não considerar que reforços são só Sibele vêm de fora.
Não basta ser upgrade ao que temos, isso é pensar no curto prazo e não faz sentido. Com o museu houve a ambição de fazer algo de grande nível, portanto tem que haver a mesma ambição relativamente na este projeto, que é bastante mais importante para o futuro do clube. Ainda para mais é o último projeto do presidente à frente do clube.
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
9,911
6,761
apocalypto disse:
Não basta ser upgrade ao que temos, isso é pensar no curto prazo e não faz sentido. Com o museu houve a ambição de fazer algo de grande nível, portanto tem que haver a mesma ambição relativamente na este projeto, que é bastante mais importante para o futuro do clube.
Obviamente não estou a dizer para construir uns barracos, tem que ser algo com.qualidade e condições. Agora não ponho o parâmetro de qualidade na comparação com os outros. Não vamos ter mais sucesso que os outros por o nosso Centro ser melhor que o deles. Se a qualidade for idêntica terão muito mais influência os técnicos, a mentalidade de aposta nos jogadores do que ter mais um campo, mais hectares ou um hotel melhor.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,604
69,856
39
lpmacedo disse:
Obviamente não estou a dizer para construir uns barracos, tem que ser algo com.qualidade e condições. Agora não ponho o parâmetro de qualidade na comparação com os outros. Não vamos ter mais sucesso que os outros por o nosso Centro ser melhor que o deles. Se a qualidade for idêntica terão muito mais influência os técnicos, a mentalidade de aposta nos jogadores do que ter mais um campo, mais hectares ou um hotel melhor.
Foi isso que eu disse, igualar o do regime que é de topo. E claro, recursos humanos de qualidade superior serão fundamentais, sem isso de nada vale ter a estrutura.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Dragao das Antas disse:
250 milhões é o dobro que custou o estádio do Dragão. Um centro de formação por esse preço, mesmo para um clube que tem fundos inesgotáveis do Dubai, é um completo absurdo. Se calhar deve ter um conjunto de complexos associados no terreno que não estão directamente ligados ao próprio centro de formação em si.

J...
Tudo o que envolve €€€ do City deve ser visto com cautela. Sobretudo para um clube que gosta muito mais de comprar do que integrar jovens da formação - para um clube destes não tem lógica alguma que se gaste realmente 250M num centro de formação.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,923
2,251
Lisboa, 1979
Nesta nova não notícia, em que os prazos são pouco definidos e mesmo o local não é exacto, a única coisa que saltou à vista é a manutenção das equipas profissionais no Olival, ainda assim, dada a natureza dúbia da notícia, não é de fiar.
 

Gomes

Tribuna
8 Maio 2016
2,608
2,208
Conquistas
3
Valadares
  • Jardel
  • Lucho González
  • Fernando "Bibota" Gomes
Drago disse:
Nesta nova não notícia, em que os prazos são pouco definidos e mesmo o local não é exacto, a única coisa que saltou à vista é a manutenção das equipas profissionais no Olival, ainda assim, dada a natureza dúbia da notícia, não é de fiar.
Porque será que a informação dada coincide exactamente a uma informação que foi deixada neste topico no dia ontem... será apenas uma réplica dessa mesma informação é que a noticia é vazia de conteudo que já nao se soubesse... incluindo a parte de o user que nao me recordo (@mack) falar da primeira ser lançada ainda este ano...

Enviado do meu SM-J600FN através do Tapatalk
 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,981
4,576
Drago disse:
Nesta nova não notícia, em que os prazos são pouco definidos e mesmo o local não é exacto, a única coisa que saltou à vista é a manutenção das equipas profissionais no Olival, ainda assim, dada a natureza dúbia da notícia, não é de fiar.
Exato, a mim também foi o que me chamou mais a atenção, até porque já se tinha debatido aqui esse tema.

Pelos vistos o centro vai ser só para a formação... seniores e equipa b vão continuar no Olival o que eu acho incompreensivel!

A fazer-se devia ser um centro para todos, formação e seniores. Quantos clube têm centros divididos??? Nenhum!!
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,604
69,856
39
Emanuel85 disse:
Exato, a mim também foi o que me chamou mais a atenção, até porque já se tinha debatido aqui esse tema.

Pelos vistos o centro vai ser só para a formação... seniores e equipa b vão continuar no Olival o que eu acho incompreensivel!

A fazer-se devia ser um centro para todos, formação e seniores. Quantos clube têm centros divididos??? Nenhum!!
Pois! Devia ser para a equipa principal também.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,923
2,251
Lisboa, 1979
Emanuel85 disse:
Exato, a mim também foi o que me chamou mais a atenção, até porque já se tinha debatido aqui esse tema.

Pelos vistos o centro vai ser só para a formação... seniores e equipa b vão continuar no Olival o que eu acho incompreensivel!

A fazer-se devia ser um centro para todos, formação e seniores. Quantos clube têm centros divididos??? Nenhum!!
Esse tema já foi debatido.

Isso do que os outros fazem, serve de orientação, mas não é lei.

Percebo o argumento de ter tudo concentrado num só sítio, mas, para mim, não é essencial.

Essencial é ter um espaço qb para as estruturas logísticas da formação e o alojamento necessário a um formação capaz de ir buscar jogadores a todo o território nacional e alguns estrangeiros de elevada qualidade.
Tudo isto, tendo um premissa essencial: centralidade.


A solução encontrada, a ser esta, parece-me equilibrada.

O futebol profissional num sítio periférico e a formação colocada mais no centro da malha urbana do Grande Porto, com melhores acessibilidades e transportes.
 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,981
4,576
Drago disse:
Esse tema já foi debatido.

Isso do que os outros fazem, serve de orientação, mas não é lei.

Percebo o argumento de ter tudo concentrado num só sítio, mas, para mim, não é essencial.

Essencial é ter um espaço qb para as estruturas logísticas da formação e o alojamento necessário a um formação capaz de ir buscar jogadores a todo o território nacional e alguns estrangeiros de elevada qualidade.
Tudo isto, tendo um premissa essencial: centralidade.


A solução encontrada, a ser esta, parece-me equilibrada.

O futebol profissional num sítio periférico e a formação colocada mais no centro da malha urbana do Grande Porto, com melhores acessibilidades e transportes.
Concordo no que toca as aspeto essencial que referiste!

Posto isso acho que a construir se devia englobar tudo num único centro!