Para quando um centro de Formação no FC Porto?

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,402
2,304
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
O facto da EDP ou REN ter ali uma estação qualquer, por trás da escola, mais aqueles postes todos, é uma questão seguramente delicada a resolver.
Eu uns posts acima já tinha referido exatamente isto e parece-me que deve ser um ponto que muita boa gente está a ignorar. Eu creio que deva-se tratar de uma subestação AT/MT e portanto será propriedade da EDP. Para se alterar o traçado das linhas são precisos investimentos avultados quer a nível dos apoios que a nível da configuração que a subestação tem atualmente, isto já para não falar dos contratos de aluguer, por norma bem longos, dos locais de implementação dos apoios. Sinceramente parece-me que terá que ser o clube a arcar com essas despesas.

Adicionalmente também não me parece muita boa ideia colocar o edifício dos dormitórios colados à subestação, a menos que gastem um bom balurdio na insonorizarão do mesmo.
 
  • Like
Reações: Duda

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,228
5,752
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Começas por mostrar a academia do barça, com aquela entrada que impressiona um visitante e dá "escala" ao lugar e ao clube, junto uma avenida onde um pai ou familiar pode facilmente estacionar enquanto espera pelo filho sem ter de lá entrar, e depois vemos um plano do nosso futuro centro ali escondidinho para ninguém o encontrar, num sítio de ruas apertadinhas, é um bocado triste a comparação.
Eu acho que o sítio é bom, mas a implementação do projecto lá é que é fraca.
Pode ser que a CMM nos surpreenda e no plano de pormenor surjam boas novidades.
Julgo que te estas a desviar muito do essencial e a tirar muitas conclusões por um esquema no papel onde o essencial é apenas perceber a disposição dos campos e edifícios e não a obra em si.

Olhar pra um entrada com uma cancela e um grande simbolo há porta e achar que é uma grande obra de arquitetura pra inglês ver é o que menos importa neste momento, quando nem sabes como será do FCP.

Certamente quando viste no papel o projeto do Museu não achaste nada de especial e apenas linhas a separar divisões, aquilo é igual nesta altura
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
mas sendo assim...

"Uma das palavras mais criminosas que existem hoje no futebol é 'intensidade', relacionada com velocidade. Intensidade? Intensidade é quando estamos concentrados e atentos e as coisas saem com fluidez. Isso é que é intensidade. "

...isto ^não faz sentido.
é uma contradição.

parece estar a dizer que vista de determinada forma é algo positivo.

mas da forma que 'outros' a usam ou definem é "criminoso"...

se é isso que dizes é positivo, claramente...
se qualquer equipa de topo tem intensidade...é porque é algo positivo.
então porque é que considera "criminoso" o uso da palavra?
Não acho que seja contradição, ele diz que é criminoso o uso da palavra com o significado que muitos lhes atribuem, ou seja, muita gente, incluindo comentadores na televisão, utilizam o conceito de intensidade como se referindo à capacidade física dos jogadores e das equipas. Muitas vezes referem-se a um jogador como sendo intenso, porque corre muito, é muito veloz ou tem uma capacidade física do normal. É isso que ele considera criminoso. Ele olha para o conceito de intensidade como algo relacionado com a concentração e a velocidade de pensar o jogo. Um jogador pode ser relativamente lento, não ter grande pulmão e ser intenso se tiver índices de concentração elevados, estar uma jogada sempre à frente dos outros, sempre bem posicionado e rápido a ler o jogo.
 

Duda

Bancada lateral
24 Maio 2019
754
380
Julgo que te estas a desviar muito do essencial e a tirar muitas conclusões por um esquema no papel onde o essencial é apenas perceber a disposição dos campos e edifícios e não a obra em si.

Olhar pra um entrada com uma cancela e um grande simbolo há porta e achar que é uma grande obra de arquitetura pra inglês ver é o que menos importa neste momento, quando nem sabes como será do FCP.

Certamente quando viste no papel o projeto do Museu não achaste nada de especial e apenas linhas a separar divisões, aquilo é igual nesta altura
Engraçado é que aqui a cancela é precisamente a única coisa que irias ver dele, e lá dentro até pode estar uma grande obra de arquitectura ou paisajismo.
Dependerá de quem pegar nisto.
Mas ok, concordo, acho que me estou estou a desviar do essencial, estamos a falar a partir de um esquema, espero bem que a solução final vá mais de encontro às expectativas que como adepto tenho sobre este centro, e assim fechamos aqui o tema.
 
  • Like
Reações: Celsius

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,075
Invicta
www.google.com
Não sou muito conhecedor da zona, mas acho muito complicado haver grande expansão no Olival.

A Norte, fica uma quinta vinhateira que desce em socalco até ao Douro. A contrução aqui é quase impossível. Para Oeste, confronta com casas de habitação e com a estrada, mesmo do outro lado da estrada, mais esparsas, há habitações. Para Sul, há habitações. Para Este, é a única possibilidade. Ainda assim o espaço é exíguo. Há uma instalação grande nesta zona (não sei se é fábrica ou armazém industrial), há também habitações e vinhedos, restando uma estreita faixa de eucaliptal, em terreno muito acidentado.

Deixo a minha prespectiva, assinalando a amarelo a única área que julgo livre:

Visualizar anexo 607

Por fim, assinalo a vermelho, dentro do actual área de implantação do Olival, a única área livre que permitirá alguma expansão futura, sobreturo de infraestrutura.

Julgo até ser esta a área inicial onde se pensou a construção do hotel, entretanto integrado no idifício principal.

Agora, é sempre complicado investir em algo que pertence a outra entidade. Estar sempre dependente da boa-vontade de terceiros.
Estou em crer que nunca foi realmente pensada a possibilidade de expansão para o Olival. Ao olhar para essa imagem aérea, diria que as instalações chegam perfeitamente para a Equipa Principal e Equipa B, mas não coloco de parte que seria uma ótima ideia se pudessemos acrescentar nesse espaço a vermelho e amarelo (isto aqui seria excelente ...) um Hotel, outras valências e pequenas instalações de apoio ás duas equipas. Tirando isso e falando propriamente em terrenos de jogo , não acho sejam precisos muitos mais.

Por fim, o melhoramento, expansão e acrescento de algumas valências ao local, não creio que fossem de grande entrave para o proprietário, a CMG. No fundo é um melhoramento.
 
  • Like
Reações: MeteOMarega

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,075
Invicta
www.google.com
Começas por mostrar a academia do barça, com aquela entrada que impressiona um visitante e dá "escala" ao lugar e ao clube, junto uma avenida onde um pai ou familiar pode facilmente estacionar enquanto espera pelo filho sem ter de lá entrar, e depois vemos um plano do nosso futuro centro ali escondidinho para ninguém o encontrar, num sítio de ruas apertadinhas, é um bocado triste a comparação.
Eu acho que o sítio é bom, mas a implementação do projecto lá é que é fraca.
Pode ser que a CMM nos surpreenda e no plano de pormenor surjam boas novidades.
Seria melhor aguardarmos pela apresentação do projeto e sobretudo pela obra finalizada.

Ainda me recordo na altura da apresentação do Museu de muita gente colocar dúvidas relativamente ao espaço em si e se seria este um espaço viável e suficiente bom face á grandeza do clube. Hoje é um Museu que nos orgulha a todos e reconhecido como um dos melhores do Mundo.
 
  • Like
Reações: Duda

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,715
3,404
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Estou de acordo com quase tudo.

Só acho que hoje o barco vira demasiado para o conhecimento científico e desdenha esse empirismo que referes. Mestres formadores como Feliciano, Artur Baeta, Costa Soares e Ilídio Vale, para além das boas bases científicas que tinham, sobretudo os dois últimos, tinham jeito para coisa. E isso faz muita diferença.
Hoje em dia,para a generalidade dos treinadores a formação é encarada como uma iniciação e um estágio para as suas legítimas ambições de chegarem um dia ao futebol profissional. Não posso criticar a ambição de cada um,mas enquanto a formação não for considerada uma especialidade(tal como na medicina).São coisas completamente diferentes tanto em termos técnicos como em termos competitivos,e enquanto os treinadores da formação não forem pagos de forma a terem uma carreira estável é natural que cada vez haja menos homens como esses vultos que citaste.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,366
13,873
Eu por acaso a uns largos anos fui sócio do Leixões e nessa altura a maioria dos sócios não gostava do Porto. Nessa altura quem eu conhecia só eu e mais 1 ou 2 eram ao mesmo tempo sócios do Leixões e adeptos do Porto ao mesmo tempo. Mas já me disseram que agora a realidade é um pouco diferente, ou seja já há muitos portistas na freguesia de Matosinhos.
É lógico que há. Essa rivalidade e mentalidade anti portista é dos tempos dos que agora estão na terceira idade. Isso hoje em dia é realidade residual. E a freguesia de Matosinhos é uma continuidade urbana da Cidade do Porto, onde vivem muitos portuenses. Uma Foz com Edifícios de linha mais recente.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,815
40,633
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Para já não devemos abondonar o Olival,mas também não me parece proveitoso ou possível estar a efectuar obras de melhoramento numa infraestrutura que não é nossa,pois devemos no central tanto em termos financeiros como logístico na nossa futura cidade do futebol,dada a situação financeira do clube e o vital impacto de tal espaço poderá ter no F.C.Porto por largos anos.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,815
40,633
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
A respeito de Vitor Frade, José Guilherme, Prof José Neto, Vitor Pereira e muitas mentes oriundas da FADEUP ex FCDEF é muito importante que se mantenham e se reforçem as ligações ao meio académico e universitário.

Como disse o @John Wick no excelente port atrás não basta promover com 20 ou 25 anos de atraso o bibota para um lugar onde pouco adianta ter sido um ex génio futebolistico quando os atletas até de 18 ou 19 anos nem sequer o viram jogar e não o têm como referencia.

É preciso gente cientificamente bem preparada para gerir e contratar os melhores formadores.
Concordo plenamente consigo como com o @John Wick,dado que para além de quatro paredes,o edifício da formação do F.C.Porto tem de ser bem pensado e elaborado,por exemplo conjugando nossos ex-jogadores com outras pessoas com diferentes conhecimentos científicos,ora nesse prisma ocorrem-me os nomes de Miguel Cardoso antigo coordenador de toda a formação do Shakhtar Donetsk e treinador do Rio Ave,Nantes e AEK de Atenas,bem como o do Sr.Prof.Fernando Valente actual treinador da equipa B do Shakhtar Donetsk e o Sr.Professor José Mário Rocha actual adjunto de André Villas-Boas no Marselha,estas pessoas poderiam acrescentar valor á nossa formação,desde que fossem devidamente enquadradas e aproveitadas,tal como quiçá Ricardo Carvalho ou Paulinho Santos,enfim veremos o que nos reservará o futuro.
 

PortoDouro

Arquibancada
13 Julho 2012
144
2
Parece-me que seria muito importante que o local a construir o centro de formação seja mesmo esse de S. Mamede de Infesta. Espero que se concretize. É importante que o FCP marque presença em zonas fora da cidade do Porto. Não sendo morador no Porto, acho que quando no século dezanove se formaram os atuais concelhos, o Porto foi claramente prejudicado, uma vez que ficou com uma área demasiado pequena, ficando um dos concelhos mais pequenos do país. A zona de S. Mamede Infesta deveria claramente fazer parte do concelho. A presença do clube nessa zona seria muito bom.
 
Última edição:
  • Like
Reações: mega_dragon

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Não temos um avançado que saiba dominar uma bola, não apostamos em nenhum jogador da formação, não temos dinheiro para pagar ordenados e vamos gastar milhões aqui?

Qual é a lógica?
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,481
72,931
39
Relativamente a este assunto...

A academia chegará com MUITO atraso e será muito pequena. O facto de ser mais pequena do que a do Braga é inacreditável.

Sei que a equipa A e a B se irão manter no Olival, mas o ideal não seria juntar tudo como nos outros clubes?

Ainda relativamente ao Olival, estão previstas obras de expansão/melhoramento? O scp fez isso em Alcochete.

E as modalidades? Foi pensado algum espaço exclusivamente dedicado às mesmas?

São dúvidas que ficam...
 

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,697
1,596
Relativamente a este assunto...

A academia chegará com MUITO atraso e será muito pequena. O facto de ser mais pequena do que a do Braga é inacreditável.

Sei que a equipa A e a B se irão manter no Olival, mas o ideal não seria juntar tudo como nos outros clubes?

Ainda relativamente ao Olival, estão previstas obras de expansão/melhoramento? O scp fez isso em Alcochete.

E as modalidades? Foi pensado algum espaço exclusivamente dedicado às mesmas?

São dúvidas que ficam...
E quem pagou a academia do Braga? Terá sido à custa de dinheiros públicos como foi o estádio?
 

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
2,947
2,141
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
E quem pagou a academia do Braga? Terá sido à custa de dinheiros públicos como foi o estádio?
O braga tem o acordo mais ridículo com a c.m. dos tempos do Mesquita. Aquilo é uma nojeira. Sobre o centro já muito se disse, mas é provável que tenha sido outra salvadora. Não são exemplo para ninguém.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,481
72,931
39
E quem pagou a academia do Braga? Terá sido à custa de dinheiros públicos como foi o estádio?
Os terrenos foram cedidos. A construção pagou o Braga. Não é desculpa para termos algo inferior ao Braga, sobretudo quando já se desbarataram no nosso clube milhões suficientes para fazer mais do que uma academia de topo.
 
  • Like
Reações: Kelvin87

Cheue

12 Maio 2016
18,567
27,869
Conquistas
7
108
Relativamente a este assunto...

A academia chegará com MUITO atraso e será muito pequena. O facto de ser mais pequena do que a do Braga é inacreditável.

Sei que a equipa A e a B se irão manter no Olival, mas o ideal não seria juntar tudo como nos outros clubes?

Ainda relativamente ao Olival, estão previstas obras de expansão/melhoramento? O scp fez isso em Alcochete.

E as modalidades? Foi pensado algum espaço exclusivamente dedicado às mesmas?

São dúvidas que ficam...
7 campos de 11 só para a formação...pequena?
e 100 camas...

chega e sobra...

PS: a cidade do futebol do Braga é feia como tudo, parece da loja dos 300...
não que isso seja o mais importante mas...
 
  • Like
Reações: Tmgd99

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,815
40,633
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O problema é que durante largos anos milhões de euros foram desperdiçados ou mal aplicados e como resultado disso a nossa academia foi sempre ignorada, agora perante a situação delicada do F.C.Porto urge centrar os esforços em algo condigno para assegurar o futuro do nosso clube, logo espero que esta obra seja paulatinamente o principal propósito do Sr. Presidente Pinto da Costa e restante direcção.