Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,923
2,251
Lisboa, 1979
Paul Ashworth disse:
Achar que um novo centro de treinos não é necessário é não ter a mínima noção do que é a logística actual das nossas equipas de Formação. Só para dar um exemplo, temos uma equipa do Nacional que já fez jogos oficiais em 3 campos diferentes como visitado, ou seja, tem de andar com a casa às costas porque não tem espaço. Ainda esta semana vai ter de jogar no campo do Padroense no domingo às 12h00.

O clube neste momento não tem espaço para as suas equipas. E isto influi em todas as dinâmicas. Todas mesmo, desde horários de treino, espaço de treino, espaço de jogo, dinâmica de transporte, horários escolares, logística dos pais... Semanalmente temos equipas a ter de jogar em casa no campo do Folgosa, do Atlético Rio Tinto, do Cruz, do Desportivo de Portugal... E esta é apenas uma pequena parte do problema. E se para jogos oficiais não há espaço, imaginem para jogos-treino ou outras actividades que as equipas queiram marcar.

Ninguém está a pedir um Centro de Treino novo por luxo, nem para poder ter 100 ou 150 atletas em internato, é mesmo por necessidade absoluta para melhorar as condições daqueles que já cá estão. E isso não invalida que não seja necessária também uma alteração na matéria humana, mas dizer que essa alteração basta é não ter ideia nenhuma de como é o dia a dia da nossa Formação.
Comentário que mete as cartas todas na mesa. Claro e conciso.
 

José Manuel

Arquibancada
12 Junho 2017
432
0
Eu concordo o nosso grande FC PORTO PRECISA MELHORAR NA FORMAÇÃO. SCOUTING TREINADORES CAPTAÇÃO DE JOVENS VALORES E APROVEITAMENTO PARA EQUIPA PRINCIPAL TÊM DE SER MATRIZES CHAVE NO FUTURO PRÓXIMO.
JÁ ESTIVEMOS PIOR MAS TEMOS MUITO A MELHORAR
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Treinador de Bancada disse:
A questão não é a produção, mas sim a passagem para a equipa principal. Há uma barreira ao último passo na formação por demais evidente.
Isso, quer queiramos quer não, depende essencialmente do treinador que tens na A. Porque não vale de nada impor-lhe jogadores se ele não os quiser. E, neste momento, o Sérgio não é o treinador certo, que queira apostar nisso. Atenção que eu não o troco, porque o mais importante são os títulos e, nisso, não tenho razão de queixa.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
apocalypto disse:
Formar campeões traz outra mentalidade e os títulos, na formação, estimaram-se. Já para não falar no que a falta de investimento provoca, nomeadamente na fuga de jogadores para outras paragens.
O teu foco é os títulos. E isso, na formação, não é mais importante, de longe. Basta ver que, se não estou em erro, o Dalot nunca foi campeão na formação.
Evoluir jogadores sim, é ou deveria ser o foco. E falo dos com mais potencial, não os com mais rendimento imediato. Esses garantem títulos, mas não garantem o futuro.
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,867
3,064
simao977 disse:
Isso, quer queiramos quer não, depende essencialmente do treinador que tens na A. Porque não vale de nada impor-lhe jogadores se ele não os quiser. E, neste momento, o Sérgio não é o treinador certo, que queira apostar nisso. Atenção que eu não o troco, porque o mais importante são os títulos e, nisso, não tenho razão de queixa.
O Sérgio foi o melhor que nos aconteceu nos últimos anos. Não vale a pena discutir isso.

A questão é que quando escolhes um treinador ele tem que se adaptar ao que o clube quer. O Sporting fez uma aposta fantástica na formação mas depois contratava mal.

As galinhas estão a encontrar o equilíbrio e este treinador é o ideal para eles. Não fosse a formação e eles estariam na falência, como nós estivemos (ou estamos).

A formação é essencial.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,596
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
PAra mim o verdadeiro título da formação é quando um jogador de forma sustentada torna-se jogador da equipa A. O foco tem de ser o desenvolvimento individual dos jogadores de elite da formação, não levantar uma Taça. Prefiro investir num jogador que agora não é tão bom, mas que tem um tecto maior, do que jogar com jogadores que por serem fisicamente mais dotados, parecem melhores agora, mas quando todos tiverem o seu desenvolvimento físico concluído serão piores. Prefiro dar desafios aos jogadores mais talentosos subindo-os de escalão, do que jogar com eles numa divisão onde destroem as equipas na ânsia de ser campeão sub 15 ou sub 17.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Ablon disse:
O Sérgio foi o melhor que nos aconteceu nos últimos anos. Não vale a pena discutir isso.

A questão é que quando escolhes um treinador ele tem que se adaptar ao que o clube quer. O Sporting fez uma aposta fantástica na formação mas depois contratava mal.

As galinhas estão a encontrar o equilíbrio e este treinador é o ideal para eles. Não fosse a formação e eles estariam na falência, como nós estivemos (ou estamos).

A formação é essencial.
Não é essencial. Consegues ser campeão e ter estabilidade financeira sem isso. Desde que contrates com critério.
Não é que desvalorize, até porque acompanho a maioria dos jogos que posso, para ter uma opinião sustentada. Só não acho essencial.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Treinador de Bancada disse:
PAra mim o verdadeiro título da formação é quando um jogador de forma sustentada torna-se jogador da equipa A. O foco tem de ser o desenvolvimento individual dos jogadores de elite da formação, não levantar uma Taça. Prefiro investir num jogador que agora não é tão bom, mas que tem um tecto maior, do que jogar com jogadores que por serem fisicamente mais dotados, parecem melhores agora, mas quando todos tiverem o seu desenvolvimento físico concluído serão piores. Prefiro dar desafios aos jogadores mais talentosos subindo-os de escalão, do que jogar com eles numa divisão onde destroem as equipas na ânsia de ser campeão sub 15 ou sub 17.
Quantos da equipa de sub-19 bicampeã são atualmente jogadores da equipa A?
Esta pergunta é reveladora.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,596
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
simao977 disse:
Quantos da equipa de sub-19 bicampeã são atualmente jogadores da equipa A?
Esta pergunta é reveladora.
Na minha óptica os Diogos e pouco mais.

Para mim é um contra senso contratar lá fora na Ânsia de ganhar em sub 19, quando é claro que para ti que são jogadores curtos para uma equipa principal do FCP. Da equipa actual vejo o Fábio Silva, o Romário Baró e com sorte um dos centrais o Justiniano ou o Levi. Dou o benefício da dúvida ao Tomás Esteves por ser mais novo, e ao Afonso Sousa que tem talento para chegar lá mas precisa de crescer fisicamente e ter sangue nos olhos...
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
O Benfica agora, com a chegada do Lage, pode-se dizer que está a apostar na formação. Com o Vitória, por muitos que lançasse, aquilo não era nada. Era lançá-los a ver se corria bem ou para acalmar a massa adepta. Com o Lage, e porque o próprio é um conhecedor da formação, estão a começar esse caminho. E acho que deviamos de fazer o mesmo. E isso passa por:

- Remodelar totalmente a ideia que se tem de formação: a formação é para formar como o nome indica, não é para ganhar. Se der para formar e ganhar, excelente.

- As equipas técnicas têm de ter essa mesma ideia. Formar treinadores, enquanto os treinadores formam jogadores. Ter uma proposta de jogo que extraia o melhor dos melhores talentos. Porque são esses que poderão chegar à equipa principal. Não faz sentido apostar num jogador só porque esse lhe dá mais garantias no momento. Isso é um pensamento que é totalmente a antítetese do que deve ser o pensamento de uma formação. Há que ver mais além.

- Ter glórias do clube na formação não me diz nada. Tudo bem, ter uma glória por escalão para passar os valores, para contar histórias, para isso tudo não faz mal nenhum. Mas não se podem ter glórias a trabalhar para o clube só porque foram glórias. É preciso que sejam competentes.

- Limpar os jogadores de um canto ao outro. Não faz sentido andar com jogadores de 22 anos na equipa B. Os foras de série têm de estar um escalão acima como está o Fábio (até está dois acho). Os Kayembes, os Quetás, etc têm de acabar. A equipa B tem de ser para os melhores sub-19 e para um ou outro jogador que se recruta lá fora (Marius, por exemplo e mesmo esse para o ano já não devia lá estar).
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,867
3,064
simao977 disse:
Não é essencial. Consegues ser campeão e ter estabilidade financeira sem isso. Desde que contrates com critério.
Não é que desvalorize, até porque acompanho a maioria dos jogos que posso, para ter uma opinião sustentada. Só não acho essencial.
Para mim é. Cada vez compras mais caro e com mais concorrência e não tens vendido mais caro...

Curiosamente as maiores vendas nos últimos tempos foram de jogadores da formação.
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,867
3,064
simao977 disse:
Quantos da equipa de sub-19 bicampeã são atualmente jogadores da equipa A?
Esta pergunta é reveladora.
Aí é que está o problema. Temos trabalhado mal.

Nós somos do Norte carago. Somos Dragões. Levámos tudo à frente.

O Leite com a sua qualidade tática, técnica e até física quando tem a oportunidade que teve tem que entrar com tudo. Cara de "Bicho" a rosnar a quem se aproxima e não foi isso que aconteceu.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Ablon disse:
Para mim é. Cada vez compras mais caro e com mais concorrência e não tens vendido mais caro...

Curiosamente as maiores vendas nos últimos tempos foram de jogadores da formação.
Se calhar, o que está a falhar é o critério. Se deres 10M pelo Militão e venderes por 50M, a formação não é essencial. Apesar de perceber o que dizes e tens a tua razão.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Ablon disse:
Aí é que está o problema. Temos trabalhado mal.

Nós somos do Norte carago. Somos Dragões. Levámos tudo à frente.

O Leite com a sua qualidade tática, técnica e até física quando tem a oportunidade que teve tem que entrar com tudo. Cara de "Bicho" a rosnar a quem se aproxima e não foi isso que aconteceu.
Isso é um problema do Diogo. Infelizmente, não aconteceu, mas não tenho qualquer dúvida que ele e o Queirós são muito melhores que aquele Ferro dos lampiões, que está ao nível do Jorge Fernandes.
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
simao977 disse:
Quantos da equipa de sub-19 bicampeã são atualmente jogadores da equipa A?
Esta pergunta é reveladora.
A SAD estava encostada às cordas, não ganhavam qualquer título o ano passado e provavelmente seria o fim de linha para eles...

... depois, com a troika da UEFA passou a ser fundamental garantir o imediato com as receitas da entrada da Liga dos Campeões à cabeça, que no ano passado e este só são garantidos com o primeiro lugar no campeonato, salvo erro.

Mesmo assim é evidente uma falta de estratégia, pelo menos a nível de inteligência de scouting e da formação o discurso deles é que azares acontecem e pior do que continuarem com métodos pré-históricos, é pensarem que são os donos da razão, que nada têm a aprender...

O método do Benfas com o Bruno Lage é um recalque do Barcelona quando foi buscar o seu treinador da equipa B,  Pepe Guardiola que promoveu muitos jogadores com a história que se conhece...

O Real depois apostou no Zidane, optou por uma cultura de formação e jovens mais vincada com Lopetegui até chegar agora a Solari também ex-treinador da B e que está a alavancar muitos jovens, com Vinicius Jr à cabeça...

... é muito curioso o tricampeão europeu deixar uma politica de galácticos para uma filosofia mais cruyjfiana...

O SC está a fazer um excelente trabalho no curto prazo, está a curar as nossas feridas desportivas e financeiras mais urgentes, mas não sei até que ponto terá ele o perfil para apostar em jovens, inclusive se é esse o modelo que pretendemos... se for e se o SC não estiver disposto a isso, temos o Folha que conhece melhor do que ninguém e foi vencedor com os nossos jovens...
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,923
2,251
Lisboa, 1979
simao977 disse:
Não é essencial. Consegues ser campeão e ter estabilidade financeira sem isso. Desde que contrates com critério.
Não é que desvalorize, até porque acompanho a maioria dos jogos que posso, para ter uma opinião sustentada. Só não acho essencial.
Isso não existe.

Com SADs (cada vez mais metidas no negócio imediato que no futuro desportivo), empresários, e muito dinheiro a circular, é o mesmo que desejar que quem investe na bolsa não especule.

A formação é a última bóia de segurança de um clube. Como já se viu no FC Porto (Neves+Silva+Dalot), apesar de tudo o que o Paul descreveu.

Frases como "a formação não dá títulos" e outras parvoeiras que tais, não só são factualmente erradas (foi a base do melhor Barça; do melhor Bayern; do melhor United; do melhor Lyon, de muitos títulos no FC Porto: europeus, pentas e afins, etc...), como revelam o espírito de certos actores no futebol. Haja quem lhes bata palmas.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Drago disse:
Isso não existe.

Com SADs (cada vez mais metidas no negócio imediato que no futuro desportivo), empresários, e muito dinheiro a circular, é o mesmo que desejar que quem investe na bolsa não especule.

A formação é a última bóia de segurança de um clube. Como já se viu no FC Porto (Neves+Silva+Dalot), apesar de tudo o que o Paul descreveu.

Frases como "a formação não dá títulos" e outras parvoeiras que tais, não só são factualmente erradas (foi a base do melhor Barça; do melhor Bayern; do melhor United; do melhor Lyon, de muitos títulos no FC Porto: europeus, pentas e afins, etc...), como revelam o espírito de certos actores no futebol. Haja quem lhes bata palmas.
Alguma vez disse que a "formação não dá títulos"? Disse que consegues títulos sem ter formação.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
simao977 disse:
O teu foco é os títulos. E isso, na formação, não é mais importante, de longe. Basta ver que, se não estou em erro, o Dalot nunca foi campeão na formação.
Evoluir jogadores sim, é ou deveria ser o foco. E falo dos com mais potencial, não os com mais rendimento imediato. Esses garantem títulos, mas não garantem o futuro.
O Dalot foi campeão nacional de sub-19 na época 2015/16.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Infelizmente não temos a capacidade financeira dos lampiões para podermos contratar os melhores miúdos. Os bons que temos na nossa formação, o toupeirense está constantemente a assediá-los com contratos bem melhores que aqueles que lhes podemos oferecer. A título de exemplo, o Levi Faustino, o Tomás Esteves e o irmão Gonçalo Esteves (sub-15) ainda estão no FC Porto, mas não fiquem surpreendidos caso se mudem para o Seixal. O Fábio Silva foi e voltou, porque não gostava de estar no Seixal e faltaram ao que tinham prometido, ao pai Jorge Silva, em lhe arranjar trabalho na formação.

Sei que há ordens do "padrinho" para sacarem todo e qualquer jogador da formação pelo qual o FC Porto se interesse.

Se o  norueguês, Oscar Bobb, tivesse ido para o Seixal em vez de ter vindo para o Porto, de certeza que era jogador do toupeirense. O "padrinho" com as influências que tem no SEF e na FPF, conseguia que a UEFA não se opusesse à sua contratação.

 

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
723
159
Bruno 99 disse:
Sei que há ordens do "padrinho" para sacarem todo e qualquer jogador da formação pelo qual o FC Porto se interesse.
Apesar disso, temos conseguido contratar jogadores ao Seixal, quase todas as épocas. O dinheiro não parece ser o principal obstáculo. É nos momentos de "penúria" que o nosso clube se supera e consegue grandes resultados. É preciso que todos remem para o mesmo lado.