Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,324
13,612
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Drago disse:
Esse tema já foi debatido.

Isso do que os outros fazem, serve de orientação, mas não é lei.

Percebo o argumento de ter tudo concentrado num só sítio, mas, para mim, não é essencial.

Essencial é ter um espaço qb para as estruturas logísticas da formação e o alojamento necessário a um formação capaz de ir buscar jogadores a todo o território nacional e alguns estrangeiros de elevada qualidade.
Tudo isto, tendo um premissa essencial: centralidade.


A solução encontrada, a ser esta, parece-me equilibrada.

O futebol profissional num sítio periférico e a formação colocada mais no centro da malha urbana do Grande Porto, com melhores acessibilidades e transportes.
Para mim também não é uma ideia descabida. O caminho faz-se caminhando e não se pode ter tudo da noite para o dia. Crescimento gradual e sustentado deve ser a matriz do projecto.

Sendo realista e algo curto e grosso, não podemos nem vamos ter umas condições ao nível de quem trabalha 'nisto' á anos, podemos e devemos, isso sim, montar uma base sólida, para de forma sustentada, podermos crescer a todos os níveis para esse patamar. Isso não se constrói em dois dias, nem só com dinheiro, betom e campos de futebol.

Vamos chegar lá.

Ps: E parece-me lógico aproveitar o excelente arrendamento e condições do Centro de Treino do Olival para as duas equipas profissionais. Até alivia a carga sobre o projecto inicial da Academia.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,600
69,834
39
Espero que ainda sobre terreno para a futura expansão. Por exemplo, neste centro, para além da formação, deviam concentrar-se todas as modalidades e respectiva formação. Construia-se um mini pavilhão para lá treinarem. Se não for feito já, que comprem terreno a pensar nisso para futuro.
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,867
3,064
Enquanto tivermos Diogos e formos buscar Marcanos, esta obra é desnecessária.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,786
15,278
Invicta
www.google.com
Até ver os projetos , as maquetes, etc ... Pouco ou nada se poderá analisar e avaliar ...

Desejo no entanto que seja uma obra á nossa imagem e que engrandeça ainda mais o património do clube.

Enviado do meu VFD 820 através do Tapatalk

 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,156
21,318
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Obra importantíssima e que vem com muitos anos de atraso. No entanto, de nada vale se não tivermos excelentes profissionais de formação, excelente scouting e capacidade de reter e trazer os melhores talentos.

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

 

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
14,079
6,384
Toronto
se for para construir um de meia tijela entao mais vale estarem quietos.

um centro para mim e para um clube da grandeza do porto te, que ser para todo desde o plantel principal aaos escaloes de formacao.

 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu não tenho dúvidas que quando o clube se decidir na construção desta infraestrutura vital para o futuro do clube será algo á imagem do museu,da arena dragão e do magnífico estádio que temos, será concerteza algo á imagem da grandiosidade do nosso clube ... só que já vai tarde, cada dia que passa é cada dia que ficamos mais longe dos nossos adversários.
 

slowhand

Arquibancada
24 Julho 2006
324
39
Faz tanto sentido construir um centro de estágio que abranja todos os escalões, de iniciados a seniores, como construir uma escola que abranja todos os graus, do primário ao universitário.

O importante é que se construa(m), depois o modo como se operacionaliza(m) vai depender dos métodos e critérios de quem gere.  que nos tempos que correm estão sempre em constante mudança. Importante é a gestão do espaço e a competência das pessoas.
 

Ivo Amaral

Arquibancada
14 Dezembro 2017
479
292
43
Porto
apocalypto disse:
Quem me dera que seja igual ao do regime, já não pedia mais. Mas duvido...

Mas tendo em conta que os outros já estão feitos, temos obrigação, no mínimo de os igualar. Relativamente ao do scp, superar claramente.
gostava que fosse muito superior ao dos rivais... Mas TB sei que o dinheiro é curto... E o nome do centro acho que devia ser o nome do nosso presidente, em homenagem pelo que fez pelo clube.
 

Ivo Amaral

Arquibancada
14 Dezembro 2017
479
292
43
Porto
Dragao das Antas disse:
250 milhões é o dobro que custou o estádio do Dragão. Um centro de formação por esse preço, mesmo para um clube que tem fundos inesgotáveis do Dubai, é um completo absurdo. Se calhar deve ter um conjunto de complexos associados no terreno que não estão directamente ligados ao próprio centro de formação em si.

Já o centro de formação do Bayern, que custou 70 milhões, engloba todos os escalões de formação, equipas femininas até às seniores, um mini-estádio para todas essas equipas jogarem, e um pavilhão para os treinos das equipas de andebol e basquetebol do clube.

São mundos à parte.

No entanto mais em linha de conta para a nossa realidade será olhar para o At. Madrid que irá construir uma academia por 17 milhões de euros ou para o Celta de Vigo que construirá por 13 milhões. Por esse montante, e se calhar até por um pouco mais até aos 20 milhões no máximo, podemos perfeitamente ter um centro de formação equipado com as melhores condições.
acredito qua vá ser um investimento a médio longo prazo... Gênero, inicialmente estruturas e equipamentos essencias... E a longo prazo e consoante as finanças do clube aprimorar com tudo de topo.
 
15 Março 2012
4,422
3,387
O sporting vai ampliar a sua academia e irá construir mais cinco campos de futebol e realizar obras nos equipamentos existentes com um custo de 10-12 milhões de euros até 2022.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,600
69,834
39
Dragao das Antas disse:
O sporting vai ampliar a sua academia e irá construir mais cinco campos de futebol e realizar obras nos equipamentos existentes com um custo de 10-12 milhões de euros até 2022.
Mais um motivo para fazermos algo em grande. Temos a vantagem de ser o último a construir, por isso podemos e devemos fazer melhor.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,333
20,764
Gaia
apocalypto disse:
Mais um motivo para fazermos algo em grande. Temos a vantagem de ser o último a construir, por isso podemos e devemos fazer melhor.
-------------------------

Pinto da Costa chegou à fase de ser o último, é nas renovações é no Centro de Formação, quiçá ......
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
grandeporto disse:
-------------------------

Pinto da Costa chegou à fase de ser o último, é nas renovações é no Centro de Formação, quiçá ......
Fomos os últimos a fazer o Museu e consta que temos o melhor deles. Percebo onde queres chegar, mas a outra estratégia não é necessariamente má em todas as situações.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,600
69,834
39
Barrigana disse:
Fomos os últimos a fazer o Museu e consta que temos o melhor deles. Percebo onde queres chegar, mas a outra estratégia não é necessariamente má em todas as situações.
É fazer também a melhor academia. Mas tenho que ver para crer.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,333
20,764
Gaia
Barrigana disse:
Fomos os últimos a fazer o Museu e consta que temos o melhor deles. Percebo onde queres chegar, mas a outra estratégia não é necessariamente má em todas as situações.
___________

Os últimos por vezes sao os primeiros, mas aqui vamos mesmo muito atrasados. E isso tem custado titulos e dinheiro.