Para quando um centro de Formação no FC Porto?

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,822
8,033
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Já agora, acrescentar que se de facto se trata daquele terreno em São Mamede de Infesta, moro mesmo ao lado e não me parece que exista possibilidade de qualquer tipo de expansão no futuro. O terreno está rodeado por zonas residenciais, uma linha de caminho de ferro, fábricas e terrenos agrícolas.
 
  • Like
Reações: heredia

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,351
5,983
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Se for para construir um complexo apenas para a formação, mais vale não construir nada. Não tem sido nenhum criar uma "cidade do FC Porto" sem ser para servir todas as equipas do clube, incluindo o plantel sénior. Não há nada melhor para os jovens do que conviverem diariamente com os seus ídolos, receberem conselhos ou inspiração. Uma proximidade deste tipo permite ao treinador da equipa principal, poder observar de perto os jovens do clube, os seus treinos, os seus jogos, haver uma maior sintonia e capacidade para desenvolver um trabalho conjunto.

Sou completamente contra a construção de uma academia que sirva apenas para as equipas de formação com a equipa profissional a continuar em Gaia. Isto não tem sentido nenhum.
Equipa profissional precisa é de recato e sossego pra treinar, formação necessita acesso rápido a colégios, transportes públicos e por aí fora, não é algo conciliável na minha opinião.
 
  • Like
Reações: meireles e slowhand

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,351
5,983
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Já considero bem positivo ter 8 ha numa zona citadina com acessos rápidos a tudo pros jovens e pais dos mesmos. É necessário é ter condições top, mesmo que mais compactado

O que não fazia sentido é querer 100ha e ir pro Alentejo treinar, salvo o exagero.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,822
8,033
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Equipa profissional precisa é de recato e sossego pra treinar, formação necessita acesso rápido a colégios, transportes públicos e por aí fora, não é algo conciliável na minha opinião.
Claro que é conciliável, basta olharmos para os grandes clubes europeus. É uma aberração se a equipa principal ficar separada da formação. Ainda por cima a uma distância tão grande.

Isso dos pais e dos transportes públicos é uma não questão, basta ver o que se passa actualmente. O FC Porto tem e terá transporte para os miúdos que é o que qualquer clube minimamente organizado faz.
 

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,725
1,621
O Real de Madrid tem um centro de treinos com 1000 hectares(12 campos de futebol). O Barcelona 136 hectares(8 campos de futebol). São números diferentes para realidades diferentes.
 

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,935
5,247
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Já considero bem positivo ter 8 ha numa zona citadina com acessos rápidos a tudo pros jovens e pais dos mesmos. É necessário é ter condições top, mesmo que mais compactado

O que não fazia sentido é querer 100ha e ir pro Alentejo treinar, salvo o exagero.
- Preço do hectar muito mais alto.

- Zona urbana dentro da AM com maior fluxo de trânsito.

- Impossibilidade de expansão.

Eu preferia centralizar tudo bem mais para fora dos grandes centros urbano, de preferência com uma ligação direta a uma autoestrada.
 
  • Like
Reações: Moreira e heredia

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,351
5,983
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
- Preço do hectar muito mais alto.

- Zona urbana dentro da AM com maior fluxo de trânsito.

- Impossibilidade de expansão.

Eu preferia centralizar tudo bem mais para fora dos grandes centros urbano, de preferência com uma ligação direta a uma autoestrada.
Já existe o Olival, aqui estamos a falar de jovens sem carta pra se deslocarem, com pais a ter de fazer as viagens e por aí fora..
Jovens alojados no interior do Centro que necessitam de se deslocar no seu dia a dia e ter vida.
Jovens que estudam.
Não esquecer muita coisa essencial e não apenas olhar pra tudo fechado entre muros e a treinar.
 
  • Like
Reações: meireles e slowhand

heredia

Bancada lateral
8 Maio 2013
514
89
- Preço do hectar muito mais alto.

- Zona urbana dentro da AM com maior fluxo de trânsito.

- Impossibilidade de expansão.

Eu preferia centralizar tudo bem mais para fora dos grandes centros urbano, de preferência com uma ligação direta a uma autoestrada.
Também acho, mesmo em concelhos perto do porto devem haver terrenos bem mais em conta e bem maiores, com possibilidade de no futuro poder ser alargado, estava a pensar em valongo/paredes mesmo maia, não devem faltar terrenos que possam albergar um centro de treinos do fcp e não muito longe do porto.
 
  • Like
Reações: mifisarte e Moreira

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,822
8,033
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Já existe o Olival, aqui estamos a falar de jovens sem carta pra se deslocarem, com pais a ter de fazer as viagens e por aí fora..
Jovens alojados no interior do Centro que necessitam de se deslocar no seu dia a dia e ter vida.
Jovens que estudam.
Não esquecer muita coisa essencial e não apenas olhar pra tudo fechado entre muros e a treinar.
Os jovens que treinam actualmente no Olival têm todos direito a transporte do clube. É uma não questão.

As equipas têm que estar todas juntas. É um princípio básico. As equipas têm que estar em contacto diário umas com as outras, principalmente em clubes que querem apostar na formação. É fundamental. O treinador da equipa principal ter que se deslocar do Olival para Matosinhos sempre que quiser observar os juniores, juvenis ou outro escalão seria uma aberração. Imaginemos que num treino um jogador se lesionava e o treinador precisava de mais alguém, ia chamar quem? Ou se o treinador queria observar um determinado número de jogadores de outros escalões na equipa principal, ter que preparar toda a logística antecipadamente para os jogadores em vez de irem para Matosinhos, irem para Gaia e alterarem as suas rotinas. Que sentido é que isto faz? Basta olharmos para os grandes clubes e para as grandes academias de formação.
 
  • Like
Reações: mifisarte e Moreira

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,351
5,983
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Os jovens que treinam actualmente no Olival têm todos direito a transporte do clube. É uma não questão.

As equipas têm que estar todas juntas. É um princípio básico. As equipas têm que estar em contacto diário umas com as outras, principalmente em clubes que querem apostar na formação. É fundamental. O treinador da equipa principal ter que se deslocar do Olival para Matosinhos sempre que quiser observar os juniores, juvenis ou outro escalão seria uma aberração. Imaginemos que num treino um jogador se lesionava e o treinador precisava de mais alguém, ia chamar quem? Ou se o treinador queria observar um determinado número de jogadores de outros escalões na equipa principal, ter que preparar toda a logística antecipadamente para os jogadores em vez de irem para Matosinhos, irem para Gaia e alterarem as suas rotinas. Que sentido é que isto faz? Basta olharmos para os grandes clubes e para as grandes academias de formação.
Os jovens que treinam no Olival são 95% todos maior de idade, só lá treina a equipa A e B e essas 2 faz sentido estarem juntas como estão
 
  • Like
Reações: slowhand

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,351
5,983
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Os jovens que treinam actualmente no Olival têm todos direito a transporte do clube. É uma não questão.

As equipas têm que estar todas juntas. É um princípio básico. As equipas têm que estar em contacto diário umas com as outras, principalmente em clubes que querem apostar na formação. É fundamental. O treinador da equipa principal ter que se deslocar do Olival para Matosinhos sempre que quiser observar os juniores, juvenis ou outro escalão seria uma aberração. Imaginemos que num treino um jogador se lesionava e o treinador precisava de mais alguém, ia chamar quem? Ou se o treinador queria observar um determinado número de jogadores de outros escalões na equipa principal, ter que preparar toda a logística antecipadamente para os jogadores em vez de irem para Matosinhos, irem para Gaia e alterarem as suas rotinas. Que sentido é que isto faz? Basta olharmos para os grandes clubes e para as grandes academias de formação.
Não estou com isto a dizer que discordo do que dizes de tudo junto num espaço e sim seria o ideal em certos aspectos, mas falar ideias no papel com o ideal e a realidade de arranjar terreno vai uma grande distância, pois encontrar o ideal que sirva o recato e sossego pra uns e acessos públicos pra outros não creio ser assim tão fácil.
 

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
838
552
O complexo desportivo do SC Braga será implementado em 17 hectares.
8 hectares parece-me, de facto, bastante curto mas o melhor será mesmo ver primeiro o projecto e opinar depois.
O Olival tem 8 hectares.
O do Benfica foi implementado num terreno com 19 hectares e a expansão terá lugar num terreno de 42.
O do Sporting tem 25 hectares.
Como disse, 8 parece-me extremamente curto mas note-se que serão 8+8.
O Olival ficará, previsivelmente, para os A’s e equipa B. Em Matosinhos ficará apenas a formação.
Ora, nos outros centros ficam toda a estrutura de futebol profissional e de formação.
Nesse sentido, 8 hectares só para a formação pode ser que dê para fazer algo que vá de encontro às necessidades do clube.
Se for para construir um complexo apenas para a formação, mais vale não construir nada. Não tem sido nenhum criar uma "cidade do FC Porto" sem ser para servir todas as equipas do clube, incluindo o plantel sénior. Não há nada melhor para os jovens do que conviverem diariamente com os seus ídolos, receberem conselhos ou inspiração. Uma proximidade deste tipo permite ao treinador da equipa principal, poder observar de perto os jovens do clube, os seus treinos, os seus jogos, haver uma maior sintonia e capacidade para desenvolver um trabalho conjunto.

Sou completamente contra a construção de uma academia que sirva apenas para as equipas de formação com a equipa profissional a continuar em Gaia. Isto não tem sentido nenhum.

Isto diz tudo, 8 hectares é ridículo, falamos de metade dos adversarios diretos ( pior se pensamos na expançao do seixal), até me arrepio de colocar o braguinha como adversário..

Se é para construir "cidade do Porto" e no fim vamos ficar com os miúdos num lado, e a equipa A e B noutra, deixem estar como esta. Pouca vergonha, brinca com as contas e com o futuro do clube.
 
  • Like
Reações: Moreira

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,596
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Vocês falam em hectares, eu preocupo-me é com as competências dos técnicos formadores e a agressividade e preponderância e autonomia do scouting juvenil.

O terreno e infraestruturas são a carcaça da formação, mas o que faz a diferença, são os RH e o peso que isso terá na política do clube.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,822
8,033
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Não estou com isto a dizer que discordo do que dizes de tudo junto num espaço e sim seria o ideal em certos aspectos, mas falar ideias no papel com o ideal e a realidade de arranjar terreno vai uma grande distância, pois encontrar o ideal que sirva o recato e sossego pra uns e acessos públicos pra outros não creio ser assim tão fácil.
Sinceramente, acho que não vale a pena construir uma academia de 8 hectares só para a formação. É preferível manter como está e investir nos recursos humanos.
 

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,351
5,983
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Sinceramente, acho que não vale a pena construir uma academia de 8 hectares só para a formação. É preferível manter como está e investir nos recursos humanos.
Como está não pode continuar, termos 3/4 equipas a treinar ao mesmo num campo não pode continuar. jogadores sem instalações pra dormir reduz logo as tuas opções de contratar.. Algo tem de ser feito
 
  • Like
Reações: slowhand e Moreira

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,822
8,033
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Como está não pode continuar, termos 3/4 equipas a treinar ao mesmo num campo não pode continuar. jogadores sem instalações pra dormir reduz logo as tuas opções de contratar.. Algo tem de ser feito
Tem 5 campos e logo ao lado há um terreno que está ali meio abandonado onde daria perfeitamente para construir uma unidade hoteleira.