Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,324
13,611
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
As bases é sempre o mais complicado de lançar, principalmente quando é algo com o rótulo F.C.Porto, onde normalmente nos caracterizamos pela excelência e inovação.

A mim não me atrapalha os 8 hectares iniciais, preocupa-me saber qual é a dimensão potencial da área no futuro quando quizermos expandir.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,786
15,278
Invicta
www.google.com
Fica um pouco dificil avaliar se o facto de 8hectares são o suficiente ou não, se não soubermos qual a posição do clube relativamente ao Olival e consequentemente á possível manutenção da Equipa principal e Equipa B nesse local.

Se porventura a posição do clube for manter as duas equipas (principais) no centro de treinos do Olival, até porque deverá existir um contrato de utilização que assim o obriga de alguma forma, creio que deveremos dotar o mesmo de uma unidade hoteleira com vista á comonidade dos atletas e aos estágios que quer uma quer outra terão no futuro. É um espaço "novo", dotado de 5 campos de futebol, e é mais do que suficiente para as 2 equipas.

Seguindo a mesma linha de pensamento, se a ideia dos 8 hectares ficarem apenas para a parte da formação, creio que o projeito poderá ser bastante interessante, nomeadamente se tiverem esses campos de futebol todos, assim como o lar e unidade hoteleira.

Caso seja "juntar" tudo, ai a coisa muda de figura e os 8 hectares são claramente insuficientes para todo o FC Porto. Não há grandes dúvidas disso ...

Em todo o caso o importante será perceber se o terreno que se fala (sendo esse ...) prevê uma possível expansão futura.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,786
15,278
Invicta
www.google.com
Não esquecer que temos ainda o Campo da Constituição, recentemente renovado e com condições excelentes, central e munido de todo o tipo de transportes, para poder servir de apoio a qualquer uma equipa da formação, ficando as restantes no novo espaço.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,331
20,763
Gaia
O Presidente atualmente foi obrigado pelas circunstâncias a falar na Academia. O que se nota?
Falta de um fio condutor, falta um verdadeiro Projeto.
É uma academia? É uma Cidade Desportiva? Trabalham lá todas as equipas?

Cidade Desportiva ou Cidade do Futebol?
O problema são os transportes para as Escolas?

Há clubes que são Fundações, há clubes que já vão nas Universidades, mas nós andamos equivocados sem ter um Projeto definido.

O Presidente sabe os hectares o numero de campos e o Concelho, mas sabe o mesmo? Ninguém lhe questionou sobre o Projeto?
 

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
2,964
2,166
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
Vocês falam em hectares, eu preocupo-me é com as competências dos técnicos formadores e a agressividade e preponderância e autonomia do scouting juvenil.

O terreno e infraestruturas são a carcaça da formação, mas o que faz a diferença, são os RH e o peso que isso terá na política do clube.
Muito bem dito. Até podem ter uma estação espacial em Marte, se não tiver gente competente, nada feito. Será que o F. Gomes vai mexer nisso?
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Vocês falam em hectares, eu preocupo-me é com as competências dos técnicos formadores e a agressividade e preponderância e autonomia do scouting juvenil.

O terreno e infraestruturas são a carcaça da formação, mas o que faz a diferença, são os RH e o peso que isso terá na política do clube.
Eu até resumo isso num conceito mais simples de que adianta estrutura e gastar o que por certo nem temos se a mentalidade que move a equipa AA não está para aí virada?Apostar na juventude e colocá-los a jogar e criticar menos mas ao contrário incentivar mas qualquer martelo que nunca ninguém ouviu falado nos é apontado é logo a última bolacha do pacote,isso também se aplica aos sócios sobretudo os de redes sociais onde gastar é muito fácil sobretudo o dinheiro dos outros.
Isso de estrutura,hoteis redes complexas isso para mim é tudo tanga é só para a fotografia quero ver é mudar aquelas cabecinhas pensadoras que nós tão bem conhecemos as que nos dirige assim como o que por aqui se constata.Isso é só lucro para a empreiteira e umas comissões que sabemos que sempre alguém recebe pelo contrato da obra.
 

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
838
552
Não esquecer que temos ainda o Campo da Constituição, recentemente renovado e com condições excelentes, central e munido de todo o tipo de transportes, para poder servir de apoio a qualquer uma equipa da formação, ficando as restantes no novo espaço.
O objetivo é juntar a formação toda, e devia ser com a equipa A e B também como qualquer clube. E Iamos ficar com o campo da constituição para dividir porque o novo é pequeno???

A constituição ainda vai ser usada, porque por este andar nem daqui a 4 anos temos isto feito. Depois sim, devia ser vendido que aqueles terrenos valem bom dinheiro.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,786
15,278
Invicta
www.google.com
O objetivo é juntar a formação toda, e devia ser com a equipa A e B também como qualquer clube. E Iamos ficar com o campo da constituição para dividir porque o novo é pequeno???

A constituição ainda vai ser usada, porque por este andar nem daqui a 4 anos temos isto feito. Depois sim, devia ser vendido que aqueles terrenos valem bom dinheiro.
O objectivo só os responsáveis do clube e do projeto em si o podem dizer. Obviamente que se a intenção do clube for colocar todas as equipas juntas na mesma localização, então não me parece de todo possível que os 8 hectares falados pelo Presidente sejam o suficiente para isso (longe disso).

Acredito mais que a equipa principal e a equipa B se mantenham no Olival, até porque segundo me recordo o contrato de utilização entre o FC Porto e o Municipio de Gaia é bastante extenso. Tal deverá ser para manter como está em principio.

A formação passará assim para a Academia e aí os hectares falados já não me parecem (inicialmente ...) tão limitados , ainda para mais tendo o campo da constituição como um possível apoio. Não acredito minimamente que abram mão desse espaço.

Por fim, a possibilidade e a salvaguarda do clube para uma possível extensão, não pode de forma alguma ser esquecida e a análise deste possível avanço por este terreno terá obrigatoriamente que ter isso em conta. Se o permitir, muito bem. Se não o permitir, é preferível não avançar naquela localização e procurar outra que o permita.
 

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,725
1,621
O objetivo é juntar a formação toda, e devia ser com a equipa A e B também como qualquer clube. E Iamos ficar com o campo da constituição para dividir porque o novo é pequeno???

A constituição ainda vai ser usada, porque por este andar nem daqui a 4 anos temos isto feito. Depois sim, devia ser vendido que aqueles terrenos valem bom dinheiro.
A Constituição é aluguer, não é nosso.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,293
25,723
O objetivo é juntar a formação toda, e devia ser com a equipa A e B também como qualquer clube. E Iamos ficar com o campo da constituição para dividir porque o novo é pequeno???

A constituição ainda vai ser usada, porque por este andar nem daqui a 4 anos temos isto feito. Depois sim, devia ser vendido que aqueles terrenos valem bom dinheiro.
A constituição/vitalis Park, é a sede da Dragon Force Porto, não tem nada que ser desprezada nem vendida. Ali tem de ser o espaço do projecto DF, que é para o que aquilo serve. Uma coisa nada tem que ver com a outra. Infelizmente a formação do FC Porto tem de usar aquele espaço porque de facto não há a tal academia que tanto falta faz...
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,420
13,782
Eu acho que a Equipa Principal vai treinar na Academia, provavelmente no mini estádio, para o tal contacto com os mais jovens. Havendo 7 campos de 11 dá para muitas equipas. E estarão também os Sub 15, Sub 17 e Sub 19. Eventualmente a Equipa B também se poderá juntar.
O Olival futuramente ficará mais para a Equipas Femininas séniores e formação. É a minha visão.
A Constituição continua como a casa mãe das escolas Dragon Force.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,334
Hoje já se vai à grande questão, infraestruturas e localização das mesmas..

Tendo em conta que as rendas pagas em Gaia são residuais e falo do CT Olival e do estádio onde joga a equipa B, não faz sentido nenhum tirar as equipas profissionais de lá..

Dito isto, uma breve análise do que eu penso ser o mais interessante para o futuro..

CT Olival - treinos de equipa A, equipa B e equipa sub-19, estas equipas têm de estar em estreita relação porque num cenário ideal os jogadores podem ter de subir.. São 3 equipas profissionais, causa pouco problema em termos de transporte para Gaia..

Jogos - Estádio do Dragão (equipa A); Estádio Dr. Jorge Sampaio (equipa B); Estádio Luís Filipe Menezes (sub-19)

Estamos a falar de um CT com excelentes condições para 3 equipas e 3 estádios diferentes..

Constituição Park - renovado, com boa localização em termos de acessos e com campos de futebol de 7 para Dragon Force e, em caso de necessidade até aos sub-13 para jogos ou treinos

Cidade do FC Porto - vamos deixar a área de parte, os lagartos usam metade da área que o complexo tem, para além disso, em termos de localização os terrenos que se falam para nós, batem os dos rivais ao largo.. Ora 7 campos de futebol de 11 e 2 de futebol de 7, com descanso do relvado do estádio (4º ao dispor do clube) podemos ter 6 equipas a treinar futebol de 11 mais os escalões sub-11 e sub-13.. Residência com 100 camas é algo muito importante, a casa do dragão tem feito o seu papel, mas poder centralizar todos os jovens que chegam de longe, permite criar um ambiente muito mais profissional, vivem dentro do clube e têm de se focar no que os trouxe..

Este projecto era algo que fazia falta, porque temos talento no país, temos tido muito talento no clube.. Importante é ter lá dentro gente de qualidade para trabalhar e formar os nossos jovens, um projecto de desenvolvimento individual como já houve, devia regressar em força..

Temos de pensar na imagem em grande, podemos ficar com acesso a 2 estádios, 2 mini-estádios, um CT para os profissionais com 3 campos de relva natural para além do estádio com 3800 lugares, uma morada histórica para os mais pequenos começarem a jogar no clube e juntar a isto uma academia com mini estádio de 2500 lugares + 6 relvados de 11 e 2 de 7.. Tudo isto perto ou dentro da cidade, com acessos favoráveis.. Esta é a imagem total..

Eu estou confiante porque também já foi preciso esperar pelo museu, mas quando chegou foi para rebentar com o resto, somos um clube de dimensão mundial, mas sem o dinheiro de outros, temos de ser astutos e eu acredito que também nisto vamos ser..
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,842
40,484
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Vocês falam em hectares, eu preocupo-me é com as competências dos técnicos formadores e a agressividade e preponderância e autonomia do scouting juvenil.

O terreno e infraestruturas são a carcaça da formação, mas o que faz a diferença, são os RH e o peso que isso terá na política do clube.
Uma pertinente questão que deveria merecer um cuidado especial, pois é premente termos quadros competentes que apoiem o desenvolvimento dos nossos jovens talentos, por exemplo o Sr. Miguel Cardoso antigo treinador do Rio Ave, Nantes ou AEK de Atenas e que foi durante algum tempo coordenador de toda a formação do Shakhtar Donetsk, quiçá fosse uma opção viável para chefiar a Cidade do Futebol.
 
  • Like
Reações: Moreira e Rui TSM

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,324
13,611
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Hoje já se vai à grande questão, infraestruturas e localização das mesmas..

Tendo em conta que as rendas pagas em Gaia são residuais e falo do CT Olival e do estádio onde joga a equipa B, não faz sentido nenhum tirar as equipas profissionais de lá..

Dito isto, uma breve análise do que eu penso ser o mais interessante para o futuro..

CT Olival - treinos de equipa A, equipa B e equipa sub-19, estas equipas têm de estar em estreita relação porque num cenário ideal os jogadores podem ter de subir.. São 3 equipas profissionais, causa pouco problema em termos de transporte para Gaia..

Jogos - Estádio do Dragão (equipa A); Estádio Dr. Jorge Sampaio (equipa B); Estádio Luís Filipe Menezes (sub-19)

Estamos a falar de um CT com excelentes condições para 3 equipas e 3 estádios diferentes..

Constituição Park - renovado, com boa localização em termos de acessos e com campos de futebol de 7 para Dragon Force e, em caso de necessidade até aos sub-13 para jogos ou treinos

Cidade do FC Porto - vamos deixar a área de parte, os lagartos usam metade da área que o complexo tem, para além disso, em termos de localização os terrenos que se falam para nós, batem os dos rivais ao largo.. Ora 7 campos de futebol de 11 e 2 de futebol de 7, com descanso do relvado do estádio (4º ao dispor do clube) podemos ter 6 equipas a treinar futebol de 11 mais os escalões sub-11 e sub-13.. Residência com 100 camas é algo muito importante, a casa do dragão tem feito o seu papel, mas poder centralizar todos os jovens que chegam de longe, permite criar um ambiente muito mais profissional, vivem dentro do clube e têm de se focar no que os trouxe..

Este projecto era algo que fazia falta, porque temos talento no país, temos tido muito talento no clube.. Importante é ter lá dentro gente de qualidade para trabalhar e formar os nossos jovens, um projecto de desenvolvimento individual como já houve, devia regressar em força..

Temos de pensar na imagem em grande, podemos ficar com acesso a 2 estádios, 2 mini-estádios, um CT para os profissionais com 3 campos de relva natural para além do estádio com 3800 lugares, uma morada histórica para os mais pequenos começarem a jogar no clube e juntar a isto uma academia com mini estádio de 2500 lugares + 6 relvados de 11 e 2 de 7.. Tudo isto perto ou dentro da cidade, com acessos favoráveis.. Esta é a imagem total..

Eu estou confiante porque também já foi preciso esperar pelo museu, mas quando chegou foi para rebentar com o resto, somos um clube de dimensão mundial, mas sem o dinheiro de outros, temos de ser astutos e eu acredito que também nisto vamos ser..
Concordo em absoluto.
 
  • Like
Reações: Moreira

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
295
363
Porto
Não se preocupem, amigos! Na próxima semana voltará haver um silêncio sepulcral sobre este tema...
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,923
2,251
Lisboa, 1979
Hoje já se vai à grande questão, infraestruturas e localização das mesmas..

Tendo em conta que as rendas pagas em Gaia são residuais e falo do CT Olival e do estádio onde joga a equipa B, não faz sentido nenhum tirar as equipas profissionais de lá..

Dito isto, uma breve análise do que eu penso ser o mais interessante para o futuro..

CT Olival - treinos de equipa A, equipa B e equipa sub-19, estas equipas têm de estar em estreita relação porque num cenário ideal os jogadores podem ter de subir.. São 3 equipas profissionais, causa pouco problema em termos de transporte para Gaia..

Jogos - Estádio do Dragão (equipa A); Estádio Dr. Jorge Sampaio (equipa B); Estádio Luís Filipe Menezes (sub-19)

Estamos a falar de um CT com excelentes condições para 3 equipas e 3 estádios diferentes..

Constituição Park - renovado, com boa localização em termos de acessos e com campos de futebol de 7 para Dragon Force e, em caso de necessidade até aos sub-13 para jogos ou treinos

Cidade do FC Porto - vamos deixar a área de parte, os lagartos usam metade da área que o complexo tem, para além disso, em termos de localização os terrenos que se falam para nós, batem os dos rivais ao largo.. Ora 7 campos de futebol de 11 e 2 de futebol de 7, com descanso do relvado do estádio (4º ao dispor do clube) podemos ter 6 equipas a treinar futebol de 11 mais os escalões sub-11 e sub-13.. Residência com 100 camas é algo muito importante, a casa do dragão tem feito o seu papel, mas poder centralizar todos os jovens que chegam de longe, permite criar um ambiente muito mais profissional, vivem dentro do clube e têm de se focar no que os trouxe..

Este projecto era algo que fazia falta, porque temos talento no país, temos tido muito talento no clube.. Importante é ter lá dentro gente de qualidade para trabalhar e formar os nossos jovens, um projecto de desenvolvimento individual como já houve, devia regressar em força..

Temos de pensar na imagem em grande, podemos ficar com acesso a 2 estádios, 2 mini-estádios, um CT para os profissionais com 3 campos de relva natural para além do estádio com 3800 lugares, uma morada histórica para os mais pequenos começarem a jogar no clube e juntar a isto uma academia com mini estádio de 2500 lugares + 6 relvados de 11 e 2 de 7.. Tudo isto perto ou dentro da cidade, com acessos favoráveis.. Esta é a imagem total..

Eu estou confiante porque também já foi preciso esperar pelo museu, mas quando chegou foi para rebentar com o resto, somos um clube de dimensão mundial, mas sem o dinheiro de outros, temos de ser astutos e eu acredito que também nisto vamos ser..
Muito bem.

Acrescento só que precisamos de alojamento para 100 ou mais. Um refeitório, ginásio, piscina e salas de estudo.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,293
25,723
Não se preocupem, amigos! Na próxima semana voltará haver um silêncio sepulcral sobre este tema...
Haverá de nós também deixarmos. Temos de ser e ter voz activa. Este tema até foi falado aqui no nosso portal, por isso também através dele temos de fazer cumprir as promessas.