Para quando um centro de Formação no FC Porto?

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,412
3,622
Deixo alguns pontos de reflexão:
1. Sendo o Olival uma infraestrutura já existente, perfeitamente adaptada às necessidades do FCP e com um custo imaterial, qual seria a lógica para deixar o espaço?
2. Se eu fizer um CT no fim do mundo, poderei ter muito mais espaço, com circuitos de bicicleta, etc, porque o custo desse espaço é residual! Se eu fizer um CT na Constituição, terei de ser mais eficiente na ocupação do espaço! A verdadeira questão que se deveria colocar é: eu, pai, de um jogador da formação do FCP, do Grande Porto ou utilizador da Casa do Dragão, prefiro um CT em São Mamede ou no Olival? Esses são os "decisores" efectivos...
3. Quais são os critérios para aferir se 7 campos são muitos ou poucos? Comparabilidade? Antes de emitir uma opinião, será importante perceber que, por um lado, construir 7 campos custa mais do que construir 6 e o custo, em orçamentos limitados,tem impacto em tudo, desde a qualidade das infraestruturas à capacidade de captação de talento! Por outro lado, importa ter presente que a utilização de um campo de futebol é, extremamente, ineficiente, porque os campos estão livres boa parte do dia, concentrando a utilização no final do dia: é importante perceber que, numa localização mais central, possivelmente, poder-se-á criar mais uma slot de treino ao final do dia, aumentando a eficiência da ocupação! Finalmente, quiçá o mais importante, quantas equipas de formação tem o FCP, quantas equipas gostaria de ter e quantos treinos semanais têm essas equipas!
 
  • Like
Reações: slowhand

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
O projecto parece suficiente, e ir de encontro àquelas que foram as promessas do Presidente. Parece ser uma verdadeira academia, próxima de infraestruturas importantes, que garante aquilo que nos falta neste momento - um desenvolvimento escolar, social e desportivo sustentado dos jovens da nossa formação.
Não vejo grande relevância no facto de ser um terreno diferente do do Olival - não sabemos até que ponto poderia ou não ser construído naquela zona, quais seriam os constrangimentos.

A grande questão para mim, neste momento, é saber qual é a situação dos terrenos - isto é, se já são nossos ou se há boas perspectivas que venham a ser nossos. O facto de ter sido apresentado um PIP implica que há um projecto, e não me parece que haveria projecto sem que os terrenos fossem nossos, ou sem que houvesse uma promessa de aquisição, ou até um direito de superfície.

Neste caso, o que eu gostaria de saber é se foi/será um bom negócio para nós, e se nos traz garantias para o futuro (ou seja, se não formos os proprietários, se temos garantias de poder explorar os terrenos nas próximas décadas).

Por fim, também é importante saber quando é que o PIP será respondido, quanto tempo teremos de esperar até que o PP e o PDM sejam aprovados, e quando começará a obra.
 
  • Like
Reações: slowhand e fgomes

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,876
4,473
A equipa principal no Olival nem hotel tem... que é básico hoje em dia...isto para não falar que não à nenhuma equipa do mundo de top que tenha centro de formação separado do clube!!!

É só ver a cidade desportiva do Barça, que tanto tem passado por aqui... não é só para a formação, é para todos, seniores e formação!!
Até nisto vamos ser pioneiros.

Quanto ao projeto, gosto, acho que vai ser um enorme avanço para o clube!
 
  • Like
Reações: incrivel

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,605
28,205
A equipa principal no Olival nem hotel tem... que é básico hoje em dia...isto para não falar que não à nenhuma equipa do mundo de top que tenha centro de formação separado do clube!!!

É só ver a cidade desportiva do Barça, que tanto tem passado por aqui... não é só para a formação, é para todos, seniores e formação!!
Até nisto vamos ser pioneiros.

Quanto ao projeto, gosto, acho que vai ser um enorme avanço para o clube!
É verdade que o Olival não tem hotel, tem uns quartos que são utilizados para descanso dos jogadores nomeadamente na pré época quando existe treinos bidiarios. No tempo do NES a concentração dos jogos em casa era feita lá. Pelos dias de hoje as concentrações são feitas num hotel. Também é verdade que concentrar tudo num só espaço é muito mais prático dos vários pontos de vista, mas está mais que visto que isso será difícil de fazer. O Olival não dá para expandir e este novo espaço numa primeira fase pelo que nos é dado a perceber apenas e só servirá para a formação. Mais, o FC Porto detém o direito de explorar o Olival até 2052 com uma renda baixíssima. A localização do Olival para o futebol profissional é maravilhosa, pois em termos de privacidade é tudo aquilo que se pode querer. Já o espaço que agora se fala talvez não fosse o ideal em termos de localização para o futebol sénior. É aceitar isto e pensar que o importante é termos espaços e condições para que os nossos atletas, sejam eles seniores ou de formação.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,717
3,425
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
A mim não me causa grande Urticária ver o futebol profissional separado da formação.É certo que a tendência é concentrar tudo num espaço só,mas havendo o Olival que me parece perfeito para as equipas profissionais (porque não até os sub19) a planta do projeto que o Tiago nos fez o favor de dar a conhecer parece-me excelente.É preciso é partir pedra tanto no terreno propriamente dito como principalmente nos gabinetes.
 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,876
4,473
Não é verdade. Há um espaço com quartos individuais, cerca de 30, cantina e zona de lazer, que poderia servir perfeitamente para se fazer aí os estágios. Mas neste caso o SC prefere fazer noutro espaço.
É verdade sim senhor!!! O que o clube fez foi arranjar forma de contornar a falta do hotel...
 

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Todos juntos tem 685 minutos na equipa principal... menos minutos que o Manafa...

Foi mais aposta o Ruben Neves com Lopetegui do que os 7 juntos
Onde é que arranjaste esses dados?

O Romario Baro sozinho tem mais do que esses 685 minutos (730) que referes englobando os a todos...

Alias o Fabio Silva tambem me lembro porque ainda recentemente estive a ver e ele sozinho tem 500 minutos.

Ha qualquer coisa que nao bate certo.

Ou entao é uma dessas imprecisoes que dao jeito para defender a narrativa.
 
  • Like
Reações: Tmgd99

Cheue

12 Maio 2016
18,582
27,934
Conquistas
7
108
Todos juntos tem 685 minutos na equipa principal... menos minutos que o Manafa...

Foi mais aposta o Ruben Neves com Lopetegui do que os 7 juntos
têm menos minutos do que poderiam/deveriam ter.
(ainda que não fosse essa a discussão mas sim o facto de estarem na A)

mas esse valor está errado.

só o Romário Baró tem mais que esses 685...
 

Dias_21

Tribuna Presidencial
17 Janeiro 2018
27,065
33,480
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Em Matosinhos ninguém quer saber do Leixões para nada. É tudo lampião usam o clube para disfarçar que são dos corruptos.

Custa-me ver tanta gente deficiente na minha cidade de nascença.
Também lá nasci no hospital velhinho de Matosinhos.

É incrível como conseguem ser do Norte e bajular aqueles filhos da p**!

Nojo
 
  • Like
Reações: grandeporto

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,086
23,594
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
têm menos minutos do que poderiam/deveriam ter.
(ainda que não fosse essa a discussão mas sim o facto de estarem na A)

mas esse valor está errado.

só o Romário Baró tem mais que esses 685...
685 no campeonato.


Correção 752 na totalidade do campeonato. O Manafa que é um role player, sozinho tem mais de 1200. Será isso aposta? Para mim é encher chouriços.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Moreira e incrivel

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,326
4,260
Eu referia-me aos adeptos/sócios do Leixões.
Esses é tudo lampião.
É evidente que em Matosinhos há muitos Portistas.
Se fores para a zona de Lavra/ Angeiras encontras muitos Dragões.
Eu por acaso a uns largos anos fui sócio do Leixões e nessa altura a maioria dos sócios não gostava do Porto. Nessa altura quem eu conhecia só eu e mais 1 ou 2 eram ao mesmo tempo sócios do Leixões e adeptos do Porto ao mesmo tempo. Mas já me disseram que agora a realidade é um pouco diferente, ou seja já há muitos portistas na freguesia de Matosinhos.
 
  • Like
Reações: mega_dragon

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Enquanto acharmos que meter miúdos a jogar jogos a feijões na taça da liga ou na taça de portugal e metê-los 10/15 minutos na Liga de 10 em 10 jogos, não vamos sair da cepa torta. Os miúdos da formação do FC Porto, neste momento, servem apenas como adereço, "ah e tal, então não apostamos na formação? Temos 7 ou 8 miúdos na equipa principal". Quantos minutos jogaram na Liga? Quantos jogos seguidos fizeram? Têm espaço para jogar com regularidade, errar como os mais velhos erram e evoluir?

Podem dar as voltas que quiserem, mas não há aposta nenhuma na formação.

Agradeçam também ao vírus, porque caso não tivesse havido vírus, 3 miúdos da formação já estavam vendidos.
 

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,402
2,304
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
É verdade que o Olival não tem hotel, tem uns quartos que são utilizados para descanso dos jogadores nomeadamente na pré época quando existe treinos bidiarios. No tempo do NES a concentração dos jogos em casa era feita lá. Pelos dias de hoje as concentrações são feitas num hotel. Também é verdade que concentrar tudo num só espaço é muito mais prático dos vários pontos de vista, mas está mais que visto que isso será difícil de fazer. O Olival não dá para expandir e este novo espaço numa primeira fase pelo que nos é dado a perceber apenas e só servirá para a formação. Mais, o FC Porto detém o direito de explorar o Olival até 2052 com uma renda baixíssima. A localização do Olival para o futebol profissional é maravilhosa, pois em termos de privacidade é tudo aquilo que se pode querer. Já o espaço que agora se fala talvez não fosse o ideal em termos de localização para o futebol sénior. É aceitar isto e pensar que o importante é termos espaços e condições para que os nossos atletas, sejam eles seniores ou de formação.
Pergunta ingénua...porque é que no se pode expandir o Olival? Eu vou ao Google Maps e vejo bastante terrenos à volta.

Eu também sou a favor de manter o Olival para o futebol profissional, aliás até gostaria que no futuro (quando a nossa situação económica o permitir) o clube tentasse um acordo com a câmara de Gaia para a sua aquisição de modo a que fosse possível fazer os melhoramentos necessários para o futebol profissional.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,605
28,205
Acho que estamos a fugir um pouco ao assunto e à verdadeira importância que este projecto tem para o FC Porto.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,605
28,205
Pergunta ingénua...porque é que no se pode expandir o Olival? Eu vou ao Google Maps e vejo bastante terrenos à volta.

Eu também sou a favor de manter o Olival para o futebol profissional, aliás até gostaria que no futuro (quando a nossa situação económica o permitir) o clube tentasse um acordo com a câmara de Gaia para a sua aquisição de modo a que fosse possível fazer os melhoramentos necessários para o futebol profissional.
Alguns dos terrenos são privados e outros penso que não seriam fáceis de terraplanar para construir alguma coisa.

Acho que esse assunto pode vir a ser discutido num futuro que não muito próximo. Até 2052 é "deixar andar" uma vez que o contrato nos é muito favorável. Para além de que se o FC Porto quiser fazer alguns melhoramentos pontuais poderá fazê-lo, aliás, já o fez.
 

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,402
2,304
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Alguns dos terrenos são privados e outros penso que não seriam fáceis de terraplanar para construir alguma coisa.

Acho que esse assunto pode vir a ser discutido num futuro que não muito próximo. Até 2052 é "deixar andar" uma vez que o contrato nos é muito favorável. Para além de que se o FC Porto quiser fazer alguns melhoramentos pontuais poderá fazê-lo, aliás, já o fez.
Eu quando falo em melhoramentos tenho em mente alguns que podem ser considerados de fundo, que poderão passar com construção/melhoramento de edifícios para permitir estágios, melhoramento no estádio para que a equipa B passe a jogar lá, etc..