Geral: Discussão GOAT posicional do FC Porto

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
1,414
512
Conquistas
2
  • Madjer
  • Kostadinov
Aqui podem discutir as vossas dúvidas, sugerir nomes que me possam ter falhado, correcções de posição, enfim, tudo relacionado com o projeto.

Aqui podem discutir as vossas dúvidas, sugerir nomes que me possam ter falhado, correcções de posição, enfim, tudo relacionado com o projeto.

Ronda 1 (Guarda-Redes)

Josef Mlynarczyk - Ze Beto  (92%)
Vítor Baía - Barrigana  (99%)
Iker Casillas - Helton  (60%)

Ronda 1 (Centrais)

Pepe - Felipe  (97%)
Eurico - Ricardo Carvalho  (100%)
Fernando Couto - Simões  (100%)
Freitas - Jorge Costa  (98%)
Aloísio - Valdemar  (100%)
Nico Otamendi - Zé Carlos  (71%)
Éder Militão - Jorge Andrade  (69%)
José Rolando - Rolando  (66%)
Ivan Marcano - Eduardo Luís  (70%)
Celso - Bruno Alves  (61%)
Pedro Emanuel - Mangala  (65%)
Geraldão - Lima Pereira  (52%)

Ronda 1 (Lateral Esquerdo)

Rui Jorge - Branco  (94%)
Inácio - Adelino Teixeira  (95%)
Alex Telles - Aly Cissokho  (99%)
Alex Sandro - Esquerdinha  (94%)
Nuno Valente - Alvaro Pereira  (66%)
Alfredo Murça - Miguel Layun  (59%)
Fernando Mendes - Paulo Pereira  (65%)

Ronda 1 (Lateral Direito)

Jorge Fucile - João Pinto  (96%)
Cristian Sapunaru - Giorkas Seitaridis  (86%)
Paulo Ferreira - Danilo Luiz  (87%)
Sérgio Conceição - Gabriel  (71%)
José Bosingwa - Ricardo Pereira  (57%)
Carlos Secretário - Alberto Festa  (72%)

Ronda 1 (Médio Defensivo)

Doriva - António André  (86%)
Costinha - Danilo Pereira  (95%)
Fernando Reges - Casemiro  (85%)
Paulo Assunção - Rúben Neves  (67%)
Rodolfo Reis - Carlos Paredes  (70%)
Emerson - Paulinho Santos  (56%)

Ronda 1 (Médio Centro)

Hector Herrera - António Sousa  (86%)
Lucho González - Pedro Mendes  (97%)
Pavão - Bené  (98%)
Maniche - Rui Filipe  (88%)
Jaime Pacheco - João Moutinho  (89%)
Oliver Torres - Peter Lipcsei  (66%)
Otávio Machado - Fernando Belluschi  (70%)
Fredy Guarín - José Semedo  (61%)
Raul Meireles - António Frasco  (63%)
Custódio Pinto - Ademir  (59%)

Ronda 1 (Médio Ofensivo)

Deco - Diego  (100%)
Juan Quintero - António Oliveira  (94%)
Zlatko Zahovic - Dmitri Alenichev  (63%)
Anderson - Ion Timofte  (57%)

Ronda 1 (Extremo Esquerdo/MAE)

Francisco Nóbrega - Vermelhinho  (72%)
Ljubinko Drulovic - Cristian Rodríguez  (97%)
Silvestre Varela - Paulo Futre  (95%)
Yacine Brahimi - Clayton  (95%)
Dinis - Ricardo Quaresma  (93%)
José Alberto Costa - António Folha  (52%)

Ronda 1 (Extremo Direito/MAD)
Jaime Magalhães - Eduardo Gomes  (98%)
Hulk - Jaime Ferreira  (100%)
Jorge Couto - Edmílson  (88%)
Duda - Mariano González  (78%)
James Rodríguez - Nuno Capucho  (51%)
Jesús Corona - Seninho  (56%)

Ronda 1 (Segundo Avançado)
Jacques - Teófilo Cubillas  (100%)
Rabah Madjer - Artur  (98%)
Juary - Rui Barros  (92%)
Derlei - Abel Miglietti  (95%)
Carlos Alberto - Emil Kostadinov  (81%)
Valdir - Amaury  (52%)

Ronda 1 (Ponta de Lança)
Manuel António - Domingos Paciência   (98%)
Mário Jardel - Mikey Walsh  (98%)
Lemos - Radamel Falcao  (99%)
Jackson Martínez - Benni McCarthy  (71%)
Fernando Gomes - Ernesto Farías  (97%)
Lisandro López - Rui Águas  (93%)
Vincent Aboubakar - Flávio Minuano
Djalma Freitas - Hélder Postiga  (52%)
——————

Ronda 2 (Guarda-Redes)

Os finalistas:
Vítor Baía  (55%)
Josef Mlynarczyk (31%)

O terceiro classificado:
Iker Casillas  (14%)

Ronda 2 (Lateral Direito)

João Pinto - Carlos Secretário  (100%)
Cristian Sapunaru - José Bosingwa  (90%)
Paulo Ferreira - Sérgio Conceição  (94%)

Ronda 2 (Lateral Esquerdo)

Augusto Inácio - Alex Telles  (84%)
Branco - Nuno Valente  (80%)
Fernando Mendes - Alex Sandro  (98%)
Alfredo Murça - Alvaro Pereira (80%)

Ronda 2 (Centrais)

Aloísio - Bruno Alves  (89%)
Ricardo Carvalho - Pedro Emanuel  (98%)
Lima Pereira - Jorge Costa  (98%)
Pepe - Eduardo Luís  (88%)
Rolando - Fernando Couto  (93%)
Nico Otamendi - Jorge Andrade (60%)

Ronda 2 (Médio Defensivo)

António André - Fernando  (60%)
Emerson - Paulo Assunção  (55%)
Rodolfo Reis - Costinha  (74%)

Ronda 2 (Médio Centro)

Oliver Torres - João Moutinho  (100%)
Fernando Belluschi - António Sousa  (89%)
Lucho González - Ademir  (98%)
Fredy Guarín - Pavão  (78%)
Maniche - António Frasco  (78%)

Ronda 2 (Médio Ofensivo)

Deco - Ion Timofte  (98%)
António Oliveira - Dmitri Alenichev  (74%)

Ronda 2 (Extremo Esquerdo/MAE)

Ricardo Quaresma - José Alberto Costa  (93%)
Vermelhinho - Ljubinko Drulovic  (98%)
Paulo Futre - Yacine Brahimi  (95%)

Ronda 2 (Segundo Avançado)

Rabah Madjer - Derlei  (97%)
Valdir - Emil Kostadinov  (100%)
Rui Barros - Teófilo Cubillas (64%)

Ronda 2 (Ponta de Lança)

Jackson Martínez - Radamel Falcao  (87%)
Mário Jardel - Djalma  (96%)
Lisandro López - Fernando Gomes  (96%)
Domingos Paciência - Flávio  (94%)
——————

Ronda 3 (Lateral-Direito)

Os Finalistas:
João Pinto  (48%)
Paulo Ferreira  (42%)

O Terceiro Classificado:
José Bosingwa  (10%)

Ronda 3 (Lateral-Esquerdo)

Finalistas:
Branco - Alvaro Pereira  (88%)
Alex Sandro - Alex Telles  (61%)

Ronda 3 (Centrais)

Ricardo Carvalho - Jorge Andrade  (100%)
Fernando Couto - Pepe
Aloísio - Jorge Costa  (53%)

Ronda 3 (Médio Defensivo)

Finalistas:
António André  (48%)
Costinha  (39%)

Terceiro Classificado:
Emerson  (13%)

Ronda 3 (Médio Centro)

Lucho González - António Sousa  (73%)
João Moutinho - Maniche  (55%)
António Frasco - Pavão  (74%)

Ronda 3 (Segundo Avançado)

Finalistas:
Rabah Madjer
Teófilo Cubillas

O terceiro classificado:
Emil Kostadinov

Ronda 3 (Ponta de Lança)

Finalistas:
Mário Jardel - Radamel Falcao  (70%)
Fernando Gomes - Domingos Paciência (90%)
——————

Final (Guarda-Redes)

Jozef Mlynarczyk - Vítor Baía  (92%)

Final (Médio Ofensivo)

Deco - António Oliveira  (96%)

PO

Tribuna
24 Novembro 2013
4,614
1,153
Seria possível criares um resumo no primeiro post com todos os confrontos, quem avança para as rondas seguintes, proximos confrontos...?

PS - E já agora, se um moderador pudesse prender este tópico no topo era de valor

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
1,414
512
Conquistas
2
  • Madjer
  • Kostadinov
PO disse:
Seria possível criares um resumo no primeiro post com todos os confrontos, quem avança para as rondas seguintes, proximos confrontos...?

PS - E já agora, se um moderador pudesse prender este tópico no topo era de valor
Está feito.

MeteOMarega

Bancada central
15 Maio 2018
1,891
502
Conquistas
3
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Uma questão:

Em todas as posições faz sentido a forma como está a ser votado mas, nos centrais, como é formada uma dupla não dá para fazer diferente?

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
1,414
512
Conquistas
2
  • Madjer
  • Kostadinov
MeteOMarega disse:
Uma questão:

Em todas as posições faz sentido a forma como está a ser votado mas, nos centrais, como é formada uma dupla não dá para fazer diferente?

Nos centrais vais ser diferente.

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
1,414
512
Conquistas
2
  • Madjer
  • Kostadinov
MeteOMarega disse:
Como é que vai ser?

Quando estivermos nos últimos 6 farei uma votação entre todos com duplo voto. Pelo menos era assim que estava a pensar

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
5,800
439
Cherife disse:
Nos centrais vais ser diferente.
O Aloisio e o R.Carvalho saltam logo para a final e ganha o Aloisio e fazes uma votação com os 4 que restam como - melhor central que não o Aloisio e o R.Carvalho.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
9,168
3,185
Conquistas
3
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Qual é o 11 que está no museu? Vai ser engraçado verificar se os resultados vão ser o mesmos ou não.

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
1,414
512
Conquistas
2
  • Madjer
  • Kostadinov
Sakamoto disse:
Qual é o 11 que está no museu? Vai ser engraçado verificar se os resultados vão ser o mesmos ou não.
Neste projeto vao ser 12 posições (segundo avançado incluído), não um 11. Mas respondendo à questão:

Baía
J. Pinto - Aloísio - RC - Branco
Deco - André - Madjer
Hulk - Gomes - Futre

As nomeações foram ridículas. Aqui estamos a fazer um projeto pós-1965, mas para o FC Porto como instituição, a ausência na altura de nomes como Correia Dias, António Araújo, Cubillas, Quaresma, Maniche, Otávio Machado, Azumir, Kostadinov ou mesmo Derlei, Abel ou Djalma, entre outros foi manifestamente aberrante.
E optaram ainda por fazer a mítica de colocar Madjer no lote de médios para garantir que Hulk não ficaria de fora, fazendo assim com que nomes como Pavão, o melhor médio centro da história do clube, ficasse de fora.

Fil

Tribuna
30 Maio 2016
4,753
512
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Cherife disse:
Neste projeto vao ser 12 posições (segundo avançado incluído), não um 11. Mas respondendo à questão:

Baía
J. Pinto - Aloísio - RC - Branco
Deco - André - Madjer
Hulk - Gomes - Futre

As nomeações foram ridículas. Aqui estamos a fazer um projeto pós-1965, mas para o FC Porto como instituição, a ausência na altura de nomes como Correia Dias, António Araújo, Cubillas, Quaresma, Maniche, Otávio Machado, Azumir, Kostadinov ou mesmo Derlei, Abel ou Djalma, entre outros foi manifestamente aberrante.
E optaram ainda por fazer a mítica de colocar Madjer no lote de médios para garantir que Hulk não ficaria de fora, fazendo assim com que nomes como Pavão, o melhor médio centro da história do clube, ficasse de fora.
... Assim de repente, três nomes vêem-me logo a cabeça. Pinga, Hernâni e Pedroto.

Mas qualidade em quantidade nunca foi problema. Por isso também houve, entre os mais antigos, (acredito que alguns deles tenham sido nomeados mas sinceramente não me recordo), além dos que apontas, Carlos Duarte, Monteiro da Costa, Jaburu, Américo, Carlos Vieira, Zé Maria, Perdigão, Miguel Arcanjo, etc...

Não esquecer também Norman Hall, Mihaly - mais tarde Miguel - Siska, e Valdemar Mota que juntamente com Acácio Mesquita formaram com Pinga os famosos três diabos do meio dia na década de 1930.

Endless list...

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
1,414
512
Conquistas
2
  • Madjer
  • Kostadinov
Fil disse:
... Assim de repente, três nomes vêem-me logo a cabeça. Pinga, Hernâni e Pedroto.

Mas qualidade em quantidade nunca foi problema. Por isso também houve, entre os mais antigos, (acredito que alguns deles tenham sido nomeados mas sinceramente não me recordo), além dos que apontas, Carlos Duarte, Monteiro da Costa, Jaburu, Américo, Carlos Vieira, Zé Maria, Perdigão, Miguel Arcanjo, etc...

Não esquecer também Normal Hall, Mihaly - mais tarde Miguel - Siska, e Valdemar Mota que juntamente com Acácio Mesquita formaram com Pinga os famosos três diabos do meio dia na década de 1930.

Endless list...
Hernani, Pinga e Pedroto foram nomeados. Assim como Carlos Duarte e Monteiro da Costa, Siska, Américo. O resto não posso dizer que me recordo. Provavelmente mais de metade não foram nomeados. Enfim.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
15,675
616
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
Fil disse:

Não esquecer também Normal Hall, Mihaly - mais tarde Miguel - Siska, e Valdemar Mota que juntamente com Acácio Mesquita formaram com Pinga os famosos três diabos do meio dia na década de 1930.

Endless list...
"Não esquecer também Normal Hall, Mihaly - mais tarde Miguel - Siska, e Valdemar Mota que juntamente com Acácio Mesquita formaram com Pinga os famosos três diabos do meio dia na década de 1930."

Mas há alguém vivo que visse esses jogadores jogar? Eu conhecí um que os viu jogar mas já deve ter morrido há mais de 20 anos, na altura tinha 85 anos. Contou-me boas histórias deles mas não recordo o que é pena mas...
Recordo agora que até PdC não viu, nasceu em 1937.

Fil

Tribuna
30 Maio 2016
4,753
512
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Devenish disse:
"Não esquecer também Normal Hall, Mihaly - mais tarde Miguel - Siska, e Valdemar Mota que juntamente com Acácio Mesquita formaram com Pinga os famosos três diabos do meio dia na década de 1930."

Mas há alguém vivo que visse esses jogadores jogar? Eu conhecí um que os viu jogar mas já deve ter morrido há mais de 20 anos, na altura tinha 85 anos. Contou-me boas histórias deles mas não recordo o que é pena mas...
Recordo agora que até PdC não viu, nasceu em 1937.
Percebo que é difícil jogadores que estiveram no FC Porto há cerca de 90 anos, e até um bocado menos, terem entre o mundo dos vivos fãs que os tenham visto jogar in loco.

Mas eu só complementei a informação que o colega escreveu. Lembrei-me de diversos nomes que teriam, no mínimo, valia para estar nos nomeados para o melhor 11 da nossa História.

Porque trata-se mesmo disso, da nossa História, que começou em 1893 (ou 1906) e não num ano particular que permita a todos os adeptos terem visto jogar os jogadores nomeados. Isso não seria a nossa História, mas apenas a História do FC Porto desde mil novecentos (e qualquer coisa).

Esse problema vai existir sempre. Imaginemos daqui a 73 anos, por ocasião do nosso 200º aniversário, fazer-se uma votação destas. Quem nessa altura poderá dizer que viu jogar o Baía, o Deco, o Madjer ou o Gomes? Poucos. No máximo poderão ver vídeos de jogos ou de melhores momentos. Bem sei que mesmo assim é mais do que temos em relação aos da década de 1930, 40, 50 e 60, e que os titulos que eles ganharam podem ter bastante peso, mas se pensarmos no que o futebol pode ser daqui a 3/4 de século e a evolução brutal que pode ter em todos os aspectos, até se pode especular que nessa altura tudo o que hoje em dia achamos inacreditável pode não o ser em 2093 e o pessoal que for pesquisar por imagens não fique tão extasiado como nós e acabe por não escolher alguns deles para um 11 de elite.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
15,675
616
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
Fil disse:
Percebo que é difícil jogadores que estiveram no FC Porto há cerca de 90 anos, e até um bocado menos, terem entre o mundo dos vivos fãs que os tenham visto jogar in loco.

Mas eu só complementei a informação que o colega escreveu. Lembrei-me de diversos nomes que teriam, no mínimo, valia para estar nos nomeados para o melhor 11 da nossa História.

Porque trata-se mesmo disso, da nossa História, que começou em 1893 (ou 1906) e não num ano particular que permita a todos os adeptos terem visto jogar os jogadores nomeados. Isso não seria a nossa História, mas apenas a História do FC Porto desde mil novecentos (e qualquer coisa).

Esse problema vai existir sempre. Imaginemos daqui a 73 anos, por ocasião do nosso 200º aniversário, fazer-se uma votação destas. Quem nessa altura poderá dizer que viu jogar o Baía, o Deco, o Madjer ou o Gomes? Poucos. No máximo poderão ver vídeos de jogos ou de melhores momentos. Bem sei que mesmo assim é mais do que temos em relação aos da década de 1930, 40, 50 e 60, e que os titulos que eles ganharam podem ter bastante peso, mas se pensarmos no que o futebol pode ser daqui a 3/4 de século e a evolução brutal que pode ter em todos os aspectos, até se pode especular que nessa altura tudo o que hoje em dia achamos inacreditável pode não o ser em 2093 e o pessoal que for pesquisar por imagens não fique tão extasiado como nós e acabe por não escolher alguns deles para um 11 de elite.
Esse problema vai existir sempre ou talvez menos agora (desde há cerca de 30 anos para cá) porque temos registos vídeo que em princípio serão preservados ad eternum. Por exemplo, e já não é o FCP, eu ví Garrincha jogar e ví coisas que ele fazia que nunca mais ví ninguém fazer mas não há nada ou pouco dele em vídeos. Falando de nós e já tendo eu 20 e poucos anos ví o Cubillas driblar desde o meio campo vários adversários em "linha reta" com um jogo dos dois pés assombroso de ver e fazer um golo - nunca ví nada igual até hoje nesse aspeto. Mas é complicado falar ainda mais de quem jogou em épocas que ninguém que esteja vivo viu e não haja nada para rever.

Fil

Tribuna
30 Maio 2016
4,753
512
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Devenish disse:
Esse problema vai existir sempre ou talvez menos agora (desde há cerca de 30 anos para cá) porque temos registos vídeo que em princípio serão preservados ad eternum. Por exemplo, e já não é o FCP, eu ví Garrincha jogar e ví coisas que ele fazia que nunca mais ví ninguém fazer mas não há nada ou pouco dele em vídeos. Falando de nós e já tendo eu 20 e poucos anos ví o Cubillas driblar desde o meio campo vários adversários em "linha reta" com um jogo dos dois pés assombroso de ver e fazer um golo - nunca ví nada igual até hoje nesse aspeto. Mas é complicado falar ainda mais de quem jogou em épocas que ninguém que esteja vivo viu e não haja nada para rever.
Os predestinados de hoje em dia, em principio, serão lembrados durante largas décadas, e serão referencias para os que hão-de vir. Tal como o Pelé, o Garrincha e o Cubillas ainda são para muitos...

Mas neste aspecto entram sempre outros factores (justos ou injustos conforme o ponto de vista) como, o futebol não era tão evoluído, as defesas não eram tão fortes, e a favor também pode-se dizer que os cartões amarelos e vermelhos só apareceram a partir de 1970, pelo que, havia carta branca para malhar e os melhores jogadores não estavam tão protegidos...

E ainda há outro factor que é o de que as pessoas normalmente tornam-se fãs de quem vêem na sua infância/adolescência.

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,589
2,044
Conquistas
1
  • Deco
Muito boa esta ideia dos KO's.

Pior ideia foi a daquele colega que fumou um campo de futebol inteiro e depois veio ca comentar e obviamente so podia sair asneira.

Afirmar que Marcano foi um dos dois melhores centrais que passaram pelo FCP justificaria um pedido de desculpas à historia do nosso clube e aos demais foristas. Isso nao é nada, nem sequer opiniao. Isso é vergonhoso.

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,675
0
Marulanda disse:
Muito boa esta ideia dos KO's.

Pior ideia foi a daquele colega que fumou um campo de futebol inteiro e depois veio ca comentar e obviamente so podia sair asneira.

Afirmar que Marcano foi um dos dois melhores centrais que passaram pelo FCP justificaria um pedido de desculpas à historia do nosso clube e aos demais foristas. Isso nao é nada, nem sequer opiniao. Isso é vergonhoso.
Link?