Geral: Discussão GOAT posicional do FC Porto

Nonnenmacher

Tribuna
17 Dezembro 2014
3,651
4,758
Conquistas
4
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Concordo com a dos treinadores e depois podia-se fazer um 11 de jogadores, não digo flops, mas que nunca deixaram saudades.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
5,370
1,363
Conquistas
5
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Janeiro/21
Eu até já tinha pensado em nomes para as votações sobre o treinador.

Cherife, se me permites a sugestão à tua bela iniciativa, penso que todos os treinadores que foram campeões no FC Porto desde a década de 1970 deveriam estar nas sondagens.

Não falo dos anteriores porque teríamos de recuar até à década de 50, e como uma das regras é considerar apenas o pós-1965, ficam desde logo excluídos nomes como Béla Guttmann, Mihaly Siska, Yustrich, Cassaigne, Teszler, Szabo, Gutkas...

Mas indo aos treinadores, e começando em José Maria Pedroto.

E depois por ordem cronológica,

Artur Jorge;
Tomislav Ivic;
Carlos Alberto Silva;
Bobby Robson;
António Oliveira;
Fernando Santos;
José Mourinho;
Co Adriaanse;
Jesualdo Ferreira;
André Villas-Boas;
Vítor Pereira;
Sérgio Conceição.

São 13... Alguém vai ter de ficar de fora.

O ideal era até serem apenas 8 para depois ficarem 4 e depois 2 para a final, mas é complicado deixar 5 de fora.

Como disse, acho que todos os treinadores campeões deviam estar nas sondagens. Para isso, vai ser preciso alguma ginástica.

Talvez se fizeres 5 polls de 2 treinadores e uma de 3.

Na fase seguinte estariam apenas 6 e podiam ser 3 polls com 2 cada de onde sairiam 3 finalistas, ou ao contrário, 2 polls com 3 cada onde se apurariam 2 finalistas.

Outra hipótese seria isentar algum nome (sugestão: Pedroto) para juntar um numero par de candidatos e daí para a frente ir fazendo eliminatórias.

Esta última via não é a ideal na minha óptica, mas dadas as circunstancias, e no caso do Pedroto, sendo ele quem foi e quem é, e principalmente o que representa, falando por mim próprio, não seria nenhum favor.

Mas é algo fica ao teu critério.

Cumps.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
17,102
2,961
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
Para  não estar a ler tudo sobre isto, embora creio que votei até agora em 95% do que ví pelo menos do que ví votei, Cubillas esteve em alguma votação?

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
17,102
2,961
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
Aparece lá 2ª avançado...2º avançado sem ser ponta de lança ou médio recordo dois que não eram nossos; João Vieira Pinto e Sá Pinto. Jacques nunca foi 2º avançado creio mas posso estar enganado embora essa posição se preste a diversas interpretações dúbias.

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
2,347
1,986
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Madjer
  • Kostadinov
  • Lucho González
Devenish disse:
Aparece lá 2ª avançado...2º avançado sem ser ponta de lança ou médio recordo dois que não eram nossos; João Vieira Pinto e Sá Pinto. Jacques nunca foi 2º avançado creio mas posso estar enganado embora essa posição se preste a diversas interpretações dúbias.
Jacques foi segundo avançado na maioria dos jogos que fez pelo FC Porto, em dupla com Walsh ou com Gomes. No ano da bola de prata joga mais só na frente fruto da lesão de Walsh.

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
2,347
1,986
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Madjer
  • Kostadinov
  • Lucho González
Devenish disse:
Não votei nesse porque não ví. Mas o Cubillas era médio ofensivo, porque apareceu em "despique"com Jacques que era avançado? Não recordo do Jacques médio ofensivo.
Cubillas jogou tanto a médio ofensivo como a segundo avançado, com Oliveira (esse sim, médio ofensivo puro) a jogar a 10 por trás. Daí a posição do peruano ter sido sujeita a uma poll (por ser discutível) na qual os users votaram maioritariamente na sua inclusão a segundo avançado, assim como Madjer, Rui Barros, etc.

Nonnenmacher

Tribuna
17 Dezembro 2014
3,651
4,758
Conquistas
4
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Cherife disse:
Não é que discorde, mas se nunca viste o Inácio a não ser na net, como podes dizer que o Alex é superior?
Ia responder no tópico, mas como o fechaste respondo aqui. Os jogos que vi do Inácio na net foram completos, não resumos ou compilações dele e do que vi, mesmo que seja num número inferior aos jogos que já vi em relação ao Telles, a opinião com que fiquei é que o Telles é superior em muitos aspetos ao Inácio.

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
2,347
1,986
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Madjer
  • Kostadinov
  • Lucho González
Nonnenmacher disse:
Ia responder no tópico, mas como o fechaste respondo aqui. Os jogos que vi do Inácio na net foram completos, não resumos ou compilações dele e do que vi, mesmo que seja num número inferior aos jogos que já vi em relação ao Telles, a opinião com que fiquei é que o Telles é superior em muitos aspetos ao Inácio.
Tudo bem. Importa só sublinhar que tudo depende dos jogos. Se em 2050 mostrares 5 ou 6 jogos menos conseguidos do Alex secalhar a pessoa que os está a ver ficará com uma ideia diferente. Não que seja esta a sitação neste caso específico, mas é sempre uma situação a ser tomada “with a grain of salt”. Só fiz a pergunta para saber como o avaliaste. Na minha opinião o Alex é superior ao Inácio e votei nele. Inácio melhor defensivamente e bem mais consistente, Alex com um impacto ofensivo histórico e muito superior a Inácio, o que lhe dá a vantagem clara, nos meus parâmetros.

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,315
517
Uma iniciativa porreira, fica o meu elogio a quem a criou e organiza.

Só é pena as votações estarem tão pouco tempo abertas.

Por exemplo, ontem votei nos laterais direitos e hoje os esquerdos já estão fechados...

Cherife

Bancada central
8 Março 2012
2,347
1,986
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Madjer
  • Kostadinov
  • Lucho González
K92 disse:
Uma iniciativa porreira, fica o meu elogio a quem a criou e organiza.

Só é pena as votações estarem tão pouco tempo abertas.

Por exemplo, ontem votei nos laterais direitos e hoje os esquerdos já estão fechados...
Quando as votaç?es estão com resultados muito díspares e com um número grande de votos, fecho as votações sob o interesse de prosseguir no projeto e não perder tempo. No caso de lateral de esquerdo, o resultado mais em aberto foi de 80% - 20%. Mas sempre que o restado esteja em discussão, prolongarei as polls.

Nonnenmacher

Tribuna
17 Dezembro 2014
3,651
4,758
Conquistas
4
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Cherife disse:
Tudo bem. Importa só sublinhar que tudo depende dos jogos. Se em 2050 mostrares 5 ou 6 jogos menos conseguidos do Alex secalhar a pessoa que os está a ver ficará com uma ideia diferente. Não que seja esta a sitação neste caso específico, mas é sempre uma situação a ser tomada “with a grain of salt”. Só fiz a pergunta para saber como o avaliaste. Na minha opinião o Alex é superior ao Inácio e votei nele. Inácio melhor defensivamente e bem mais consistente, Alex com um impacto ofensivo histórico e muito superior a Inácio, o que lhe dá a vantagem clara, nos meus parâmetros.
Pois, esse é um problema para quem é mais jovem e não viu certas épocas do FC Porto, mas o Inácio ainda vi bastantes jogos dele, em k7 que o meu pai tinha e na net vários jogos completos, claro que não posso comparar com os 100 e tal jogos que já vi do Telles, do Inácio nem 1/3 comparando com o que vi do Telles.

Mesmo assim foi também com essa ideia que fiquei dele, um lateral esforçado, aguerrido, melhor a defender do que a atacar, um pouco à imagem do Nuno Valente, se bem que acho este último melhor um pouco a atacar face ao Inácio. O Telles está num outro patamar no plano ofensivo e não está ao nível do Inácio no capítulo defensivo, mas pesando tudo o Telles é melhor.

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,315
517
Cherife disse:
Quando as votaç?es estão com resultados muito díspares e com um número grande de votos, fecho as votações sob o interesse de prosseguir no projeto e não perder tempo. No caso de lateral de esquerdo, o resultado mais em aberto foi de 80% - 20%. Mas sempre que o restado esteja em discussão, prolongarei as polls.
Medida inteligente!

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
13,410
8,941
Conquistas
3
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Vou deixar uma sugestão @Cherife

De encontro aquilo que se tinha falado há uns tempos de se fazer a votação para os treinadores, não sei até que ponto seria boa ideia deixares o Pedroto de fora. Porque parece-me que ganharia fácil, é um ícone do FC Porto e vai muito para além do que foi como treinador, é um marco inolvidável de todo o ser portista.

A bem da discussão deixo esta sugestão. Mas deixa ver se o pessoal, é tu, acham boa ideia.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
5,370
1,363
Conquistas
5
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Janeiro/21
Sakamoto disse:
Vou deixar uma sugestão @Cherife

De encontro aquilo que se tinha falado há uns tempos de se fazer a votação para os treinadores, não sei até que ponto seria boa ideia deixares o Pedroto de fora. Porque parece-me que ganharia fácil, é um ícone do FC Porto e vai muito para além do que foi como treinador, é um marco inolvidável de todo o ser portista.

A bem da discussão deixo esta sugestão. Mas deixa ver se o pessoal, é tu, acham boa ideia.
A minha opinião é a seguinte.

De acordo com o facto do Pedroto ser uma figura ímpar na nossa História.

Se ganharia fácil, não sei. Admito que sim, mas não ponho de parte que ficasses surpreendido, embora para mim fosse a opção óbvia. Tenho curiosidade para ver uma votação entre ele e o Mourinho por exemplo.

Sobre o facto de ele ficar de fora das votações, discordo completamente. Já chega que como jogador não tivesse constado das votações por ser pré-1965.

Foi nosso treinador, e tem de ser avaliado como tal. Não faz sentido uma personalidade como ele ficar de fora porque supostamente está acima de tudo e todos. Aliás, essa é mais uma razão para fazer parte do lote de candidatos.

Se fosse assim, e estabelecendo um paralelismo com outras posições, o Baía e o Bibota deveriam ficar de fora porque de certeza que ganhariam. Aliás, o Baía já ganhou nos guarda-redes.

MONDragão

Bancada central
2 Junho 2016
1,860
1,540
Minho
Fil disse:
A minha opinião é a seguinte.

De acordo com o facto do Pedroto ser uma figura ímpar na nossa História.

Se ganharia fácil, não sei. Admito que sim, mas não ponho de parte que ficasses surpreendido, embora para mim fosse a opção óbvia. Tenho curiosidade para ver uma votação entre ele e o Mourinho por exemplo.

Sobre o facto de ele ficar de fora das votações, discordo completamente. Já chega que como jogador não tivesse constado das votações por ser pré-1965.

Foi nosso treinador, e tem de ser avaliado como tal. Não faz sentido uma personalidade como ele ficar de fora porque supostamente está acima de tudo e todos. Aliás, essa é mais uma razão para fazer parte do lote de candidatos.

Se fosse assim, e estabelecendo um paralelismo com outras posições, o Baía e o Bibota deveriam ficar de fora porque de certeza que ganhariam. Aliás, o Baía já ganhou nos guarda-redes.
A maior parte dos participantes do forum não viram o ngc do tempo do grande mestre a jogar .
O Barça de guardiola fez-me por diversas vezes lembrar o ngc do tempo do MESTRE.
Jamais esquecerei  uma SERENATA À CHUVA contra o MU (4-=)!!!!

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,154
3,063
Conquistas
2
54
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
MONDragão disse:
A maior parte dos participantes do forum não viram o ngc do tempo do grande mestre a jogar .
O Barça de guardiola fez-me por diversas vezes lembrar o ngc do tempo do MESTRE.
Até porque é do meu tempo e nalguma coisa teria de concordar com o MST.Reconheço que ele foi uma figura ímpar em nosso clube,que foi o mentor de um Porto vencedor,que seu carisma era infindável e que até foi mais que um mero treinador de futebol mas não o considero o melhor que tivemos e aliás nem gostava nada de seu padrão de jogo que realmente se assemelha muito ao de Guardiola do qual acho uma tremenda chatice futebolisticamente falando,gosto de outros padrões e conceitos,apenas questões de gosto e opinião.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
5,370
1,363
Conquistas
5
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Janeiro/21
MONDragão disse:
Também não vi. Com grande pena minha não pude testemunhar o legado do grande Zé do Boné no FCP. Se ao menos tivesse vindo ao mundo 10 anos antes... Não que já não fosse nascido, mas era muito pequeno para ter memória e noção do que me rodeava.

Tudo aquilo que sei é do que li, vi e ouvi à medida que ia crescendo o meu apetite pelo FC Porto acompanhado do meu crescimento físico e mental. No entanto, ler, ver e ouvir relatos históricos não é bem a mesma coisa que vivenciar as experiências dia a dia como adepto e apaixonado pelo clube. Há sempre coisas que nos escapam, o que é normal, porque os pequenos pormenores normalmente não se apanham em meros relatos...

É uma mágoa que sempre senti. Porque cedo pude ter a percepção que este homem foi muito mais do que um treinador e antes disso jogador. É uma daquelas pessoas que aparecem uma vez cada 25 ou 50 anos, ou se calhar mais. O carisma dele era tremendo. Marcante, recto, frontal, disciplinador, justo.

Nunca tinha lido alguém referir que o Barça do Guardiola fazia lembrar o FCP do Mestre. Mas se pensarmos um pouco, o FC Porto sempre teve uma matriz de jogo muito própria. Cresci a ver isso. As equipas dos anos 80 e 90 tinham um estilo de jogo muito de pé para pé, onde a posse era privilegiada e isso foi herdado dos anos do Pedroto. Portanto, essa analogia acaba por não surpreender em demasia. O que para mim é um gosto particular saber, porque identifico-me bastante com aquele Barcelona e para os meus olhos foi um regalo.