Grupo VAG(VW, Audi, Skoda e Seat) e o Dieselgate - Aviso à comunidade.

Megatron

Bancada lateral
15 Junho 2017
512
226
46
Irlanda
Boas!

Todos vocês devem lembrar-se do escandâlo do dieselgate em que a VW teve que pagar uns trocos devido à falsificação de emissões.

Na sequência disso, lançaram um Update para a Centralina, para remover o bocado de código que origina a batota.

É precisamente aí que está o problema.

Grande parte dos carros em que o "fix" está a ser aplicado, estão a ter problemas.

Os problemas mais comuns são perda de potência(principalmente em baixas) a afectar tanto a quantidade de cavalos como o binário(torque), aumentos de consumo.

Mas também aparecem problemas como:

- EGR
- DPF
- Caixas DSP
- Turbo ou partes do Turbo

Resultando muitas vezes na activação do "LIMP Mode".. ou seja.. para proteger o motor.. o carro tem um "remap" de segurança que basicamente vos impede de andar a mais de 40/50 KM/h.

Como é óbvio, a VAG não se responsabiliza por nada disto... e ainda atira areia para os olhos das pessoas.

O meu carro(VW Passat 2009) estava impecavel até há um mês atras, quando recebeu o software fix.. desde então.. problemas atrás de problemas, até que na Terça-feira passada, desligou-se enquanto ao ralenti e nunca mais ligou.

De momento está na oficina autorizada.. para vistoria técnica por parte da VW.. mas depois de ler o que tenho lido, as minhas esperanças são nulas.

Basicamente... o aviso é, se tiverem um carro da VAG, não façam upgrades.

Nota: Tb já se falam em upgrades para os a gasolina e também em outras marcas, como por exemplo a BMW e a Mercedes.
Nas notícias, fala-se de um cartel montado pela industria automovel alemã.