História do Futebol Clube do Porto em Vídeo

Jorgito

Arquibancada
18 Julho 2006
187
33
Ermesinde, 1984
Olá a todos;

Descobri no You Tube um documento histórico: história do FCP entre 1893 e 2000. Não é um documentário muito exaustivo, mas tem algumas jogadas (golos do Oliveira, por exemplo) que são dificeis de encontrar por aí.

http://www.youtube.com/watch?v=irrvjlJXRY4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=isKWjgvJ4RM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=5GiAf7QXG0A&feature=related

Espero que seja do vosso gosto. Um forte abraço! :)

PS: Peço aos moderadores que o favor de mudar o tópico de local se este não for o correcto. Muito obrigado!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,482
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Faz hoje 118 anos que um homem chamado Nicolau de Almeida fundou o Football Club do Porto. Naqueles idos tempos do século XIX Nicolau de Almeida não teria previsto que o Clube que fundaria seria um século mais tarde um dos maiores Clubes Mundiais rivalizando a sua marca em importância com a do vinho do Porto curiosamente a sua profissão. Para além dos imensos títulos nacionais o FCP tem 7 títulos internacionais em futebol situação em que poucos o acompanham a nível mundial. Parabéns ao nosso Grande Clube e parabéns a todos os sócios e adeptos que proliferam por toda a Cidade, País e Estrangeiro - sim Estrangeiro são cada vez os não portugueses que são adeptos do nosso glorioso Clube - VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!!!!!

No meu caso familiar pessoal a filiação começou com o meu avô amigo de Nicolau de Almeida com quem chegou a jogar futebol no FCP (desconheço se o meu avô trouxe alguns ensinamentos de Inglaterra quando se radicou cá, infelizmente faleceu quando eu tinha 5 anos), o meu pai (também falecido quando eu tinha 5 anos), eu os meus filhos e brevemente será o meu neto. Passar a mensagem de pai para filhos é a essência da continuação de qualquer clube.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Parabéns a TODO O FUTEBOL CLUBE DO PORTO, PELO PORTO SEMPRE ATÉ DEPOIS DA MORTE, UM AMOR ETERNO.
FORÇA GRANDE PORTO.
 

Paulo S.

Bancada central
23 Maio 2007
1,010
0
Sta Maria da Feira, 1971
Boa descoberta Jorgito...
E parabéns ao nosso grande F.C.PORTO, que ao longo da minha existência tantas alegrias me deu, tanto orgulho nestas cores, nesta raça, e no amor eterno que para sempre terá de mim.
 
L

LuisC

Guest
Mais um Aniversário de um Extraordinário Clube.
Um Clube com n modalidades, com imensos Titulos em todas elas.
Um Clube recheado de Gente boa, aplicada, competente, dada à Causa.
Um Clube que nunca se cansa de lutar perseguindo o seu Objectivo de Vencer, honrando os seus pergaminhos, dignificando a memória de Tantos que já Tombaram e que merecem um registo eterno de Homenagem.
Um Clube que nos enche de Satisfação, de Orgulho, de Titulos.
Um Clube que luta pelo engradecimento permanente da sua Afirmação Internacional num Pais tão cheio de Inveja como de Incompetencia e parcialidade.

O nosso Destino é vencer.


Mainada.


Parabéns.

É um enorme prazer, uma imensa honra, uma incomensuravel satisfação ser Portista. E Portista não é quem quer, é quem Pode.

Ser Portista é mais que um Estado de Espirito, é uma força de ser, uma forma de estar, uma vivência complexa e agradavel.
Ser Portista é conjugar o desejo de vencer com todas as nossas forças respeitando o espirito competitivo, a existência de adversarios, o respeito pelas normas, o incontornavel desejo e respeito pelo Jogo desenvolvido dentro das quatro linhas, da pista, do pano verde do bilhar, etc.

Nós estamos presentes no Desporto adaptado, nós estamos no Desporto Jovem, nós estamos onde o Estado NÃO está e devia estar, nós estamos na vanguarda do cumprimento das nossas Obrigações enquanto Pessoa Colectiva no que concerne ao pagamento de Impostos.
Nós estamos na vangurada da Gestão Desportiva.

Nós somos o Exemplo de uma Industria que movimenta Milhões de euros por todo esse Mundo fora.
Nós não somos um Exemplo, nós somos o Exemplo.
Sabemos ser humildes, mas não pode a nossa Humildade e a sua consequência impedir-nos de desejar mais, de querer mais, e de alcançar mais. É esse Espirito de conquista que está enraizada na Cultura do Clube que nos empurra para a Frente.

Quantos Clubes no Mundo conseguem o que conseguimos no ano passado em tantas modalidades.
No entanto, afirmar ou registar que o que foi o ano passado ou em outros anos passados -a Nós- só serve para fazer o registo histórico, lembrar as imensas e constantes alegrias e nunca para nos debruçar de animo leve sob o conseguido.

Não existe medalha, não existe personalidade em Portugal que nos mereça. Porque a força dos lobbies que adoram a medriocridade desejam este Estado de Arte.

Que se lixe, posso sempre gritar a bons pulmões, tenho ORGULHO EM SER PORTISTA.
 
T

Tripeirofcp

Guest
Grande post LuisC, de onde destaco:

\"Nós não somos um Exemplo, nós somos o Exemplo.\"
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Não encontrei tópico apropriado para fazer esta pergunta, por isso vou faze-la aqui...

Alguém me sabe dizer se alguma vez o nosso F.C.Porto defrontou os brasileiros do Grêmio de Porto Alegre?

Já procurei e não encontro histórico de confrontos.
 
F

Flems

Guest
http://www.youtube.com/watch?v=6u3Em92BMeI&feature=youtu.be

Inauguração do Estádio das Antas
 

plcf

Bancada central
8 Março 2012
1,279
389
35
2670
Caros amigos foristas, a história é feita de bons e maus momentos.

Estes que vos vou postar fez engrandecer a força do nosso clube contra os poderes instalados. Fez ver que do Porto, cidade Invicta, há guerreiros que não esmorecem.

A famosa "penhora" do "pintelho" Catroga:

Conferência do F.C.P. (Penhora) RTP [1994]