IRS 2015

IsaacDaniel86

Arquibancada
6 Março 2016
370
0
37
Cascais
www.facebook.com
Boas caros colegas,

Está quase a chegar a altura de meter o IRS relativo ao ano 2015 e tenho uma dúvida que já me explicaram de duas formas, e tem a ver com o efatura.

Eu normalmente, recebo sempre o que fica retido na fonte, aquando recebo o papel da minha entidade patronal, sejam 50€ ou 400€ eu recebo, mas a minha dúvida é outra.

Eu atingi os tais 250€ no efatura, gostaria de saber se os vou receber mesmo, eu e quem os atinja claro, pois uns dizem que sim, outros dizem que não.

Se não for, qual é o propósito daquilo, tirando o combate á economia paralela?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
IsaacDaniel86 disse:
Boas caros colegas,

Está quase a chegar a altura de meter o IRS relativo ao ano 2015 e tenho uma dúvida que já me explicaram de duas formas, e tem a ver com o efatura.

Eu normalmente, recebo sempre o que fica retido na fonte, aquando recebo o papel da minha entidade patronal, sejam 50€ ou 400€ eu recebo, mas a minha dúvida é outra.

Eu atingi os tais 250€ no efatura, gostaria de saber se os vou receber mesmo, eu e quem os atinja claro, pois uns dizem que sim, outros dizem que não.

Se não for, qual é o propósito daquilo, tirando o combate á economia paralela?
simples.. não vais receber de maneira nenhuma.. qual é o objectivo.. pelo que me foi explicado, o aumento brutal de impostos é sentido este ano, pelo que se no ano passados pagaste 800 euros de irs este ano pagarias 1050 euros.. O que fez esta gente inteligente do psd e cds, colocou-nos a cobrar facturas e deu-nos o bonús não de receber esses 250 euros mas de abatê-los de forma a que continuas a pagar os 800 e não os 1050 resultado do brutal aumento dos impostos.. basicamente foi isso que a minha solicitadora me explicou..
 

IsaacDaniel86

Arquibancada
6 Março 2016
370
0
37
Cascais
www.facebook.com
MiguelDeco disse:
simples.. não vais receber de maneira nenhuma.. qual é o objectivo.. pelo que me foi explicado, o aumento brutal de impostos é sentido este ano, pelo que se no ano passados pagaste 800 euros de irs este ano pagarias 1050 euros.. O que fez esta gente inteligente do psd e cds, colocou-nos a cobrar facturas e deu-nos o bonús não de receber esses 250 euros mas de abatê-los de forma a que continuas a pagar os 800 e não os 1050 resultado do brutal aumento dos impostos.. basicamente foi isso que a minha solicitadora me explicou..
Tens a certeza? É que se for assim, todos deixam de pedir faturas..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
IsaacDaniel86 disse:
Tens a certeza? É que se for assim, todos deixam de pedir faturas..
não não deixam, porque eu prefiro pagar 800 a pagar 1050.. já tu não sei.. para quem não recebe nem paga não faz diferença nem recebe esse valor.. mas não tenho a certeza absoluta disto..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
e mais uma questão, atingiste os 250 euros pedindo facturas na ordem dos 1000 e tal euros ou só tens facturas até 250 euros?
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,596
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Há uma imprecisão no que escreveram acima. Antigamente a fazer o IRS tínhamos automaticamente um conjunto de deduções específicas ao rendimento colectável independentemente de termos 10.000€ de rendimento anual ou 1.000.000€. O que fez o anterior executivo? Trocar essas deduções específicas automáticas por uma coisa chamada "despesas gerais familiares" (vestuário, supermercado, combustível ) .  Basicamente temos de "lutar" para beneficiar dessa dedução na íntegra. Assim sendo 35% dessas despesas são dedutíveis por sujeito passivo até o limite de 250€. O que sugiro a quem é casado ou vive em união de facto? Que atinjam o limite máximo nos 2 sujeitos passivos para que abata ao valor a pagar ou a receber, não só 250€ mas sim 500€. Por exemplo, podem passar facturas num NIF até Junho, e de Julho a Dezembro no NIF do outro membro do casal.

Aposto que a AT vai comer muitos velhotes e muita gente que não conhece a luz da lei e que por isso não atingiu esses 250€.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
IsaacDaniel86 disse:
Despesas gerais: Atingi 4814,91€
Saúde: Atingi 101,38€
Restauração e outros: Atingi 221,89€

Ou seja, no geral, em deduções tenho 271€(os 250€ + saúde + restauração e afins)
sim, agora depende é dos teus rendimentos.. eu o ano passado paguei 850 euros +/-.. este ano ia pagar 1050,1100.. o que me foi dito é que esses tais 250 euros são para abater a esse valor.. agora quem está naquele limbo do não recebe nem paga não sei se recebe esses 250 euros.. eu acho que não, não fosse este país um país de gatunos.. mas só vendo com quem percebe mais disso..
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,596
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
IsaacDaniel86 disse:
Ora bem, eu tenho retido na fonte 489€ e pensei que ia receber + os tais 271€, pelo menos os 250€, mas já tou a ver que não..

Bem, se receber o que tenho retido na fonte, já é bom.
O IRS funciona tipo conta corrente. Se tiveres por exemplo,após dedução dessas despesas 100€ a pagar e tiveres retido 489€ recebes a diferença 389€
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,596
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
A retenção na fonte é um adiantamento de imposto para financiares gratuitamente a AT. É um antecipamento de receita. Quando envias a declaração faz-se o encontro de contas.
 

IsaacDaniel86

Arquibancada
6 Março 2016
370
0
37
Cascais
www.facebook.com
MiguelDeco disse:
sim, agora depende é dos teus rendimentos.. eu o ano passado paguei 850 euros +/-.. este ano ia pagar 1050,1100.. o que me foi dito é que esses tais 250 euros são para abater a esse valor.. agora quem está naquele limbo do não recebe nem paga não sei se recebe esses 250 euros.. eu acho que não, não fosse este país um país de gatunos.. mas só vendo com quem percebe mais disso..
Posso dizer quanto recebi, foi um total de 12.259.49€.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
IsaacDaniel86 disse:
Posso dizer quanto recebi, foi um total de 11.259.49€.
eu essas contas não sei fazer muito bem.. por isso tenho quem trate disso por mim.. mas eu recebo algo dentro disso, mas não tenho despesas nenhumas o que faz com que tenha que pagar sempre de 800 para cima..
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,596
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Não necessariamente. Quando a retenção na fonte é feita por baixo podes pagar. Especialmente se tiveres poucas despesas de educação/saúde para deduzir à colecta. Mas o mais normal é teres IRS a recuperar. Especialmente se tiveres dependentes.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Treinador de Bancada disse:
Não necessariamente. Quando a retenção na fonte é feita por baixo podes pagar. Especialmente se tiveres poucas despesas de educação/saúde para deduzir à colecta. Mas o mais normal é teres IRS a recuperar. Especialmente se tiveres dependentes.
eu não tenho quase nenhumas e não tenho dependentes.. e tenho 2 empregos como tal levo à força toda..
 

IsaacDaniel86

Arquibancada
6 Março 2016
370
0
37
Cascais
www.facebook.com
Treinador de Bancada disse:
Não necessariamente. Quando a retenção na fonte é feita por baixo podes pagar. Especialmente se tiveres poucas despesas de educação/saúde para deduzir à colecta. Mas o mais normal é teres IRS a recuperar. Especialmente se tiveres dependentes.
Não tenho dependentes e desde 2010 que recebo sempre, mas também nunca paguei. Mas ok, verei a partir de 6f quando introduzir o IRS, pois o simulador não conta com o efatura, logo não vale a pena simular.