Józef Mlynarczyk

H

hast

Guest
Antigo internacional polaco, guarda-redes, nascido em 1953. Jogou na Selecção Nacional da Polónia, estando presente nas fases finais dos Campeonatos do Mundo de futebol de 1982 e 1986.Transferiu-se para o FC Porto na época 1985/86 vindo do Bastia, mas deixou a Polónia, e o Widzew Lodz, em 1984 para rumar a França. No FC Porto, sucedeu a Zé Beto e é apontado por muitos como o professor de Vítor Baía. Foi importantíssimo na campanha europeia de 1986/87 que levou o FC Porto á Final de Viena. Mas o guarda-redes internacional polaco falhou as primeiras eliminatórias com o Rabat Ajax e o Vitkovice e só na segunda mão dos quartos-de-final, frente ao Brondby (1-1), na Dinamarca, conquistou a titularidade, relegando o concorrente Zé Beto para o banco de suplentes. Na altura, Mlynarczyk recuperava de uma lesão e o regresso aos relvados tinha de ser bem preparado, mas a importância daquele desafio e a tranquilidade e confiança que Mlynarczyk transmitia á equipa obrigava-o a uma recuperação milagrosa porque o 1-0 averbado nas Antas (golo de Madjer) era curto. \"O Dr. Domingos Gomes dizia que se jogasse poderia agravar a lesão, mas o Artur Jorge falou comigo e perguntou-me como me sentia. Respondi-lhe que pelo F.C. Porto fazia tudo\", disse Mlynarczyk antes do jogo. Contra a indicação médica, o experiente guarda-redes começou a treinar na semana que antecedeu o jogo com o Brondby, na Dinamarca, disputado a 18 de Março de 1987. \"Nos treinos defendia remates do Octávio. Muito devagar para não me magoar na mão esquerda\".
Esteve na Selecção da Polónia no Mundial Espanha 82. A Polónia foi terceira classificada depois de vencer a França (3-2) no apuramento do 3º e 4º lugar.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Grande guarda-redes, um dos melhores da história do Porto, que passaram em Portugal, grande profissional.
 

domingos99

Tribuna
25 Abril 2007
4,235
1,075
Lisboa
Éra o meu idolo antes do Domingos!!! Que grande guarda-redes! Adorava o equipamento amarelo que ele usava com os calçoes pretos!!
 

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
Recordo-o em duas grandes finais, a de Viena e a de Tóquio! Que classe! Um dos nossos 5 maiores guarda-redes de sempre:
Vitor Baía
Mly
Américo
Siska
Barrigana
 
M

Mokiev

Guest
Reparei ontem numa mini noticia na bola que o Grande Mly é um dos rostos do europeu 2012, é com alguma saudade que recordo este grande profissional, e com orgulho que vejo ser ainda destaque, quem sabe se ainda devido ao muito que ganhou de dragao ao peito, embora sempre tivesse sido um dos jogadores mais conceitoados da Polonia, mas palmarés/curriculum fe-lo cá.
 
T

Timofte 2-3

Guest
Grande ídolo...bem me lembro do penalty marcado contra o boavista no bessa numa meia final da taça de portugal...loucura ;)
 
T

Timofte 2-3

Guest
> domingos99 Comentou:

Que grande guarda-redes! Adorava o equipamento amarelo que ele usava com os calçoes pretos!!


A forma como mandava a equipa subir (com aquela luva direita) era divinal
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
> Timofte 2-3 Comentou:

> Grande ídolo...bem me lembro do penalty marcado contra o boavista no bessa numa meia final da taça de portugal...loucura ;)

E eu, defendeu e marcou ele, rasteirinho junto ao poste.
FORÇA GRANDE MLY.
 
M

Mokiev

Guest
Sobretudo a calma e classe entre os postes, uma curiosidade alguem se lembra do inicio dele ca? Eu lembro bem, alguem mais lembra dos primeiros jogos?
 

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,131
1,122
Entrevista a não perder ou, como tantos outros, se fica marcado para a vida:

http://www.ionline.pt/conteudo/148930-mlynarczyk-raramente-entendia-o-que-se-dizia-mas-estava-sempre-rir
 
R

r.a.martins

Guest
Ainda hoje o meu avô diz que este foi o melhor guarda-redes de sempre do Porto.

Gostei de ler as palavras deste grande polaco.

Era um guarda-redes à moda antiga. Mítico bigode.
 
F

Fire Dragon

Guest
Para mim o 2º melhor GR da história do clube, e um dos melhores jogadores de sempre.
Grande Mly
 
L

LuisC

Guest
Recordo-o como um enorme GR.
Gostei muito de o ter cá. Sao pessoas, profissionais destes que fazem falta, que fazem a História do nosso Clube.
 
R

Ricpat

Guest
> Rabah Madjer Comentou:

> Defendeu um penalty em Chaves no seu jogo de estreia ( se não me falha a memória ), mais um que passou por aqui, mas deixou saudade!



Não, o jogo de estreia foi mesmo na Luz (0-0) onde o Gomes falhou um penalty.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
O que nao invalida que nao tenha defendido um Penalti em Chaves e que defesa, em voo pesado ao remate colocadissimo de Jorge Placido, teve azar era Mly que estava na baliza.
 
S

SuperDragão

Guest
Que enorme Guarda-Redes! Ainda me lembro daquela fantástica exibição em Brondby que iria dar sequencia a uma das mais brilhantes conquistas do FCPorto, a Taça dos Campeões Europeus em 1987. Depois tivemos outro polaco, o Wosniak, mas a qualidade não era a mesma, nem de longe nem de perto...
 
H

hm1893

Guest
Um senhor GR, penso que influenciou positivamente o nosso melhor GR da história, o grande Vítor Baía.
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,247
1,672
Porto
Tive o prazer de assistir à sua estreia em pleno estádio da Luz.

Foi uma surpresa pois tinha chegado há poucos dias.

Fez o primeiro dos grandes jogos ao nosso serviço.

A propósito : empatamos 0 a 0