Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,604
4,901
Escrito por Luís Osório na sua crónica ao JN.

POSTAL DO DIA

Um elogio ao FC. Porto

1.
Discutir futebol ou política com elevação é infelizmente uma impossibilidade.

Benfiquistas – como eu – não podem elogiar adversários.

Da mesma maneira que alguém não pode expressar opiniões políticas sem ser torpedeado com alarvidades de caserna.

Não interessa, continuarei a tentar.

Nestes tempos de cólera, neste dia em que nos despedimos de Jorge Costa, quero fazer o elogio de um clube verdadeiramente único com uma identidade própria e que faz da união e da solidariedade entre todos o seu modo de vida, a sua força e razão de existir.

O FC. Porto não é apenas um clube, é um modo de expressar o orgulho de uma região tantas vezes esquecida pelos poderes, tantas vezes ostracizada.

Impossível perceber o clube sem nos perdermos nas ruas da Ribeira, na faina dos pescadores de Vila do Conde e da Póvoa (apesar do Rio Ave e do Varzim), nos bairros de gente pobre e trabalhadora, gente habituada ao frio que corta no inverno, frio que magoa a pele, mas que não quebra.

Impossível perceber o clube sem entendermos as lágrimas dos mais velhos com umas tripas feitas à antiga, as portas abertas entre vizinhos, as porradas dos miúdos nos seus jogos de bola na rua, as asneiras transformadas em modo de vida, o poder dos “pintas”, mas também a arte única que têm de oferecer a única camisola que têm no corpo a um estranho que possa ter frio.

2.
Ser do FC. Porto é um ato de resistência.

Vestir aquela camisola é um grito contra as injustiças, contra os poderes que condenam o norte a ser um parente pobre, contra os jornais que oferecem sempre as suas primeiras páginas ao Benfica ou ao Sporting, contra os que não compreendem que a vida custa a ganhar, contra os privilegiados.

Ser do FC. Porto é comer a camisola e fazer o que é preciso para ganhar.
Numa guerra faz-se o que for preciso.

3.
Ser do FC. Porto é respeitar a pronúncia e o Douro, é ter orgulho nas duas margens do rio, é saber respeitar os mortos e a memória.

Jogar no FC. Porto é fazer parte de uma família e contribuir para uma história que torna cada pessoa mais importante do que os títulos que ganha.

4.
É assim que vejo o FC. Porto.

Irrita-me?
Muitas vezes.

Gostaria que o Benfica pudesse ser assim?
Não. Pela simples razão de que a identidade não é um desejo, a identidade de cada clube depende da sua história e do lugar de onde se é.

Benfica e o Sporting têm a sua própria identidade.

Mas não me digam que o FC. Porto não é extraordinário.

Não me digam que não é mais do que um clube.

Não me digam que não é uma bandeira dos que acreditam que não há derrotados por antecipação – na vida ou num campo de futebol – que tudo é possível quando se combate com convicção pelo que se acredita.

Não é, Jorge Costa?

LO
Tal e qual.

• Like
Reações: mesenga

Fcp Espinho

Superior
3 Agosto 2025
12
20
A melhor homenagem seria mesmo de dar o nome Jorge Costa ao centro de formaçao temos que fazer chegar a proposta até a direçao nada melhor do que ele para representar os valores que mais precisamos para formar o futuro do nosso clube assim o seu nome seria sempre repetido e sempre visto cada vez que as equipas entrassem para treino

JJC

Tribuna
26 Maio 2014
4,910
5,409
Na minha opinião, a camisola 2 deve estar guardada para quem a merecer e quem a vestir tem de saber o peso que carrega.

Não é para jogadores que, no próximo ano, já estarão de saída ou que não conhecem nada do clube.

Não sou a favor de a retirar em homenagem ao Jorge Costa, porque antes dele houve outro grande número 2: João Pinto, que até pedras levou em nome do FC Porto, e foi ele quem, em gesto simbólico e com sentido de testemunho, passou esse número ao Bicho. Colocar o seu nome ao novo centro de estágio, acho que assenta melhor.

Gostava que este número se tornasse um marco na vida de um jogador do Porto - dos poucos, ser o eleito para a vestir, com tudo o que isso exige em responsabilidade e identidade com o clube.

JorgeCosta23

Tribuna Presidencial
4 Janeiro 2019
8,813
16,481
Já a capa do Record… não lembra a ninguém.

Com tantas fotos marcantes da carreira como jogador, escolheram logo a pior possível (nem a camisa está passada), sem uma única referência ao campeão que foi. Depois carregam a capa de texto, como se não soubesse o que aconteceu e fosse preciso explicar tudo às pessoas.

Completamente ao lado, na minha opinião.
A Bola e um jornal lampiao mas editorialmente e sensato. O Record e da Cofina, so querem sangue e audiencas, sao nojentos como todos os produtos da Cofina. Nem vale a pena.

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
1,127
3,035
Na minha opinião, a camisola 2 deve estar guardada para quem a merecer e quem a vestir tem de saber o peso que carrega.

Não é para jogadores que, no próximo ano, já estarão de saída ou que não conhecem nada do clube.

Não sou a favor de a retirar em homenagem ao Jorge Costa, porque antes dele houve outro grande número 2: João Pinto, que até pedras levou em nome do FC Porto, e foi ele quem, em gesto simbólico e com sentido de testemunho, passou esse número ao Bicho. Colocar o seu nome ao novo centro de estágio, acho que assenta melhor.

Gostava que este número se tornasse um marco na vida de um jogador do Porto - dos poucos, ser o eleito para a vestir, com tudo o que isso exige em responsabilidade e identidade com o clube.
Mas quem é esse jogador? Essa análise vai ser extremamente subjetiva. Já não há jogadores do mesmo género. Esses tempos, infelizmente, já lá vão. Nos dias de hoje, a camisola 2 é só a que vem a seguir à 1 e antes da 3.

É um número que tem simbolismo acima de qualquer outro, apesar de outros jogadores terem sido iconicos com outros números. Não acho que haja o risco de no futuro se retirarem outros números. Era o tal número especial. Por mim, retirava-se.

• Love
Reações: pauloans

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,211
216,140
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Mas quem é esse jogador? Essa análise vai ser extremamente subjetiva. Já não há jogadores do mesmo género. Esses tempos, infelizmente, já lá vão. Nos dias de hoje, a camisola 2 é só a que vem a seguir à 1 e antes da 3.

É um número que tem simbolismo acima de qualquer outro, apesar de outros jogadores terem sido iconicos com outros números. Não acho que haja o risco de no futuro se retirarem outros números. Era o tal número especial. Por mim, retirava-se.
O próximo dono da 2 é alguém que nunca devia ter saído e tarda em voltar

De seu nome, Rúben Neves

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,886
6,863
Escrito por Luís Osório na sua crónica ao JN.

POSTAL DO DIA

Um elogio ao FC. Porto

1.
Discutir futebol ou política com elevação é infelizmente uma impossibilidade.

Benfiquistas – como eu – não podem elogiar adversários.

Da mesma maneira que alguém não pode expressar opiniões políticas sem ser torpedeado com alarvidades de caserna.

Não interessa, continuarei a tentar.

Nestes tempos de cólera, neste dia em que nos despedimos de Jorge Costa, quero fazer o elogio de um clube verdadeiramente único com uma identidade própria e que faz da união e da solidariedade entre todos o seu modo de vida, a sua força e razão de existir.

O FC. Porto não é apenas um clube, é um modo de expressar o orgulho de uma região tantas vezes esquecida pelos poderes, tantas vezes ostracizada.

Impossível perceber o clube sem nos perdermos nas ruas da Ribeira, na faina dos pescadores de Vila do Conde e da Póvoa (apesar do Rio Ave e do Varzim), nos bairros de gente pobre e trabalhadora, gente habituada ao frio que corta no inverno, frio que magoa a pele, mas que não quebra.

Impossível perceber o clube sem entendermos as lágrimas dos mais velhos com umas tripas feitas à antiga, as portas abertas entre vizinhos, as porradas dos miúdos nos seus jogos de bola na rua, as asneiras transformadas em modo de vida, o poder dos “pintas”, mas também a arte única que têm de oferecer a única camisola que têm no corpo a um estranho que possa ter frio.

2.
Ser do FC. Porto é um ato de resistência.

Vestir aquela camisola é um grito contra as injustiças, contra os poderes que condenam o norte a ser um parente pobre, contra os jornais que oferecem sempre as suas primeiras páginas ao Benfica ou ao Sporting, contra os que não compreendem que a vida custa a ganhar, contra os privilegiados.

Ser do FC. Porto é comer a camisola e fazer o que é preciso para ganhar.
Numa guerra faz-se o que for preciso.

3.
Ser do FC. Porto é respeitar a pronúncia e o Douro, é ter orgulho nas duas margens do rio, é saber respeitar os mortos e a memória.

Jogar no FC. Porto é fazer parte de uma família e contribuir para uma história que torna cada pessoa mais importante do que os títulos que ganha.

4.
É assim que vejo o FC. Porto.

Irrita-me?
Muitas vezes.

Gostaria que o Benfica pudesse ser assim?
Não. Pela simples razão de que a identidade não é um desejo, a identidade de cada clube depende da sua história e do lugar de onde se é.

Benfica e o Sporting têm a sua própria identidade.

Mas não me digam que o FC. Porto não é extraordinário.

Não me digam que não é mais do que um clube.

Não me digam que não é uma bandeira dos que acreditam que não há derrotados por antecipação – na vida ou num campo de futebol – que tudo é possível quando se combate com convicção pelo que se acredita.

Não é, Jorge Costa?

LO
Isso é a prova de que não se deve retirar a camisola n. 2, mas ter cuidado com o jogador a quem se entrega.
Aqui há uns anos, o grande Manuel António Pina morreu. O JN anunciou que retiravam a crónica diária que ele publicava na última página e que ninguém mais escreveria ali. Passados uns anos, entregam aquele mesmo espaço a um cronista banal.

• Like
Reações: Dragão_1977

paulomad80

Arquibancada
9 Novembro 2017
260
351
Nojento, fdp, asqueroso, escroque ...

Grande corno Saul....

Nao tomba este gfdp?

Enviado do meu CPH2529 através do Tapatalk
Epa..
Tive quase para comentar a mera que ele pos no face..

Desculpem a minha ignorância, mas como sempre vivi longe do clube, tenho de questionar.

Este gajo nao era o das vozes e que saiu a meia dúzia de dias das eleições cheio de dinheiro??

Quem é ele??