Jorge Costa

  • Iniciador de Tópicos SuperDragão
  • Data de início

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,712
3,396
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Devia ser obrigatório a todos o portistas verem esta entrevista.Gostei de toda a entrevista,das pequenas grandes histórias do bicho mas realço aquilo que se cruza com a nossa atualidade e com o nosso adn e que desde sempre defendo,se calhar é muito mais importante ter um plantel com jogadores com algumas das limitações que o Jorge tinha,mas com uma alma e uma vontade de defender o nosso clube do que fazer coleção de 25 nomes glamorosos que fazem umas paneleirices em cima da bola mas que na hora da verdade borram-se todos.Lembro-me perfeitamente desse jogo em belem com o jorge até a fazer de extremo direito!
Estou ainda arrepiado!
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Grande, grande entrevista. Um eterno capitão, muito mais do que o seu talento, o seu carácter, a sua liderança levaram-nos à glória. Enorme Jorge Costa.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,079
23,562
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Ontem fiquei arrepiado ao ler a sua entrevista. Alma, ADN, mística o que quiserem chamar tudo concentrado em quase 1m90 de um capitão que era um farol de portismo puro dentro do balneário.

Retive particularmente uma nota da sua entrevista, a contratação de jogadores que tinham qualidade intrínseca futebolisticamente falando, mas não tinham perfil, nem capacidade mental para vestir a nossa camisola

Este é um desses casos, um talento enorme, uma facilidade de remate brutal, potência, habilidade com laivos de Romário, saber estar na área. Tinha tudo para ser um PL de eleição, tudo menos cérebro, capacidade mental e intelectual. Um tiro completamente ao lado no que respeita ao perfil, um tiro certeiro no que respeita ao talento que sem o perfil vale pouco mais que nada.

http://www.maisfutebol.iol.pt/brasil/internacional/walter-daqui-a-cinco-anos-vais-ser-so-mais-um-gordo-no-mundo
 

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,043
7,917
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Aquela parte em que ele fala do seu regresso ao Porto e das contratações do Mourinho é um must :) "meu deus, o que é que eu vou fazer para ali"
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
"Tenho uma carreira de que me orgulho, mas tenho noção de que não era um jogador extraordinário. Compensei sempre com dedicação, trabalho, empenho. Jamais um adepto me disse que o "Bicho" não deu tudo. Eu tinha algumas limitações, tinha noção delas e escondia-as ao máximo com aquilo em que era bom. Era muito concentrado no treino e no jogo e isso fez a diferença. Tinha colegas que eram melhores e era eu que jogava."

PS: Isto é totalmente verdade.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,079
23,562
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Philipp disse:
"Tenho uma carreira de que me orgulho, mas tenho noção de que não era um jogador extraordinário. Compensei sempre com dedicação, trabalho, empenho. Jamais um adepto me disse que o "Bicho" não deu tudo. Eu tinha algumas limitações, tinha noção delas e escondia-as ao máximo com aquilo em que era bom. Era muito concentrado no treino e no jogo e isso fez a diferença. Tinha colegas que eram melhores e era eu que jogava."

PS: Isto é totalmente verdade.
Um caso similar foi o Puyol ou o Pedro Emanuel. Ás vezes os factores mentais fazem crescer o jogador e quem o rodeia. O Jorge Costa é o exemplo vivo disso.
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Acho que era uma boa opção para treinar a nossa equipa B.

Ou então para adjunto da equipa principal.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Pena que como treinador ficou sempre um tudo nada atras do necessário para treinar o NGC, porque de resto era um orgulho te-lo no banco a comandar a equipa.

Como jogador, não há palavras.
Quando oiço dizer que x ou y não são Bins centrais porque não sabem sair com a bola ou pela técnica ou pelo corte de cabelo lembro me sempre do Jorge Costa, a prova de que para ser dos melhores do mundo não é preciso ser um Beckenbauer.
 

skyniro

Bancada central
21 Outubro 2015
1,004
345
Na minha infância, foi sempre o meu idolo, o jogador que mais gostava do nosso clube... e por mais limitações que tivesse, e tinha algumas, compensava com a entrega e raça, jogava sempre no limite, e se há coisa que ninguém se lembra... é de um jogo em que o Jorge Costa não tenha deixado tudo em campo. Saudades bicho!
 
  • Like
Reações: Nonnenmacher

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
lembro-me de um jogo, salvo erro em setúbal, onde marcou de canto, e depois ceifou literalmente o Jorginho, a meio do meio campo, salvo erro e levou vermelho. E lá ganhamos 0.1. E o Jorge costa sempre foi uma mistura disso mesmo, um jogador importantíssimo que de vez em quando lá fazia a sua asneira. Mas nesse tempo as suas (poucas) asneiras iam sendo disfarçadas pelas grandes equipas que íamos tendo, algo que nos dias de hoje por vezes não acontece.
 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,183
1,873
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
Vivemos numa era em que muitos jogadores tem grandes qualidades mas não têm inteligência de jogo, como por ex: o Varane do Real Madrid.

Para mim o Jorge Costa, além da alma de Dragão, além de ser o capitão, além de ser um ídolo da minha infância/adolescência, era também um jogador super inteligente.

Lembro-me um jogo que no meio campo iniciam um contra ataque, a bola passa, o adversário parece que vai de mota e o grande Jorge Costa, ciente da sua menor velocidade, tropeça nos seus próprios pés e cai nas pernas do adversário, fazendo falta e travando o contra ataque.

Para mim, uma lenda!
 
  • Like
Reações: Nonnenmacher

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Komodo disse:
Vivemos numa era em que muitos jogadores tem grandes qualidades mas não têm inteligência de jogo, como por ex: o Varane do Real Madrid.

Para mim o Jorge Costa, além da alma de Dragão, além de ser o capitão, além de ser um ídolo da minha infância/adolescência, era também um jogador super inteligente.

Lembro-me um jogo que no meio campo iniciam um contra ataque, a bola passa, o adversário parece que vai de mota e o grande Jorge Costa, ciente da sua menor velocidade, tropeça nos seus próprios pés e cai nas pernas do adversário, fazendo falta e travando o contra ataque.

Para mim, uma lenda!
Sem dúvida. Um Senhor. Um Dragão.


Será que conseguiria passar esse Portismo e inteligência/sabedoria para os jogadores?