José Maria Pedroto (1928 - 1985)

M

Mokiev

Guest
Pouco me lembro dele, mas lembro uma entrevista na RTP1 creio, já doente emblemática. O que sei é mais pelo q cresci a ouvir em casa e de ler. Já fui a uma ou duas palestras no Ismai sobre ele e ouvir falar dele é qualquer coisa
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Foi o MESTRE que quebrou o jejum de 19 anos. Essa alegria e esses festejos jamais esquecerei.
Era novito mas lembro-me como se fosse hoje. Agarrado ao meu pai a chorar como se fosse de tristeza.
E o S.João antecipado foi uma autêntica loucura
Pedroto escolhia jogadores como ninguém. Em qualquer jogo de equipas secundárias descobria um artista. Foi assim com o Vermelinho, Jaime Pacheco, etc. E alguns juniores eram escolhidos por Pedroto
sem terem feito grande carreira como juniores. Exemplo: o grande João Pinto que foi dos juniores para os seniores directamente e o Bandeirinha foi emprestado. O Bandeirinha era o titular nos juniores.
 
T

Tifo1893

Guest
Quinta-feira a ladroagem da $porttv vai passar um Reporttv às 22h00 sobre o Mestre José Maria Pedroto, e no spot a promover o programa aparecem declarações actuais de Pinto da Costa.

Provavelmente valerá a pena.
 

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
6,023
1,981
Uma vez um velhote meu amigo disse-me que quando o Porto marcou o golo (Ademir certo?)
O grito dos adeptos foi tão avassalador que se ouviu a kilometros de distância ...Eu imagino a alegria e a emoção daqueles milhares de pessoas ao ver o jogo ao vivo ou ouvi-lo na radio que estavam a um passo de serem campeões depois daquele tempo todo...
Foram eles que deram inicio da nossas grandes vitórias... e foi apenas a 1ª viriam muitas mais e continuaram a vir!

Entretanto encontrei isto aqui... alguns users se calhar ainda se lembram disto...
http://www.youtube.com/watch?v=9RocDND9eSA&feature=related
 
B

Bonfim 84

Guest
Muito curioso para ver...

Espero também que o nosso Porto Canal evolua no sentido de fazer programas históricos, evocando figuras e jogos.
 
R

r.a.martins

Guest
> Bonfim 84 Comentou:

> Muito curioso para ver...

Espero também que o nosso Porto Canal evolua no sentido de fazer programas históricos, evocando figuras e jogos.

-----

Ora nem mais!
 

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
6,023
1,981
Acabou agora o documentario.
Gostei bastante!!
As historias contadas pelo presidente, pelo Inacio e pelo Jose Neto...
A declaração de guerra a Lisboa...
Engraçado ver as ideias dele para o futebol que ainda hoje são tão actuais.
O NGP disse \"Ele nasceu uns 50 anos à frente\"
 
R

r.a.martins

Guest
Vi o documentário do início ao fim.
Acabei com um nó na garganta.

Especialmente quando o Prof. José Neto diz mais ou menos isto que aqui transcrevo de uma entrevista:

\"Permita que lhe conte uma história, de José Maria Pedroto, num jogo do FC Porto com o Benfica. Na primeira parte houve um penalty a favor do FC Porto, mas o Fernando Gomes falhou. No interva lo, no balneário, Pedroto foi violento. “Qual bota de ouro qual...”, disse. “Nem para apertar os atilhos das botas serves”, acrescentou. E mandou-o tomar banho. O Gomes era, na altura, o capitão de equipa. Só se ouvia o roupeiro a limpar as botas com a escova e a água do chuveiro. Todos se questionavam quem iria entrar, mas ninguém se atreveu a perguntar o que quer que fosse. Passaram os 15 minutos, o árbitro toca a campainha e o Pedroto diz que paga a multa: “vamos entrar mais tarde”. Entretanto o Gomes saiu do chuveiro, começou a limpar-se, e o Pedroto diz “Fernando, equipa-te para a segunda parte”, assim, pelo nome próprio e com uma voz suave. Foi a melhor palestra que ouvi. Primeiro levou o indivíduo até à urna e depois foi buscá-lo aos braços dos anjos. O balneário ficou eufórico, foram bolas e espelhos pelo ar e ali ganhámos o jogo. Qual Benfica qual quê! Passados 15 minutos marcámos.\"


Na reportagem, este senhor acrescentou que ali, naquele momento, houve uma declaração de guerra, os jogadores começaram aos berros, a mandar tudo pelo ar, os jogadores já nem andavam no túnel a caminho da relva, voavam, começamos a ganhar ali o jogo e o resultado acabou 3x1.

Arrepiei-me. Aqueles arrepios que só aparecem a quem aprende a amar um clube desde criança.

Muitas histórias se ouviram. Como aquela conhecidíssima do \"quando chamei o Mário Wilson de palhaço não tinha por intenção insultar os palhaços\", aquando de uma convocatória da Selecção perto de um Milão x Porto.

O documentário acaba com a viúva do Sr. Pedroto a dizer que \"dizem que o tempo cura a saudade, mas acho que não, ainda hoje sinto muita saudade dele, como antes\" e com Pinto da Costa, de lágrimas nos olhos, a contar histórias das madrugadas que passava à conversa com o Pedroto.

Ali está a génese do FC PORTO, da sua cultura de vitória, da sua raça, da MÍSTICA, do \"até os comemos\", do \"comer a relva\".
Viu-se aí aquilo que era o futebol português da altura, com uma Final do Jamor em que havia bandeiras conjuntas com símbolos do Benfica, do Sporting e do Belenenses, todos em amena cavaqueira, com tarjas e cartazes de insulto ao PORTO, ao Nosso Presidente e ao \"Zé do Boné\".

Foi isso que tivemos que ultrapassar. Não o fizemos com brasileiros, nem com argentinos, nem com uruguaios. Fizemo-lo com os NOSSOS, com os portugueses, principalmente os tripeiros e os nortenhos.

Ver aquela Final do Jamor, ver as agressões aos jogadores do PORTO, ver as bandeiras que referi nas bancadas, demonstra o que era o futebol português de então e a hercúlea tarefa a que nos dedicamos nos últimos 30 anos, invertendo completamente o mapa de sucesso do futebol luso.

Hoje o normal é o PORTO ganhar. Antes não.

Por isso é que não nos podemos aburguesar, não podemos deixar de sentir ORGULHO em ganhar, em ver aquela CAMISOLA a \"comer a relva\".
Negar isso será negar toda a cultura do clube e passar de novo a hegemonia para Lisboa.
Não nos podemos acanhar, adormecer, acomodar.

Devemos isso ao Nosso Presidente e ao Sr. Pedroto, homens verdadeiramente visionários que iniciaram a magnífica aventura de fazer do FC PORTO o clube mais titulado em Portugal e um dos mais titulados na Europa e no Mundo inteiro.
 
R

ROALMEIDA

Guest
Documentário que todos os portistas deveriam ter visto, e com redobrada atenção, para assim perceberem de onde viemos (período travessia do deserto) e o que custou chegar a este patamar em que nos encontramos.

Algumas das histórias são deliciosas. Especialmente a do regresso de JMP ao Clube em 1976. A forma como a contratação e todos os passos para ela se realizar foram feitos, com PC, JMP e ASÁ. Foi pena não ter sido comentado a AG em que PC (na alturas \"apenas\" sócio, com passagens pelas modalidades amadoras), um ano antes, foi testa-de-ferro da linha que pretendia o regresso de JMP ao Clube, e colocou a dita AG em polvorosa com o seu discurso para a revogação da proíbição a Pedroto de sequer entrar nas nossas instalações. Aconselho vivamente a leitura da biografia sobre PC \"Largos Dias Têm 100 Anos\".

Eram tempos duros. De insucesso constante. Vitórias esporádicas. Dinheiro inexistente. Um clube à deriva e resignado perante a prepotência dos fdp da capital.

Pedroto e PC foram as pessoas que impulsionaram e transformaram esse FCPorto, em declínio, à deriva, resignado, num Clube agora assombroso e vitorioso.

A maioria dos adeptos actuais não têm essa memória ou noção, nem se preocupam em perceber as nossas origens e as batalhas que necessitamos vencer para chegar onde estamos hoje.

Repararam nas imagens de uma final da TP de 1979/80? Aquela vergonhosa agressão do Carlos Manuel a Lima Pereira, ali junto ao banco do Porto, mesmo na \"cara\" do fiscal-de-linha? Foi a 1ª vez que vi as imagens. Inacreditável a sua não expulsão. Vergonhoso. Era assim naquele tempo. Continua a ser agora. Resultado: perdemos o jogo. Isso depois de nos ter sido roubado o Campeonato umas semanas antes. E aquele estádio, vergonhoso também, Jamor, com as bancadaas cheias de adeptos dos encornados, calimeros e pasme-se, velhos do restelo também, em uníssono, destilando ódio e raiva contra nós. Eles não nos perdoam nós termos, a dada altura, tomado o nosso direito de lutar pelas vitórias. Gentinha reles, habituada a ter as vitórias por decreto-lei, como adquiridas. É este o país onde vivemos.

A história do José Neto é realmente emocionante mas existe ali algum lapso... pois ele refere-se a uma vitória nossa por 3-1... com Gomes (apelidado ao intervalo por JMP de qual \"Bota d´Ouro qual quê\") em campo... Ele ganhou a 1ª em 1982/83... sendo assim, e a partir dessa época, só existe um 3-1 e foi em 1983/84... Mas nesse jogo de 1983/84, Gomes não jogou por estar lesionado... Creio que José Neto confundiu o jogo e o resultado... De qualquer forma não invalida a \"história\" e a força daquele nosso balneário... força e garra tão necessária para se enfrentar os nossos rivais, sobretudo aqueles \"protegidos\" pelo status-quo vigente... e que continua...

Se o user \"Antas\" estiver por aqui... seria tão bom ler as suas histórias, aquelas possíveis de serem contadas, sobre Pedroto, PC e sobre esses tempos tão conturbados, mas ao mesmo tempo, tempos que nos catapultaram para o que somos hoje...

Edit: quando referi João Mota, queria, evidentemente, referir-me a José Neto.
 

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
6,023
1,981
Uma coisa que me tocou foi que o Pedroto poucos minutos antes de falecer quase nem conseguia falar foi perguntar à mulher quanto tinha ficado o jogo do Porto.

Ver o ódio que nos tinham naquele final do Jamor representa muito o ameaça que nos estavamos a tornar para o império.
 

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,031
430
Vi e gravei a reportagem hoje.

Mas deu a impressão que acabou um pouco abruptamente.

Será que não a deram completa para meter a publicidade antes do jogo em directo?
 

zzz999

Bancada central
22 Junho 2011
1,161
104
Gravei e acabei de ver agora. Ate estou arrepiado....

Apesar de já conhecer a maioria das historias que contaram foi absolutamente fantástico ver esta extraordinária reportagem.

Obrigatório. Para mostrar aos mais novos.....
 

zzz999

Bancada central
22 Junho 2011
1,161
104
Acabei de confirmar uma coisa, que esta nao sabia: o ultimo jogo depe. drogol, segundo pinto da costa, foi em Penafiel. De facto o jogo e em dezembro de 83 onde ganhamos por 1-0, golo de vermelhinho. E eu estive lá a ver, lembro-me que foi um golo no ultimo minuto ou quase. Longe de mim miúdo pensar que estava a observar um jogo histórico, embora nao pelas melhores razoes. De facto nos nao ganhamos esse campeonato, nem depois a final da taça das taças. Ganharíamos o campeonato seguinte já orientados pelo Artur jorge.