Juvenis (Sub 17) - 2025/2026

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
127,434
58,477
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20

Juvenis (Sub 17) - 2025/2026

Última edição por um moderador:

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,820
2,375

Gabriel Lança assina contrato profissional

Extremo de 16 anos vai integrar o plantel de sub-17 em 2025/26

Gabriel Lança assinou o primeiro contrato profissional e prolongou, assim, a ligação ao FC Porto que já dura desde 2020. Utilizado em ambos os corredores do ataque, o extremo de 16 anos fez seis assistências e um golo em 24 jogos pelos sub-16 na segunda divisão do Campeonato Nacional de Juniores B, representou a equipa na primeira divisão do Campeonato Distrital do escalão e, em 2025/26, vai estar ao serviço dos sub-17.

“Muito feliz” pela “muita confiança” nele depositada e ciente de que “coisas melhores ainda estão por vir”, o jovem internacional sub-16 por Portugal só pensa em “trabalhar” e “divertir-se a jogar” para “entrar na equipa A do FC Porto” e repetir o sucesso do ídolo Ricardo Quaresma. Para já, os objetivos passam por “fazer uma boa época de sub-17, ser campeão nacional da primeira divisão e fazer muitos golos e assistências para ajudar a equipa”.

A felicidade por continuar de azul e branco
“Estou muito feliz porque o FC Porto depositou muita confiança em mim e acho que coisas melhores ainda estão por vir. Agora é só trabalhar e tudo vai correr bem.”

Os dias mais memoráveis da ainda curta carreira
“Tirando o dia que assinei pelo FC Porto e este dia em que estou a assinar o meu primeiro contrato profissional, foi quando recebi a notícia de que ia à Seleção. Estava com dois amigos em casa, estávamos a ouvir música e um dos meus amigos foi convocado. Quando recebeu a convocatória, começou a gritar e a dizer que ia ser convocado, mas não tínhamos visto a convocatória direito. Quando abriu a convocatória outra vez, estava lá o meu nome e eu liguei à minha mãe e ao meu primo. Foi um dia muito feliz para mim.”

Os objetivos a longo prazo
“Quero entrar na equipa A do FC Porto, jogar o meu futebol, divertir-me a jogar e fazer isso tudo enquanto sou um jogador profissional.”

A referência
“A minha referência sempre foi o Ricardo Quaresma pela forma como finta e como se expressa a jogar. É um jogador diferente de toda a gente e mostra o que é ser alegre a jogar e divertir-se enquanto é feliz a jogar futebol.”

As metas para 2025/26
“Fazer uma boa época de sub-17, sermos campeões nacionais da primeira divisão e fazer muitos golos e muitas assistências para ajudar a equipa.”

• Like
Reações: zzz999

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,820
2,375
Aos 34 anos, após onze temporadas enquanto analista, coordenador técnico, coordenador da formação e treinador dos sub-19 do Vitória SC, José João muda-se de Guimarães para a Invicta e assume o comando dos sub-17 portistas.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,820
2,375
Sub-17 visitam o Leixões SC a abrir o campeonato

Sorteio da 1.ª fase do Nacional de Juniores B realizou-se nesta quinta-feira

A Cidade do Futebol, casa da Federação Portuguesa de Futebol, recebeu nesta quinta-feira o sorteio do calendário da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B, que ditou que a equipa de sub-17 do FC Porto, comandada por José João , vai jogar em casa do Leixões SC na ronda inaugural da série Norte.

Além de FC Porto e Leixões SC, também SC Beira-Mar, CD Feirense, FC Famalicão, AD Sanjoanense, Vitória SC, CD Tondela, Rio Ave FC e SC Braga vão disputar a série Norte do Nacional de Juniores B, cujo arranque está marcado para o fim de semana de 9 e 10 de agosto. Os cinco melhores classificados de cada série (Norte e Sul), num total de 10 clubes, apuram-se para a 2.ª fase – Apuramento de Campeão.

O calendário portista

1.ª jornada: Leixões SC-FC Porto
2.ª jornada: FC Porto-FC Famalicão
3.ª jornada: Vitória SC-FC Porto
4.ª jornada: FC Porto-Rio Ave FC
5.ª jornada: SC Beira-Mar-FC Porto
6.ª jornada: FC Porto-CD Feirense
7.ª jornada: AD Sanjoanense-FC Porto
8.ª jornada: FC Porto-CD Tondela
9.ª jornada: SC Braga-FC Porto
10.ª jornada: FC Porto-Leixões SC
11.ª jornada: FC Famalicão-FC Porto
12.ª jornada: FC Porto-Vitória SC
13.ª jornada: Rio Ave FC-FC Porto
14.ª jornada: FC Porto-SC Beira-Mar
15.ª jornada: CD Feirense-FC Porto
16.ª jornada: FC Porto-AD Sanjoanense
17.ª jornada: CD Tondela-FC Porto
18.ª jornada: FC Porto-SC Braga

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,820
2,375

28 jogadores no arranque dos sub-17

José João orientou o primeiro treino dos juvenis esta terça-feira

Concluídos os habituais exames médicos e testes físicos, a equipa de sub-17 do FC Porto realizou esta terça-feira o primeiro treino da temporada 2025/26. José João, que se estreia ao comando dos juvenis, teve 28 atletas à disposição no Estádio de Pedroso.

Guarda-redes: Élio Ascensão, Luca Cocato e Martim Salgueiral;

Defesas: Diogo Martins, Filipe Silva, Martim Gonçalves, Pedro Vieira, Rodrigo Morais, Rodrigo Teixeira e Vasco Dinis;

Médios: António Neto, Francisco Ferreira, Gonçalo Organista, João Brito, João Felisberto, João Matos, João Fernandes e Leonardo Faria;

Avançados: Afonso Vieira, Domingos Muxito, Gabriel Lança, Gustavo Guerra, João Miranda, João Tavares, Miguel Silva, Rodrigo Barbosa, Seif Costa e Tcherno Jamanca.

Rolando (treinador adjunto), Tiago Arantes (treinador de guarda-redes), André Moura (analista), Gonçalo Bartolomeu (departamento de performance) e Ivan Silva (departamento de performance) compõem a equipa técnica chefiada por José João.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,820
2,375
“Neste Clube todos os dias têm de ser vividos com uma paixão intensa”

José João promete “ir com tudo em busca do objetivo” e Rodrigo Teixeira quer fazer parte de “uma equipa à Porto”

Um dia depois dos sub-19, também os sub-17 deram início à pré-temporada e realizaram o primeiro treino de 2025/26 no Estádio de Pedroso, onde José João orientou 28 atletas e revelou que “é um orgulho enorme poder presentar o FC Porto”. Na estreia ao comando dos juvenis, o técnico ex-Vitória SC começou por explicar que “num Clube como o FC Porto as equipas são sempre recheadas de talento”, mas lembrou que “só talento não chega para chegar à equipa A” e que é preciso “um compromisso grande, uma paixão grande e muito trabalho diário”.

Em sintonia com o novo timoneiro, o defesa Rodrigo Teixeira confidenciou que “a equipa está bastante unida, bastante motivada” e os atletas estão “cientes dos objetivos e valores”: “Os nossos objetivos e expectativas são sempre os do FC Porto, que é ser uma equipa à Porto, ganhar e, mais importante de tudo, é a consistência do trabalho diário, a disciplina, o compromisso e dar o melhor em cada treino”.

José João

Responsabilidade acrescida
“É um orgulho enorme poder representar o FC Porto. Nestes primeiros dias vou tentar conhecer e perceber tudo aquilo que é o FC Porto, a sua cultura e a sua identidade, tentar transmiti-la e passá-la para os nossos jogadores e para tudo o que envolve o dia-a-dia da nossa equipa. Estou muito orgulhoso, ambicioso, sabendo que neste Clube todos os dias têm de ser vividos com uma paixão intensa para conseguirmos atingir os objetivos e iremos fazer tudo para sermos campeões.”

Primeiras impressões
“Num Clube como o FC Porto as equipas são sempre recheadas de talento, depois temos de perceber o que vamos fazer com esse talento. Só talento não chega para chegar à equipa A do FC Porto, porque essa é sempre a nossa primeira ambição enquanto formação do FC Porto, temos de ter algo mais do que só talento. Um compromisso grande, uma paixão grande, muito trabalho diário, passar aos jogadores mensagens fortes do que é importante para eles se envolverem como jogadores, apetrechá-los de conhecimento do jogo para que eles possam ter uma subida consistente ao longo das suas carreiras, para quando chegarem ao patamar da equipa A estejam totalmente preparados para o desafio.”

Moldar o grupo
“A adaptação faz parte da formação, temos de adaptar os jogadores mais jovens, potenciá-los e puxá-los para equipas superiores, porque eles têm qualidade para conseguir dar resposta aos objetivos. Não acho uma situação difícil de gerir, o mais importante é percebermos que estamos ao serviço de um Clube e temos de estar alinhados no mesmo espírito para que consigamos todos o objetivo final.”

Metas para 2025/26
“O primeiro objetivo é, sem dúvida alguma, desenvolver os jogadores. Conseguir meter jogadores no sub-19, conseguir meter mais jogadores com contato profissional, conseguir meter jogadores mais preparados para a equipa B e também para a equipa A. Depois vem a luta pelo título, que já nos foge algum tempo. Num Clube como o FC Porto esse título não pode fugir durante tanto tempo e nós vamos com tudo em busca desse mesmo objetivo.”

Rodrigo Teixeira

Fome de bola
“Claro que há muitas saudades, porque ficar um mês sem jogar futebol, o que nós mais gostamos, é muito complicado, e sinto que neste regresso, neste primeiro treino, a equipa está bastante unida, bastante motivada e estamos cientes dos nossos objetivos e valores.”

Consistência, trabalho, disciplina e compromisso
“Os nossos objetivos e expectativas são sempre os do FC Porto, que é ser uma equipa à Porto, ganhar e, mais importante de tudo, é a consistência do trabalho diário, a disciplina, o compromisso e dar o melhor em cada treino.”

A equipa acima de tudo
“Não dá para falar muito a nível individual, porque para haver nível individual temos de impor o coletivo. Só se pode crescer individualmente quando a equipa está bem e, se a equipa estiver bem, tudo vai correr bem. Se a equipa estiver no seu máximo, uns a puxar pelos outros, as coisas vão acabar por encaixar, vai tudo correr como planeado e vamos chegar ao fim e vamos ganhar.”