KO 2023 Meia-Final: Melhor Guarda-Resdes (KO1) - Baía vs Costa

Melhor Guarda-Redes na história do FC Porto

  • Vítor Baía

    Votos: 28 80.0%
  • Diogo Costa

    Votos: 7 20.0%

  • Total de eleitores
    35
  • Votação fechada .

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,296
15,053
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a primeira meia-final do KO GOAT guarda-redes da história do nosso clube. Agradecia que todos os que por aqui passassem votassem e, se possível, comentassem.
Quem foi o melhor entre estes dois?

Nota 1: Nestas comparações considera-se apenas a versão do jogador ao serviço do FCPorto. (Ex: Só o Casillas do FCPorto está em consideração, não o guarda-redes que foi no Real Madrid ou na seleção espanhola).

Nota 2: Esta eleição é circunscrita ao período pós-1965, pois 99% dos utilizadores não iriam em consciência poder votar em atletas que nem viram, nem nada existe que possa evidenciar o que jogavam. (Ex: Lendas como Pinga ou Hernani serão infelizmente excluídos, mas incluídos no final como HM)
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,003
51,302
Acho que o Diogo tem todas as condições para se tornar no melhor GR da história do FC Porto. É bastante mais completo que o Baía com a mesma idade, mas é uma comparação que acaba por ser tremendamente injusta porque a metodologia de treino dos GR foi das coisas que mais mudou no futebol. Não tenho grandes dúvidas que o Baía hoje em dia seria muito melhor do que aquilo que foi. É também injusto comprar um jogador que já terminou a sua carreira a outro que ainda está no início da sua e não sabemos quando vai terminar a sua passagem pelo FC Porto e se regressará um dia depois de ser transferido.

Avaliando apenas as skills de cada um, acho o Diogo claramente melhor. Só que o Baía ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar ao serviço do clube.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,296
15,053
Conquistas
7
62
Porto
Acho que o Diogo tem todas as condições para se tornar no melhor GR da história do FC Porto. É bastante mais completo que o Baía com a mesma idade, mas é uma comparação que acaba por ser tremendamente injusta porque a metodologia de treino dos GR foi das coisas que mais mudou no futebol. Não tenho grandes dúvidas que o Baía hoje em dia seria muito melhor do que aquilo que foi. É também injusto comprar um jogador que já terminou a sua carreira a outro que ainda está no início da sua e não sabemos quando vai terminar a sua passagem pelo FC Porto e se regressará um dia depois de ser transferido.

Avaliando apenas as skills de cada um, acho o Diogo claramente melhor. Só que o Baía ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar ao serviço do clube.
Cada um escolherá o seu critério como melhor entender.
A única regra imposta em relação a critérios é avaliar os jogadores apenas no seu tempo de FC Porto.

Se for tua opinião que este Diogo Costa já é melhor que o melhor Baía, e quiseres centrar as tuas avaliações por esse ângulo, é um critério válido como tantos outros, e podes votar em conformidade.

Em relação a ser uma comparação difícil, por muitas razões, claro que sim. Mas o Diogo já merece a sua presença neste projeto (foi um dos escolhidos a par de Baía, Mly, Helton, Iker, Marche, Américo e Zé Beto). A continuar no FC Porto, logicamente poderá no futuro, ocupar um lugar diferente na nossa história.
 
  • Like
Reações: Kloppeição

Gatão1983

Bancada central
14 Março 2023
1,674
4,219
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Não pode haver comparação possível, pois o Vítor Baía ganhou tudo com a nossa camisola.

Esteve no período mais dourado da nossa história.

Ok que isso pode ser um pouco injusto para o Diogo, mas é o que é. O Vítor Baía também não apanhou as condições e metodologias de treino, equipamentos e etc etc do Diogo Costa.
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,003
51,302
Cada um escolherá o seu critério como melhor entender.
A única regra imposta em relação a critérios é avaliar os jogadores apenas no seu tempo de FC Porto.

Se for tua opinião que este Diogo Costa já é melhor que o melhor Baía, e quiseres centrar as tuas avaliações por esse ângulo, é um critério válido como tantos outros, e podes votar em conformidade.

Em relação a ser uma comparação difícil, por muitas razões, claro que sim. Mas o Diogo já merece a sua presença neste projeto (foi um dos escolhidos a par de Baía, Mly, Helton, Iker, Marche, Américo e Zé Beto). A continuar no FC Porto, logicamente poderá no futuro, ocupar um lugar diferente na nossa história.
Respeito a opção de colocar o Diogo, mas acho que nestas questões de eleger os melhores de sempre não faz muito sentido incluir jogadores ainda em atividade.

Não dá para ignorar o facto do Baía ter ganho o que ganhou no FC Porto.
 

Dragão de Viena

Tribuna Presidencial
5 Julho 2021
6,107
7,658
Convém o pessoal esquecer o VB do presente, aqui é o jogador que está em causa. E nesse tópico nao houve nenhum como o Baía, o Diogo tem o potencial para ultrapassar o Baía mas até lá o meu voto aqui vai para Vitor Baía.
 

Dragão de Viena

Tribuna Presidencial
5 Julho 2021
6,107
7,658
Respeito a opção de colocar o Diogo, mas acho que nestas questões de eleger os melhores de sempre não faz muito sentido incluir jogadores ainda em atividade.

Não dá para ignorar o facto do Baía ter ganho que ganhou no FC Porto.
Sim, comparar jogadores que ainda não acabaram a sua carreira com jogadores já reformados nunca é justo.
 

ManuSantiFCP

A Vencer Desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,379
8,300
A história do Diogo no FC Porto ainda não acabou por isso é injusto estar a compará-los neste momento, a meu ver nem faz sentido.

Devia haver uma votação no site do FC Porto para os sócios poderem escolher os melhores jogadores da nossa história devido ao 130°aniversário do clube.

Não digo votar nos 130 melhores jogadores entre um lote de 200 embora isso seria giro e possível mas haver uma votação desse género.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,296
15,053
Conquistas
7
62
Porto
Diogo com mais votos do que o que esperaria.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,296
15,053
Conquistas
7
62
Porto
Votação encerrada.
Vítor Baía segue para a final.