KO GOAT: Terceira Fase Ponta de Lança (KO 1)

KO 1: Quem deve prosseguir para a Grande Final?


  • Total de eleitores
    89
Estado
Não está aberto para novas respostas.
D

Dragon_92

Guest
PO disse:
Se quiseres procura o resumo desse jogo. É absolutamente inacreditavel.
Vi agora o resumo, e de facto aquilo bateu tudo...

Afinal quem é esse carniceiro do José Soares? Formação no regime e sempre emprestado por eles, só podia...
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,821
5,022
O Jardel tem a seu favor o jogo de cabeça e um excepcional número de golos, o Falcao é-lhe superior em tudo o resto, mesmo no triunfo fora de campeonatos mais secundários como o nosso ou o Turco.

O Falcao era mais adaptável a outros sistemas de jogo que não fossem exclusivamente para o ajudar a fazer golos - como foi o caso do Jardel - mais completo, mais imprevisível, no seu auge, o Falcao foi o Ponta de Lança perfeito e o melhor do mundo por uns 4 anos com concorrência de alto nível.

O Jardel fazia golos, ponto.

Se tivesse que escolher um, escolhia o Falcao.
 

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
2,947
2,141
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
O Falcao era um mais jogador, mais completo . O Jardel tinha era uma "estranha" habilidade de marcar golos como ninguém, nunca vi alguém assim. Deve ter sido um pacto com o diabo :)
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,092
23,620
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Di Charis disse:
O Jardel tem a seu favor o jogo de cabeça e um excepcional número de golos, o Falcao é-lhe superior em tudo o resto, mesmo no triunfo fora de campeonatos mais secundários como o nosso ou o Turco.

O Falcao era mais adaptável a outros sistemas de jogo que não fossem exclusivamente para o ajudar a fazer golos - como foi o caso do Jardel - mais completo, mais imprevisível, no seu auge, o Falcao foi o Ponta de Lança perfeito e o melhor do mundo por uns 4 anos com concorrência de alto nível.

O Jardel fazia golos, ponto.

Se tivesse que escolher um, escolhia o Falcao.
Acima de Falcão só o bibota. Jogador com o qual era extremamente parecido, não muito alto mas com um jogo de cabeça temível, e um predador na área que sabiam combinar e tabelar com os médios que o alimentavam.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Acho que a narrativa de que o Jardel era horrível tecnicamente é o maior mito da história do futebol.
E para aqueles que defendem que o Falcao era mais completo, gostaria só de relembrar que esta é a versão 09/10 ; 10/11 do Falcao, não a posterior versão do mesmo no Atlético de Madrid, onde deu o salto de super ponta de lança para super jogador de calibre Top 5 mundial.
O Falcao do FC Porto jamais partiria o Atletico Bilbao daquela forma que o Falcao do Atletico o fez na final da LE 11/12, ou mesmo o que faz frente ao Chelsea na SuperCup por exemplo. Subiu 2 ou 3 furos como jogador e passou de um finalizador Top e um grande jogador para um finalizador top e um super jogador. O Falcao do FC Porto não é significativamente tecnicamente superior ao Jardel na minha opinião. Ambos muito fortes nos mesmos departamentos. Jardel é o melhor finalizador que vi jogar na minha vida a par de Gerd Muller e no seu auge, Trezeguet. Certamente também o melhor de cabeça, acima de Bierhoff, Hrubesch, Les etc.. E depois o fator mais incrível do brasileiro era mesmo a eficácia, independentemente do nível da oposição. Maldini, Baresi, Costacurta, Desailly? Golo. Lucic e Ravelli? Golo. Preud’Homme, Enke? Golo. Oceano, Marco Aurelio, André Cruz, Vidigal? Golo. Juric e Simic? Golo. Hierro, Salgado, Casillas, Redondo, Makelele? Golo. Hesp, De Boer, Puyol, Guardiola? Golo. Kahn, Kuffour, Anderssen, Lizarazu, Jeremies? Golo. Era impressionante. Nenhuma defesa, nenhum meio campo defensivo, nada. Nem marcação individual, dupla, zonal mista, nada parava o homem. Ninguém estava a salvo. E com esse factor decisivo nunca mais vi ninguém como ele no FC Porto. O meu voto é Jardel, mas Falcao obviamente foi o mais próximo desse género de bicho que era o brasileiro que passou por aqui nos últimos 50 anos.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Cherife disse:
Nenhuma defesa, nenhum meio campo defensivo, nada. Nem marcação individual, dupla, zonal mista, nada parava o homem. Ninguém estava a salvo.
Esta parte é na mouche, uma bela descrição.
 

SuperdragonXXI

Tribuna
10 Novembro 2014
3,194
2,457
Dragon_92 disse:
Bruno Paixão? Já bem me bastou aquela roubalheira em Barcelos de 2012...

Mas pelo que já vi e li desse jogo com o Campomaiorense, deve ter batido mesmo todos os recordes de ladroagem...
a vergonha de campo maior é o maior roubo da historia do futebol Português
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,821
5,022
Cherife disse:
Acho que a narrativa de que o Jardel era horrível tecnicamente é o maior mito da história do futebol.
E para aqueles que defendem que o Falcao era mais completo, gostaria só de relembrar que esta é a versão 09/10 ; 10/11 do Falcao, não a posterior versão do mesmo no Atlético de Madrid, onde deu o salto de super ponta de lança para super jogador de calibre Top 5 mundial.
O Falcao do FC Porto jamais partiria o Atletico Bilbao daquela forma que o Falcao do Atletico o fez na final da LE 11/12, ou mesmo o que faz frente ao Chelsea na SuperCup por exemplo. Subiu 2 ou 3 furos como jogador e passou de um finalizador Top e um grande jogador para um finalizador top e um super jogador. O Falcao do FC Porto não é significativamente tecnicamente superior ao Jardel na minha opinião. Ambos muito fortes nos mesmos departamentos. Jardel é o melhor finalizador que vi jogar na minha vida a par de Gerd Muller e no seu auge, Trezeguet. Certamente também o melhor de cabeça, acima de Bierhoff, Hrubesch, Les etc.. E depois o fator mais incrível do brasileiro era mesmo a eficácia, independentemente do nível da oposição. Maldini, Baresi, Costacurta, Desailly? Golo. Lucic e Ravelli? Golo. Preud’Homme, Enke? Golo. Oceano, Marco Aurelio, André Cruz, Vidigal? Golo. Juric e Simic? Golo. Hierro, Salgado, Casillas, Redondo, Makelele? Golo. Hesp, De Boer, Puyol, Guardiola? Golo. Kahn, Kuffour, Anderssen, Lizarazu, Jeremies? Golo. Era impressionante. Nenhuma defesa, nenhum meio campo defensivo, nada. Nem marcação individual, dupla, zonal mista, nada parava o homem. Ninguém estava a salvo. E com esse factor decisivo nunca mais vi ninguém como ele no FC Porto. O meu voto é Jardel, mas Falcao obviamente foi o mais próximo desse género de bicho que era o brasileiro que passou por aqui nos últimos 50 anos.
Bom, eu não disse que o Jardel era horrível tecnicamente - ver golo em milão- mas por comparação com o Falcao, o jardel era 0 no envolvimento do jogo da equipa,  fazia-te um hat-trick com 0 passes e se calhar, só tinha tocado 3 vezes na bola durante um jogo.

O Falcao no Porto, já era dos melhores pontas de lança do mundo - surpreendente foi ter conseguido subir ainda um patamar como fez no Atlético.

Mas discordo contigo, o Falcao era tecnicamente superior ao Jardel, mas é a minha opinão (longe de mim achar que só eu é que sei).

O Jardel era uma anomalia tão grande que não havia defesa que o detivesse, principalmente no jogo de cabeça ou na capacidade de precisar de apenas um toque para fazer golo independentemente de  onde estivesse no campo (ver o golo contra o Guimarães).

Em conversa com um amigo que jogou por nós e pelos lagartos e jogou com o Jardel, ele dizia-me que cruzava a bola demasiado para a frente, o Jardel estava lá, saia-lhe mal o cruzamento para trás e ele estava lá.
Nem os colegas percebiam como é que ele fazia a coisa.


 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,737
25,575
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
PO disse:
Entre 4 a 7 penalties por marcar, um golo mal anulado e umas quantas expulsões perdoadas, não há equipa que resista...
Conta a lenda que as equipa de topo mundial da altura quiseram todas elas contratar a única dupla de centrais que conseguiu parar Mário Jardel..

A dupla Soares - Paixão.

Soares esse monte de merda que fez formação..

Acertaram, claro está..
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
O Jorge Soares ainda hoje anda à procura da bola!

https://youtu.be/2g2FYX8BwnE?t=35
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,192
4,336
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Dois goleadores extraordinários, mas muito diferentes. A única e possível semelhança é a habilidade no jogo de cabeça, mas aí o Jardel supera o Falcao. E mesmo nesse aspecto há diferenças na forma de procurar a bola e o espaço. Falcao era mais móvel e sendo ponta de lança, não era tão fixo como o Super Mário.

Por muito que o Falcao tenha sido magnifico e marcado uma época, apesar de terem sido apenas 2 anos de azul e branco e em certos aspectos pudesse ser superior ao Jardel, este na área era simplesmente insuperável e impressionante.

O Jardel precisava de um sistema de jogo orientado para ele, com 2 extremos a cruzar. Drulovic, Capucho, Edmilson, Sérgio Conceição. A bolinha caía na área redondinha...
O Falcao já não era assim. Era mais versátil. Aliás, nas épocas dele cá, nem jogávamos com 2 extremos puros. Era Hulk e Varela, e às vezes James...

Estamos a avaliar o percurso no FC Porto. Fui ver os dados para ter uma noção,

-> Falcao
-> 2 anos no FC Porto;
-> 72 golos em 87 jogos;
    [2009/10 - 34g em 43j];
    [2010/11 - 38g em 42j];
    [2011/12 - 0g em 2j];

-> 1 campeonato (oficialmente são 2 porque jogou 22 minutos em 2011/12), 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças (jogou alguns minutos na supertaça de 2011);
-> 1 Liga Europa (2011);
-> Melhor marcador da Liga Europa (2011) - 17 golos em 14 jogos, incluindo 4 ao Villarreal nos 5-1 no Dragão;
-> Nenhuma bola de prata em termos nacionais e nenhuma bota de ouro, prata ou bronze no âmbito internacional.

-> Jardel
-> 4 anos no FC Porto;
-> 168 golos em 175 jogos;
    [1996/97 - 35g em 44j];
    [1997/98 - 39g em 41j];
    [1998/99 - 38g em 39j];
    [1999/00 - 56g em 51j];

-> 3 campeonatos, 2 Taças de Portugal, 3 Supertaças;
-> 1 bota de ouro, 1 bota de prata e 1 bota de bronze (melhores marcadores nos campeonatos europeus);
-> 4 bolas de prata (melhor marcador nacional);
-> 1x prémio de maior goleador da Europa pela revista World Soccer;
-> 1 x melhor marcador da Champions em 1999/00.

Sou dos que considera que os números não são tudo, mas pelo percurso e pela consistência apresentada, como ponta de lança no FC Porto escolho o Jardel apesar do Falcao estar bem lá em cima e se quisermos avaliar a forma de encaixar numa equipa e o leque mais variado de opções e de modelos tácticos que pode oferecer, o colombiano leva vantagem nesse aspecto pelo factor mobilidade.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,625
64,622
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Di Charis disse:
Bom, eu não disse que o Jardel era horrível tecnicamente - ver golo em milão- mas por comparação com o Falcao, o jardel era 0 no envolvimento do jogo da equipa,  fazia-te um hat-trick com 0 passes e se calhar, só tinha tocado 3 vezes na bola durante um jogo.

O Falcao no Porto, já era dos melhores pontas de lança do mundo - surpreendente foi ter conseguido subir ainda um patamar como fez no Atlético.

Mas discordo contigo, o Falcao era tecnicamente superior ao Jardel, mas é a minha opinão (longe de mim achar que só eu é que sei).

O Jardel era uma anomalia tão grande que não havia defesa que o detivesse, principalmente no jogo de cabeça ou na capacidade de precisar de apenas um toque para fazer golo independentemente de  onde estivesse no campo (ver o golo contra o Guimarães).

Em conversa com um amigo que jogou por nós e pelos lagartos e jogou com o Jardel, ele dizia-me que cruzava a bola demasiado para a frente, o Jardel estava lá, saia-lhe mal o cruzamento para trás e ele estava lá.
Nem os colegas percebiam como é que ele fazia a coisa.
Leitura da bola e do jogo.

Jamais nenhum ser humano terá a sua capacidade de saber onde o esférico vai cair, com tamanha precisão...

Note-se que ele nem tinha grande impulsão, muitas vezes nem saía do chão, era mesmo uma questão de leitura.

Acho um ponto que se perdeu, no caso dos avançados...

Mesmo os de elite, tirando o Ronaldo, chegam quase sempre atrasados aos cruzamentos e às bolas mortas.

Lewa, Kane, Aguero, Benzema, Suarez e etc, marcam boa parte dos golos em jogadas em que praticamente só tem que finalizar. Ou então conseguem e furar e chutam.

Nistelrooy, Inzaghi, Crespo e outros tinham aquele segundo que via o futuro. Jardel via 10 minutos antes.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,143
6,893
A grandeza do Jardel era do nível que não interessava qual era o GR que tinha pela frente, se a bola vai no Jardel e ele pode finalizar, é golo.. De cabeça deve ter sido o mais letal de sempre, Drulo a cruzar, Super Mário a marcar..

Foi gigante até à queda, mas não haja dúvidas que tínhamos um avançado de top como o Falcao também era..

Mas para mim o voto é evidente, Super Mário Jardel..
 

Grutz

Bancada central
26 Dezembro 2017
1,999
2,954
Conquistas
4
  • Deco
  • Lucho González
  • Jorge Costa
  • Hulk
PO disse:
Entre 4 a 7 penalties por marcar, um golo mal anulado e umas quantas expulsões perdoadas, não há equipa que resista...
A maior vergonha que vi. E a única coisa que permitiu ao Paixão ter uma carreira, fez o seu trabalho
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,811
5,123
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
PO disse:
Entre 4 a 7 penalties por marcar, um golo mal anulado e umas quantas expulsões perdoadas, não há equipa que resista...
Tirando a parte das expulsões perdoadas, acabamos de testemunhar isso no nosso último jogo em casa. É como dizes: não há equipa que resista... Veremos se também não nos custará mais um campeonato como esse.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,500
21,723
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O Jardel foi um avançado como acho que não volto a ver no FCP.
Era realmente muito bom. No acto de finalizar, meter a bola lá dentro, não me lembro de outro assim no futebol mundial.

Nem Inzaghi, nem Nistelroy... Jardel era mesmo matador.

Adoro Falcão mas foi um voto fácil. E adoro o Bibota, mas não posso colocá-lo acima do Jardel. Foi um monstro, mesmo
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,272
15,357
Vila Nova de Gaia, 1975
O Falcao até pode ter sido melhor (pelo menos fora daqui) mas nunca vi um goleador como o Super Mário. Em posicionamento, certamente o melhor avançado de sempre. Absolutamente incrível como a bola parecia ir sempre ter com ele.

Um dos jogos menos importantes que me lembra sempre dele é aquela eliminatória da taça com o Juventude de Évora. Ao intervalo ganhavamos por um a zero com um golo de penalti. O Oliveira, certamente insatisfeito, mete ao intervalo o Jardel (e o Drulo diga-se). Acaba 9-1 após 7, sim sete, golos do Jardel em 45 minutos incluindo o célebre golo de letra. Um predestinado mesmo sem grande capacidade física, vários atributos técnicos medianos e alguma falta de foco.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.