KO: Melhor Médio Defensivo da história do FC Porto (KO 1)

KO 1: Quem foi melhor no FC Porto?

  • Paulo Assunção

    Votos: 50 67.6%
  • Rúben Neves

    Votos: 24 32.4%

  • Total de eleitores
    74
  • Votação fechada .
Estado
Não está aberto para novas respostas.

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,491
15,378
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a primeira ronda do KO GOAT médio defensivo da história do nosso clube. Agradecia que todos os que por aqui passassem votassem e, se possível, comentassem.
Quem foi o melhor entre estes dois?

Nota 1: Nestas comparações considera-se apenas a versão do jogador ao serviço do FCPorto. (Ex: Só o Casillas do FCPorto está em consideração, não o guarda-redes que foi no Real Madrid ou na seleção espanhola).

Nota 2: Esta eleição é circunscrita ao período pós-1965, pois 99% dos utilizadores não iriam em consciência poder votar em atletas que nem viram, nem nada existe que possa evidenciar o que jogavam. (Ex: Lendas como Pinga ou Hernani serão infelizmente excluídos, mas incluídos no final como HM)
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,491
15,378
Conquistas
7
62
Porto
Gostava de ouvir os argumentos a favor do Rúben aqui. Confesso que o pus mais por descargo de consciência e porque francamente não haviam assim tantos (e bons) candidatos para entrar no seu lugar.
Não pensei ver sequer um voto aqui a favor do Rúben. Paulo Assunção é do melhor (possivelmente o melhor) que já vimos por cá na posição 6. Um monstro com um jogo super polido, um relógio suíço de qualidade e classe que limpava um meio campo com tranquilidade e altivez. Rúben no FC Porto nunca esteve na vizinhança desse nível e nem sequer penso que seja discutível (nem agora no Wolves, apesar de já se ter tornado um médio de Top o comparo a um Paulo Assunção vintage 2006).
Assumo que os votos que existem a favor do português sejam mais fruto do carinho pelo nosso miúdo somado com a forma como PA saiu do clube, e não é isso que se pede aqui.
Se é por motivos exclusivamente futebolísticos, não consigo mesmo compreender. But hey, é para isso que estes projetos existem.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
Nunca fui fã do Paulo Assunção. Defensivamente dos melhores jogadores que já vi. O problema é que na maioria dos jogos não precisamos de defender e portanto a utilidade dele era muito reduzida. O Rúben, apesar de não ter tido a carreira no clube que eu gostava que tivesse, ser titular na Liga dos Campeões aos 17 anos e fazer exibições daquele nível, só está ao alcance de um predestinado!
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,968
9,147
Cherife disse:
Gostava de ouvir os argumentos a favor do Rúben aqui. Confesso que o pus mais por descargo de consciência e porque francamente não haviam assim tantos (e bons) candidatos para entrar no seu lugar.
Não pensei ver sequer um voto aqui a favor do Rúben. Paulo Assunção é do melhor (possivelmente o melhor) que já vimos por cá na posição 6. Um monstro com um jogo super polido, um relógio suíço de qualidade e classe que limpava um meio campo com tranquilidade e altivez. Rúben no FC Porto nunca esteve na vizinhança desse nível e nem sequer penso que seja discutível (nem agora no Wolves, apesar de já se ter tornado um médio de Top o comparo a um Paulo Assunção vintage 2006).
Assumo que os votos que existem a favor do português sejam mais fruto do carinho pelo nosso miúdo somado com a forma como PA saiu do clube, e não é isso que se pede aqui.
Se é por motivos exclusivamente futebolísticos, não consigo mesmo compreender. But hey, é para isso que estes projetos existem.
Concordo com tudo o que disseste mas o Paulo nunca atingiu de modo algum o nível que o Rúben tem agora.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
miguel1000 disse:
Concordo com tudo o que disseste mas o Paulo nunca atingiu de modo algum o nível que o Rúben tem agora.
A ideia desta votação é apenas o desempenho dos jogadores no FCP e não o wue possam ter feito antes ou depois!
 
J

JAEP

Guest
miguel1000 disse:
Concordo com tudo o que disseste mas o Paulo nunca atingiu de modo algum o nível que o Rúben tem agora.
O problema é que esta votação baseia-se nas performances com a camisola do FC Porto.
E aí fica difícil argumentar que o Rúben foi melhor que o Paulo.
 
D

Dragon_92

Guest
Com a camisola do FC Porto: Paulo Assunção.

Com a camisola de outros clubes: Rúben Neves (de longe).

O que é triste, porque o Rúben só tinha era que estar a brilhar aqui.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,968
9,147
PO disse:
A ideia desta votação é apenas o desempenho dos jogadores no FCP e não o wue possam ter feito antes ou depois!
Sim eu sei, eu disse isso na votação Fernando e Casemiro. Apenas não concordei com a parte do Paulo ter estado num nivel superior ao Rúben atual...porque isso claramente não está. Tivemos muitos poucos jogadores que estiveram a nível mundial jogando em Portugal.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,822
8,033
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
O Rúben Neves em termos e matéria-prima e qualidade é de muito longe o melhor médio defensivo que o FC Porto teve, nem sequer há ninguém que lhe chegue perto.

Em termos práticos, jogadores como Paulo Assunção, Fernando e Danilo levarão sempre vantagem, fundamentalmente porque, ao contrário do Rúben, apareceram mais tarde, com muito mais rodagem e houve muito mais tempo e paciência.
De todos e apesar de ser um bom jogador, o Danilo foi sempre o mais sobrevalorizado, o Paulo Assunção teve 3/4 anos de muito bom nível, o Fernando cimentou a sua posição no FC Porto sobretudo pela capacidade impressionante de desarme e ocupação de espaços. O Rúben é completamente diferente, muito mais completo e de longe o melhor, que teve sempre o preconceito da idade a limitar o seu desenvolvimento, além de ter estado aqui durante um período negativo do FC Porto. O que está a fazer em Inglaterra, num campeonato tão físico e intenso, é uma chapada de luva branca para os que diziam que não tinha capacidade física para jogar a 6.

O Rúben em termos de qualidade é de muito longe o melhor, mas isso é insuficiente se o critério for o período que passaram no FC Porto.

O Casemiro não coloco na equação, porque acho que o rendimento do Rúben nesse ano foi bastante melhor que o do Casemiro que teve uns primeiros 6 meses com variadíssimos erros, gradualmente melhorou, mas teve uma passagem muito curta no FC Porto e sem uma relevância grande para estar entre os melhores.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,491
15,378
Conquistas
7
62
Porto
miguel1000 disse:
Concordo com tudo o que disseste mas o Paulo nunca atingiu de modo algum o nível que o Rúben tem agora.
Eu acho que foi o Rúben que não atingiu o do Paulo. Enfim, opiniões.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,491
15,378
Conquistas
7
62
Porto
Depois de ler o que se diz aqui começo a pensar que talvez o Rúben possa ser o jogador mais sobrevalorizado da atualidade. O Rúben a defender não está ao mesmo nível de Fernando ou Assunção. Ofensivamente é superior, principalmente ao segundo. Acho que fundamentalmente depende daquilo que se pede ao 6. Ofensivamente é um prodígio, mas defensivamente a diferença para um monstro como Fernando ou PA é igualmente grande.
Em relaçao ao tópico, que se refere ao seu valor no FC Porto e nao no Wolves, acho que ter tantos votos é irrisório.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,709
5,740
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Claro que comparando o que ambos contribuíram para o clube, o Paulo Assunção está num patamar claramente superior. Na carreira global, o Rúben Neves será muito muito superior.

Se um dia regressar pode ser que a votação se torne diferente!
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,939
7,438
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Nao consigo esquecer a forma como o brasileiro saiu do clube. Abençoados atropelamentos ao Atlético nas épocas seguintes, tanto no Dragao como no Calderón.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,819
5,026
Y_Chippo disse:
Nao consigo esquecer a forma como o brasileiro saiu do clube. Abençoados atropelamentos ao Atlético nas épocas seguintes, tanto no Dragao como no Calderón.
De acordo sobre o assunção.
Não te faz confusão como o Ruben se pisgou para a segunda divisão inglesa?.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,968
9,147
Cherife disse:
Depois de ler o que se diz aqui começo a pensar que talvez o Rúben possa ser o jogador mais sobrevalorizado da atualidade. O Rúben a defender não está ao mesmo nível de Fernando ou Assunção. Ofensivamente é superior, principalmente ao segundo. Acho que fundamentalmente depende daquilo que se pede ao 6. Ofensivamente é um prodígio, mas defensivamente a diferença para um monstro como Fernando ou PA é igualmente grande.
Em relaçao ao tópico, que se refere ao seu valor no FC Porto e nao no Wolves, acho que ter tantos votos é irrisório.
Então vê os Wolves a jogar, o Rúben melhorou imenso a nível defensivo. E não há maneira de comparar um jogador de top mundial com um bom jogador...claro que no Porto o Rúben não teve nem de perto o nível do Fernando, Danilo ou Assunção.
Agora sobrevalorizado não sei em quê...quando os ingleses têm a mesma opinião, ou achas que eles gostam de portugueses? Gostam do Rúben, Moutinho, Patrício e Bruno Fernandes porque têm qualidade só isso. Temos é de ser realistas e aceitar que o Rúben foi o mais talentoso médio defensivo que por cá passou.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,968
9,147
Y_Chippo disse:
Nao consigo esquecer a forma como o brasileiro saiu do clube. Abençoados atropelamentos ao Atlético nas épocas seguintes, tanto no Dragao como no Calderón.
Isso pouco importa...os jogadores são pessoas e tentam subir na vida...tal como eu faria.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,118
49,649
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
PO disse:
Nunca fui fã do Paulo Assunção. Defensivamente dos melhores jogadores que já vi. O problema é que na maioria dos jogos não precisamos de defender e portanto a utilidade dele era muito reduzida.
Isto é uma ideia errada, muito errada mesmo!

Já vi que disseste o mesmo em relação ao Fernando e por isso respondo aqui pelos dois. A importância que o Assunção e depois a seguir o Fernando tinham no FC Porto era tremenda, garantiam um equilíbrio fundamental para o resto das dinâmicas saírem conforme pretendido, sejam em momento defensivo como ofensivo.

Seja no Paulo como no Fernando, garantiam:

- Controlo da Velocidade;
- Jogo de Posições (sempre em condições de receber a bola);
- Criar e guardar o espaço e a distância;
- Equilíbrio nos momentos defesa/ataque e ataque/defesa;
- Orientação;
- Comunicação;
- Controlo dos diferentes tipos de marcação.

São pormenores que podem passar despercebidos a "olho nú", mas na prática tinham imenso relevo, possibilitando com isto, aos interiores por exemplo terem maior disponibilidade com e sem bola no momento ofensivo.
Portanto meu caro, dizer que Assunção e Fernando tinham uma utilidade muito reduzida é muito injusto para a importância que tinham no nosso modelo de jogo.
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,437
8,419
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
otilious disse:
Isto é uma ideia errada, muito errada mesmo!

Já vi que disseste o mesmo em relação ao Fernando e por isso respondo aqui pelos dois. A importância que o Assunção e depois a seguir o Fernando tinham no FC Porto era tremenda, garantiam um equilíbrio fundamental para o resto das dinâmicas saírem conforme pretendido, sejam em momento defensivo como ofensivo.

Seja no Paulo como no Fernando, garantiam:

- Controlo da Velocidade;
- Jogo de Posições (sempre em condições de receber a bola);
- Criar e guardar o espaço e a distância;
- Equilíbrio nos momentos defesa/ataque e ataque/defesa;
- Orientação;
- Comunicação;
- Controlo dos diferentes tipos de marcação.

São pormenores que podem passar despercebidos a "olho nú", mas na prática tinham imenso relevo, possibilitando com isto, aos interiores por exemplo terem maior disponibilidade com e sem bola no momento ofensivo.
Portanto meu caro, dizer que Assunção e Fernando tinham uma utilidade muito reduzida é muito injusto para a importância que tinham no nosso modelo de jogo.
Completamente de acordo caro Otilious!

PS: não devo ser o único que já tinha saudades de te ver falar de bola! Continua


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,491
15,378
Conquistas
7
62
Porto
miguel1000 disse:
Então vê os Wolves a jogar, o Rúben melhorou imenso a nível defensivo. E não há maneira de comparar um jogador de top mundial com um bom jogador...claro que no Porto o Rúben não teve nem de perto o nível do Fernando, Danilo ou Assunção.
Agora sobrevalorizado não sei em quê...quando os ingleses têm a mesma opinião, ou achas que eles gostam de portugueses? Gostam do Rúben, Moutinho, Patrício e Bruno Fernandes porque têm qualidade só isso. Temos é de ser realistas e aceitar que o Rúben foi o mais talentoso médio defensivo que por cá passou.
Eu vejo o Wolves todos os fins de semana. Apesar de ter melhorado, só um maluquinho argumentará que está próximo do nível do Fernando ou Paulo Assunção defensivamente. O argumento mantém-se. Não o refutaste minimamente. E o talento é discutível. Há muitos tipos de talento. O Rúben não tem o talento posicional do Paulo, o Fernando não tem o talento técnico e a visão do Rúben. Ler o jogo defensivamente e posicionar-se, fazer sempre a interceção com o corpo orientado de forma x ou y para maximizar a eficácia quer do corte quer da saída com bola é um talento na mesma medida que o Dennis Rodman tinha um talento para apanhar ressaltos. Um homem com pouco mais de 2.00m ser o maior outlier estatístico da história do seu desporto com médias de 17/18 ressaltos por jogo. Os próprios companheiros diziam que ele era um savant nesse aspecto, sabia antes de a bola bater no aro para onde ia ressaltar, e isso é um talento.
Goes to show que há muitos tipos de talento. O Busquets é overall mais talentoso que um Paulo Sousa na minha opinião. E o Paulo com a bola nos pés, na elegância, no transporte, era hipnotizante. O Busquets é um génio na leitura defensiva do jogo, qual dos dois consegue no uso dos respetivos talentos ter mais impacto? Opinativo, tudo bem. Mas não gosto de definir talento dessa forma tão simplista. E eu adoro o Rúben, acho que é um segundo médio de topo ou exatamente o que é. Um 6 protegido por um 3x4x3 ou 3x5x2 na maioria das ocasiões. O Wolves joga num bloco muito compacto, o Rúben é protegido muitas vezes com um médio defensivo/central de raíz como o Dendoncker ao lado e os laterais carrilleros, especialmente o Jonny muito fortes a defender por dentro. Num 4x3x3 puro o Rúben nunca seria uma liability mas também não teria o mesmo impacto, principalmente comparado a homens como Fernando ou Assunção que cobrem muito mais terreno a jogar sozinhos, numa intensidade superior, e com um sentido posicional e overall ferramentas defensivas muito superiores ao Rúben.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.