Coleccionismo de material do FC Porto (bilhetes, programas, jornais...)

25 Maio 2013
3,831
1,396
Trofa
Alguém colecciona este tipo de material? Em tempos fui um bom coleccionador de bilhetes e programas.

Entretanto parei com o coleccionismo e vou vendendo o material. Se alguém tiver interesse em começar ou melhorar a sua colecção eu envio a lista com o que tenho.
 
P

PortistaEmLisboa

Guest
Eu não. Bilhetes ja tentei, mas ou estrago ou perco eles, deixei disso. O que colecciono é as camisolas desde 2001.
 
C

Costinha-87

Guest
Desde que vou ver futebol a estádios nunca deixei de guardar os bilhetes. Tenho muitos.
 
25 Maio 2013
3,831
1,396
Trofa
Eu coleccionava principalmente jogos europeus, finais portuguesas e amigáveis. Cheguei a ter os bilhetes de todos os jogos europeus do FC Porto, desde 1990, fora e casa. Tinha muita coisa dos anos 80 também. As raridades vinham dos anos 70 para trás, mas conheço quem tem bilhetes de jogos europeus desde os anos 50 e até um amigável dos anos 30!

Tenho um grande amigo que colecciona material comemorativo do FC Porto e tem coisas interessantissimas. Por exemplo, tem postais que o NGC usava para convocar os jogadores, talvez dos anos 50/60. Vi um que falava de um Sporting-Porto, onde dizia o jogador adversário que o nosso atleta teria que marcar, que o treinador e o clube tinha total confiança nele e que deveria usar todos os meios ao seu alcance para o travar. Tinha a hora da concentração, assim como a hora de chegada a Stª Apolónia, onde seriam servidos chá e sandes, num café próximo. Tinha uma carimbo grande, colocado na diagonal, a cobrir praticamente todo o postal que dizia "BOLA RECEBIDA, É BOLA PASSADA!". Incrível é pensar que o carteiro podia ver tudo!

Este coleccionador é um grande crítico do futuro museu porque, segundo ele, será um museu virtual, já que o FC Porto pouco ou nada tem  deste tipo de material e por isso pediu aos sócios/adeptos que o disponibilizassem para criar o museu. Era bom que todas essas pessoas doassem ou, pelos menos, colocassem o material que têm no museu do FC Porto.
 

RD_FCP

Bancada lateral
3 Abril 2012
742
0
Afinal, não sou o unico que tenho o hábito de guardar os jornais....Desde das conquistas da Taça UEFA de 2003. A partir da época VB é que tenho uma coleção mais completa;)
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,488
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Teófilo Cubillas disse:
Era bom que todas essas pessoas doassem ou, pelos menos, colocassem o material que têm no museu do FC Porto.
looooooooooooooool! Que o Presidente coloque lá o que lhe deram de borla ou o Luís César que até tem na terra dele, Beira Alta, um museu com artigos referentes ao FC Porto com quem cheguei a fazer trocas e até a comprar-lhe material.
Eu tenho uma colecção muito boa de vários artigos referentes ao FCP mas custou-me muito dinheiro ao longo dos anos. Ainda recentemente adquiri um emblema de lapela, agora chamado pin, feito por volta de 1908 que me custou cerca de 50 libras e até foi barato, dias depois ofereceram-me o dobro no facebook mas não vendi. Para além dos emblemas/distintivos/pins referentes a várias épocas do FCP desde a 1ª década do século XX até hoje (uns em ouro, prata e comemorativos englobando aí finais europeias e mundiais que se vendiam na hora dos jogos e feitos pela UEFA e FIFA) tenho uma colecção com todos os clubes que defrontaram o FCP em jogos internacionais oficiais - quando acontece aparecer um que nunca jogou connosco anteriormente tenho que o adquirir mas agora é raro porque jogamos na CL e é difícil aparecer uma novidade mas vai aparecendo o Málaga por exemplo na época que findou.
Tenho também uma colecção de postais dos diversos Estádios onde jogamos desde o Lima, Constituição,Antas e agora Dragão com diversas imagens e alguns comemorativos de jogos ou inaugurações.
Também tenho de jogadores ao longo do tempo, imensos jogadores, onde destacaria um do Valdemar Mota anos 20 o mais antigo que tenho.
Jornais não coleciono, porque se estragam com o tempo, mas tenho revistas e programas de todas as finais que ganhamos internacionalmente. A título de exemplo aquele programa de Tóquio 1987 aparece raramente no ebay acima de 150 libras!
Das coisas que tenho e não gosto são porta chaves e medalhas - essas estão para venda, quem quiser saber preços me contacte via email - já vendi muitas coisas dessas para o estrangeiro a estrangeiros mas preferia que ficassem cá por ser património nosso.
 
25 Maio 2013
3,831
1,396
Trofa
Devenish disse:
looooooooooooooool! Que o Presidente coloque lá o que lhe deram de borla ou o Luís César que até tem na terra dele, Beira Alta, um museu com artigos referentes ao FC Porto com quem cheguei a fazer trocas e até a comprar-lhe material.
Eu tenho uma colecção muito boa de vários artigos referentes ao FCP mas custou-me muito dinheiro ao longo dos anos. Ainda recentemente adquiri um emblema de lapela, agora chamado pin, feito por volta de 1908 que me custou cerca de 50 libras e até foi barato, dias depois ofereceram-me o dobro no facebook mas não vendi. Para além dos emblemas/distintivos/pins referentes a várias épocas do FCP desde a 1ª década do século XX até hoje (uns em ouro, prata e comemorativos englobando aí finais europeias e mundiais que se vendiam na hora dos jogos e feitos pela UEFA e FIFA) tenho uma colecção com todos os clubes que defrontaram o FCP em jogos internacionais oficiais - quando acontece aparecer um que nunca jogou connosco anteriormente tenho que o adquirir mas agora é raro porque jogamos na CL e é difícil aparecer uma novidade mas vai aparecendo o Málaga por exemplo na época que findou.
Tenho também uma colecção de postais dos diversos Estádios onde jogamos desde o Lima, Constituição,Antas e agora Dragão com diversas imagens e alguns comemorativos de jogos ou inaugurações.
Também tenho de jogadores ao longo do tempo, imensos jogadores, onde destacaria um do Valdemar Mota anos 20 o mais antigo que tenho.
Jornais não coleciono, porque se estragam com o tempo, mas tenho revistas e programas de todas as finais que ganhamos internacionalmente. A título de exemplo aquele programa de Tóquio 1987 aparece raramente no ebay acima de 150 libras!
Das coisas que tenho e não gosto são porta chaves e medalhas - essas estão para venda, quem quiser saber preços me contacte via email - já vendi muitas coisas dessas para o estrangeiro a estrangeiros mas preferia que ficassem cá por ser património nosso.
Exacto. Houve mesmo muita gente que "açambarcou" material histórico do clube, e agora vêm pedir aos adeptos para disponibilizar para o museu...

Esse programa de Tóquio é, de facto, raro assim como o bilhete do jogo.

Se souberes de alguém que tenha interesse numa colecção de bilhetes, avisa. A minha também está para venda.
 

FCP Paris

Bancada central
30 Junho 2011
1,509
613
Paris
Podiamos ter neste espaço os locais onde podemos encontrar produtos do FC PORTO com informações como descontos, novidades, os locais, produtos pela net, e outras ideias.