A ti e a mim. Um mercado de verão considerado por 99% das pessoas perfeito. Há que ter a noção que em Setembro de 2024 nós supostamente tínhamos o melhor GR e melhor Médio da liga e não estou a falar do Nico, isso é o que é engraçado.
Reparem como nesta análise de plantel o nome do Alan Varela jamais é tocado, porquê o nome de Alan Varela jamais é tocado, porque as pessoas que tanto criticam o plantel têm "medo" de dizer que Alan Varela já foi considerado o melhor médio da liga e que ao mesmo tempo recusam a ideia que este teve uma quebra de qualidade absolutamente tremenda.
Agora resta saber o porquê da queda brutal de rendimento do Alan Varela, o jogador imprescindível do plantel quando vieram bater á porta do FC Porto no último dia de mercado.
Mais uma vez as pessoas têm receio em falar do aspecto de evolução dos jogadores, o aspecto de evolução de um coletivo. O plantel brutal do regime não nasceu ontem, nasceu a partir do momento que o coletivo começou a funcionar, que os valores individuais começaram a produzir mais.
Os nossos valores individuais quase todos regrediram. Porque será?
Porque treinadores incompetentes jamais são capazes de potenciar planteis/jogadores.
Eu mantenho a visao que foi um mercado 99% perfeito!
Foi um bom trabalho nesse aspecto, agora a equipa tava preparada para titulos?
Eu acho que não (dai o 3o lugar no ano passado)... como entao é possivel ter um mercado positivo/perfeito e ter tanto insucesso?
Facil:
O mercado foi bom, a escolha do treinador não, com a agravante de ainda ter levado à perda de um jogador que teria sido muito importante como o chico.
Depois foi remendado a meio do ano com a vinda do anselmi, mas claramente com um plantel inapto para as ideias deste treinador.
Foi um trabalho de limpeza, foi-se buscar malta que acho que pode ser interessante, não seria é a solução para a curto prazo resolver os problemas todos.
O anselmi tem um futebol muito especifico que ja vimos que aparentemente funciona (sistema semelhante ao do Amorim no sporting), mas que necessita de jogadores com certo perfil: onde esta o huljmand da nossa equipa? No varela? O Varela é um jogador estilo "ruben neves" capaz de criar e definir com criterio a partir de tras. Não o ponham é a fazer piscinas com recuperacoes e um nivel de intensidade louco como o huljmand.
O problema aqui é que o sistema baseia-se muito nisto: capacidade de pressao, capacidade de asfixiar o adversario, compensações, variacoes de posicoes. Nós temos N gajos muito estaticos. Temos que trabalhar nisso não ha duvidas.